quinta-feira, 18 de outubro de 2018

NATAL


Padre Nonato Pinheiro


A MENSAGEM DO NATAL 

Por Padre Raimundo Nonato Pinheiro 

O Natal traz à humanidade, todos os anos, uma mensagem venturosa de luz, de amor e de paz. Estrela dos Magos, que há quase dois mil anos refulgiu sobre o humilde presépio do Salvador, em borbotões de intensa claridade, parece que uma vez por ano, na quadra natalina retornar à terra com o mesmo faiscante esplendor, para repetir aos homens, na eloquência do seu clarão, que só Jesus é o Salvador, que só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, que só Ele é a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo, na frase cintilante do evangelista São João. 

Sem o fulgor daquele célebre astro, os Magos não teriam encontrado o caminho de Belém. Também a humanidade, mormente nesta encruzilhada tremenda de caminhos do século XX, em que já se sondam novos caminhos para as viagens interplanetárias, e em que a energia nuclear é uma ameaça constante, geradora de pesadelos sinistros, necessita de brilho de um astro, para não perder o roteiro dos seus excelsos destinos. 

O Natal, com a sua sublime poesia e a sua divina claridade, como se fosse a radiação de uma Estrela Magnífica, desperta os homens do letargo da sua indiferença, e do crime das suas negações e apostasias, recapitulando-lhes as verdades eternas que transbordam do Evangelho, o mais alto código de santidade que já se escreveu sobre a terra, cujas palavras brotaram da fonte inestancável daqueles lábios divinos, que um dia se descerraram para a proclamação desta verdade inatingível: “Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não anda nas trevas”. 

Fonte: Manaus Magazine, dez. 1958 

NATAL de 1958! Neste Natal já iremos sentir uma grande ausência: a ausência de Pio XII, que todos os anos nos trazia uma mensagem radiosa, que arrebatava os corações para o alto. Em dezenove anos já nos acostumáramos aos acordes e aos acentos daquela palavra augusta, toda feita de beleza e claridade, que nos fazia sentir a quase apalpar o mistério profundo do Natal de Jesus. 

Neste ano, outra figura, vestida de branco, habita a colina do Vaticano: o Papa João XXIII, o qual também nos transmitirá sua palavra de salvação e de vida, de luz e de sabedoria, insistindo na mesma necessidade da justiça como condição para usufruirmos os benéficos supremos da Paz, que os anjos anunciam na noite fulgurante e santa do nascimento de Jesus: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra aos homens de boa vontade”! (...) 

 “Lux fulgebit hodie super nos! Uma luz brilhará hoje sobre nós – reza a Igreja no intróito da segunda missa de Natal, celebrada ao romper da aurora. Todo o Natal se impregna do clarão dessa luz divina, que nos ilumina e nos arranca das trevas das iniquidades terrenas, elevando os nossos corações para as alturas da vida crista e sobrenatural, lembrando-nos que há uma vida celeste onde a felicidade não se acaba, e onde ouviremos as vozes harmoniosas daqueles mesmos anjos que na venturosa noite do nascimento de Jesus cantaram o mais belo cântico que já se ouviu sobre a terra: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade!”.

Crédito pela cessão de textos para prestarmos esta homenagem: http://www.portalentretextos.com.br/download/livros-online/padre_nonato_pinheiro.pdf

8 comentários:

  1. Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei)18 de outubro de 2018 às 16:40

    Tive a grata satisfação de localizar no Portal Entre Textos uma amostra interessante do acervo bibliográfico do Pe. RAIMUNDO NONATO PINHEIRO (1922-1994), que, durante toda sua vida, buscou espelhar-se nos clássicos brasileiros e portugueses. Para um primeiro contato com esse autor selecionei textos cuja temática é o Tempo Natalino.
    Tenho certeza de que você também se surpreenderá com o pouco conhecimento que temos da obra que é feita pelos Amazônidas e que engrandece o nosso Brasil.

    Colaborador: Pe. Raimundo Nonato Pinheiro
    https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2018/10/colaborador-padre-raimundo-nonato.html

    Texto em verso e em prosa
    https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2018/10/natal.html

    Cordial abraço,
    Francisco José dos Santos Braga
    Gerente do Blog de São João del-Rei

    ResponderExcluir
  2. Rute Pardini (cantora lírica, soprano)18 de outubro de 2018 às 17:28

    Parabéns, meu amor!
    Fiquei muito feliz em receber este lindo texto: NATAL!
    Muito bonito sentimento do padre PINHEIRO!
    Me fez sentir que enfim, depois de tanta coisa acontecendo neste ano, em breve chegará a luz a nos clarear o caminho para a vida!
    Obrigada meu amor!
    Enfim: Natal!
    Que venha cheiiinnnnho de sonhos e alegrias a todos nós que amamos o MENINO JESUS! 🙏😁

    ResponderExcluir
  3. Maria Auxiliadora Muffato (poetisa são-joanense)18 de outubro de 2018 às 18:14

    Que belo achado! Adorei. Natal me encanta e me comove. Ab. Gina

    ResponderExcluir
  4. Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/)19 de outubro de 2018 às 06:05

    Bom Dia
    Prezado Amigo Francisco Braga.
    Muito Obrigado pela sua amabilidade.
    Bom fim de semana
    Abraço
    Diamantino Bártolo

    ResponderExcluir
  5. Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras, onde é Presidente)19 de outubro de 2018 às 15:44

    Grato pelo envio, amigo Braga. Abraço. Fernando Teixeira

    ResponderExcluir
  6. Roberto Mendonça (aposentado da PM amazonense, escritor, autor de diversos livros como Cândido Mariano & Canudos, L. Ruas: Itinerário de uma vocação, Cinema e Crítica Literária de L. Ruas e Celebração dos meus 70 anos e gerente do Blog do Coronel Roberto)19 de outubro de 2018 às 16:45

    Braga,


    fico felicíssimo em saber de seu trabalho, e mais ainda com a divulgação de poetas amazonenses em seu Blog de São João del-Rei. disponho do Blog do Coronel Roberto (sou aposentado da PM amazonense) e nele tenho publicado sobre este sacerdote.

    devo-lhe dizer que o mesmo deixou em jornais de Manaus uma "tonelada" de escritos em prosa e verso. metade desse peso possuo em cópia e recortes de jornais.

    por isso, se desejar dele algum material sobre o Natal ou outro tema, terei o prazer de remeter ao colega blogueiro.

    abraço amazônico
    Roberto Mendonça

    ResponderExcluir
  7. Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei)21 de outubro de 2018 às 05:35

    Caro amigo Braga

    Agradecemos pela amabilidade do envio desta bela "Mensagem do Natal", de autoria do Padre Raimundo Nonato Pinheiro.

    Cordial abraço, dos amigos Mario e Beth.

    ResponderExcluir
  8. Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental)21 de outubro de 2018 às 18:12

    Caro professor Braga.
    Uma obra que dignifica a grandeza e a magia do Natal. Toda nossa admiração ao padre Nonato.
    Grato pela divulgação.
    Abraço.
    Cupertino

    ResponderExcluir