sábado, 26 de abril de 2025

PREITO DE GRATIDÃO A DR. MILTON DE RESENDE VIEGAS (1918-2009)

Por Ary Rodrigues *
Matéria publicada originalmente na Apresentação da Revista da Academia de Letras de São João del-Rei, Ano I - nº 1 - 2005, pp. 7-8.
Academia de Letras de São João del-Rei ocupa todo o 2º andar do prédio - Crédito pela foto: BCA/Divulgação

Professor Ary Rodrigues, presidente da Academia de Letras de São João del-Rei no biênio 2003-2004

Nos idos de 1971, o então dinâmico Prefeito desta vetusta e histórica cidade, Dr. Milton de Resende Viegas, numa feliz e inspirada ideia, através de um Decreto criava a "Academia Sanjoanense de Letras", hoje denominada Academia de Letras de São João del-Rei. No afã de proporcionar a esta cidade, cultora há séculos das letras e das artes, berço de escritores, poetas e artistas dos mais renomados, entregou a novel instituição a uma plêiade de intelectuais escolhidos pelo termômetro do amor à querida terra e pelo tempo de estudo, leitura e dedicação aos mais variados assuntos culturais, colocando sempre o desejo e a intenção de fazer para São João del-Rei aquilo que melhor fosse, no sentido do seu desenvolvimento cultural, no respeito à sua história, às suas tradições e sobretudo à sua vocação de berço da Liberdade, celeiro de homens que deram à Pátria as mais significativas demonstrações de amor e dedicação à causa das nobres tradições herdadas dos nossos antepassados. 
 
Os senhores membros fundadores desta egrégia Academia, ébrios de entusiasmo, souberam, com denodo, honrar e dignificar a missão para a qual foram escolhidos e nos legaram uma instituição e uma casa que, a despeito de escusos interesses, representa com altivez e elegância a cultura tantas vezes imposta a esta comunidade que, entre as Mineiras, surge como das mais belas e históricas, cujo patrimônio cultural, intelectual, moral e arquitetônico sobressai como que um presente a todos nós que tivemos a felicidade de aqui nascer e poder conviver com este ar de respeito, tradição, música e cultura. 
 
Trinta e quatro anos de lutas são passados, e hoje, para felicidade nossa, temos a honra de apresentar aos leitores a primeira Revista da Academia de Letras de São João del-Rei; despretensiosa no seu conteúdo, no entanto traz em seu bojo os mais profundos e interessantes assuntos, eivados de amor, simplicidade e desejo de agradar a todos. Para chegarmos até aqui, passaram-se anos de lutas, desde os nossos fundadores, que já se foram, até os presentes confrades e confreiras que carregam com dinamismo esta bandeira cuja finalidade é a pesquisa, salvaguarda dos mais preciosos estudos e escritos de que é dotado o nosso patrimônio cultural, através de livros e estudos, muitas vezes desconhecidos, e talvez perdidos na ignorância do tempo e do desinteresse maléfico que nos ronda. 
 
Aí está, prezados amigos, o fruto de um trabalho, incipiente ainda, mas prenhe de amor, de horas de estudo e de dedicação, no intuito de que fique para a posteridade, como fruto de lutas e de puros ideais. Que seja esta Revista, sem luxo, sem pretensão alguma a não ser a de levar o deleite a todos e demonstrar profundo respeito para com as tradições culturais desta terra, que seja a primeira de uma série de outras revistas, respeitadas e dignas da leitura dos nossos são-joanenses. 
 
Nosso muito obrigado a todos os senhores colaboradores desta primeira edição e principalmente à comissão da Revista que, com denodo e entusiasmo, levou ao final e viu nascer o fruto dos nossos mais lídimos anseios. 
 
 
 
* Professor, ex-presidente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Sociedade de Concertos Sinfônicos (carinhosamente conhecida pelos são-joanenses como "Sinfônica"), sendo o inspirador da criação da Biblioteca Professor Ary Rodrigues.

II. AGRADECIMENTO

 
O gerente do Blog agradece à sua amada esposa Rute Pardini Braga pela formatação do registro fotográfico utilizado neste trabalho. 

4 comentários:

Francisco José dos Santos Braga disse...

Heitor Garcia de Carvalho (pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psciologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008)) disse...
Bacana!
Obrigado.

Anônimo disse...

Belo artigo, amigo Braga! Como sempre! Foi um belo elogio ao médico e prefeito, simpatississimo Dr Milton de Resende Viegas! Artur Cláudio da Costa Moreira!

Francisco José dos Santos Braga disse...

Raquel Naveira (membro da Academia Matogrossense de Letras e, como poetisa publicou, entre outras obras, Jardim Fechado, antologia poética em comemoração aos seus 30 anos dedicados à poesia) disse...
Parabéns à Academia de Letras de São João d'El Rei.
Importante mergulhar no passado para valorizar o presente.
Saudações literárias,
Raquel Naveira

Francisco José dos Santos Braga disse...

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...
Caro professor Braga

O fato é que poucas cidades no Brasil e no mundo puderam - e podem - contar com gestores públicos que avaliaram valorizar a cultura de sua terra e de suas gentes, bem como contar com intelectuais que a expressaram.
Saudações a S. João Del-Rei.
Cupertino