Publicado originalmente no Portal AGORA, de Divinópolis, edição de 22/03/2022.
"Esta é uma noite linda para morrer!". A famosa frase, foi criada pelo poeta e orador Petrônio (27-66 d.C.) por ocasião de um grande festim nos palácios imperiais da antiga Roma.
Guardadas as devidas proporções, o mesmo pode ser dito acerca da solenidade ocorrida na noite de 17 de março do corrente ano, no Teatro Municipal Usina Gravatá, em Divinópolis/MG, cujo Coordenador é Fernando Aparecido da Silva.
O Troféu Orfeu foi criado em 2015 e seguiu sua trajetória de sucesso, culminando com a apoteose da sétima edição em 17 de março, conforme acima citado.
Houve um desencontro histórico entre o glorioso acadêmico Augusto Fidélis e seu patrono, sendo que certamente haveria imenso júbilo entre os dois imortais e seus inúmeros apoiadores.
A morte é extremamente cruel, pois nos impede de assistir tais encontros. O evento foi batizado de OSCAR DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MG. Indubitavelmente o sucesso foi tanto nas edições anteriores que rompeu as fronteiras da terra do divino. Quiçá o protetor de nossa terra venha providenciar a chegada de tal honraria a todo território nacional e depois a Paris, capital mundial das Academias de Letras (sabemos que tudo começou lá...).
Os COADJUVANTES foram nomeados em número de vinte: Prefeito Municipal de Divinópolis Gleidson Azevedo, o Assessor especial de Governo, Fernando Cardoso de Azevedo, a Diretora de Comunicação da Prefeitura Samara Aline, a cantora Tia Elza, o teatrólogo Hamilton Costa, a cantora Denize Gonzaga, os Acadêmicos: Arnaldo Mesquita Júnior, Cláudio Guadalupe, Ernane Gonçalves, Elizabeth Quadros, Fernando de Oliveira Teixeira, Gilberto Osório de Resende, João Carlos Ramos, Joaquim Medeiros, Márcio Lara, Marco Antônio Pinto, Paulo Miranda, Paulo Milagre, Patrícia Laudares e Welber Tonhá e Silva.
Os AGRACIADOS em número de 21: homeopata Alessandro Carvalho Sousa, Priscila Rangel (do Grupo Flex), entidade Bloco do Leo, escritor e historiador de Carmo do Cajuru Célio Antônio Cordeiro, cantor Cláudio Silva, Secretário Municipal de Cultura Diniz Borges Filho, Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis Eduardo Print Júnior, escritor de Itaúna Geraldo Magela Rodrigues Silva, empresa Gerdau, artista plástico Gilberto Raimundo, cantora Josy Brasil, escritora de Carmo da Mata Júnia Paixão, teatrólogo Marcos de Almeida Alves, Ministério da música Nova Eva, cantora negra Val, cantora Nely das Neves Silva Tavares, cientista Paulo Afonso Granjeiro (UFSJ), contabilista Sérgio Dias Bebiano (Presidente do centro Espírita Jesus de Nazaré), Waldemar Martins do Amaral (Grupo ABC-representante), Wander de Sousa (Presidente do Estrela do Oeste Clube), Warley Rodrigues de Sousa (Prefeito de Itapecerica).
![]() |
Mestre de cerimônia Evandro Araújo |
![]() |
Alessandro Carvalho pela Academia Maçônica de Letras, recebendo o troféu das mãos da Diretora de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis, Samara Aline |
![]() |
Cientista Paulo Afonso Granjeiro, recebendo o troféu das mãos do Prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, secundado pelos Acadêmicos da ADL de Divinópolis |
![]() |
Augusto Fidélis, escritora Júnia Paixão de Carmo da Mata e os Acadêmicos Gilberto Osório e Presidente Flávio Ramos |
![]() |
Presidente do Estrela do Oeste Clube, recebendo o troféu das mãos do Acadêmico João Carlos Ramos |
O brilho musical ficou por conta dos cantores: Walter Caetano e seus violinistas, Cláudio Silva, Ministério da música Nova Eva, sob a regência do maestro Luciano Sobrinho e o Coral Municipal de Divinópolis, sob a regência do maestro José Carlos Gonçalves. A trilha sonora foi extremamente maravilhosa, composta por músicas que marcaram época.
![]() |
Ministério da Música Nova Eva |
![]() |
Cantor Cláudio Silva |
![]() |
Parte da Orquestra Cordas e Sons do Maestro Walter Caetano |
O público seleto, composto por Acadêmicos e familiares, líderes, empresários, artistas, intelectuais e representantes da sociedade civil organizada e entusiastas da cultura local. O coquetel, composto de variadas delícias, também ficará na lembrança de todos.
Resumidamente, podemos afirmar que a noite estava "clara como o dia", através do brilho dos olhares e dos rostos resplandecentes da plateia, dos homenageados e acadêmicos. Parabéns, Acadêmico Augusto Ambrósio Fidélis! Parabéns, Mestre Evandro Araújo! Parabéns, Presidente Flávio Ramos! Parabéns, homenageados e Coadjuvantes! Parabéns, Secretário Municipal de Cultura Diniz Borges Filho! Parabéns, Academia Divinopolitana de Letras! Parabéns, Divinópolis! Que venha o Troféu Orfeu/2023, com a permissão divina!