Por Francisco José dos Santos Braga
“A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.” Epicuro
A morte, nossa "companheira inseparável" em conhecido soneto, "Versos Íntimos", de Augusto dos Anjos (de 1912), já ceifou quatro imortais da nossa Casa das Letras neste ano de 2021: o reverendo Pe. Ramiro José Gregório, vigário da Paróquia da Catedral Basílica do Pilar, diretor da Fundação Memorial Dom Lucas Moreira Neves e mestre em liturgia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (ocupante da cadeira 32), deixou-nos em 17/04; Dr. Alair Coêlho de Resende, letrado resende-costense com ressaibos de historiador, orador oficial da Academia de Letras durante anos (cadeira 2), em 26/04; Maria Aparecida de Souza Coelho, ex-secretária (cadeira 14), em 10/05; e Eduardo de Araújo Brito, editor e proprietário do jornal Tribuna Sanjoanense (cadeira 22), em 18/07. Em último adeus a esses Imortais temos pranteado sentidas lágrimas e entoado nossos cantos fúnebres, enquanto os sinos badalavam sua despedida deste mundo. Mas hoje gostaria de falar sobre a passagem do jornalista Eduardo Brito. Estamos ainda estupefatos com a notícia de que ele morreu vitimado por infarto fulminante na tarde de ontem, deixando em nosso peito imorredoura saudade.
Assisti, através de "live" naturalmente, à sua apologia de ADENOR SIMÕES COELHO, patrono da Cadeira nº 22 que estava ocupando, o qual, da mesma forma que o expositor, foi redator responsável pelo jornal "Ponte da Cadeia" até sua morte em 12/06/1970. Além disso, Adenor foi um dos vinte sócios-fundadores do IHG de São João del-Rei, o qual assinou a Ata de Posse em 1º de março de 1970. ¹
Embora eu tenha pouca coisa a comentar sobre meu saudoso confrade devido a nossa escassa convivência, tenho o dever de dizer que não tive tempo de agradecer-lhe, mesmo virtualmente, na próxima reunião da nossa Academia, a publicação em 16/07/2021, em sua folha de grande capilaridade empresarial na Região das Vertentes, de meu "texto apresentado em homenagem ao Patrono do ano de 2021 do IHG de São João del-Rei, Sebastião de Oliveira Cintra, na reunião de 04/07/2021" (subtítulo). Com o título "Sebastião de Oliveira Cintra por ele mesmo, na minha visão", devo reconhecer que este foi um texto extenso, cobrindo o espaço de toda a página nº 3 do periódico Tribuna Sanjoanense. Disse-me a filha do meu homenageado, Profª Dra. Ana Maria de Oliveira Cintra, que se ocupou de fazer o contato com o diretor da Tribuna Sanjoanense para fins de publicação, ter ficado impressionada, não só com a rapidez que a matéria saiu, mas também com o cuidado com que Eduardo Brito reservou toda uma página do meio de uma única edição para a minha homenagem a seu saudoso pai. Comunicou-lhe o diretor do periódico que haveria o perigo de o leitor perder a conexão, caso dividisse o artigo em duas edições. Ficamos ambos maravilhados com o carinho dispensado ao texto pelo diretor do jornal Tribuna Sanjoanense, que, deixando-nos enlutados, partiu na data de ontem.
Jornal Tribuna Sanjoanense, edição de 28/06 a 13/07/2021, Ano LII nº 1.501, p. 3. |
Mesmo impossibilitado, pela força do destino, de externar meu agradecimento de viva voz, com atraso — é certo — mas com enorme sentimento de gratidão, aqui penhoradamente agradeço o empenho que Eduardo Brito colocou no seu projeto editorial de divulgar a figura do sócio-fundador do IHG, Sebastião de Oliveira Cintra, a pedido de sua filha.
II. AGRADECIMENTO
Agradeço carinhosamente à minha esposa Rute Pardini suas fotos bem como a sua edição e formatação para fins deste post.
¹ Eduardo Brito utilizou em sua Defesa do Patrono um texto saboroso de Adenor que eu havia publicado no Blog de São João del-Rei em 20/09/2016, intitulado Meu Tipo Inesquecível, acompanhado de um elogio fúnebre em homenagem a Adenor que lhe foi prestada por outro órgão da imprensa, o jornal "Minas Gerais", quatro dias após seu falecimento (16/06/1970). Ambas as matérias localizei no acervo do saudoso historiador Fábio Nelson Guimarães, prefeito de São João del-Rei, ao qual dei ampla divulgação.
9 comentários:
Prezad@,
É com pesar que venho informá-l@ do passamento do Acadêmico EDUARDO DE ARAÚJO BRITO, que faleceu na data de ontem, vítima de um infarto fulminante, aqui na cidade de São João del-Rei.
A Academia de Letras de São João del-Rei, em peso, está estupefata com a notícia inesperada e funesta sobre o amável confrade.
Devido a importante contato feito pela historiadora Ana Maria de Oliveira Cintra com ele, principalmente neste ano em que o pai dela (SEBASTIÃO DE OLIVEIRA CINTRA) é o homenageado pelo IHG local como Fundador e Patrono do Ano de 2021, fui beneficiado pela publicação de minha saudação ao pai da confreira, sem ter mexido nem uma palha.
Ele gentilmente se prontificou a publicar minha saudação, o que fez no dia 16/07/2021 no seu jornal TRIBUNA SANJOANENSE.
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/07/parte-o-imortal-jornalista-eduardo-de.html
Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei
Caríssimo amigo Francisco Braga, lamentável essa perda de um gigante da Academia. Parabenizo-lhe pela publicação de suas palavras! PAZ!
ENORME PESAR.
FUI COLABORADOR EVENTUAL DA TRIBUNA SANJONANSE.
QUE DEUS CONFORTE TODOS OS FAMILIARES.
ABS.
Boa tarde, Rute,
Boa tarde, Francisco.
Obrigado por terem compartilhado.
Ontem, imediatamente à postagem do áudio pela Presidente Zélia, eu também fui tomado de surpresa pelo falecimento do Eduardo, infelizmente. Como fui parceiro dele de muitos anos (fundamos o jornal, fizemos uma parceria que foi muito boa durante muitos anos), oro para que ele descanse na paz celestial.
Boa tarde !
Meus sentimentos a toda a Família Acadêmica.
Ao sr. Francisco: mais do que merecido o reconhecimento que lhe foi dirigido, porque é merecedor.
Mais uma águia volta para o sol! Infelizmente o grande jornalista se foi, mas seus frutos permanecerão para nosso deleite. Deus receba sua alma em paz!
Caro Braga.
Lamento muito a perda do seu colega.
Que Deus o acolha e console os familiares e amigos.
Fraternalmente.
Paulo Milagre.
Caro professor Braga;
O amigo expressa muito bem o pesar geral pela partida do ilustre confrade, assim como acrescenta uma nota para reflexão .
Os meus sentimentos a todos.
Cumprimentos,
Cupertino
Fiquei também muito triste com a notícia uma vez que era amiga dele e de sua esposa Ione. Que ele descanse em paz.
Postar um comentário