quarta-feira, 4 de outubro de 2023

ARTE ANTIGA NO BRASIL: curso patrocinado pelo IHGGB-Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga em 1961 em São Paulo


Por Francisco José dos Santos Braga
  
No mês passado, em visita à capital paulista, tive a sorte de, na feira de antiguidades do Bixiga, topar com um compêndio quase artesanal (não há referência tipográfica) e certamente raro, razão por que pretendo publicar o seu conteúdo neste Blog de São João del-Rei, na medida do possível, dada a sua utilidade pública. Foi dessa forma que caiu em minhas mãos a edição das conferências constantes do curso "ARTE ANTIGA NO BRASIL" impresso com estêncil, em que o texto das conferências aparece na cor preta. Na capa do compêndio, pode-se apreciar no seu frontispício a expressão: INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO GUARUJÁ-BERTIOGA (Declarado de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 5.614 de 3 de Maio de 1960); após o brasão no centro, vem o título do curso:"ARTE ANTIGA NO BRASIL", e finalmente, na parte inferior da capa, a descrição do "Curso de extensão cultural organizado e patrocinado pelo IHGGB-Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga, oficializado pelo Governo do Estado de São Paulo em 26 de abril de 1961". O curso em questão parece ter tido a duração de pouco mais de 3 meses (de 16 de agosto, data de abertura do curso, até 21 de novembro de 1961, data de encerramento do curso) e foi realizado no salão nobre da Faculdade de Direito, da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, com conferências programadas para toda terça-feira, às 20 horas. Na brochura, a sequência das palestras é inversa à data de sua realização, isto é, a última conferência aparece em primeiro lugar, a penúltima, em segundo, e assim por diante. Pela frequência das palestras dos especialistas, pode-se deduzir que elas eram proferidas em regra semanalmente.

Compêndio de conferências proferidas durante o curso ARTE ANTIGA NO BRASIL, patrocinado pelo Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga, em 1961.

 
À D. Lúcia Falkenberg, eterna Presidente do IHGGB, dedico este trabalho in memoriam.

 

Na sua edição de 13 de junho de 1961 (Ano LXXI-nº 130-terça-feira), o Diário Oficial do Estado de São Paulo anunciou o curso ARTE ANTIGA NO BRASIL, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga e oficializado pela Secretaria da Educação, com início previsto para 16 de agosto vindouro. Além disso, informou que a Comissão do Curso era integrada pelos srs. Prof. Vinício Stein Campos (presidente), Pedro Oliveira Ribeiro Neto (secretário), DD. Maria Amélia Arruda Botelho Souza Aranha e Rita Dias, Dr. Aureliano Leite, José Pedro Leite Cordeiro, Eldino Brancante, Mário Saveli, auxiliados por D. Lúcia Piza Figueira de Melo Falkenberg, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga.
 
O compêndio em minhas mãos, mostrado acima, foi encadernado com a seguinte sequência de palestras proferidas nas datas respectivas mencionadas: 
 
21/11/1961: PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL ¹
Por Dr. Rodrigo Mello Franco de Andrade 
Diretor do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
 
17/11/1961: ARTE NA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO; ITU E SEUS ARTISTAS; MIGUELZINHO, SUA VIDA E SUA OBRA 
Por Arquimedes Dutra 
Professor da Escola de Belas Artes - São Paulo 
 
14/11/1961: A MISSÃO ARTÍSTICA HOLANDESA 
Por Enrico Schaeffer 
Professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté 
 
07/11/1961: MÚSICA DO BRASIL COLONIAL 
Por Dr. Ciro Monteiro Brizzola
 
31/10/1961: MOBILIÁRIO COLONIAL
Por Dr. J. Almeida Santos
 
24/10/1961: PRATARIA NO BRASIL 
Por Francisco Marques dos Santos 
Diretor do Museu Imperial de Petrópolis 
 
17/10/1961: CERÂMICA NO BRASIL ANTIGO 
Por D. Maria Helena Brancante 
Profª da Universidade de São Paulo e Ceramista 
 
13/10/1961: ESQUEMA HISTÓRICO OU INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CONSCIENTE DO MÓVEL BRASILEIRO 
Por José de Almeida Santos 
Ensaísta 
 
10/10/1961: PROTEÇÃO ÀS ARTES NO II IMPÉRIO
Por D. Pedro Gastão de Orleans e Bragança
 
03/10/1961: GRAVURAS COLONIAIS 
Por J. Fernando de Almeida Prado 
Membro do IHGB-Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 
 
26/09/1961: ESCULTURA COLONIAL DO BRASIL 
Por Dom Clemente Maria da Silva-Nigra 
Monge beneditino e Diretor do Museu de Arte Religiosa de Salvador

19/09/1961: VIDA E OBRA DO ALEIJADINHO
Por Prof. Sílvio Carvalho de Vasconcelos
Chefe do 1º Distrito da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Belo Horizonte
 
12/09/1961: ROTEIRO DOS MONUMENTOS HISTÓRICOS E ARTÍSTICOS DE SÃO PAULO 
Por Luís Saia 
Arquiteto e Chefe do 4º Distrito da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de São Paulo
 
05/09/1961: ASPECTOS ARTÍSTICOS DAS VELHAS CIDADES DO BRASIL 
Por Oscar Campiglia 
Diretor da Divisão de Documentação da Universidade de São Paulo

22/08/1961: IMAGENS PAULISTAS DA ÉPOCA COLONIAL
Por Pedro de Oliveira Ribeiro Neto
 
30/08/1961: CARACTERÍSTICAS DO BARROCO NO BRASIL 
Por Lourival Gomes Machado 
Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo 
 
23/08/1961: IMAGENS PAULISTAS NO SÉCULO XVII 
Por Pedro de Oliveira Ribeiro Neto 
Membro da Academia Paulista de Letras 
 
16/08/1961: A ARTE NO BRASIL EM SUAS ORIGENS
Por Prof. Pedro Calmon 
Magnífico Reitor da Universidade do Brasil
 
Quando do encerramento do Curso de Extensão Cultural "ARTE ANTIGA NO BRASIL", a presidente do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga, D. Lúcia Piza Figueira de Mello Falkenberg, pronunciou as seguintes palavras, extraídas das páginas 5 e 6 da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga nº 4, Ano 2, 1971:
Veio Dr. RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE, DD. Diretor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de São Paulo, a fim de participar do curso "ARTE ANTIGA NO BRASIL" promovido pelo INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO GUARUJÁ-BERTIOGA, proferindo importante conferência, com palavras de alerta sobre o vandalismo imperdoável que arrasa e destrói os monumentos tradicionais da nossa terra.
Mestre RODRIGO veio trazer a sua inestimável colaboração, bem como solicitar a São Paulo que lidere um grande movimento em prol desta grande causa e aqui está o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO GUARUJÁ-BERTIOGA estendendo as suas mãos, a fim de colaborar nesta grande campanha de permanente vigilância, para que São Paulo todo compreenda o grande valor deste acervo cultural, legado de nossos antepassados que marcaram profundamente a nossa história e a nossa tradição, e que, por isto mesmo, temos o dever de defendê-lo e de preservá-lo.
Dr. RODRIGO M. FRANCO DE ANDRADE, sua visita não foi em vão, e os seus ensinamentos serão seguidos.
O Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro será defendido, custe o que custar!
Conte conosco. Estaremos juntos nesta grande luta!
Como Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO GUARUJÁ-BERTIOGA, tenho a satisfação de encerrar esta noite o Curso de Extensão Cultural "ARTE ANTIGA NO BRASIL", com a participação de tão ilustres conferencistas, e aqui de público agradecer a nímia bondade do Dr. LUIZ ANTÔNIO DA GAMA E SILVA, DD. DIRETOR DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, que tão gentilmente cedeu o Salão Nobre desta mesma FACULDADE, a fim de que pudéssemos trazer aos paulistas, esta série de conferências tão importante para o conhecimento de nossa verdadeira e brasileira arte.
Sua gentileza, bem como a grande colaboração de muitos, foram um dos motivos do grande sucesso alcançado neste curso que discorreu sobre o que existe de mais importante na História e Arte Brasileira. Agradeço à organização das "FOLHAS", que, patrocinaram este curso, dando a grande cobertura necessária ao público e aos alunos em geral.
Agradeço a todos indistintamente que colaboraram durante estes meses em todos os setores, bem como agradeço a este magnífico público que aqui compareceu, contribuindo com a sua presença para a relevância desta matéria.
E, encerrando, tenho a honra de entregar ao ilustre conferencista Dr. RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE o diploma de "Sócio Honorário" desta Entidade, somente entregue àqueles que prestaram e prestam altos e relevantes serviços em defesa, e em benefício do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional!
Meus parabéns, Dr. Rodrigo, e os nossos profundos agradecimentos.
Link: https://www.scribd.com/document/669080621/Revista-Do-Instituro-Historico-e-Geografico-Guaruja-Bertioga-N-4-1971  (edição comemorativa da Revista do IHGGB de 1971 contendo 3 conferências com ilustrações)  👈
 
Para finalizar essa breve visão panorâmica dessa matéria sobre o Curso de Extensão Cultural sob o patrocínio do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga, julgo ser também relevante para este trabalho avaliar, mesmo que de relance, o que representou para a cultura brasileira o trabalho pioneiro de sua dinâmica Presidente D. Lúcia Piza Figueira de Melo Falkenberg, convidando para proferir conferências nos seus cursos ² as maiores autoridades brasileiras em determinado tema, cuja competência era sobejamente reconhecida. Na Apresentação da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga nº 2, Ano I, 1970, página 1, assinada por Aureliano Leite, membro do Sodalício, que abaixo reproduzo, ele se referiu ao elevado espírito público da Presidente D. Lúcia Falkenberg, que dirigiu o Instituto de 1958 a 1978:
Graças ao espírito público em sumo grau da Presidente Lúcia Falkenberg, o Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga vem cumprindo galhardamente os seus desígnios.
Ideado e realizado pela ilustre dama, a novel entidade está conquistando lugar saliente no seio das organizações incumbidas da defesa de nosso patrimônio histórico.
Não se resumiu a reconstruir na tradicional Bertioga o forte quinhentista de São João, arrancando-o da lama marítima em que jazia abandonado, inteiramente olvidado. Criou dentro daquelas quatro grossas e valentes paredes de pedra bruta um Museu esplêndido, levando para ele relíquias ligadas a seus dias gloriosos. E para lhe comunicar vida, para acordar aquele fragmento do Oceano que foi teatro de façanhas guerreiras de nossos antepassados, organiza regatas cívicas, festejos típicos, tudo para lembrar os tempos heróicos.
Forte de São João em Bertioga - SP
Mas não ficou nisso e no mais que vem realizando. O Instituto pilotado por Dona Lúcia, oferece agora ao público uma revista cheia de dados preciosos e crônicas bem feitas, com o fito de que aqueles que não pertencem ao Sodalício tomem contato com as suas atividades através de suas páginas.
Já, este que está em preparação, é o segundo número. Outros virão a seu tempo. Para manter tão útil publicação, garantir a sua vivência, posta-se através dela, como motor que não sofre panes, a dedicação incomum, o esforço tenaz da Presidente Lúcia Falkenberg.
Link: https://www.scribd.com/document/669080535/Revista-Do-Instituro-Historico-e-Geografico-Guaruja-Bertioga-N-2-1970  (edição comemorativa da Revista do IHGGB de 1971 contendo 4 conferências com ilustrações)  👈
 
 
II. NOTAS EXPLICATIVAS
 
¹  Conferência a ser publicada brevemente neste blog.
 
²   Na qualidade de presidente do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga, D. Lúcia Falkenberg coordenaria em 1963 um curso de extensão cultural em São Paulo promovido pelo seu Instituto, denominado "HISTÓRIA ANTIGA DO BRASIL" e outro, no ano seguinte, com o título "ARQUITETURA ANTIGA DO BRASIL", ambos nos mesmos moldes do curso "ARTE ANTIGA NO BRASIL".  Para este último foi convidado, como um dos conferencistas, o médico e historiador Edgard de Cerqueira Falcão, autor de "Relíquias da Bahia" (1941), dentre outros livros de sua autoria. Sua conferência foi publicada com o título Arquitetura Religiosa Colonial do Brasil na Revista de História nº 61, vol. XXX, ano XVI, edição de janeiro-março 1965.
 
 
III. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO GUARUJÁ-BERTIOGA: Arte Antiga no Brasil, publicado em 1961 como brochura, edição particular. 
__________________________: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga nº 2, Ano I, 1970, São Paulo: Editora Cupolo Ltda., 85 p.
__________________________: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga nº 4, Ano 2, 1971, São Paulo: Editora Cupolo Ltda., 83 p.
__________________________: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga nº 5, Ano 2, 1971, São Paulo: Editora Cupolo Ltda., 93 p.
Linkhttps://www.scribd.com/document/669080647/Revista-Do-Instituro-Historico-e-Geografico-Guaruja-Bertioga-N-5-1971  (edição comemorativa da Revista do IHGGB de 1971 contendo 4 conferências com ilustrações)  👈

6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
De forma fortuita, chegou-me às mãos um exemplar de uma brochura intitulada ARTE ANTIGA NO BRASIL (1961), editada pelo IHGGB-INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO GUARUJÁ-BERTIOGA. O compêndio continha conferências de especialistas proferidas dentro do Curso de Extensão Cultural "ARTE ANTIGA NO BRASIL", patrocinado pelo referido Instituto no ano de 1961 em São Paulo. Tive enorme interesse no assunto ali exposto e fiz alguma pesquisa sobre os principais envolvidos naquele projeto pioneiro de valorização do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, merecendo os aplausos de todos nós que seguimos os seus passos.
Nesta primeira abordagem, falo sobre o curso, os seus coordenadores e os temas dos conferencistas convidados, além de estender-me um pouco sobre a personalidade dos principais atores envolvidos.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2023/10/arte-antiga-no-brasil-curso-patrocinado.html 👈

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

João Alvécio Sossai (escritor, autor de "Um homem chamado Ângelo e outras histórias, ex-salesiano da Faculdade Dom Bosco e ex-professor da UFES (1986-1996)) disse...

Bastante interessante a documentação desse curso.

Geraldo Reis (poeta, membro da Academia Marianense de Letras e gerente do Blog O Ser Sensível) disse...

Obrigado, amigo.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga

Um verdadeiro tesouro e nas mãos certas. Quanta erudição, desprendimento e amor genuíno pela cultura histórica brasileira testemunham esse precioso material ! Outros tempos ... Mas o Forte continua lá, tendo experimentado incontáveis montagens e versões, visitado por crianças e turistas, orgulho dos antigos moradores, inspirando na população o culto pelo passado.
Saudações,
Cupertino

Mario Pellegrini Cupello, Arquiteto, Diplomado em Direito, Escritor, Presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto, Membro Correspondente do IHG de Minas Gerais, entre outras importantes instituições culturais de Minas. Membro Efetivo da Academia Valencia de Letras, onde participou da diretoria por mais de 12 anos sucessivos. disse...

Caro Braga
Mais uma vez lhe felicito pelas importantes divulgações, como esta, que o amigo vem fazendo ao longo de muitos anos.
Parabéns! Muito interessante!
Receba o meu abraço e o de Beth.
Mario.

Antônio Carlos Duarte disse...

Excelente.

Abraço com os membros superiores do tamanho do Atlântico ... na diagonal.

Abração.

ard