Por BERTRAND Editora
Convite para a apresentação do livro na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) |
Num tempo em que se professava nas universidades «a opinião de que o tudo o que havia a dizer sobre o autor dos Lusíadas estava dito», Aquilino Ribeiro ousou dizer «não». Entre 1949 e 1950, o escritor publicou dois livros em que defendeu «a revisão a fundo e com meticulosidade» da história de Luís de Camões, chocando o «público ilustrado», ao afirmar que o poeta «não era aquilo que ensinavam na escola».
Alicerçando-se na releitura atenta dos estudos de, entre outros, Teófilo Braga, José Maria Rodrigues, Wilhem Storck e Hernâni Cidade, e em «três cartas particulares» de Camões, Aquilino, primeiro em Camões, Camilo, Eça e Alguns mais e depois em Luís de Camões. Fabuloso * Verdadeiro, contrariou a imagem de um poeta de origem aristocrática que era veiculada pelo regime e apoiada por académicos de Coimbra, e construiu um retrato real, de um «gentil homem pobre, mas invejável», que gerou grande polémica. Um retrato que ainda perdura.
Passados 74 anos da publicação de Luís de Camões. Fabuloso * Verdadeiro, o mais impetuoso dos dois estudos, e numa altura em que se comemoram os 500 anos do nascimento do poeta, a Bertrand Editora lança uma nova edição do livro, que celebra a vida e obra de Camões, e é prefaciada pelo jornalista António Valdemar, que privou com Aquilino.
A obra será apresentada pela Profª Dra. Vanda Anastácio, especialista em Camões, e contará com a presença do Prof. Dr. Diogo Ramada Curto, diretor da BNP, onde Aquilino trabalhou, de António Valdemar, que escreveu o prefácio a esta edição, e de Eduardo Boavida, nosso Diretor Editorial, e de Aquilino Machado, em representação da família do autor.
3 comentários:
Pedro Rogério Couto Moreira (filho de Vivaldi Moreira, jornalista, redator da Última Hora, A Notícia e O Globo, repórter de política da TV Globo) disse...
Obrigado, mestre!
Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...
Caro professor Braga
Iniciativa muito bem-vinda a dessa reedição. Imperdível cerimônia a quem puder assisti-la.
Saudações!
Cupertino
Aylê-Salassié Filgueiras Quintão (jornalista, ex-correspondente em Londres, e professor, doutor em História Cultural, membro da Academia de Letras do Brasil, autor do livro "Lanternas Flutuantes") disse...
Obrigado Braga! Puxa, vai ser um evento em alto estilo, hein!
Depois vai para o youtube?
Parabéns!
Abraços
Aylê-Salassié
Postar um comentário