quarta-feira, 16 de outubro de 2024

UMA PUBLICAÇÃO DE 11 ANOS DE ATIVIDADE DA UCCLA - UNIÃO DAS CIDADES CAPITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA


Por NOTÍCIAS UCCLA
Transcrevemos, com a devida vênia da "UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa", a presente "Notícias UCCLA" nº 105, de 15 de outubro de 2024. 

 

No mês de outubro de 2024, Vítor Ramalho, Secretário-geral da UCCLA, irá cessar funções, decisão voluntária que será oficializada na Assembleia Geral da instituição, no próximo dia 25 do corrente mês, na Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe. 

Na presente “Notícias UCCLA”  a última publicada durante este seu mandato enquanto Secretário-geral, que termina com a XL Assembleia-geral a ter lugar na Ilha do Príncipe, no próximo dia 25 de outubro  trouxe a notícia de sua despedida:

"A presente “Notícias UCCLA” é a última que será publicada durante este meu mandato enquanto Secretário-geral, que termina com a XL Assembleia-geral a ter lugar na Ilha do Príncipe, no próximo dia 25 de outubro. Ao fim de quase 12 anos de funções decidi, depois de muito avaliar, informar o Eng. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que não integraria a lista candidata a novo mandato. A razão desta minha decisão tem em exclusivo a ver com o facto de sempre ter entendido que os mandatos, ainda que renováveis e sem limites, não isentam os seus titulares de voluntariamente lhes porem termo se assim o entenderem. Sem falsa modéstia, procurei honrar as funções que me confiaram que com muito gosto exerci, porque elas têm a ver com a conceção universalista das culturas dos povos de língua oficial portuguesa, resultantes de encontros seculares. (...)"

Juntamente com o anúncio, foi publicada uma brochura especial que reflete as principais iniciativas e realizações durante os onze anos e meio da sua liderança. 

A brochura “UCCLA 2013 - 2024”, descrita como um testemunho de trabalho, oferece uma visão abrangente dos projetos concretizados com a participação dos colaboradores da UCCLA, do apoio solidário dos representantes das entidades associadas e dos amigos da UCCLA. 

Entre os destaques estão os caminhos percorridos para reforçar os laços entre as cidades e os países de língua portuguesa, promovendo uma plataforma de cooperação multilateral que transcende fronteiras geográficas, culturais e económicas. A publicação espelha a contribuição de Vitor Ramalho para a afirmação da língua portuguesa e para a criação de novas parcerias estratégicas entre as cidades membro da UCCLA. 

O documento faz, ainda, uma retrospetiva dos eventos culturais, económicos e sociais promovidos pela UCCLA sob a sua liderança, bem como da ampliação da presença internacional da organização num cenário global cada vez mais interligado. 

Assim, com a brochura, Vitor Ramalho assinala o encerramento de um ciclo marcado pelo fortalecimento das relações entre os países de língua portuguesa, deixando à UCCLA uma base sólida para que o seu sucessor, para quem deseja os maiores êxitos, continue a trajetória de crescimento e cooperação concretizados pela instituição. 

Consulte a publicação através do link https://issuu.com/uccla/docs/uccla_2013_2024online

Um comentário:

Francisco José dos Santos Braga disse...

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...
Caro professor Braga

Saudações à última gestão da UCCLA e bons trabalhos à próxima. Entidade importantíssima.
Grato,
Cupertino