sábado, 25 de fevereiro de 2023

ELOGIO AO BRAGA


Por João Carlos Ramos *

O imenso mar do Braga possui uma ilha...


Francisco José dos Santos Braga nasceu no dia 16 de fevereiro de 1949 sob o signo de Aquário, tendo a lua cheia como regente de suas emoções. Seu oposto complementar é Leão, nativo da casa do sol. Bacharel em Letras (FDB-Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras) e em composição musical (UnB-Universidade de Brasília), possui mestrado em Administração (EAESP-FGV). Ficaria horas, citando seu currículo que indubitavelmente iria até a lua. 

Nesta curta crônica, quero enfatizar sobre sua cultura musical e sua altíssima intelectualidade, difundindo cultura e despertando em várias Academias o desejo de convidá-lo para a devida filiação. Hábil maestro e pianista, quis o destino que ele se casasse com a soprano divinopolitana Rute Pardini, dando-lhe a inspiração maior para seu êxito. Historiador, pesquisador e conferencista de renome, sinto-me pequeno diante dele. 

Permitam-me falar como nos conhecemos. Estando eu em meu trabalho, que considero o paraíso das letras, que é a Biblioteca P. M. "Ataliba Lago", no município de Divinópolis-MG, surge o maestro, ao lado de sua digníssima esposa, a fim de conhecer a referida biblioteca. Prontamente me apresentei e passeamos pelas alamedas do conhecimento. Esqueci-me do relógio e conversamos sobre o valioso acervo, composto de milhares de livros. Iniciava uma amizade, digna de um filme de sucesso. Homem de vastíssima cultura, não tive dificuldade em dialogarmos, versando desde a pré-história até nossos dias tempestuosos. O interesse foi recíproco em continuarmos a conversa do mais alto nível. 

Sendo um homem de muita sorte, tive o prazer de acolhê-lo como membro efetivo de nossa Casa de Cultura, quando me achava no exercício de meu segundo mandato como presidente da Academia Divinopolitana de Letras, numa noite memorável em 14 de dezembro de 2016. 

Sendo ele aquariano, pode-se constatar sua visão social e coletiva, odiando as pequenas rixas, por motivos fúteis, tendo o futuro a seus pés e o voo sempre invejando as águias. Sem desprezar os demais amigos fiéis, indubitavelmente encontrei um oásis em sua compreensão. Combatente feroz contra o racismo, ele me acolheu como um irmão. Estou certo de que qualquer Academia ou associações do gênero se sentem honradas em tê-lo em seus quadros. Por isso, integrando várias Academias, Braga sempre se torna o alvo das atenções, devido a sua performance cultural e seu carisma artístico. 

Homem de uma só mulher, me inspirou a escrever um poema sobre o casal Pardini & Braga (hoje conhecido duo musical), divulgado aos quatro ventos: 

Orfeu e Eurídice 

Rute Pardini  
desce aos portões do abismo 
e com seu canto sublime 
transporta ORFEU 
para o encontro com EURÍDICE... 
Cérbero e Perséfone, 
extasiados se emudecem... 
Hades 
outra alternativa não tem, 
ao ver a estrada de ouro 
no lugar dos portões que se fizeram pó... 
(Os amantes retornam 
ao mundo real)... 
Ainda hoje se ouve 
o mavioso canto de Rute Pardini, 
diante do imenso 
mar do BRAGA. 
 
Novamente a inspiração me visita como um pássaro e digo: 
 
O imenso mar do Braga 
possui uma ilha, 
feita de gratidão. 
O amigo 
agora é seu vizinho, 
que é o lar das gaivotas. 
 
     * Cronista e poeta, é membro da Academia Divinopolitana de Letras, Cadeira nº 15, Patrono: Humberto de Campos.

18 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Sinto-me profundamente lisonjeado, embevecido e até comovido com a manifestação de carinho, partindo do poeta e cronista JOÃO CARLOS RAMOS, que, em meio a suas tarefas profissionais, encontra tempo para homenagear este amigo com uma crônica tão singela e cativante quanto esta: ELOGIO AO BRAGA.
Em todas as suas crônicas, poemas e pronunciamentos, o autor tem sempre dito uma palavra de gratidão a todos os que o apoiaram em sua trajetória, a par de seu texto elegante, inteligente, lúcido e objetivo.
O que tenho a dizer a meu amigo J.C. Ramos?
— A você, amigo, que me deseja o bem, lhe desejo em dobro.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2023/02/elogio-ao-braga.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

José Carlos Gentili (escritor, jornalista, membro da Academia de Letras de Brasília, da Academia Brasileira de Filologia e da Academia das Ciências de Lisboa) disse...

Parabéns!
Parabéns, caríssimo Braga.
Continuo a difundir seu blog, aqui na Europa.
Você merece.
José Carlos Gentili

Anônimo disse...

Parabenizo o poeta pela arte.
Homenagem justa e merecida, ademais o Dr. Francisco e a musicista Sra. Rute, são destinatários do respeito e da admiração de todos que tem a felicidade de conhecê-los, entre os quais honrosamente me incluo.
Fraternal abraço.

Fadi BOU HANNA disse...

Félicitations cher ami Braga!!
Ce fut un plaisir de faire votre connaissance en Italie ....
"O imenso mar do Braga.."
Abraços parisienses,
Fadi et Adriana Bou Hanna

Arnaldo de Souza Ribeiro disse...

Parabenizo o poeta pela arte.
Homenagem justa e merecida, ademais o Dr, Francisco e a musicista Sra. Rute, são legítimos destinatários do respeito e da admiração de todos que tem a felicidade de conhecê-los, entre os quais honrosamente me incluo.
Fraternal abraço.
Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro
Presidente da Academia Itaunense de Letras - AILE

PAULO JOSÉ - PAJO POETA (Paulinho) disse...

Nobres Confrades Francisco Braga e João Carlos Ramos,

Somo-me, me permitam, a essa magnífica homenagem, que com certeza, tem a varinha mágica Divina, que em raras vezes nos tocam a alma e nos fazem brotar palavras que conseguem expressar exatamente o que nos é, o outro ser que nos cerca e alimenta nosso saber! Quiçá possamos sempre conseguir expressarmos o valor e a importância de nobres amigos e companheiros de missão como nos são Braga e Rute, aqui homenageados de forma tão sublime, pelo nobre Confrade João Carlos Ramos. Vocês são daqueles que nos fazem valer a vida e a continuar com a plêiade lítero culto e musical, produzindo arte e cultura à nossa sofrida sociedade.

Ambos, tem aqui meu especial apreçoFraterno abraço, meus caros,

Pajo Poeta

Paulo José de Oliveira (presidente da AFL-Academia Formiguense de Letras e do CLMM-Clube Literário Marconi Montoli disse...

Nobres amigos Confrade Braga e Rute Pardini, agradeço a surpreendente e real expressão de sentimento nobre por parte do Confrade João Carlos, e da essência explicitada dos diletos amigos.
Respondi-lhes lá no Blog.

Com afeto e especial carinho,

Att.,

Edu Oliveira (ex-seminarista salesiano, organizador e facilitador de encontros) disse...

Caro amigo Francisco,
" Historiador, pesquisador e conferencista de renome, sinto-me pequeno diante dele. "
Poderia dizer o mesmo: tenho certeza, sinto-me pequeno. Faço minhas todas as palavras elogiosas do artista poeta.
Ser pequeno, no nosso caso, porém, nos agiganta, reforçando o vínculo estreito entre duas famílias, simples mas de coração aberto à amizade ; revejo aqueles momentos infantis com brincadeiras, brigas, injúrias acriançadas, risos e choros, ajudas mútuas ... os ralhos maternais e o carinho dos pais nos momentos mais difíceis.
Vi nesta crônica que o seu aniversário transcorreu há poucos dias. Parabéns e votos de felicidades é o que posso lhe oferecer, de coração. Está querendo passar à minha frente, mas não conseguiu até hoje: em janeiro completei os 77. Sou de 46. Corra mais.
O que o poeta disse a seu respeito, multiplico por 100. Não tenho o seu dom da riqueza das palavras; o que digo é do fundo do coração: Parabéns, mais uma vez, e muito sucesso, ainda maior..

Forte abraço

edu

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Olá, estimado amigo.
Muito obrigado.
Abraços.

Diamantino.

Luiz Solano ("o Repórter do Planalto" e membro do IHG-DF e da Academia de Letras e Artes do Planalto) disse...

Muito bom!

Gustavo Dourado (escritor, poeta de cordel e presidente da Academia Taguatinguense de Letras) disse...

Parabéns, confrade Braga.
Muito bom.
Justa e merecida homenagem.
Lido e apreciado.
Saúde e prosperidade.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Parabéns, amigo Braga!
Justa e merecida homenagem.
Abs.

Rogério

Cris Carezzato disse...

Mto merecida a crônica /homenagem 💕

Lúcio Teixeira Carvalho (jornalista e organizador da FELIT-Festival de Literatura de São João del-Rei) disse...

Braga,

Parabéns, mais do que merecido!

Gde abraço

João Alvécio Sossai (escritor, autor de "Um homem chamado Ângelo e outras histórias, ex-salesiano da Faculdade Dom Bosco e ex-professor da UFES (1986-1996)) disse...

Que maravlha! Quantos gênios que mereciam ser mais conhecidos...

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga

Justos e merecidos reconhecimentos em cada palavra.
Parabéns ao amigo e sua esposa.
Fico feliz por também ser do signo de Aquário.
Saudações
Cupertino

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente são-joanense) disse...

Merecida homenagem. Parabéns!

Danilo Gomes (escritor, jornalista e cronista, membro das Academias Mineira de Letras e Brasiliense de Letras) disse...

Prezado mestre Braga, o Presidente João Carlos Ramos foi muito feliz no justíssimo elogio feito a você e seu trabalho no mundo das artes, em especial da música e da literatura. Gostei muito. E também das referências à sua esposa e musa, Sra. Rute Pardini.
Parabéns ao casal e ao cronista e acadêmico João Carlos Ramos. Como diria Gilberto Gil, na velha canção: "Louvando o que bem merece, deixando o ruim de lado."
Abraço amigo do velho confrade marianense Danilo Gomes.