domingo, 31 de março de 2024

Colaborador: GIL FURTADO


Por Francisco José dos Santos Braga
 
GIL FURTADO nasceu em Luminárias-MG e é o autor da música do hino da sua cidade natal.
Aqui, oferece-se a oportunidade de falar sobre a cidade natal de Gil Furtado. Segundo a Wikipedia, Luminárias foi distrito de Lavras de 1840 a 1944, quando se tornou distrito de Itumirim. Sua emancipação como município se deu em 17/12/1948. 
Eclesiasticamente a paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias pertence à Diocese de São João del-Rei. 
Sua grande festa religiosa é o Dia da Padroeira (16 de julho). 
Sua história remonta ao século XVIII, quando de seu primeiro núcleo de povoação. Nos anos de 1760 foi se constituindo como povoado por estar em uma rota considerada de abastecimento para viajantes e localizar-se num ponto de confluência entre a região de São João del-Rei e o Sul de Minas.  
Consta que os primeiros registros da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de Luminárias, datam de 1798, tornando sua história bicentenária. Nesse ano,  foi construída uma capela em honra a Nossa Senhora do Carmo, por iniciativa de D. Maria José do Espírito, capela essa que existe até hoje, popularmente denominada "Igreja Velha". Devido à ereção da capela, a região passou a ser conhecida por “Carmo das Luminárias”.
A cidade faz parte da rota da Estrada Real.
Quanto a Gil Furtado, sabe-se que frequentou o seminário. Na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei obteve graduação em Letras e Filosofia. 
Também nesta cidade casou-se com Ana Lourdes Ferreira ("Lourdinha"). 
Lecionou português no Colégio Estadual Cônego Osvaldo Lustosa de São João del-Rei. 
Consta que Gil Furtado sofria de depressão, tendo períodos de euforia seguidos de outros de melancolia e perturbação mental. Em certa ocasião, teve que ser internado em hospital psiquiátrico e sua internação durou cerca de oito meses. Pouco tempo depois, faleceu.

Um comentário:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.