quarta-feira, 6 de março de 2024

PELA HERMA DE FRANKLIN MAGALHÃES


Por OSWALDO H. CASTELLO BRANCO *
 
Franklin de Almeida Magalhães (✰ São João del-Rei, 22/02/1879 - ✞ Rio de Janeiro, 21/09/1938), sócio fundador da Cadeira nº 20 (patrono Arthur Lobo) da Academia Mineira de Letras - Crédito pela foto: https://museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br/

 
Estamos recebendo constantes aplausos à iniciativa que agitamos de uma herma de Franklin Magalhães, nesta cidade (Santos Dumont).  ¹
Dentre os recebidos na semana finda, temos a ufania de contar os de Ciro dos Anjos, ilustre Diretor da Imprensa Oficial do Estado. Enviando-nos o recorte da notícia publicada no "Minas Gerais" e que já transcrevemos em nossa passada edição. O festejado autor de "O amanuense Belmiro" assim nos escreveu: 
Ao prezado confrade Oswaldo H. Castello Branco, Ciro dos Anjos cumprimenta cordialmente e, apresentando felicitações pela louvável iniciativa de uma homenagem a Franklin Magalhães, tem o prazer de lhe enviar o recorte de notícia publicada a respeito, no "Minas Gerais".
 
Os nossos caríssimos confrades de "Cidade de Barbacena" e "O Correio" de São João del-Rei, assim se referiram à iniciativa: 
Nossos prezados confrades de O SOL, de Santos Dumont, aventaram a iniciativa da criação, num dos jardins dessa formosa cidade, da herma de Franklin Magalhães, o Poeta de "Plenilúnio"  e outras poesias, que o fizeram queridíssimo de quantos souberam compreender e admirar o seu estro magnífico. Nada mais justo. Santos Dumont, onde Franklin Magalhães se fez admirado pela sua ação como professor e jornalista, deve ao saudoso escritor uma homenagem de gratidão, que será essa de perpetuar, no bronze, o busto do suave poeta, tão fino e gentil, sempre que em convívio com as musas. A iniciativa vai ecoar com simpatia entre os admiradores e amigos do festejado vate mineiro, o que há de facilitar o empreendimento de nossos ilustres confrades de O SOL.
"Cidade de Barbacena
 
O nosso prezado colega de "O SOL", que se edita na próspera e culta cidade de Santos Dumont, sob a inteligência e criteriosa direção do festejado jornalista Oswaldo H. Castello Branco, considerando quanto "de beleza e bondade proporcionou à sua terra, pelo bem que lhe fez e pelo muito que lhe quis", justifica de maneira plena e louvável a ideia da ereção de uma herma ao grande lírico mineiro. 
Depois de lembrar a vida do ilustre sanjoanense em Santos Dumont, como professor, poeta, jornalista e homem de letras, o "O SOL" faz um apelo aos membros da Academia Mineira de Letras, aos poetas e jornalistas, aos moços e intelectuais das duas cidades irmãs, em cujo patriotismo põe inteira confiança, seguro de que verá medrar uma das praças da terra do glorioso aeronauta brasileiro. 
O "O CORREIO" aplaude calorosamente e abraça com vivo prazer e quente entusiasmo a louvável iniciativa de "O SOL", hipotecando-lhe decidida solidariedade.
"O CORREIO
 
Agostinho Azevedo, o notável cronista que orgulha S. João del-Rei, publicou no "Diário do Comércio" daquela culta e tradicional cidade, um magnífico artigo sobre a herma de Franklin, o qual publicaremos em nossa próxima edição. 
 
* Diretor e redator de "O SOL" e Membro da A.B.I., Matrícula 2.582, Carteira 699
 
 

Ainda em "O SOL", na coluna NA SOCIEDADE da mesma data (16/04/1939), lê-se: ... Falecimento
HELDER  O nosso companheiro O.H.C. Branco e sua senhora D. Arminda Melo Castello Branco, passaram, terça-feira última pelo rude golpe de perderem seu interessante filhinho Helder, que contava apenas 2 anos de idade, e que, embora enfermo de algum tempo a esta parte, não aparentava o seu estado de saúde gravidade extrema, ocasionando, deste modo, o seu prematuro falecimento, surpresa e geral consternação. 
O seu sepultamento realizado na tarde de quarta-feira última teve crescido acompanhamento. Ao prezado companheiro e à sua família, nosso comovido abraço de solidariedade. 
 
E o periódico estampa ainda na sexta página uma homenagem à D. Arminda e ao diretor Oswaldo pelo poeta assinando com a iniciais O. F. o seguinte poema dolente: 
 
Coração de mãe 
à Arminda e ao Castello  
 
Quando ele partiu no caixão de ouro, 
todo enfeitado de flores,
os sinos tangeram mais alegres 
em honra ao anjinho que ao céu subia... 
A mãe, porém, não cria que o filho 
fosse morto... Não, não! Ele não morreu!... 
Olhem! Ele até sorria 
quando m'o arrancaram e m'o levaram!... 
Vem, filhinho! Quero contar-te histórias bonitas, 
de fadas, de castelos encantados! 
Vem ouvir-me! Olha, vou começar: 
Era uma vez... 
O soluço estala: a pobre mãe 
não quer reconhecer que o filho morreu... 
Não, Deus é caridoso e não há de querê-lo no céu... 
lá ele chorará de fome - não sabe falar!... 
Pobre mãe! Não quer o filho anjinho... 
Quer que ele viva para poder afagá-lo, 
para poder beijá-lo... 
 
Deus, nestes momentos, 
ao ver tamanho amor, 
sente ímpetos de arrancar de sua glória 
a feliz criança 
e entregá-la à pobre mãe 
que continua a chamar pelo filho: 
Vem, filhinho! Quero contar-te histórias bonitas, 
de fadas, de castelos encantados! 
Vem ouvir-me! Olha, vou começar: 
Era uma vez... 
 
 
II. NOTA EXPLICATIVA por Francisco José dos Santos Braga
 
¹ Lamentavelmente, o projeto de ereção de uma herma em honra de Franklin Magalhães em uma das praças de Santos Dumont-MG não se tornou uma realidade, apesar dos esforços do diretor e redator de O SOL (informação que nos foi dada por seu filho Tomás em fevereiro de 2024 à minha correspondente Andreia). No entanto, esta matéria registra os esforços empreendidos por Oswaldo H. Castello Branco para o seu projeto, que mais tarde acabou por influenciar positivamente a cidade natal do escritor, São João del-Rei, que a 15/08/1962 inaugurou a herma de seu filho notável na Praça dos Expedicionários, posteriormente transferida para o pátio do Museu Tomé Portes del Rei e atualmente se encontra no interior da casa contígua que pertenceu ao Barão de São João del-Rei. 
Busto de Franklin Magalhães, homenagem de São João del-Rei, sua cidade natal

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
III. AGRADECIMENTO
 
O gerente do Blog de São João del-Rei agradece à sua amada esposa Rute Pardini Braga a formatação e edição das fotos utilizadas neste texto.
 
 
IV. BIBLIOGRAFIA
 
 
CASTELLO BRANCO, Oswaldo H.: O SOL, Ano XII, Santos Dumont-MG, edição nº 645 de 16/04/1939 
 
CASTELLO BRANCO, Oswaldo H.: Resumo Autobiográfico
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/02/colaborador-oswaldo-h-castello-branco.html  👈

VIVALDI, Moreira: Esboço Histórico da Academia Mineira de Letras, texto extraído do site da Academia Mineira de Letras e reproduzido no Blog de São João del-Rei em 09/03/2023.
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2023/03/esboco-historico-da-academia-mineira-de.html 
👈

3 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Tenho o prazer de reproduzir no Blog de São João del-Rei matérias que encontrei no jornal O SOL de Santos Dumont-MG, edição nº 645 de 16/04/1939, que trata dos esforços de seu diretor e redator OSWALDO H. CASTELLO BRANCO na sua tentativa de homenagear o escritor, jornalista, professor e poeta são-joanense FRANKLIN MAGALHÃES (1879-1938) com uma herma numa das praças de Santos Dumont-MG, por ter sido este professor nos educandários sandumonenses, sócio fundador da Academia Mineira de Letras (Cadeira nº 20, Patrono: Arthur Lobo) e o primeiro são-joanense a pertencer à referida Arcádia.
A Academia de Letras de São João del-Rei o homenageou com o título de patrono da Cadeira nº 4, ocupada atualmente pela Acadêmica Betânia Nascimento Resende. A municipalidade de São João del-Rei deu o seu nome a uma das ruas da cidade pelo decreto nº 58, de 27/11/1947.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/03/pela-herma-de-franklin-magalhaes.html 👈

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Fernando de Oliveira Teixeira (poeta e professor universitário, decano da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Obrigado pelo envio. É um registro histórico que mostra o trabalho intelectual desempenhado por Oswaldo Castelo Branco em Santos Dumont, cidade pela qual nutro particular afeto.