Por PAULO JOSÉ DE OLIVEIRA *
Aconteceram nos dias 22 e 23 de março de 2024, o início das comemorações dos 15 anos de fundação da entidade, os atos solenes de posse de novos acadêmicos e lançamento de obras literárias de vários membros da Academia Formiguense de Letras (AFL), inclusive o lançamento da 14ª Antologia da AFL intitulada “Asas de Águia”.
Foto de Acadêmicos e Neoacadêmicos ao final da sessão solene |
Foto social ao final da sessão solene |
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS DE 15 ANOS: Na sexta, 22 de março, às 19 horas os acadêmicos puderam participar da Missa em Ação de Graças, celebrada na intenção/pelos 15 anos da AFL, realizada na Igreja Matriz São Vicente Férrer, celebrada pelo Padre Elígio Stülp SCJ, a quem agradecemos.
Igreja de São Vicente Férrer com seu órgão de tubos |
JANTAR E SARAU: No mesmo dia 22 de março, com início às 20 horas no Relicário, foi realizado um Jantar Fraterno com Sarau Poético de recepção aos novos acadêmicos, junto com seus familiares e amigos.
Confraternização no jantar e sarau |
PASSEIO TURÍSTICO: Já no sábado, 23 de março, com início às 9:30 horas foi realizado um passeio turístico por alguns pontos importantes de Formiga, sendo estes: o Museu Municipal Francisco Fonseca, o Cristo Redentor, a Igreja Matriz São Vicente Férrer, a Lagoa do Fundão em especial o Country Clube, terminando com um almoço no Pesque e Pague Silveira.
SESSÃO SOLENE: No sábado, com início às 19:30 horas, no Auditório do Centro Municipal de Aprendizagem - CEMAP - Rua Alderico Nogueira, nº 470 - Bairro Sagrado Coração de Jesus, Formiga/MG, aconteceu a Sessão Solene de Posses e Lançamento das Obras Literárias.
Presidida pelo Acadêmico Paulo José de Oliveira (Pajo Poeta) e tendo como Cerimonialista a Professora Acadêmica Maria Lúcia Oliveira Andrade, aconteceu a solenidade com um grande público presente.
APRESENTAÇÃO CULTURAL PRÉVIA: Abrindo os trabalhos da noite, a AFL, em homenagem aos acadêmicos empossandos, brindou a todos com uma bela apresentação musical de piano e canto lírico com o Duo Rute Pardini * & Francisco Braga *, vindos da cidade de São João del-Rei, o qual encantou a todos com o seguinte repertório:
1) CARLOS GOMES: Quem sabe (modinha)
2) REYNALDO HAHN - À Chloris, Si mes vers avaient des ailes, L'Heure Exquise;
3) GIACOMO PUCCINI - O mio babbino caro;
4) FRANÇOIS CHOPIN (com base no Estudo "Tristesse" - opus 10 nº 3 em mi maior) - Dans la nuit; e
5) MIKOLA LYSENKO / Arr. Francisco Braga - Que noite estrelada e enluarada!
* FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS BRAGA é Acadêmico da AFL, natural e residente em São João del-Rei, escritor, pianista, arranjador e compositor, além de tradutor para o português das literaturas grega e latina, russa, polonesa, alemã, inglesa e francesa. Gerencia o Blog do Braga, onde assina seus próprios artigos, traduções inéditas de poemas e prosa de autores universais, além de discursos e ensaios de sua autoria, e o Blog de São João del-Rei. Pertence a várias outras entidades. É comendador agraciado com as seguintes honrarias: Comenda da Liberdade e Cidadania (2011-1ª edição), Medalha do Mérito Cívico “Tomás Antônio Gonzaga” (2011), Medalha comemorativa dos 30 Anos da Academia de Letras de Brasília (2012), Medalha “Frei Orlando-Patrono do SAREx” (2013) e Comenda Guimarães Rosa (2023).
* RUTE PARDINI BRAGA é cantora lírica na categoria soprano lírica coloratura brasileira e pesquisadora em música. Bacharel em Música com habilitação em Canto Lírico pela UnB, frequentou simultaneamente a Faculdade Mozarteum de São Paulo e Escola de Música de Brasília.
Participou do “Curso de Invierno de Técnica vocal y Actuación dinâmica” (Instituto Superior de Arte del Teatro Colón, em Buenos Aires).
Participou da apresentação de “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, como Susanna (Teatro da UNIP-DF), no evento Ópera Estúdio dos Departamentos de Música e Artes Cênicas da UnB (Teatro Ulisses Guimarães da UNIP-Universidade Paulista).
Atuou como Frasquita na ópera “Carmen”, de Bizet, no evento Ópera Estúdio dos Departamentos de Música, Artes Cênicas e Artes Visuais da UnB, encenada na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Atuou como “Voz Lírica” na peça teatral “O Sonho de Lady Macbeth”, encenada na praça e na rampa do Museu da República, durante 3 noites consecutivas (https://willscard.carbonmade.com/projects/2914943).
Homenagem do presidente Pajo à cantora Rute Pardini |
A cantora Rute Pardini com o Acadêmico Professor Dr. Wilson Alves Figueira |
COMPOSIÇÃO DA MESA DE HONRA: Compuseram a Mesa de Honra, os seguintes Acadêmicos da AFL: o presidente Paulo José de Oliveira e o Dr. Arnaldo de Souza Ribeiro – presidente da AILE – Academia Itaunense de Letras, e a representante das Bibliotecas Públicas de Formiga Bibliotecária Bernadete Maria de Carvalho.
HOMENAGEM AO DUO RUTE PARDINI E FRANCISCO BRAGA: De forma especial, a Academia Formiguense de Letras – AFL, pelas mãos do presidente Sr. Paulo José de Oliveira, prestou uma singela homenagem ao Duo Rute Pardini Braga e Francisco Braga, pela bela apresentação, com um certificado de congratulação e agradecimento.
HOMENAGEM DO DUO RUTE PARDINI E FRANCISCO BRAGA A GENTIL PALHARES: O casal, por sua vez, fez a doação de um quadro de GENTIL PALHARES, grande escritor, natural de Formiga, que deu um grande impulso às letras na cidade de São João del-Rei.
O acadêmico afoleano e são-joanense Francisco Braga explicou que aquele quadro era um preito de gratidão que prestava a Gentil Palhares por ter proferido o elogio fúnebre de seu pai, Roque da Fonseca Braga (1918-1984), ambos torcedores do clube recreativo, esportivo, futebolístico e social do Minas Futebol Clube são-joanense, solicitando a permissão para ler um texto com a biografia dele que poderia ser de muita valia para a AFL dar uma ideia aos leitores e estudiosos sobre a estatura do grande escritor formiguense que se tornou filho adotivo de São João del-Rei, onde escolheu para residir e engrandecer:
“(...) GENTIL PALHARES era natural de Formiga-MG, onde nasceu em 9 de março de 1909, filho de Olivério de Fontes Palhares e de Maria Clara de Melo, que eram respectivamente contador e partidor no Fórum local, e professora. Transferiu-se para São João del-Rei aos cinco anos, onde residia seu avô materno, Antônio Rodrigues de Melo, homem de vasta cultura, professor, teatrólogo e latinista.
Estudou no Grupo Escolar João dos Santos e, posteriormente, no Ginásio Santo Antônio e no Seminário do Caraça, para onde seguiu em 1923.
Voltou à sua terra natal, Formiga, para trabalhar na casa comercial de seu primo José Maria Palhares, naqueles tempos a maior casa de varejo do Oeste de Minas.
Em 1930 seguiu para Araxá, onde trabalhou na Singer como viajante comercial até 1932, quando retornou a São João del-Rei para ingressar no Exército como soldado. Ali fez carreira.
Em 1937, quando servia como cabo na Escola de Aviação Militar do Rio de
Janeiro, casou-se com a carioca Elvira Coelho dos Santos, com quem teve
oito filhos.
Tomou parte na Segunda Guerra mundial como sargento, seguindo para os campos da Itália em 22 de setembro de 1944. No seio do Exército recebeu as seguintes condecorações: Medalha de Campanha, Medalha de Esforço de Guerra, Medalha do Pacificador, Medalha do 1º Congresso Nacional dos Veteranos de Guerra e Medalha dos 30 anos do Término da Guerra.
Foto de Francisco Braga discursando, após doar um quadro de Gentil Palhares à AFL - Crédito pela foto: Dr. Leonardo Almeida |
Regressando da Itália, continuou no Exército, no 11º Regimento de Infantaria, até 1957, quando passou para a reserva como Primeiro Tenente.
Já na reserva, foi nomeado Chefe do Serviço de Recrutamento na cidade de Passos, onde permaneceu até 1959, quando regressou definitivamente a São João del-Rei, da qual recebeu, muito merecidamente, o título de cidadão honorário.
Foi Assessor de Imprensa da Prefeitura de São João del-Rei, de forma graciosa, na gestão do Prefeito Dr. Milton de Resende Viegas, colaborando também, ininterruptamente, com a imprensa local, levando seu saber aos leitores através dos mais variados artigos e crônicas. (...) Seus textos versavam sobre os mais variados temas.
Publicou também os seguintes livros: De São João del-Rei ao Vale do Pó; A morte de Frei Orlando - crônicas; Roteiro Turístico de São João del-Rei; Histórico do Minas Futebol Clube; Frei Orlando, o Capelão que não voltou; São João del-Rei na Crônica; e De Tomé Portes a Tancredo Neves. Desses destacam-se dois que enaltecem Frei Orlando, Capelão do 11º R.I. na Itália e que lá tombou a serviço de Deus e da Pátria — o que demonstra mais uma faceta generosa da personalidade de Gentil Palhares, pelo fato de que, sendo espírita praticante, não deixava de respeitar e reconhecer os valores pessoais daqueles que seguiam os mais diferentes credos religiosos.
O saudoso bispo Dom Delfim Ribeiro Guedes costumava referir-se a ele sempre como seu Grande Amigo Espírita. E o fato de sua esposa ser católica praticante nunca foi óbice para que tivessem vivido, por toda a vida, em perfeita harmonia e comunhão. (...)
Pessoa de espírito ativo, irrequieto, pertenceu às mais diversas instituições culturais, tais como: Academia Municipalista de Minas Gerais, Academia de Letras de São João del-Rei, Academia de Letras de Ipatinga, Academia de Letras de Barbacena, Instituto Brasileiro de Estudos Sociais de São Paulo, Instituto Histórico de Juiz de Fora e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei.
Foi presidente da Associação dos Ex-Combatentes em duas gestões. (...)
Erigiu o busto de Frei Orlando, na Av. Andrade Reis, em São João del-Rei.
Foi também presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, membro do Conselho Fiscal do Minas Futebol Clube, secretário da Academia de Letras de São João del-Rei e presidente do Centro Espírita Amor e Caridade. (...)
Faleceu em 11 de junho de 1994, aos 85 anos. (...)”
Fonte: Breves notas biográficas extraídas do Discurso de Defesa do Patrono Gentil Palhares, pronunciado pelo Confrade José Carlos Hernández Prieto em 1º de julho de 2012 na sede do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, conforme Ata nº 471.
ENTRONIZAÇÃO: Iniciando a solenidade foi executado os hinos Nacional e de Formiga, e na sequência foi elencado os neoacadêmicos com seus respectivos padrinhos e na sequência o presidente Acadêmico Paulo José abriu os trabalhos procedendo ao ato de posse, com os neoacadêmicos e neoacadêmicas, de pé, proferiram, junto aos seus acadêmicos padrinhos, o juramento de fidelidade aos princípios e anseios da Academia Formiguense de Letras, com a mão direita estendida. Em seguida passou-se aos discursos de saudação pelos padrinhos e de posse e saudação aos seus Patronos, os respectivos neoacadêmicos, sendo eles: ALTERAÇÃO DE CATEGORIA: Conduzida e saudada pelo presidente, fora certificada como Acadêmica Efetiva a Professora Cristina Resende Eliezer, que era Acadêmica Formiguense Ausente. Conduzida pelo seu padrinho, Acadêmico Professor Dr. Wilson Alves Figueira, entronizou-se no átrio, empossando a ACADÊMICA EFETIVA, NA CADEIRA 11, a PROFª ANA PAULA SANTIAGO. Conduzida pela sua madrinha, Acadêmica Professora Maria Rosilene Costa Silva, entronizou-se no átrio, empossando a ACADÊMICA EFETIVA, NA CADEIRA 19, a PROFª GISELE HELOISA DE OLIVEIRA. Conduzida pelo seu padrinho, Acadêmico Dr. Raimundo de Paula Andrade, entronizou-se no átrio, empossando a ACADÊMICA EFETIVA, NA CADEIRA 21, a PROFª DÉBORA MARIANO DE ANDRADE TAVEIRAS BESSAS. Conduzida pelo seu padrinho, Acadêmico Jornalista Manoel Gandra Fonseca, entronizou-se no átrio, empossando o ACADÊMICO FORMIGUENSE AUSENTE, NA CADEIRA 12, o Sr. ROBLEDO CARLOS TEIXEIRA (DIVINÓPOLIS/MG), CUJA PATRONA É A PROFESSORA ANGELA TONELLI VAZ LEÃO. Conduzida pelo seu padrinho, Acadêmico Dr. Leonardo Wanderley Almeida, entronizou-se no átrio, empossando a ACADÊMICA CORRESPONDENTE NACIONAL, NA CADEIRA 18, a MS. CLÁUDIA CARVALHO FONSECA MACHADO (GOIÂNIA/GO), PATRONA CORA CORALINA. Conduzida pelo seu padrinho, Acadêmico Víctor Marques Paiva Alves, entronizou-se no átrio, empossando o ACADÊMICO CORRESPONDENTE NACIONAL, NA CADEIRA 16, o DR. FÁBIO AMERICANO (BH/MG), CUJO PATRONO É Dr. WALTER VEADO.
LANÇAMENTO DE OBRAS LITERÁRIAS: Na sequência, e com grande alegria e júbilo, pela seara de produção literária, o presidente Sr. Paulo José de Oliveira procedeu o ato de lançamento da 14ª Antologia Literária da AFL intitulada “Asas de Águia”, e também, o lançamento das obras literárias dos Acadêmicos empossados, sendo elas, além do Asas de Águia (AFL):
As Cartas Que Nunca Escrevi Para Meu Pai (da Acadêmica Cláudia Machado),
A Construção da Oralidade Escrita (da Acadêmica Ana Paula Santiago);
Incluir Brincando – Coleção (da Acadêmica Débora Bessas);
À Sua Sombra (do Acadêmico Robledo Teixeira); e
Walter Veado - Dignidade de uma Vida (do Acadêmico Sr. Fábio Americano).
ENCERRAMENTO: Finalizando a solenidade após as falas dos membros da Mesa de honra, momento em que o presidente Paulo José registrou os agradecimentos a todos os que contribuíram para com a realização da solenidade, ao CEMAP – Secretaria Municipal de Educação, à Secretaria Municipal de Cultura, nas pessoas do Sr. Ivar Salviano que ali cuidou da sonorização, ao Rotary Clube de Formiga, à imprensa, em especial ao Jornal O Pergaminho, e aos que foram prestigiar o nosso evento.
Passou-se ao final, à sessão de fotos, autógrafos pelos autores das obras lançadas, encerrando-se os trabalhos, após o que foi servido um Coquetel aos presentes.
Fotos e Filmagens: Membros da AFL.
* Pajo Poeta (Paulo José de Oliveira), presidente da AFL.
9 comentários:
Prezad@,
O presidente da AFL-Academia Formiguense de Letras, PAULO POETA (PAULO JOSÉ DE OLIVEIRA) apresenta numa crônica muito agradável o que representou a Sessão Solene da AFL nos dias 22 e 23 de março de 2024, dando uma ideia de um evento que primou pela organização e que agradou a todos, Acadêmicos, Neoacadêmicos e convidados. Percebe-se que todos os Acadêmicos colaboraram para que a festa de posse dos Neoacadêmicos fosse um marco inesquecível em suas vidas.
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/03/release-da-sessao-solene-da-afl.html 👈
Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei
Gratidão, nobre Confrade Francisco Braga, pelo primor na difusão de nossos momentos sublimes em nossa arcádia afoleana, na qual você e Rute nos deram um brilho especial!
Com carinho,
Pajo Poeta
Presidente da AFL
Foi um prazer participar desse momento inesquecível!!
Gratidão, meu nobre Confrade!!! Vamos publicar aqui. Ficou chique!
Att.,
Pajo Poeta
(Paulo José de Oliveira)
Obrigado.
Obrigado. Vou ver.
Abraço Gilberto
Parabenizo os novos acadêmicos pela bela solenidade de posse.
Saudações literárias,
Raquel Naveira (da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras)
Obrigado!
Infelizmente Dra Angela Vaz Leão deixou-nos vinte dias antes...
Caro amigo Braga
Agradecemos pelo envio das atividades solenes de posse de novos acadêmicos, com o lançamento de obras literárias, na Academia Formiguense de Letras, bem como o lançamento da 14ª Antologia da AFL intitulada “Asas de Águia”.
Nossas felicitações à AFL e a você pela excelente divulgação.
Abraços, meus e de Beth.
O amigo Mario P. Cupello.
Postar um comentário