quinta-feira, 10 de outubro de 2024

EDMÍLSON CAMINHA RECEBE EM LISBOA O PRÊMIO GALA DA LUSOFONIA


Por DANILO GOMES *

Edmilson Caminha, o homenageado

 

No próximo dia 12/10/2024, o professor, jornalista e escritor Edmílson Caminha, há dezenas de anos residindo em Brasília, receberá em Lisboa, no Cassino Estoril, o Prêmio Lusofonia 2024 – Prêmio Especial Língua Portuguesa. É o chamado Prêmio Gala da Lusofonia, instituído pela Associação Internacional da Língua Portuguesa - AILP e que contempla anualmente intelectuais e artistas das nações lusófonas: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste. A proposta, este ano, partiu do embaixador brasileiro Lauro Barbosa da Silva Moreira e foi aclamada por unanimidade pela AILP. Trata-se de importante láurea, um galardão de cariz simbólico, constituído por um troféu e um diploma. Edmílson Caminha, 72 anos, formado em Letras, nasceu em Fortaleza, foi consultor legislativo da Câmara dos Deputados, é autor de vários livros, especialista em Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Antônio Carlos Villaça e Rachel de Queiroz e é membro da Associação Nacional de Escritores-ANE, da Academia Brasiliense de Letras, da Academia Cearense de Letras e da Academia de Letras do Brasil. 

Edmílson Caminha é verbete do livro Dicionário de Escritores de Brasília, já em 4ª edição, de autoria de Napoleão Valadares.

* Danilo Gomes é natural de Mariana-MG e colaborador do Blog de São João del-Rei, tendo sido redator de publicidade, advogado, jornalista profissional, assessor do secretário de imprensa e divulgação da Presidência da República (1985-2004). Atualmente, exerce diversas atividades literárias, destacando as de cronista, pesquisador literário, comentarista de livros e colaborador em periódicos. Pertence à Associação Nacional de Escritores, à Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, à Academia Marianense de Letras, à Academia Divinopolitana de Letras, à Academia Mineira de Letras, à Academia de Letras do Brasil, ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, à Academia Brasiliense de Letras. É cidadão Honorário de Belo Horizonte. 

 

NOTA EXPLICATIVA do gerente do Blog 


Para maiores informações sobre a produção literária do escritor Edmílson Caminha, favor consultar sua biografia na ANE-Associação Nacional de Escritores no Link: https://anenet.com.br/edmilson-caminha/

5 comentários:

Francisco José dos Santos Braga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco José dos Santos Braga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco José dos Santos Braga disse...

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Prezad@,
O Blog de São João del-Rei tem a satisfação de divulgar a premiação a ser outorgada em Lisboa pela AILP - Associação Internacional da Língua Portuguesa a um escritor brasileiro, nascido em Fortaleza-CE: EDMÍLSON CAMINHA, em brevíssima crônica de DANILO GOMES.
Recentemente, obteve muita repercussão uma entrevista de Edmílson concedida ao jornalista e apresentador do programa Leituras, Maurício Melo Júnior, em que fala sobre o livro "O Velho Senado" e as crônicas de Machado de Assis durante o período em que era repórter político.
O Blog aproveita a oportunidade para apresentar ao escritor cearense seus cumprimentos pelas duas realizações literárias.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/10/edmilson-caminha-recebe-em-lisboa-o.html 👈

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Francisco José dos Santos Braga disse...

Danilo Gomes ((escritor, jornalista e cronista, membro das Academias Mineira de Letras, Marianense de Letras e Brasiliense de Letras) disse...
Prezado amigo e mestre Francisco Braga, muito lhe agradeço a divulgação da notícia do grande prêmio que o nosso Edmílson Caminha receberá sábado em Lisboa, onde ele está com Ana Maria. Ele merece essa alta honraria, essa grande láurea, o Prêmio Gala da Lusofonia. Minha croniqueta foi mesmo brevíssima, pois nasceu de uma "carta de leitor" que escrevi para o CORREIO BRAZILIENSE e que deve sair amanhã ou depois. Essa "carta de leitor" não pode ter mais de 10 linhas, eu até extrapolei um pouco. É uma seção do jornal muito lida, em que os leitores se manifestam sobre 1.001 assuntos. O casal Caminha já está em Lisboa, com amigos portugueses e brasileiros que lá moram, como o escritor Ronaldo Cagiano e sua patroa escritora, Eltânia. Caminha irá depois a Póvoa de Varzim, para reverenciar a memória do grande e imortal Eça de Queiroz. Grato por tudo e o abraço do Danilo Gomes. Recomendações à senhora sua esposa.

Francisco José dos Santos Braga disse...

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...
Caro professor Braga

Por favor, peço-lhe imensas desculpas por não ter conseguido acompanhar o seu ritmo de publicações durante o mês de setembro, período em que infelizmente estive ocupado em frustrante campanha eleitoral.
Fico feliz em constatar sua intensa produção intelectual em prol da nossa cultura.
Saudações,
Cupertino