sábado, 4 de setembro de 2021

Colaborador: AGOSTINHO AZEVEDO ("BUDE")

AGOSTINHO AZEVEDO, o "Bude", nasceu em São João del-Rei em 2 de dezembro de 1910. Autodidata e grande contador de casos, desde muito jovem foi cronista dos jornais de São João e arredores. Em 1937, mudou-se para Belo Horizonte, onde foi proprietário da "Casa Palmeira", um comércio de louças e ferragens. Com a morte de seu pai, em 1957, assumiu também os negócios em São João del-Rei, a "Casa Cristal" e a usina de eletricidade. Faleceu em Belo Horizonte aos 52 anos, em 14 de outubro de 1963. 

Sobre ele escreve seu neto Fernando Stortini: 
"Nasci 23 anos depois da morte do meu avô. Por isso, o livro São João del-Rei: Histórias de antanho e suas gentes foi uma oportunidade ímpar de, de certa forma, conversar com ele. Seus escritos transcendem o espaço-tempo entre a vida dele e a minha e nos conectam em uma São João del-Rei de outrora em que ele viveu e que, apesar de ter se mudado dessa cidade no início da vida adulta, nunca a tirou do coração. 
Como todo bom sanjoanense que conheço, a paixão pela cidade e pela gente de São João é característica marcante do "Bude". Seu olho inteligente e sua prosa deliciosa transformam fatos corriqueiros da época em acontecimentos fantásticos, e obituários em eulogias que retratam os defuntos como os personagens fantásticos e eternos que são. 
Mais do que uma homenagem a meu avô, este livro é uma ode a São João del-Rei. Que seu passado glorioso, transcrito pela pena astuta do "Bude", sirva de exemplo para os sanjoanenses de hoje e para os que virão." 

 

Inesquecível Casa Cristal


 

2 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
O Blog de São João del-Rei tem a satisfação de reproduzir algo que entende de muito bom gosto no livro São João del-Rei: Histórias de antanho e suas gentes, por AGOSTINHO AZEVEDO, o "BUDE", pelo quadro leve, ameno e entusiástico que apresenta, em suas crônicas, obituários e lendas são-joanenses, da cidade e de sua gente.
Quase tudo o que escreveu foi publicado pelos periódicos locais e dos arredores, o que demonstra a boa aceitação de seus textos por parte de seus leitores.
Nossa expectativa é que os são-joanenses possam, através dos olhos de nosso colaborador homenageado, apreciar cada vez mais a cidade que habitam, e que os de outras plagas conheçam nossas idiossincrasias e, - por que não dizer?, - nossas grandezas.
Merece nosso aplauso o gesto carinhoso da família do colaborador homenageado que empreendeu o resgate do acervo precioso do seu patriarca ilustre e trouxe a lume o retrato bastante fiel de uma São João del-Rei do primeiro meado do século XX, visto através da pena arguta do valoroso jornalista autodidata.

BREVE BIOGRAFIA
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/09/colaborador-agostinho-azevedo-bude.html

TEXTO
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/09/a-visita-de-d-pedro-ii-sao-joao-del-rei.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Betânia Maria Monteiro Guimarães (escritora, pesquisadora, professora universitária e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Prezado confrade Francisco Braga,
Muito boa sua alusão ao livro São João del-Rei: histórias de antanho e suas gentes, que reúne textos de Agostinho Azevedo, o Bude. Trata-se de justa homenagem de sua filha Maria de Lourdes e,segundo seu neto Fernando Stortini:
"uma ode a São João del-Rei. Que seu passado glorioso, transcrito pela pena astuta do Bude, sirva de exemplo para os sanjoanenses de hoje e para os que virão".
Agradecemos-lhe pela divulgação. Betânia.