sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

ADEUS A FRANCISCO RODRIGUES DE OLIVEIRA (1932-2021)


Por Francisco José dos Santos Braga 
 
 
"O meu xará, historiador Francisco Oliveira, cognominado "Francisco Teoria", foi meu parceiro inconfundível desde o momento em que fui admitido como sócio correspondente da Academia Barbacenense de Letras em 2013, sob a presidência do Prof. Mário Celso Rios. Inesquecível foi ainda a participação dele nas várias edições de Encontros de Pesquisadores do Caminho Novo, proferindo palestras e divulgando estudos de elevada significação histórica. Impossível seria esquecer aqui de citar a sua coautoria do livro "Padre-Mestre Correia de Almeida" (2003), feito a quatro mãos e obra indispensável para constar de toda bibliografia respeitável sobre o Padre-Mestre. Numa grata oportunidade, tive a alegria de ter seu aplauso no Centro de Memória Belisário Pena, onde fiz uma palestra sobre a vida e obra de Lincoln de Souza. Ele teve o mérito de "garimpar" muitas informações sobre São João del-Rei na ACAHMPAS e, mais tarde quando se mudou para Belo Horizonte, no APM-Arquivo Público Mineiro, municiando-me dentro do melhor espírito de amigável cooperação por e-mail. Sempre teve o cuidado de atender-me com desprendimento, numa atitude típica de "homem de boa vontade". Fará falta a todos nós, seus amigos, confrades e familiares."

Reproduzo aqui a Nota de Pesar da ACAHMPAS, repassada gentilmente por Edna Resende:

 

NOTA DE PESAR DA ACAHMPAS


 

Nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro de 2021, o Sr. Francisco Rodrigues de Oliveira nos deixou. Aos 89 anos. Sr. Francisco dedicou grande parte da sua vida ao estudo da história de Barbacena e região. Nascido em 1932, em Alfredo Vasconcelos, Sr. Francisco estudou Agronomia e foi professor de Matemática e apaixonado pela História. Do seu interesse pela área nasceram livros como “História da estrada de rodagem Barbacena-Ibertioga” (2002) e “Godofredo Rodrigues de Oliveira, seus ancestrais e sua vida” (2005). Sr. Francisco também participou da fundação da Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (ACAHMPAS), em 2009. Ele foi presidente da ACAHMPAS entre 2009 e 2012. O Arquivo, a ACAHMPAS e toda a cidade de Barbacena perdem muito com a partida do Sr. Francisco. Que ele descanse em paz e que sua família e amigos encontrem conforto neste momento difícil. 

2 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Estou consternado com a notícia que me chegou na manhã do dia de hoje, 24/12/2021, da partida repentina de FRANCISCO RODRIGUES DE OLIVEIRA, meu parceiro de pesquisa que mais me beneficiou do que eu a ele. Ao Dr. Luiz Mauro Andrade da Fonseca, que realizou com a colaboração dele importantes pesquisas sobre a história de Barbacena, peço que aceite minhas sinceras condolências.
Que Deus receba a sua alma no Seu Reino e nos dê o consolo por sua ausência temporária!

https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/12/adeus-francisco-rodrigues-de-oliveira.html

Cordial abraço,
Francisco Braga

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

AMÉM!