terça-feira, 7 de março de 2023

Colaborador: VIVALDI (Wenceslau) MOREIRA


Por Francisco José dos Santos Braga 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
VIVALDI MOREIRA (1912-2001) foi um jornalista, advogado, escritor e homem público de Minas Gerais. Nasceu na Fazenda do Tanque, em São Francisco do Glória, na Mata Mineira; cursou as primeiras letras em Carangola, MG, e, no Rio de Janeiro, bacharelou-se pela Faculdade Nacional de Direito, na turma de 1937, enquanto trabalhava na imprensa. 
 
Regressando a Minas em 1940, advogou no interior por apenas um ano e se fixou em Belo Horizonte. Foi sucessivamente advogado e editor da “Revista da Associação Comercial de Minas Gerais”; editorialista da “Folha de Minas”; fundador do jornal mensal “Minas em Foco”; auditor do Tribunal de Contas do Estado e conselheiro desse Tribunal, chegando a presidi-lo por duas vezes. 
 
Foi diretor-geral da Imprensa Oficial do Estado. Eleito em 1959 para a Academia Mineira de Letras, tornou-se, em 1988, seu presidente-perpétuo, por eleição unânime de seus membros. Publicou 23 livros de ensaios: o primeiro, em 1951, “Sociologia da crise”, sobre a obra do filósofo Ortega y Gasset; o último, em 1999, “Cobras e lagartos”. 
 
Vivaldi Moreira foi o responsável por conquistar, para a Academia Mineira de Letras, a sua atual sede, o Palacete Borges da Costa, à rua da Bahia, número 1.466, perto da Igreja de Lourdes. [MOTA E SILVA, 2017, 23-25] relembra matéria do Estado de Minas, registrada por Oiliam José nas Efemérides da Academia Mineira de Letras - 1909/2009, editadas quando do centenário da entidade: “(...) Vivaldi ambicionava o prédio do Tribunal de Justiça para a Academia. Negado, pleiteou ao governador Hélio Garcia o da Secretaria da Agricultura, perto da Rodoviária. “Um dia, ele veio a uma solenidade na Academia e eu insisti no prédio da Secretaria da Agricultura. Hélio Garcia disse que aquele ele não dava, mas que havia arranjado outro: ‘Lá eu não dou porque vocês já são velhinhos e lá tem muito trombadinha e muito trottoir. Mas já tenho um lugar para vocês o Palacete Borges da Costa, na Rua da Bahia. Lá é que os velhinhos devem ficar.’”
 
Como se vê, foi Vivaldi quem viabilizou a construção do anexo, onde funciona o auditório que hoje leva o seu nome e o foyer que abriga lançamentos de livros e exposições. Como justa homenagem, o Auditório da Academia Mineira de Letras recebe o seu nome.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
 

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS: Homenagem ao Acadêmico e Presidente Perpétuo Vivaldi Moreira, 08/07/2021
 
AQUINO,  Monsenhor Almir de Resende: Traços Biobibliográficos de José Severiano de Rezende, in Blog de São João del-Rei, postado em 17/07/2015

BRAGA, Francisco José dos Santos: Necrológio de  José Severiano de Rezende, postado em 26/01/2017
 
_____________________________: Meu discurso de posse na Academia Lavrense de Letras em 30/01/2016,  ocupante da Cadeira nº XVI, patroneada por José Severiano de Rezende, postado em 31/01/2016
 
__________________________: Poemas adolescentes inéditos de José Severiano de Rezende, postado em 12/09/2019
 
MOTA E SILVA, Gutemberg: Fundada em Juiz de Fora, Academia ficou 25 anos sob o comando de Vivaldi, Revista MagisCultura Mineira, nº 17, abril de 2017, 46 p.


3 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Tenho o prazer de hospedar no Blog de São João del-Rei o colaborador VIVALDI MOREIRA (1902-2001), o que vai sem dúvida engrandecer o nosso ponto de leitura.
Para estreia dessa ilustre colaboração, escolhi um discurso do ensaísta mineiro e presidente-perpétuo da Academia Mineira de Letras proferido em homenagem ao centenário de nascimento do escritor José Severiano de Resende (1871-1971).
Aos que se interessarem por maiores informações sobre José Severiano de Resende, recomendo a leitura da Bibliografia proposta no segundo item abaixo.

TEXTO DO DISCURSO
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2023/03/o-homem-severiano-de-resende.html

BREVE BIOGRAFIA DO AUTOR
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2023/03/colaborador-vivaldi-wenceslau-moreira.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Cordel disse...

Parabéns

Pedro Rogério Moreira (jornalista e sócio da Gracián Telecom, cronista e memorialista brasileiro) disse...

Prezadíssimo Braga! Saúde!
Agradeço-lhe a estima por Vivaldi. Muito desvanece ao filho vê-lo lembrado em tão conceituado veículo de comunicação literária.
Meu agradecido abraço.
Pedro Rogério Moreira