segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO JOÃO DEL-REI


Por ALVINO COSTA FILHO *
 

Este é um texto transcrito do vídeo-memória UM MUSEU PARA EL REY: SOUZA CRUZ SOBRE DIA DE INAUGURAÇÃO DO MAS-MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO JOÃO DEL-REI com registro histórico sobre a aquisição predial, doação para a Fundação Museu de Arte Sacra de São João del-Rei, reforma, montagem e inauguração do MAS em 06/07/1984 .
Autorizei que as informações e  disponibilização do vídeo, fotos e informações relativas à inauguração do MAS fossem entregues ao Blog de São João del-Rei para sua edição no YouTube por intermédio de Edson Assis Coelho, responsável pelas Obras Civis e Instalações Elétricas do MAS.
Dedico o presente trabalho a dois grandes colaboradores: Edson Assis Coelho e Gil Amaral Campos (in memoriam), que, durante todo o tempo de duração da obra, graciosamente levava as correspondências e mensagens entre os dirigentes da obra de construção civil do MAS e a sede da Cia. Souza Cruz no Rio de Janeiro, na Rua da Candelária, nº 66/8º andar, no centro do Rio de Janeiro-RJ. Contei com a colaboração de Bruno Braga Campos, filho do colaborador Gil Amaral Campos, para a divulgação do vídeo no formato do YouTube.

 

 

Inauguração do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei:  06/07/1984  -  Crédito pela foto: Antônio F. Giarola


O pintor José de Aquino que há muitos anos se dedica a retratar o belo casario de sua cidade, São João del-Rei, resolveu naquela sexta-feira pintar algo novo: assentou seu cavalete em lugar estratégico e pôs-se a trabalhar pacientemente. Seu objetivo: transferir para a tela o Museu de Arte Sacra de São João del-Rei, cuja inauguração estava marcada para aquela noite.  
E São João del-Rei amanhecera com uma novidade no ar: desde cedo, o movimento inusitado de automóveis, visitantes, fotógrafos e cinegrafistas tirava o são-joanense de sua calma habitual. 
Naquele dia (06/07/1984), muita gente importante iria chegar, e, entre os convidados, um filho ilustre da terra, o próprio governador do Estado de Minas Gerais, Tancredo de Almeida Neves. 
Entre os grandes tesouros artísticos de Minas Gerais, hoje representados por cidades como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Congonhas e outras, São João del-Rei ocupa um papel de grande importância. 
Nas igrejas estão guardadas obras quase desconhecidas e de imenso valor histórico. Por muitos e muitos anos, através dos séculos, as igrejas sempre foram o lugar mais seguro para se guardarem essas riquezas, que nasciam da fé e se multiplicavam nas mãos de um sem-número de artistas locais. E percebe-se em cada são-joanense o orgulho de se sentir dono de um dos mais raros patrimônios históricos do Brasil. Muitos desses cidadãos fazem parte das irmandades religiosas locais, outros são simplesmente estudiosos da sua herança e de sua tradição. A verdade é que em São João del-Rei respiram-se tradição e história. 
Aqui foi um dos palcos da famosa Guerra dos Emboabas, quando então o lugar chamava-se Arraial Novo do Rio das Mortes. O ouro e outras riquezas minerais foram responsáveis pela erguimento da Vila que, em homenagem ao então rei de Portugal, D. João V, ficaria conhecida como São João d'El Rey. 
O Museu de Arte Sacra começou a ser construído oito meses antes de sua inauguração e foi fruto de um antigo encontro de diretores da Souza Cruz com o então Senador Tancredo Neves. Não era apenas um museu necessário que reunisse as obras guardadas até então nas igrejas ou em poder das irmandades religiosas do lugar. Era um sonho de toda a cidade. 
O local escolhido foi o antigo Largo do Rosário (hoje, Praça Embaixador Gastão da Cunha). O prédio, durante 113 anos, até 1853, abrigou a velha cadeia pública da cidade. Durante as obras, muitas partes do que fora a prisão ficaram à mostra, revelando nichos e porões quase soterrados; velhas paredes internas foram demolidas, cedendo lugar a um projeto racional e seguro que se destinasse a abrigar um verdadeiro museu. 
Eis o que o responsável pelas Obras Civis e Instalações Elétricas, Sr. Edson Assis Coelho, disse sobre as dificuldades que encontrou no desempenho de sua função:
É uma obra bastante curiosa, visto termos encontrado toda a alvenaria em paus a pique, o que mantinha as características do século passado, mas que não oferecia a devida segurança para o objetivo de ser o Museu de Arte Sacra de São João del-Rei. Então tivemos que refazer a alvenaria em tijolos, uma construção mais moderna, para assim darmos toda a segurança à obra, alcançando o objetivo. Esperamos estarmos aqui na inauguração brevemente com essa maravilha com a qual São João é premiada.

Mesmo antes de sua construção, era perceptível a preocupação dos que guardavam o disperso, mas rico acervo de obras sacras locais. Tendo sido entrevistado, assim se expressou sobre o empreendimento o Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar:

De fato, é de suma importância a conservação desses objetos de arte na nossa cidade, sobretudo de arte sacra, porque posso dizer que todos os turistas que aqui vêm não conseguem apreciar toda esta riqueza que nós possuímos, porque estão fechados. Mas agora com essa criação e montagem do museu, essas peças com segurança vão ser vistas por todos.

Mas finalmente chegava o dia de entregar a obra à população, aos estudiosos e aos pesquisadores, donde quer que viessem. O Brasil ganhava mais um museu. Eis as palavras do Presidente da Souza Cruz, Sr. Kenneth Sumner, durante a cerimônia da inauguração do museu:

Novamente Dr. Tancredo, a Souza Cruz marca a sua presença em Minas Gerais. É a vez desse magnífico santuário cultural e artístico, desse legítimo patrimônio histórico e universal que se chama São João del-Rei colaborar com os objetivos culturais do seu governo, proporcionar a esta cidade a guarda e a preservação do seu incalculável acervo religioso e artístico; e com isso, reavivar a memória desta região e deste país, esta é uma missão que a Souza Cruz cumpre com prazer.

Dada a palavra ao Governador Tancredo Neves, ele só teve palavras de gratidão a todos os que se esmeraram em presentear São João del-Rei com o projeto do Museu de Arte Sacra, em especial à outorgante Cia. Souza Cruz:

Esse museu atravessará os anos - peço aos céus que atravesse os séculos - enriquecido, opulentado e admirado por todos e quanto mais ele atravessar os tempos e o séculos, haveremos de lembrar que a Cia. Souza Cruz não é apenas um empreendimento industrial, não é apenas uma empresa com a preocupação de lucros, mas é sobretudo e principalmente uma atividade que sabe prezar, valorizar e destacar os valores permanentes, eternos e insubstituíveis da nossa cultura.
Mais de 100 peças totalizam o acervo do museu, em sua maioria obras do século XVIII. Aqui vai ser apreciado o Cristo na Coluna de Aleijadinho, uma de suas peças de maior importância; Nossa Senhora da Piedade, a Pietà, finalmente saiu da Irmandade onde estava e, a partir de agora, poderá ser admirada por todos; a obra é portuguesa e, segundo os estudiosos, trata-se da maior atração do Museu de Arte Sacra. 
Mas o museu não é feito só de imagens. Uma de suas salas é dedicada à prataria e às peças em ouro feitas com matéria prima extraída do próprio lugar. O assessor de Museografia e Restauração do Prédio, museólogo Fernando Menezes de Moura, informa sobre a Sala de Prataria do museu:
Nesta sala reunimos o acervo, todo ele de prata e ouro. Temos aqui o melhor material recolhido nas igrejas de São João del-Rei.
Inúmeras outras preciosidades puderam abandonar o silencioso abrigo das igrejas, irmandades e mãos de zelosos guardiães da população. Pouco a pouco, elas iam chegando para serem catalogadas, restauradas e expostas. O tesouro são-joanense, enfim, começava a vir à luz e o velho sonho virava realidade. 
No dia seguinte, São João del-Rei voltava à calma de sempre. Nem parecia que na véspera tivesse tido tanto movimento por ali. Mas, mesmo com sua tranquilidade habitual, era possível notar alguma coisa muito importante no ar: a cidade estava mais feliz.
 
 
* Arquiteto e coordenador geral do Projeto: Restauração do Prédio do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei pela Cia. Souza Cruz

Museu de Arte Sacra de São João del-Rei: inaugurado em 6 de julho de 1984 pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Minas Gerais DOUTOR TANCREDO DE ALMEIDA NEVES na presença das autoridades: Dr. Gerardo Cid de Castro Valério-Prefeito Municipal de São João del-Rei; Deputado José Aparecido de Oliveira-Secretário da Cultura do Estado de Minas Gerais; Dom Antônio Carlos Mesquita-Bispo da Diocese de São João del-Rei e Representantes das Irmandades Religiosas, da Fundação Museu de Arte Sacra de São João del-Rei e da Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Minas Gerais. A Companhia Souza Cruz Ind. e Com., através de seu Presidente, sr. Kenneth Murray Sumner, faz doação deste prédio e de suas instalações à Fundação do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei para contribuir na preservação do patrimônio artístico e histórico com que Minas Gerais engrandece a cultura do País. São João del-Rei, 6 de julho de 1984.




Em 29 de setembro de 1989, o arquiteto Alvino Costa e o diretor da Souza Cruz, sr. Kenneth L. Light, receberam na Câmara de Vereadores da cidade, o título de CIDADÃO SÃO-JOANENSE pela obra de criação e restauração do Museu de Arte Sacra. A solenidade foi pretigiada pela sra. Risoleta Neves, pelo Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva e pelas famílias dos homenageados.

Arquiteto Alvino Costa Filho e família, recebendo o prêmio do IAB-Instituto dos Arquitetos do Brasil pela obra de criação, restauração do MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei (dezembro de 1984)

Professor e museólogo Fernando Moura, autor da Museografia e lay-out do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei (dezembro de 1984)

Dom Lucas Moreira Neves, arcebispo primaz do Brasil, recebendo a visita do arquiteto Alvino Costa, autor do projeto de criação e restauração do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei, cidade natal do primeiro. (1984-1985)



 

Correspondência expedida pela Fundação Museu de Arte Sacra de São João del-Rei em seu papel timbrado: 

OF. Nº 056/84 
 
São João del-Rei, 27 de dezembro de 1984. 
 
Ao 
Exmo. Sr. 
KENNETH MURRAY SUMNER 
Presidente da Cia. Souza Cruz Ind. e Com. 
Rua Candelária, 66-Centro 
CEP: 20.092 
 
Prezado Senhor, 
 
Respeitosas Saudações. 
Foi com enomrme satisfação que recebemos a notícia da Premiação obtida no Instituto dos Arquitetos do Brasil com a apresentação do Projeto de implantação e organização do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei. 
Acredite que este é motivo de muito orgulho e vaidade para todos os que pertencem à Fundação Museu de Arte Sacra de São João del-Rei e também para toda a comunidade sanjoanense. 
O feliz acontecimento já se encontra comunicado a todos os meios de comunicação (jornais e rádios locais) para em breve ser noticiado em nossa cidade de São João del-Rei.
Despedimo-nos parabenizando toda a Equipe da Cia. Souza Cruz Ind. e Com., e em especial ao arquiteto ALVINO COSTA FILHO pelo excelente trabalho realizado. 
Com nossos protestos de alta estima e apreço. 
 
Atenciosamente,
 
Assinam pela Fundação Museu de Arte Sacra de São João del-Rei os seguintes membros do seu Conselho: 
Dom Antônio Carlos de Mesquita 
Dr. Gerardo Cid de Castro Valério 
Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva 
Dr. Euclides Garcia de Lima 
Prof. Fábio Nelson Guimarães 
Sr. Júlio Teixeira 
Sr. Luís de Melo Alvarenga

 

II. AGRADECIMENTO

 
O gerente do Blog de São João del-Rei agradece à sua amada esposa Rute Pardini Braga a formatação e edição das fotos pertencentes ao acervo particular do arquiteto Alvino Costa Filho, cedidas por sr. Edson Assis Coelho, utilizadas neste trabalho.
 
 
III. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
 
BARRETO, Reinaldo Paes: Ah! doutor Tancredo: que saudade!, in JORNAL DO BRASIL, edição de 4/3/2010, na coluna Sociedade Aberta, postado no Blog de São João del-Rei em 27/09/2023.
 
IRMANDADES, CONFRARIAS, ARQUICONFRARIAS E ORDENS TERCEIRAS: documentário sobre o MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei (a partir de 39:17 do vídeo)
 
UM MUSEU PARA EL REY: vídeo-memória, propriedade de Alvino Costa Filho, transcrito no presente post pelo gerente do Blog de São João del-Rei.
Link do vídeo-memória: https://youtu.be/WR0npsnHySw 👈

22 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Até hoje se encontrava inédito o vídeo e o registro histórico sobre a aquisição predial, doação para a Fundação Museu de Arte Sacra de São João del-Rei, reforma, montagem e inauguração do MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei em 06/07/1984.
Tive a sorte de encontrar esse material valioso com sr. Edson Assis Coelho, que tinha sido responsável pelas Obras Civis e Instalações Elétricas do MAS em 1983-1984.
Com a colaboração de algumas pessoas mencionadas no texto, posso finalmente oferecer ao leitor do Blog de São João del-Rei a história do trabalho ingente que representou a epopeia da criação e restauração do MAS.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2023/12/inauguracao-do-museu-de-arte-sacra-de.html 👈

Link do vídeo-memória: https://youtu.be/WR0npsnHySw 👈

Cordiais saudações,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Marília Ibanez disse...

🙌🙌🙌🙌

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga

Magníficos os dados e a documentação em vídeo sobre o valioso Museu de Arte Sacra de São João del- Rei.
Muito obrigado.
Aproveito para desejar ao senhor e toda família boa continuidade desta quadra natalina e um ano de 2024 com as bênçãos de nossos Pais celestiais, muita saúde e realizações.
Cumprimentos
Cupertino

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Maravilha!
Arquivei.
Abs

Eudóxia de Barros (insigne pianista e grande concertista) disse...

Muito grata e igualmente lhe desejo e a todos os seus, um Feliz 2024 !!!!!

Profª Drª Elizabeth dos Santos Braga (professora e orientadora de teses na USP) disse...

Lindo!
Feliz 2024, Franz e Rute!
Beijos,
Petete

Dr. Paulo Miranda (advogado, corretor e membro da Academia Divinopolitano de Letras) disse...

Obrigado.
Que 2024 seja um ano abençoado para todos nós, Francisco e Rute.
Fraterno abraço.

Dra. Merania Aparecida de Oliveira (jornalista e sócia-diretora da Associação Instituto Roque Camêllo) disse...

Feliz Ano Novo com muita paz, saúde e alegria!
Abraços extensivos à querida Rute.
Merania

Edu Oliveira (ex-seminarista salesiano, organizador e facilitador de encontros) disse...

A cada Natal nossas lembranças são alimentadas pela alegria da vida regada por amizades eternas.
Feliz ANO NOVO.

Jorge Antunes (professor universitário, compositor, precursor da música eletrônica no Brasil, reconhecido internacionalmente) disse...

Parabéns.
FELIZ 2024, com boa saúde, pra você e Rute.

Raquel Naveira (membro da Academia Matogrossense de Letras e, como poetisa publicou, entre outras obras, Jardim Fechado, antologia poética em comemoração aos seus 30 anos dedicados à poesia) disse...

Agradeço e retribuo os votos de Feliz 2024 com Amor, Saúde, Paz e Realizações Literárias.
Abraço fraterno,
Raquel Naveira

Prof. Dr. João Gomes Filho (professor de Design, em suas 3 modalidades, possui 4 livros em Design e possui grau de Pós-graduação stricto sensu. Mestrado em Desenho Industrial: Estruturas Ambientais Urbanas- Universidade de São Paulo FAUUSP – 1988 e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo: Universidade de São Paulo FAUUSP- 1995. É também membro correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

FJSBraga,
Feliz ano Novo com muita saúde e paz.
Abraços.

Paulo José de Oliveira (presidente da AFL-Academia Formiguense de Letras e do CLMM-Clube Literário Marconi Montoli) disse...

Republiquei corrigido, meu caro!!! Gratidão!

Att.,
Paulo José de Oliveira (Pajo)

Dr. Paulo Milagre (escritor e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Parabéns amigos.
A simplicidade do vídeo diz muito mais que um vídeo totalmente trabalhado.
O pequeno vídeo mostra a principal pessoa do Natal.
Fraterno abraço.
Paulo Milagre.

Paulo Roberto Sousa Lima (escritor, gestor cultural e presidente reeleito do IHG de São João del-Rei para o triênio 2021-2023) disse...

A performance é curta, mas sublime. No texto, sugeriu uma discussão em minha casa sobre "cueros" que aqui se fala para pouca roupa no recém nascido. Parabéns ao casal. Feliz 2024.
Paulo Sousa Lima

Gilberto Mendonça Teles (autor de O terra a terra da linguagem e Hora Aberta-Poemas Reunidos e é membro da Academia Goiana de Letras) disse...

Renovo ao casal os votos para Feliz 2024.

Abraço do Gilberto Mendonça Teles

Celso José Benedito Rodrigues (trompista e doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professor adjunto (Trompa) da Universidade Federal da Bahia/UFBA - e professor de Trompa da Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG) disse...

Bom dia Francisco!
Feliz Ano Novo pra você e para Rute.
Abração

Ivan Alves Filho (historiador, documentarista, jornalista e autor de 20 livros) disse...

Muitas felicidades para você e os seus em 2024.
Com o melhor abraço,
Ivan.

Wagner Colombarolli (historiador, cafeicultor, professor de Metalurgia, sócio da Mattra, membro efetivo do IHG-MG, ocupante da Cadeira 53, e da AML-Academia Mineira de Letras, ocupante da Cadeira 30) disse...

Caro Francisco Braga,

Bom dia e Feliz 2024.

Grato por sua lembrança e pela generosa mensagem e também pelas outras belas no decorrer de 2023. Ao alvorecer deste Ano Novo, desejo-lhes, para você e família, todo o sucesso para tudo aquilo que almejam e merecem, com paz, amor e saúde.

Grande abraço.

Jota Dangelo (escritor, jornalista, membro da Academia Mineira de Letras e sócio honorário do IHG de São João del-Rei) disse...

Agora sim, tudo recebido corretamente. Que 2024 chegue cheio de coisas boas, muitas felicidades e muito boa saúde para o casal. E muita produção literária. Jota Dangelo e Maria Amélia

Tereza Raquel Assis de Oliveira Pugliese (membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei) disse...

Meu caro confrade,
Venho através deste cumprimentá-lo pelas brilhantes crônicas, textos com as quais tem nos presenteado.
Aproveito ainda a oportunidade para desejar a você e toda sua família um maravilhoso ano novo, com muitas bençãos, alegrias e paz.
Que em 2024 todos tenhamos a sabedoria, a paciência para continuarmos nossa luta de historiadores na preservação histórica, divulgação dos fatos, personagens e momentos que não devem jamais serem esquecidos.
Um grande abraço
Tereza Raquel Assis de O. Pugliese

João Alvécio Sossai (escritor, autor de "Um homem chamado Ângelo e outras histórias, ex-salesiano da Faculdade Dom Bosco e ex-professor da UFES (1986-1996)) disse...

Prezado Francisco,
Agradeço os votos e retribuo a você e sua esposa, na expectativa de que continuem espalhando conhecimento e cultura neste novo ano que se inicia e em muitos anos mais.

João Sossai