sábado, 10 de fevereiro de 2024

DUZENTOS ANOS DE UM SONHO DE SÃO JOÃO BOSCO


Por João Bosco de Castro Teixeira
 
 
O sonho dos 9 anos - Crédito: Link: http://denisdutramarques.blogspot.com/p/os-sonhos-de-dom-bosco.html  👈
 
O Fundador da Congregação Salesiana, São João Bosco, foi uma pessoa dotada de características peculiares. Uma delas, ter encontrado nos sonhos respostas, caminhos e soluções para as muitas peripécias que a vida se lhe apresentava. 
 
Certa época da vida, quando já sacerdote, relatou a seus colaboradores um sonho que tivera em sua adolescência. Um sonho cujos conteúdos tornaram-se emblemáticos para a missão que,  entendia , lhe estava reservada. “Um sonho que me ficou profundamente impresso na mente por toda a vida”. 
 
Singela e resumidamente o que ele narrou para seus colaboradores foi o seguinte:
Vi-me num prado onde multidão de meninos se divertia. Diante das blasfêmias que proferiam, pus-me no meio deles, agredindo-os com socos. Nisso, vi um homem venerando que, chamando-me pelo nome, me disse: “Não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos”. Dirigi-me àquele senhor: quem sois para me ordenar coisas impossíveis, dado que sou menino pobre e ignorante? O senhor falou-me: “Eu te darei a mestra, sob cuja orientação poderás tornar-te sábio, orientação sem a qual toda sabedoria se converte em estultice”. Apareceu-me, em seguida, uma senhora de aspecto majestoso que me tomou pela mão. No lugar dos meninos que haviam fugido, apareceram cabritos, cães, gatos, ursos e outros animais. A senhora falou-me: “Eis o teu campo onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte e robusto. E o que agora vês acontecer a esses animais, deves fazê-lo aos meus filhos”. Os animais ferozes haviam se transformado em mansos cordeiros. Comecei a chorar copiosamente quando, então, a senhora descansou a mão em minha cabeça dizendo: A seu tempo tudo compreenderás”. 
 
Independentemente do que sejam os sonhos, das inúmeras indagações possíveis sobre esse “oráculo da noite”, o fato é que para São João Bosco o sonho, tido na adolescência, tornou-se referência obrigatória para sua atividade pedagógica no meio da juventude. 
 
Dom Bosco entendeu qual seria sua missão. Entendeu também quais princípios deveriam orientar seu trabalho. Antes de qualquer outra coisa, intuiu que a essência do processo educativo se dá com a presença/relação. Sem esta, nada acontece, pois só a “relação” educa. Uma relação racional, sem espaço, por exemplo, para o castigo. Uma relação carinhosa, em que o educando sinta que é amado. E uma relação espiritual, da qual não se elimina a transcendência do existir. 
 
Os Salesianos estão comemorando os “duzentos anos” desse sonho, porque acreditam que, ainda hoje, mesmo com os tempos mudados, a presença/relação do educador ao lado do educando é, no processo educativo, não só fator insubstituível como constitui seu fator chave de sucesso. E os seguidores de Dom Bosco sabem que a salesianidade não se dá sem a presença entre os jovens. 
 
Dom Bosco entendeu, pois, o que dele esperava a Divina Providência. Mais ainda: levou toda uma vida dedicada aos jovens segundo os princípios educativos colhidos daquele sonho. Um sonho luminar que inspirou o assim chamado “sistema preventivo na educação da juventude”. Preventivo no sentido de o educador ser capaz, com a presença/relação, de se antecipar aos desejos, às aspirações, às necessidades dos educandos. Do meu ponto de vista, uma maneira de ser educador com absoluta validade para nossos dias tão conturbados. 
 
Duzentos anos de um SONHO que apontou para São João Bosco, e seus seguidores, a maneira de ser graça para os jovens em des-graça.

10 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
O Blog de São João del-Rei tem o prazer de publicar um novo texto de seu colaborador, JOÃO BOSCO DE CASTRO TEIXEIRA, relatando um sonho profético de Dom Bosco, com apenas 9 anos de idade, que veio a se tornar "referência obrigatória para sua atividade pedagógica no meio da juventude".
Sabemos que ele nasceu em 16/08/1815 em Castelnuovo Don Bosco; portanto, deve ter tido esse sonho em 1824. De fato, 2024 é o ano em que se comemora o bicentenário de seu sonho profético que lhe possibilitou intuir o seu método educativo, conhecido como "sistema preventivo" de educação da juventude.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/02/duzentos-anos-de-um-sonho-de-sao-joao.html 👈

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Heitor Garcia de Carvalho (pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psciologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008) disse...

Sonho que se tornou uma grande realidade...

Mas...
nas últimas décadas a instiuição deixou-se permear de pessoas que não abraçaram de coração e ação o espírito do fundador...
Comparo a Cogregação com os Maristas,,,
Estes estão se multiplicando no Brasil (minhas netas frequentam a escola em Varginha)
mas indo, por exemplo, a Pará de Minas, o prédio estaava quase vazio,
uns dois ou três seminaristas mais para violão e rádio-difusão e auto- promoção.
Escolas fechando em muitos lugarescom os antigos professores passando ao "segundo andar" sem sucessores á altura...
Difícil compfeender os "tempos de Deus" em tudo isto...
Heitor

Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas (flautista, professora de música e regente são-joanense) disse...

Olá, Francisco. Há pessoas especiais já nascem assim e se revelam desde muito cedo.

Hilma Pereira Ranauro (escritora, autora de "Descompasso" e "O Falar do Rio de Janeiro" e membro efetivo da Academia Brasileira de Filologia e da Academia Virtual Mageense de Letras) disse...

QUANTAS VEZES,AMIGO, O SANTO ESPÍRITO NOS DÁ ORIENTAÇÕES, RESPOSTAS A QUESTÕES QUE NOS INQUIETAM.

E AS SEGUIMOS E CHEGAMOS LÁ, POR MANEIRAS QUE SE NOS APRESENTAM SABE-SE LÁ COMO.

COMO ISSO ME ACONTECEU, AMIGO.

Elizabeth dos Santos Braga disse...

Querido Franz,
que alegria ler esse texto tão bonito e bem escrito, marcas de meu antigo mestre da Faculdade Dom Bosco.
Esse princípio relacional que o Prof. João Bosco aprendeu com seu santo e educador predileto nos transmitiu muito profundamente nas aulas de "Dinâmica de Grupo". E eu continuo estudando esse princípio, principalmente nos textos de Vigotski, e tentando colocar em prática.
Interessante que, de acordo com a Pedagogia Waldorf, aos 9 anos a criança passa pelo "Rubicão", uma fase/crise muito importante. Veja o que diz este autor em comentário ao livro "A criança aos 9 anos" de Herman Koepke: ""Na vida de todos nós existe um importante 'ponto de mutação' (turning point) entre as idades de nove e dez anos. Mais acentuado em alguns e menos acentuado em outros. Neste período, acontece alguma coisa que funciona como um fator determinante no destino futuro daquele ser humano. (...)" (Jörgen Smit, Alemanha). Achei uma impressionante coincidência com o sonho de São João Bosco!
Abraços ao autor e a você,
Petete

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga

Uma apreciação interessante sobre aspecto da vocação de S. João Bosco. Homologamente à projeção da pedagogia salesiana para a juventude, temos no Brasil a freiriana na alfabetização e promoção de adultos.
Cumprimentos,
Cupertino

Geraldo Reis (poeta, membro da Academia Marianense de Letras e gerente do Blog O Ser Sensível) disse...

Nosso muito obrigado. E, sempre, nosso abraço.

Benjamin Batista (fundador de diversas Academias de Letras na Bahia, presidente da Academia de Cultura da Bahia, showman e barítono de sucesso) disse...

Bravo! Aqui em Salvador,o Colégio Salesianos, onde meu filho estudou, preserva o ideal de Dom Bosco. Abraço.

Raquel Naveira (membro da Academia Matogrossense de Letras e, como poetisa publicou, entre outras obras, Jardim Fechado, antologia poética em comemoração aos seus 30 anos dedicados à poesia) disse...

Que belo e profético sonho teve Dom Bosco!
A educação que transforma vidas de uma forma integral, com "amorevolezza".
Difícil ver a situação hoje da educação, a deturpação das mentes, as falsas ideologias, caro Francisco Braga.
Mas continuemos com esperança e a certeza de que Deus está no controle da História.
Abraço fraterno,
Raquel Naveira

Roberto Andrade (diretor do jornal Tribuna de Sete Lagoas) disse...

Caro JFSBraga,

Recebo sempre, com prazer, suas matérias.
Um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho.