quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

O LIVRO EM MINHA VIDA


Por JOSÉ CIMINO *

 

 
Estive a pensar: O que seria de mim não fossem os livros. 
 
Livros: desde aqueles da minha alfabetização, desde o livrinho do catecismo que me preparou para a “primeira comunhão”, até os grossos volumes do curso universitário. Em especial, vem-me à memória a Gramática Expositiva de Eduardo Carlos Pereira, na qual estudei a estrutura linguística e lógica do nosso idioma. Pedagogo e educador nato, além de conhecer profundamente a complexa língua portuguesa, Eduardo Carlos Pereira exemplificava as regras gramaticais, com provérbios, ditos populares e citações extraídas de autores clássicos da nossa herança literária, com o objetivo de possibilitar, ao estudante, internalizar valores morais, éticos e de patriotismo, além de, pouco a pouco, ir despertando, nele, o interesse pela literatura. Nos quatro anos de ginásio e nos três do curso clássico tive o privilégio de estudar português com o grande Mestre mineiro de Poços de Caldas. Sua gramática, ao longo de sete anos de estudo e manuseio, foi um dos livros que muito contribuiu para me plasmar o espírito e a personalidade. De tal modo esse livro me influenciou que, de certo modo, está no DNA da minha formação intelectual. 
 
A gramática é a lógica revelada da língua, sem a qual não se consegue pensar, falar e escrever corretamente. Essa lógica, uma vez assimilada, contagia de logicidade todas as outras atividades intelectuais do estudante. É a base e o ponto de partida para a aventura na direção de estudos e pesquisas em todas as áreas do saber humano. Eis porque, ergo loas aos tempos, nada retrógrados, em que me foi possível estudar a gramática portuguesa com professores altamente qualificados.
 
 “O tempora, o mores”, que tempos, que costumes, aqueles! ¹
 
A gramática deu-me uma forma mentis ², instrumentou-me o espírito para pensar, falar e escrever de modo ordenado e lógico. 
 
Então indago: Que seria de mim sem a Gramática Expositiva de Eduardo Carlos Pereira? Com certeza, eu seria um “outro” e não aquele que, hoje, eu sou. E estendo a todos os livros que li e estudei o inefável papel na construção do EU QUE HOJE EU SOU. Tem que ser néscio e ter cérebro de batráquio para proibir o estudo da gramática nas escolas brasileiras. Lamentável sinal de decadência. 

 
II. NOTAS EXPLICATIVAS pelo gerente do Blog

 
¹ Excerto da 1ª Catilinária, discurso que Marco Túlio Cícero proferiu contra L. Catilina no Senado Romano em 63 a.C., que se encontra no 2º parágrafo do exórdio. Foram 4 as Catilinárias: a primeira e a última foram dirigidas ao Senado Romano; as outras duas foram proferidas diretamente ao povo romano. Todas as quatro foram compostas para denunciar explicitamente Lúcio Sérgio Catilina no contexto da Segunda Conspiração Catilinária.  
 
² A forma mentis é um conceito latino utilizado principalmente na filosofia e na psicologia e que se refere ao modo como a mente opera. 
 
 
III. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
 
BRAGA, Francisco José dos Santos: Conspiração contra a República Romana (65-63 a.C.), publicada em tradução integral no Blog do Braga em 11/04/2016.
 
PEREIRA, Eduardo Carlos: Gramática Expositiva, São Paulo: Weiszflog Irmãos & Co., 1907, 370 p.

6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
O Blog de São João del-Rei pode se vangloriar de excelentes colaborações que tem recebido, especialmente aquelas vindas da pena do colaborador Prof. JOSÉ CIMINO, filósofo-poeta residente em Barbacena, onde dirige a AMEF-Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos e a ABROL-Academia Brasileira Rotária de Letras-MG Leste, além de participar como membro efetivo da ABL-Academia Barbacenense de Letras. Este é o caso do seu texto O LIVRO EM MINHA VIDA, em que defende a utilização da gramática na educação infanto-juvenil em oposição aos que propugnam a sua retirada do currículo escolar.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/02/o-livro-em-minha-vida.html 

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Heitor Garcia de Carvalho (pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psciologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008) disse...

José Cimino é excelente!
Obrigado pelo encaminhamento!
Heitor

Raquel Naveira (membro da Academia Matogrossense de Letras e, como poetisa publicou, entre outras obras, Jardim Fechado, antologia poética em comemoração aos seus 30 anos dedicados à poesia) disse...

Concordo plenamente com o Professor Cimino sobre o valor do estudo da Gramática.
Vejo com tristeza o quanto tem sido desprezado o ensino da Língua Portuguesa nas escolas.
Abraço fraterno, caro Francisco Braga.
Raquel Naveira

João Bosco de Castro Teixeira (escritor, ex-reitor da UFSJ e ex-presidente e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Francisco, leio regularmente seu Blog, para alegria minha. Fiquei muito alegre com a notícia relativa ao CIMINO.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga

Excelente texto! Frente à necessária "massificação" do ensino, a retirada da gramática nas práticas pedagógicas é meia desgraça. A desgraça completa é que não existe mais quem a saiba e, portanto, a saiba ensinar.
Cumprimentos,

Cupertino