sexta-feira, 24 de julho de 2020

Colaborador: DANILO Carlos GOMES


















DANILO Carlos GOMES nasceu em Mariana (MG), em 30 de dezembro de 1942. Diplomado em Direito e em Comunicação Social. Redator de publicidade, advogado, jornalista profissional, assessor do secretário de imprensa e divulgação da Presidência da República (1985-2004), cronista, pesquisador literário, comentarista de livros. Colaborador em periódicos. Pertence à Associação Nacional de Escritores, à Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, à Academia Marianense de Letras, à Academia Divinopolitana de Letras, à Academia Mineira de Letras, à Academia de Letras do Brasil, ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, à Academia Brasiliense de Letras. Cidadão Honorário de Belo Horizonte.
Bibliografia: Escritores brasileiros ao vivo, 2 vol., 1979/80; Uma rua chamada Ouvidor, 1980; Participante das coletâneas Crônicas mineiras, 1984, Ed. Ática; Água do Catete, 1984; Antigos cafés do Rio de Janeiro, 1989; Gerais, 1991, Ed. Cuatiara; Em torno de Rubem Braga, 1991;  De mãos dadas, 1995, Ed. Cuatiara; Cronistas de Brasília, vol. 1, 1995, org. de Aglaia Souza; O prazer da leitura, 1997, org. de Jacinto Guerra e outros; Poesia de Brasília, 1998, org. de Joanyr de Oliveira; A poesia mineira no século XX, 1998, org. de Assis Brasil; Mineiridade que sobrevive ao tempo, 1998; Poetas mineiros em Brasília, 2002, org. de Ronaldo Cagiano; Antologia de haicais brasileiros, 2003, org. de Napoleão Valadares; Poemas para Brasília, 2004, org. de Joanyr de Oliveira; Antologia do conto brasiliense, 2004; e Todas as gerações – o conto brasiliense contemporâneo, 2006, ambas org. de Ronaldo Cagiano; ANE – Cinquenta anos, org. Napoleão Valadares, 2013; Augusto Frederico Schmidt, Juscelino Kubitschek & Odilon Behrens, 2017.

3 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de acolher o novo colaborador do Blog de São João del-Rei, DANILO GOMES, meu confrade na Academia Marianense de Letras desde minha posse em 1º de junho de 2019.
Falando sobre sua carreira de escritor e jornalista, ele esclareceu que sempre conviveu muito bem, desde 1961, com as duas atividades.
"Tentei me aperfeiçoar nas duas atividades paralelas, trabalhando, estudando, aprendendo com os mestres, com o esquecidos José Amádio e José Alberto Gueiros, Rubem Braga e Rachel de Queiroz (esses dois últimos eu conheci pessoalmente e entrevistei Rubem Braga aqui em Brasília, no Hotel Torre, em 1986)."
Segundo ele, "o jornalista, quando escreve apenas como escritor, como criador de um texto literário, tem que buscar o melhor, ter estilo, elegância, uma pitada de humor, outra de lirismo, outra até de indignação e protesto – se for o caso. (...)"
Finalmente, confessa sua predileção pela crônica, como gênero literário: "Mas o que gosto mesmo de escrever é crônica. Gênero ou espécie, a crônica é meu território de lirismo, de humor, de protesto, de política. Sou, visceralmente, um cronista. Modesto, mediano, mas cronista. Os cronistas são meus confrades, meus irmãos. Esses dias perdemos em São Paulo um dos melhores: Lourenço Diaféria (1933-2008)."

Texto: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2020/07/antiga-estampa.html

Breve biografia do autor: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2020/07/colaborador-danilo-carlos-gomes.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Danilo Gomes (escritor, jornalista e cronista, membro das Academias Mineira de Letras e Brasiliense de Letras) disse...

Obrigado, mestre Braga. Até ilustração da Chapelaria Paulista tivemos no seu famoso blog. É uma honra participar do seu trabalho. Abraço do Danilo Gomes.