sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Colaborador: TEMÍSTOCLES LINHARES


Por Francisco José dos Santos Braga
 
Para redigir este texto, servi-me em parte da contribuição dada por Aramis Millarch à homenagem que prestou pelo transcurso dos 80 anos do mestre Temístocles Linhares.

Ao lado de Wilson Martins, TEMÍSTOCLES LINHARES (✰ Curitiba, 1905 - ✞ Montevidéu, 1993) é o maior nome da crítica literária no Paraná, com mais de vinte obras editadas e reconhecimento internacional. Por mais de 50 anos produziu textos críticos divulgados nos mais importantes jornais e revistas do Brasil. Ainda durante o curso de humanidades e mesmo depois de formado, Temístocles Linhares sofreu a decisiva influência do ambiente cultural de Buenos Aires, cidade em que esteve muitas vezes e em cuja Faculdade de Letras, na época sob a direção de Ricardo Rojas, fez estudos especializados de literatura. O contato com esse grande centro intelectual, onde convivia com escritores, jornalistas, professores e estudantes, concorreu decisivamente para levar Temístocles Linhares à carreira de Letras, proporcionando-lhe inclusive conhecimento em profundidade da literatura hispano-americana, de que afinal viria a ser, mais tarde, professor catedrático na Universidade do Paraná. 

Professor da UFPR a partir de 1938, sua estreia em livro ocorreu em 1949 com uma obra marcante: "Eça de Queiroz, um caso de ressentimento". 

Em 1953, a José Olympio Editora editou seu livro "Paraná Vivo - Sua Vida, Sua Gente, Sua Cultura", republicado muitos anos depois em convênio da editora com o Instituto Nacional do Livro (1985). 

Em 1953 ainda, lançou pela José Olympio Editora "Introdução ao mundo do romance", longo estudo sobre o novelístico ocidental amplamente utilizado pelos estudantes dos cursos de letras. 

Pela mesma editora, publicou "Interrogações" (1962 a 1966, três séries). 

Convidado para lecionar na Universidade de Coimbra, segue em 1965 para lá, permanecendo até 1966. 

Quando dirigia o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR, Temístocles se empenhou para edição de "Novo Caminho no Brasil meridional: a província do Paraná (3 anos em suas florestas e campos)", um relato do viajante inglês Thomas P. Bigg-Wither sobre sua viagem de três anos (1872-1875), importante testemunho sobre o espaço paranaense, publicado originalmente em Londres com o título Pioneering in South Brazil: three years of forest and prairie life in the province of Paraná ¹ e traduzido para o português em 1974. Consta que foi de sua leitura que o romancista Thomas Hardy, ao escrever "Tess of the d'Ubervilles" (1891), decidiu fazer com que um dos personagens de sua estória emigrasse para o Brasil, especificamente para "os arredores de Curitiba", onde se desenvolveu a frustada tentativa de colonização inglesa do Assunguy.

Temístocles Linhares se empenhou para edição de "Novo Caminho no Brasil meridional: a província do Paraná (3 anos em suas florestas e campos)" pelo viajante inglês Thomas P. Bigg-Wither
 
Ligado familiarmente à indústria do mate, convivendo inclusive em algumas atividades empresariais, foi autor, inclusive, de uma "História Econômica do Mate" pela José Olympio Editora em 1969. 
 
Em 1976 publica pela Imprensa Oficial "Primado do Nacional: a problemática das literaturas hispano-americanas", fruto de anos de dedicação à área de sua especialidade na UFPR. 
 
Finalmente para fins de apresentação do grande autor, cabe mencionar que, a exemplo dos mestres franceses, o “Diário de um crítico de 1976 a 1979” propôs a figura do intelectual na cidade dos homens, no mundo ideal do espírito, na condição humana.
 
 
 
II. NOTA EXPLICATIVA
 
¹  O original inglês em 2 volumes está disponível em arquivo PDF, podendo ser acessado o seu download em https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/518708  👈
 
III. BIBLIOGRAFIA
 
 
LINHARES, Temístocles: Interrogações (1ª série), Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1959, 357 p.
 
MILLARCH, Aramis: Os 80 anos do mestre Temístocles Linhares 
 
WIKIPEDIA: verbete "Temístocles Linhares"

2 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Procurei um texto que trouxesse uma reflexão sobre o efeito da guerra sobre a literatura; preocupava-me a dúvida se em tempo de guerra era possível vicejar uma literatura pujante e florescente. Minha busca recaiu num texto de TEMÍSTOCLES LINHARES, crítico literário, historiador, professor brasileiro e colaborador com diversos jornais e revistas, nascido em Curitiba.
Encontrei o que buscava no seu livro INTERROGAÇÕES (1ª série), publicado pela Livraria José Olympio Editora em 1959, ciente de que ele foi autor de 3 séries (ou 3 tomos) de Interrogações.
Seu texto é de 1941, em plena segunda Guerra Mundial, portanto em um momento muito propício para a referida reflexão.
TEXTO
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/01/a-guerra-e-literatura.html 👈

BREVE BIOBIBLIOGRAFIA
Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2024/01/colaborador-temistocles-linhares.html 👈

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Heitor Garcia de Carvalho (pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psciologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008) disse...

Obrigado!
Preciosas reflexões sobre a literatura e guerra.