domingo, 24 de janeiro de 2021

Colaboradora: MARIA INEZ MASARO ALVES

Crédito: jornal O Serrano, de Serra Negra-SP
A escritora, MARIA INEZ MASARO ALVES, é paulista de Andradina. É cidadã italiana por ser descendente de italianos da região do Vêneto, todavia sua cidadania foi concedida pela Comuna de Castelnuovo de Garfagnana, Província de Lucca, região da Toscana. Casada, mãe de cinco filhos, tem oito netos e um bisneto. Professora universitária aposentada, é graduada em Letras, licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutora em Sociologia pela UNICAMP. Reside em Serra Negra desde 2002, onde no ano de 2007 fundou o Círculo de Leitura que se tornou o idealizador e organizador das Feiras do Livro da cidade. 

Pelos serviços prestados à Comunidade nas áreas da educação, benemerência e cultura , em 2009, recebeu o Titulo de Cidadã Serrana outorgado pela Câmara Municipal de Serra Negra. 

Associada da União Brasileira de Escritores - UBE, escreveu em 2009 “Pulseira de Berloques”, livro de contos, quase memória, lançado em sua cidade natal, Andradina, e também na Livraria Cultura de Campinas. 

Em 2010 organizou a “Antologia Andradina - Prosa e Verso” com autores conterrâneos. 


 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2012, lançou o livro “Raízes da Ramalhada - Histórias da Serra Negra Rural”, livro de pesquisa enquanto pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp. 

Em 2014, juntamente com Rosângela Mendes Simões, organizou a “Antologia Serra Negra”.

Em 2016, lançou o livro “Sob a Proteção da Senhora do Rosário”, resultado da pesquisa sobre a história da primeira Paróquia de Serra Negra, que tem suas origens nas primeiras décadas do século XIX. Trabalho premiado com o Troféu Literatura 2018 pela ZL Editora, na categoria Pesquisa. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ainda em 2019 apresentou seus trabalhos no V Salão do Livro de New York e do IV Salão do Livro de Portugal, na cidade de Covilhã. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Participou de várias antologias paulistas escrevendo poesias e contos. Foi premiada no Concurso Cecília Meirelles, na Feira do Livro de Ribeirão Preto com o conto “Convite do Baile”. Com o título” A Borboleta Tatuada” participou da antologia “crônicas para a Liberdade”, comemorativa dos setenta anos de fundação da UBE-União Brasileira de Escritores. 
 
Escreveu em jornais das cidades onde residiu, como Andradina, Umuarama, Amparo e no “O Correio Popular” da cidade de Campinas. Com artigos científicos participou de várias revistas acadêmicas. 

Os livros sempre foram uma de suas paixões. Como leitora voraz, sempre teve o incentivo de seus familiares, especialmente suas irmãs mais velhas e de Cora Coralina, frequentadora assídua de sua casa de infância. Assim tornou-se, ainda criança, frequentadora assídua de livrarias e bibliotecas. Paixão que procura passar para as novas gerações. (...)

3 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Maria Inez Masaro Alves (escritora, professora universitária aposentada e autora dos livros Sob a Proteção da Senhora do Rosário, Pulseira de Berloques e Raízes da Ramalhada) disse...

Bom dia Francisco. Muito obrigada por sua deferência ao meu trabalho! Sinto-me honrada.
Abraço
Maria Inez

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de apresentar aos leitores do Blog de São João del-Rei a nova colaboradora MARIA INEZ MASARO ALVES, natural de Andradina-SP, hoje residente em Serra Negra-SP.
Dela escolhi um trecho muito ilustrativo do seu belo trabalho que constituiu um seu livro de 2016, intitulado "SOB A PROTEÇÃO DA SENHORA DO ROSÁRIO", com 416 páginas, todas em papel couché, muito utilizado pela indústria gráfica até hoje devido a sua alta qualidade de reprodução. Essa qualidade de papel se fazia necessário, eis que ela pretendia no Capítulo III do livro captar as melhores imagens do ilustrador italiano ANTONIO MARIA NARDI e dos IRMÃOS BASTIGLIA, Enrico e Ferdinando, nascidos no bairro do Brás em São Paulo. Essa equipe de magníficos artistas trabalhou na Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Serra Negra, legando-nos uma legítima obra prima artística e religiosa.
Cabe observar que o blog não é o espaço ideal para reprodução de imagens e, por esse motivo, muitas vezes ofereci ao leitor só uma ou algumas amostras de uma coleção de pinturas (por exemplo, na coleção de pinturas no teto da Matriz, na coleção de vitrais, dos quadros dos Mistérios do Rosário, das estações da Via Sacra, etc.). Observo, portanto, que a autora faz uso mais intensivo de imagens do que nossa matéria no Blog de São João del-Rei, devido à carência de espaço para uma completa reprodução.
Minha esposa Rute Pardini e eu temos assim a oportunidade de demonstrar nosso preito de gratidão a Serra Negra, terra que nos acolheu e acolhe sempre com um sorriso, como faz com a maior cordialidade a todos os forasteiros que a visitam, e da qual nos despedimos toda vez com lágrimas nos olhos, como costuma acontecer no adeus de velhos amigos. Ao povo serrano, receba nossos melhores votos de prosperidade e envolvimento social!

TEXTO
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/01/sob-protecao-da-senhora-do-rosario.html

BREVE BIOGRAFIA
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/01/colaboradora-maria-inez-masaro-alves.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei