domingo, 24 de janeiro de 2021

SOB A PROTEÇÃO DA SENHORA DO ROSÁRIO


Por MARIA INEZ MASARO ALVES

 


 


ANTONIO MARIA NARDI 

Aqui é preciso fazer um parêntese para falar do Prof. Nardi ¹, o artista escolhido para ornamentar a Matriz, e da importância que ele imprimiu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, transformando-a em um monumento do patrimônio artístico religioso do Estado de São Paulo. 
 
 Crédito: Roberto Michelon
Antonio Maria Nardi nasceu em Ostellato na Itália em 1897. No ano de 1911 iniciou seus estudos na Accademia di Belle Arti di Bologna, diplomando-se em 1916, como o melhor aluno. Entre 1916 e 1919, convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, interrompeu suas atividades artísticas,   só retornando depois de sua baixa do exército.
Na pintura, dedicou-se às naturezas-mortas, paisagens e pinturas sacras. Ilustrou livros e revistas para crianças além de trabalhar com vitrais. Participou das exposições organizadas pela Sociedade Francesco Francia entre 1916 e 1935. Recebeu os prêmios da Sociedade Francesco Francia em 1917, o Prêmio Curlandese em 1928 e o 5º Prêmio Cremona em 1940. Em 1924 e 1925 dedicou-se mais intensamente à pintura trabalhando com temas sacros. Começou a se interessar pela pintura mural e particularmente pelo afresco. Trabalhou realizando pinturas importantes em igrejas das regiões de Emilia-Romagna e Veneto. No mesmo período e anos seguintes teve importantes trabalhos em várias cidades da Suíça, onde conheceu pessoas de relevo que convidaram-no a realizar uma Exposição de Pinturas no Rio de Janeiro. 
Após o sucesso da importante exposição de suas obras no Ministério da Educação e Cultura, resultando inúmeras encomendas no Rio de Janeiro, no ano de 1949, transferiu-se para o Brasil. 
A relação das obras produzidas por Nardi, no Brasil, impressiona pela dimensão e pela difusão pelas igrejas de muitas cidades das regiões sudeste, centro-sul e até da Capital da República. A lista inclui decoração do refeitório do Seminário Salesiano de Brasília; a construção de retábulos para a Capela do Colégio Pio XII, em Belo Horizonte; Igreja da Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí (SP); a produção de vitrais para a Igreja do Coração de Jesus de S. Leopoldo, em Porto Alegre (RS), para a Igreja de São Judas Tadeu no Cosme Velho (RJ), para a Igreja São Sebastião, em Porto Ferreira (SP), para a Igreja de Nossa Senhora Aparecida em Pirajuí (SP), para o Santuário Nacional das Almas e para a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora em Niterói (RJ), para a Igreja do Santíssimo Sacramento em Cantagalo (RJ), para a Igreja de Santa Maria Madalena, em Nova Friburgo (RJ), para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Vicente de Carvalho (RJ), para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Riachuelo (RJ) e para a Capela do Colégio Espírito Santo, em Bagé (RS); de quadros diversos para a Igreja de S. Francisco Xavier, na Tijuca (RJ), de quadros da Via Crucis para a Igreja da Sagrada Família, no Livramento (RJ) e para a Igreja de Santo Antônio, no largo da Carioca (RJ); da decoração da Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado (RJ), da Capela do Seminário de Eugenópolis (MG), da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Grajaú (RJ); das esculturas, quadros e vitrais para a Capela da Casa de Saúde São José, em Macedo Sobrinho (RJ); e como destaque a beleza dos vitrais e dos mosaicos para a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Serra Negra. 
Ao terminar seus numerosos trabalhos de pintura no Brasil, Antonio Maria Nardi foi agraciado pelo Vaticano com o Título de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre Papa, título esse, dado aos mais famosos artistas que realizaram, desde a antiguidade, importantes obras religiosas. 
Com 68 anos de idade, retornou à Itália em abril de 1965, por estar com a saúde frágil, vislumbrando a possibilidade de trabalhos menos fatigantes. Em sua volta, foi eleito membro da Academia Clementina de Bolonha, cidade onde faleceu em 1973. 
Em 1986, foi realizada a retrospectiva "Antonio Maria Nardi: um descobrimento póstumo" na Galleria d'Arte Ponte Rosso, Milão. No centenário de seu nascimento, foi apresentada a Fate soavemente scarmigliate: Antonio Maria Nardi illustratore, 1897-1973, no Museo dell'Illustrazione, em Ferrara. 
O reconhecimento do povo serrano, pelo grande artista, foi demonstrado quando, no dia 21 de outubro de 2013, o vereador Celso Bruno Colchetti, através do ofício 994/2013 requereu na sessão da Câmara Municipal de Serra Negra uma Moção de Congratulações e Aplausos como medida de reconhecimento, prestando homenagem póstuma ao Prof. Antonio Maria Nardi. Moção que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes. 
Para as obras realizadas durante o paroquiato do Pe. João Baptista Lavello, conversei com o Sr. Durval Della Rosa, mestre das obras da reforma da Matriz. O Sr. Durval, com muita simpatia, acolhimento e memória excelente, lembrou-se de detalhes e através dele, pude saber como as reformas aconteceram. 
O projeto de Nardi para a Matriz do Rosário compunha-se da pintura dos 15 mistérios do Rosário, quatorze deles pintados no teto da nave central e um, o da Coroação de Nossa Senhora aos Céus, fazendo teto para o altar mor. As cenas do rosário seriam completadas com a Assunção de Nossa Senhora aos Céus, a ser pintada na parede que encima o altar. Nas janelas foram colocados vitrais com cenas representativas da vida de Jesus, de alguns santos de devoção do Pe. Lavello, dos fiéis da Paróquia e do próprio Nardi. O projeto contemplava ainda o frontão da Matriz com mosaicos de Ravena e a porta de entrada da nave, também executada em vitral. 
Antes do início das pinturas, o Prof. Nardi fez uma exposição no Salão de Festas do Educandário com os modelos, em tamanho natural, dos vitrais e dos quadros a serem pintados no teto e nas pareces da igreja. O que nos leva a crer que tanto a comissão da reforma, como o Pe. Lavello conheciam e aprovaram o projeto apresentado por Nardi. 
 
Da esq. p/ direita: Prof. Antonio Maria Nardi, Durval Della Rosa, Irineu Beraldi e Pe. João Baptista Lavello, em frente à Matriz, durante sua reforma.

 

VITRAIS 

Os vitrais foram desenhados pelo Prof. Nardi ² e executados pela renomada Casa Conrado de São Paulo. A Casa Conrado foi fundada em São Paulo no ano de 1889 pelo alemão Conrado Sorgenicht. Ele importava vidros coloridos e os colocava com um filete de chumbo conforme o desenho de artistas consagrados, entre eles Tarsila do Amaral, Carybé, Lina Bo Bardi, Portinari, Tomie Ohtake. São da Casa Conrado os vitrais do Mercado Municipal de São Paulo, do Hospital da Beneficência Portuguesa, do Palácio das Indústrias, da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da FAAP. No caso da Paróquia do Rosário, os desenhos eram de Antonio Nardi. Eis dois de seus lindos vitrais:
 
Vitral de São Jorge, executado pela Casa Conrado. Desenho de Nardi. Crédito pela foto: Tripadvisor.

 
Vitral de Cristo Redentor abençoando toda a cidade de Serra Negra, executado pela Casa Conrado. Desenho de Nardi. Laterais da Matriz. Foto: Gerson Cordeiro

 
Cada vitral teve o custo de CR$ 110.000,00 e foram doados por famílias serranas. São elas: Família Silveira, Família Edno Moscão, Família João Dib, Família Bruschini, Antonieta Ricci em memória de seus pais, Família Antonio Pavani, Filomena Rielli, Família Padula e Rodrigues, Antonio Jorge José, Família Antonio Stenghel, Cecília Rodovalho Cantinho Liziero, Osvaldo Castro Ramos e sua esposa Elvidge Canhoni Ramos, Edno Moscão em nome de amigos. Houve uma reunião com o prof. Nardi, autor dos desenhos dos vitrais, com a finalidade de escolherem os vitrais a serem doados e a forma de pagamento mais conveniente a cada um. Infelizmente não encontramos o resultado da distribuição dos vitrais. Na época, cada vitral recebeu uma placa de vidro com a identificação da família doadora, entretanto, na reforma feita pelo Pe. Nelson Demiciano, as placas foram retiradas e foram guardadas na sacristia. Continuam lá, mas não conseguimos saber a que vitrais pertencem. O que sabemos e temos documentado é que a porta corta-vento, na entrada, foi doação de Laura Zanini. 
 
Porta corta-vento, vitral executado pela Casa Conrado. Desenho de Nardi. Foto: Gerson Cordeiro.

Sobre os outros vitrais e quadros da Via-Sacra, fomos tendo a confirmação através dos paroquianos, descendentes dos doadores. 

BATISTÉRIO 

Vitral  no Batistério da Matriz, executado pela Casa Conrado. Desenho de Nardi. Crédito pela foto: TripAdvisor.

SACRISTIA 

Vitral na janela da Sacristia, executado pela Casa Conrado. Desenho de Nardi. Foto: Gerson Cordeiro.

 

MOSAICOS DO FRONTÃO 


Os dois mosaicos colocados na fachada da igreja, um no frontispício e outro em cima da porta principal, também foram obras de arte do Prof. Nardi. Foram encomendados em Ravena na Itália, com execução da técnica de Veneza, tiveram o custo de um milhão de cruzeiros. Quando ficaram prontos, por feliz coincidência, o Sr. Humberto Angeli e sua esposa D. Julia Ricci Angeli estavam em viagem de lazer pela Península Itálica e se ofereceram para trazer a tão preciosa carga. Os mosaicos formam as figuras de Nossa Senhora do Rosário e da Crucificação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Elaborado em pedras coloridas ou banhadas a ouro foram confeccionados pela Escola de Belas Artes de Verona, foram doados por Edno Moscão. Depois de assentados, o valor já era de oito milhões de cruzeiros. No Brasil, naquela época, só a Catedral de Nossa Senhora de Nazareth em Belém do Pará tinha obra semelhante. 

PINTURAS NO TETO: Mistérios do Rosário Gozosos, Dolorosos e Gloriosos 

Mistérios do Rosário: Apresentação de Jesus no templo. Pintura de Nardi no teto da Matriz. Foto: Gerson Cordeiro.

Abaixo dos mistérios do Rosário, entre os arcos da nave, foram pintadas estreitas faixas, como se fossem fitas, cada uma com uma invocação da Ladainha Lauretana. 
 
Invocações a Nossa Senhora da Ladainha Lauretana.
Pinturas de Nardi. Entrearcos da Matriz. Foto: Gerson Cordeiro. 
 
Teto da Capela Mor da Matriz. Coroação de Nossa Senhora/pintura de Nardi. Foto: Gerson Cordeiro.




 
 
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Crédito: Acervo do Jornal O Serrano.

 
Embora esta foto não esteja nítida, senti a importância de seu registro. É uma forma de sabermos o que Nardi havia idealizado, e o que está sob a pintura de Enrico Bastiglia. A pintura a seguir, da Assunção de Nossa Senhora aos Céus, seria o encerramento do projeto de Nardi para a igreja Matriz de Serra Negra, entretanto as coisas não saíram como se esperava. E Nardi, como todo artista que tem orgulho de sua obra, ficou imensamente frustrado. 
 
 
O jornal O Serrano comentou em uma de suas edições que todos os quadros murais de cenas sacras, pintados no teto abobadado da Igreja Matriz, pelo exímio pintor Antonio Nardi, encantavam por sua beleza artística, cores harmoniosas e naturalidade de expressão. Entretanto, a pintura de fundo do Altar Mor que o Prof. Nardi estava executando, ficou inacabada. Uns dizem que foi (por) desentendimentos com o Padre Lavello, que não ficou satisfeito com o estilo da pintura da Padroeira; outros, como o Sr. Durval Della Rosa, acham que este não foi o motivo, uma vez que o padre acompanhava diariamente o progresso da pintura e já tinha aprovado as pinturas no teto. O que pudemos concluir é que ninguém sabe ao certo a razão, mas a pintura foi abandonada e o Prof. Nardi deixou a cidade não conseguindo concluir seu projeto dos mistérios do Rosário. A pintura apoteótica, que era a Assunção, ficou inacabada. 
Se os desenhos apresentados por Nardi, antes do início dos trabalhos, foram aprovados, por que a insatisfação? Talvez porque o Pe. Lavello desejasse a própria Senhora do Rosário como pintura do altar, e o que Nardi estava pintando era a Assunção da Senhora. As causas apontadas são desencontradas, mas o certo é que houve algum problema, e o Pe. Lavello houve por bem buscar outros pintores para terminarem a pintura do altar mor e dos quadros da Via Sacra. 
No quadro a seguir podemos ver a Senhora do Rosário de Enrico Bastiglia ³, pintada sobre a Assunção de Nardi. Como também temos a Coroação de Nossa Senhora, obra de Nardi. Assim podemos perceber a diferença da pintura dos dois artistas. 
 
Capela Mor da Matriz. Coroação de Nossa Senhora/pintura de Nardi e Nossa Senhora do Rosário/pintura de Enrico Bastiglia.

  

IRMÃOS BASTIGLIA 

Depois do desentendimento com Nardi, foram contratados dois irmãos, também destacados artistas, vindos de São Paulo, Enrico e Ferdinando Bastiglia. Os irmãos eram brasileiros, nascidos no Brás. Enrico nasceu em 1905 e faleceu em 1973 e Ferdinando nasceu em 1913, tendo falecido em 2001. Eram filhos de Umberto Bastiglia, italiano de Modena, que chegou ao Brasil na adolescência. Enrico Bastiglia, Mestre de Pintura, foi premiado inúmeras vezes pela Associação Paulista de Belas Artes. Vencedor do Prêmio Fernando Costa e de uma infinidade de concursos de Arte. Sua arte está revelada em muitas das igrejas da capital e do interior paulista. Em 1952, entre oito concorrentes nacionais e estrangeiros, venceu o concurso para decorar toda a Catedral Nossa Senhora do Carmo da cidade de Santo André, uma das mais belas do Estado. Seu indispensável auxiliar era seu irmão Ferdinando Bastiglia também pintor e regente do famoso Coral da Igreja São Rafael da capital paulista. Quanto a suas formações artísticas, o que sabemos é que Enrico foi aluno do pintor italiano Barchitta. 
 
Crédito: Acervo Flávio Bastiglia
 
 
O jornal O Serrano descreveu os Irmãos Batiglia como profissionais honestos e zelosos que aliavam predicados artísticos às qualidades morais com reputação firmada pela modéstia, hombridade, moral e fina educação. 
Para os Irmãos Bastiglia foram designadas a pintura do Altar Mor, as pinturas das capelas laterais e os quadros da Via-Sacra. 

VIA SACRA 
 
Quadros da Via Sacra. Paredes laterais da Matriz. VI Estação: A Verônica enxuga a face de Jesus. Pintura de Enrico Bastiglia. Foto: Gerson Cordeiro.

 
Os quadros da Via-Sacra (14) no valor de CR$ 50.000,00 cada um, pintados por Enrico Bastiglia, foram doados por Romeu Marcha, Edgar Lima e sua esposa Emilce Lima, Pia União Filhas de Maria, Marta Nacif Neder e irmão, Arquiconfraria Nossa Senhora das Dores, Apostolado da Oração, Manoel Luiz Caldas e Família, Antonio Pedro Jorge em memória de sua tia Sra. Rosa Inácio Nunes, Tereza Granziera em memória de seu esposo Nicolau Granziera, Irmãs Gravelina Porto Siqueira e Ana Pinto da Cunha, Firmino Cavenaghi e Família, Antonio Catini e Congregação Mariana. 

PINTURAS NAS CAPELAS LATERAIS 

Segundo declarações de Therezinha Possagnollo, sua irmã Maria Eleonora Possagnollo serviu de modelo para Enrico Bastiglia no momento de pintar os pés e as mãos do quadro da Assunção de Nossa Senhora e do Bom Pastor. Naquela ocasião, Maria Eleonora tinha o pé direito inflamado e com uma cicatriz, resultado de um transplante sofrido por intervenção cirúrgica. Se observarmos os dois quadros, o do Bom Pastor, na Capela do Santíssimo, e o da Assunção, no lado esquerdo do altar, veremos as imagens com os pés bastante inchados. 
 

 

PINTURAS NAS PAREDES LATERAIS


 
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Com tantas obras artísticas, ricas e caras, as necessidades foram crescendo e a criatividade para conseguir fundos e doações foi aumentando. O Deputado Estadual Roberto Brambilla fez a doação de CR$ 600.000,00 divididos em 3 parcelas anuais, depois fez mais uma doação no valor de CR$ 300.000,00. O Sr. Herculano Augusto de Assunção, no mês de agosto, fez a doação de um terreno em Águas de Lindóia que foi rifado com a renda para as obras da Matriz. O deputado Ângelo Zanini fez a doação de CR$ 160.000,00 e, depois, mais CR$ 200.000,00. 
Durante a obra, à medida que se fazia necessário, novos eventos eram programados, como foi o "Concurso Brotinho Serrano". 
Para o Concurso Brotinho Serrano, foram escolhidas várias candidatas, cada uma representando uma entidade ou clube social. Eram elas: Marilucy Demattê, Lilia Bruschini Silveira, Marilena Vicalvi, Ely Patrício, Leonor Pelissoli, Henriqueta Ciambelli, Luiza Helena Faleiros, Maria Inês Salomão, Maria Aparecida Beghini, Silvia Maria Oliva. As apurações, que foram muitas, eram disputadíssimas. Henriqueta Ciambelli, que ficou em segundo lugar, representava o Portuguesa Atlético Club que se empenhou para angariar o maior número de votos e, consequentemente, ter a maior arrecadação. Cada candidata ao título "Brotinho Serrano" tinha sua flâmula que era também fonte de renda. Um de seus grandes colaboradores, contou Henriqueta, foi o Sr. Juca Rielli, proprietário da Mercearia Para Todos, que ficava na Rua Monsenhor Manzini. O primeiro lugar ficou com Lilian Silveira, filha do Dr. Jovino da Silveira. O Pe. Lavello se envolvia tanto com os eventos que participou da coroação das escolhidas em baile acontecido no dia 1º de julho de 1960 às 20 horas no Estância Clube. Além do baile, foi organizada uma festa para entrega de medalhas de ouro maciço às candidatas. 
Preocupado com as despesas, Pe. Lavello foi sendo cada vez mais inovador e mandou fazer termômetros, dirigidos principalmente aos turistas que procuravam uma lembrança de Serra Negra. Foi criado também o movimento "Festeirinhos de Nossa Senhora do Rosário", em que cada família doava CR$ 100,00 em nome de seu filho. 
As voluntárias que faziam parte da comissão das senhoras, como Elza Jorge, Ada Angeli, Wanda Córsica, Julia Ricci, Altimira Froes se organizavam por ruas e visitavam todas as casas pedindo contribuição. Com raras e tristes exceções, eram recebidas de boa vontade. As contribuições podiam ser feitas em prestações facilitando a participação de todos. 
Depois, foi proposta a campanha dos bancos da igreja, no valor de CR$ 12.000,00. Os bancos foram encomendados no Paraná. Quando chegaram, não estavam de acordo com o pedido do padre. Foram devolvidos e substituídos por outros, encomendados de Fioritti & Galvão. Entretanto, o preço era outro (CR$ 32.000,00) e os doadores tiveram que completar o valor da doação. 
O relógio da torre foi levado para a Casa Michelini em São Paulo para total restauração e a colocação de mais dois mostradores. Reforma que durou dois meses. Sessões de cinema tiveram o objetivo específico de pagar a reforma do relógio. As sessões de cinema aconteciam no Cine Rádio, gentilmente cedido pelo Sr. Paulo Mangeon. Shows de música no Instituto de Educação com a colaboração da diretora Profª Corina Falleiros, como, também, jogo de futebol feminino, eram formas de divertimento para os jovens e de arrecadação para as obras da Matriz. Segundo Carlos Rischiotto, esse relógio é um dos mais antigos do Brasil e no País só existem mais três iguais a ele. 
A Porta Principal foi doação do Sr. Humberto Córsica, no valor de CR$ 150.000,00. 
A campanha do piso romano, em caco de mármore Itamaraty, contou com a participação de muitos paroquianos. Eram 600 m² de piso, que poderiam ser doados em metros quadrados, de acordo com a possibilidade de cada doador. O valor de cada metro que era de CR$ 3.000,00 no início das obras, com a inflação galopante, em 1963 havia passado para CR$ 8.000,00. A professora Benedita Rosa, "Ditinha", conta que fez uma campanha com seus alunos da Escola Mista da Fazenda São Luiz no Bairro dos Leaes, e puderam doar um metro de piso. Há um fato engraçado, conforme conta Yolete Córsica Moreira: 
Doei um metro quadrado de piso e o Pe. Lavello, muito brincalhão, durante o Sermão da missa das dez, falou que eu fiz a doação porque eu ia me casar, seria uma forma de agradecimento.
As Filhas de Maria fizeram a doação do Sacrário com porta de Prata. No valor de CR$ 80.000,00. 
Em abril de 1962 foi finalizada a agulha da torre em cobre oxidado, trabalho executado pelo Sr. Hermínio Marchi. 
Mais uma invenção do Pe. Lavello foi o "Bando Precatório Monstro". Uma caravana, formada por jovens, saiu pela cidade com a Fanfarra do Colégio Estadual com moças carregando a Bandeira Papal; acompanhadas por um caminhão iam arrecadando prendas e dinheiro no comércio e nas residências. Isso aconteceu no dia 31 de outubro, véspera da Festa da Padroeira daquele ano. No dia da festa houve um leilão de garrotes ganhos dos sitiantes. 
Quando os lustres com pingentes de cristal tcheco-eslovaco com a parte metálica revestida de cristal espanhol foram colocados, a igreja adquiriu mais brilho e esplendor. Mais uma aquisição para valorizar ainda mais o patrimônio artístico da Matriz. 
A imagem de nossa Senhora do Rosário foi restaurada e o terço colocado em suas mãos, segundo Therezinha Possagnollo, com contas de cristal, trabalho que foi elaborado pelo Sr. Sílvio Gallo. 
O Altar Mor, peça central da igreja, foi executado em mármore travertino com filetes de ouro. 
Os púlpitos foram executados em mármore e doados o do lado direito pela Irmandade de São Benedito e o do lado esquerdo pela Pia Associação Santo Antonio. 
Na última fase do acabamento foram feitos os capitéis das colunas, as escadas laterais, finalizada a pintura das paredes laterais, a colocação dos altares, dos púlpitos e da mesa da comunhão. 
A mesa da comunhão foi feita em mármore, nos intervalos vidros trabalhado; ficou belíssima, afirmou Ditinha Rosa. Entretanto, com as mudanças propostas pelo Concílio, ela foi retirada quando era vigário o Pe. Geraldo Gomes. Durval Della Rosa, como mestre de obras, era o responsável pelo pagamento dos profissionais que trabalhavam na reforma, pelo pagamento do material utilizado e pela venda das sucatas. Para isso, Pe. Lavello dava-lhe total autonomia, desde que as notas fossem apresentadas a ele para seus vistos e pareceres. A folha de pagamento era feita por Umberto Pinton, funcionário do Banco de Artur Scatena. 

O MONUMENTO QUE FALA EM SERRA NEGRA 

Monsenhor Mustschele, em um artigo do mês de novembro de 1963, no jornal Correio Popular de Campinas com o título "O Monumento que fala em Serra Negra", enaltece o trabalho artístico que estava sendo realizado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Assim começa Monsenhor Mustschele: 
Ver - enxergar - admirar, que cousa admirável! É um dom concedido à criatura e que deve ser bem usado. Sempre que se nos oferece alguma coisa bonita para ver, gostamos depois de contar para outros, para que fiquem sabendo e possam também admirar. Foi o que sentimos quando pela primeira vez visitamos a Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Serra Negra, recentemente terminada nas suas radicais reformas.
A Matriz foi reinaugurada no dia 21 de janeiro de 1965 com Missa Solene concelebrada por três sacerdotes acompanhados pelos Coros Santa Cecília e São Luiz que cantaram a Missa Tercia de Haller sob a regência de Antoine Bouthos Darhouni com as vozes de seis sopranos, nove contraltos, três tenores e cinco baixos, um violinista e a organista Henni Hein. 
Graças à colaboração e empenho de todos os paroquianos, a CASA DA SENHORA DO ROSÁRIO encantava a todos. Estava linda e rica! 
Caravanas da capital e de muitas cidades do interior vinham a Serra Negra para conhecer as belezas da Matriz. Pe. João Baptista Lavello faleceu, a Paróquia recebeu e recebe novos párocos que se sucedem com a preocupação constante em deixar sempre bela e digna a Casa da Senhora do Rosário, embora as dificuldade estejam cada vez maiores. (...) 

 

I. NOTAS EXPLICATIVAS DO GERENTE DO BLOG

 

¹  O presente post é constituído de um excerto do livro "Sob a proteção da Senhora do Rosário", São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio, 2016, p. 205-240, acompanhado de algumas imagens selecionadas atuais e contemporâneas dos fatos relatados constantes do capítulo III, intitulado "A Casa da Senhora do Rosário". 
 
²  Num dos vitrais da igreja pode-se ver a assinatura de Nardi:
 
 
 ³ Pode-se ver a assinatura de Enrico Bastiglia no retábulo do Altar Mor, deixado semi-acabado por Nardi, sob os dois anjos do lado direito inferior:
 

 
 
 

II.  NOTA DE AGRADECIMENTO DO GERENTE DO BLOG 

 

Gostaria de agradecer à minha amada esposa Rute Pardini Braga, que tem especial carinho pelo acervo artístico e religioso desta Matriz de Nossa Senhora do Rosário, por sua indispensável contribuição ao formatar as imagens do livro e de outras fontes para abrilhantar este trabalho editorial.

16 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mário Bruno Gonçalves Carezzato (professor de canto de São Paulo) disse...

Meu pai era amigo dos Bastiglia e o Ferdinando deu um pequeno quadro aos meus pais como presente de casamento. Estou com o quadro até hoje. Meu pai era nascido no Brás também. Abrs.

Marisa (dentista paulistana, natural de Andradina-SP) disse...

Adorei ver a beleza dos vitrais e pinturas no blog . Parabéns para o Francisco e você . Contribuem para a cultura do país . Beijos.

Heitor Garcia de Carvalho (graduado em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco (1968), mestre em Educação UFMG (1982), Ph.D em Educational Technology - Concordia University (1987 Montreal, Canada); MBA Gestão Tecnologia da Informação, Fundação Getúlio Vargas (2004); pós-doutorado em Políticas de Ensino Superior na Faculdade de Psciologia e Ciências da Informação na Universidade do Porto, Portugal (2008); professor associado do CEFET-MG) disse...

Precioso. Obrigadíssimo!

Maria Inez Masaro Alves (escritora, professora universitária aposentada e autora dos livros Sob a Proteção da Senhora do Rosário, Pulseira de Berloques e Raízes da Ramalhada) disse...

Bom dia Francisco. Muito obrigada por sua deferência ao meu trabalho! Sinto-me honrada.
Abraço
Maria Inez

Vamireh Chacon Albuquerque (professor universitário e autor de Os Partidos Brasileiros no Fim do Século XX) disse...

Sempre um prazer intelectual receber notícias de São João del-Rei.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

AMÉM!!!

Pe. Sílvio Firmo do Nascimento (professor, escritor e editor da Revista Saberes Interdisciplinares da UNIPTAN e membro da Academia de Letras de SJDR) disse...

Caro Francisco
ALSJDR
Recebi e agradeço-lhe a remessa dos links anexos para boa reflexão.
Abraço,
Pe Sílvio

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de apresentar aos leitores do Blog de São João del-Rei a nova colaboradora MARIA INEZ MASARO ALVES, natural de Andradina-SP, hoje residente em Serra Negra-SP.
Dela escolhi um trecho muito ilustrativo do seu belo trabalho que constituiu um seu livro de 2016, intitulado "SOB A PROTEÇÃO DA SENHORA DO ROSÁRIO", com 416 páginas, todas em papel couché, muito utilizado pela indústria gráfica até hoje devido a sua alta qualidade de reprodução. Essa qualidade de papel se fazia necessário, eis que ela pretendia no Capítulo III do livro captar as melhores imagens do ilustrador italiano ANTONIO MARIA NARDI e dos IRMÃOS BASTIGLIA, Enrico e Ferdinando, nascidos no bairro do Brás em São Paulo. Essa equipe de magníficos artistas trabalhou na Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Serra Negra, legando-nos uma legítima obra prima artística e religiosa.
Cabe observar que o blog não é o espaço ideal para reprodução de imagens e, por esse motivo, muitas vezes ofereci ao leitor só uma ou algumas amostras de uma coleção de pinturas (por exemplo, na coleção de pinturas no teto da Matriz, na coleção de vitrais, dos quadros dos Mistérios do Rosário, das estações da Via Sacra, etc.). Observo, portanto, que a autora faz uso mais intensivo de imagens do que nossa matéria no Blog de São João del-Rei, devido à carência de espaço para uma completa reprodução.
Minha esposa Rute Pardini e eu temos assim a oportunidade de demonstrar nosso preito de gratidão a Serra Negra, terra que nos acolheu e acolhe sempre com um sorriso, como faz com a maior cordialidade a todos os forasteiros que a visitam, e da qual nos despedimos toda vez com lágrimas nos olhos, como costuma acontecer no adeus de velhos amigos. Ao povo serrano, receba nossos melhores votos de prosperidade e envolvimento social!

TEXTO
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/01/sob-protecao-da-senhora-do-rosario.html

BREVE BIOGRAFIA
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/01/colaboradora-maria-inez-masaro-alves.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Mario Pellegrini Cupello disse...

Caro amigo Braga
Ficamos, eu e Beth, felizes em receber mais uma postagem do seu Blog de SJDR, desta feita com a colaboração da Sra. Maria Inez Masaro Alves, autora do livro "Sob a Proteção da Senhora do Rosário”, aonde o ilustre Maestro Braga colheu belíssimas imagens de Antônio Nardi – um grande pintor de arte sacra, presente em muitas igrejas no Brasil, Suiça e Itália, assim como as excelentes pinturas dos irmãos Bastiglia. Notáveis!
Sua pesquisa e texto, como sempre, impecáveis! Parabéns.
Junto aos nossos agradecimentos, receba o fraterno e cordial abraço,
Dos amigos Mario e Beth.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga;
Valiosa documentação sobre a história e produção artística na prestigiada igreja de Serra Negra. Interessante é que o estilo das pinturas dos irmãos Bastiglia parece o mesmo das gravuras impressas dos antigos "santinhos", tão saudosos.
Parabéns pela publicação.
Grato.
Cumprimentos
Cupertino

Dr. Paulo Milagre (corretor de imóveis, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Maravilhoso! Algumas pinturas me fazem lembrar do teto da catedral, em Divinópolis.

Bruna Gomes Pardini (Assistente Social em Divinópolis-MG) disse...

Bom dia! Cliquei no link do texto que você me enviou.
Amei os vitrais. Achei lindas as imagens deles.
Parabéns, tio Francisco!

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Acho muito oportuna sua iniciativa de trazer a público excerto do livro atinente à igreja de Nossa Senhora do Rosário. Os templos, erguidos sob a invocação de Nossa Senhora, marcam gerações de diversos locais do País. Afinal, significam a devoção particular de um povo. Que Nossa Senhora, seja qual for o título em possa ser invocada, nos abençoe. Abraço covídico para você e Rute.

Dr. José Afrânio Vilela (desembargador, palestrante no Judiciário brasileiro, confrade e colaborador do Programa "IHG-SJDR Virtual" do Instituto Histórico e Geográfico de SJDR) disse...

Caro confrade Francisco, e sra.
Boa tarde!
Excepcional apresentação de uma excelente artista. Tenho certeza que a obra é grandiosa e enriqueceria qualquer biblioteca. Gostaria de, no mínimo, apreciá-la, oportunamente.
Muito obrigado e fraterno abraço,

Gilberto Mendonça Teles (autor de O terra a terra da linguagem e Hora Aberta-Poemas Reunidos e é membro da Academia Goiana de Letras) disse...

Prezado Maestro Francisco Braga,

Agradecido pelas informações do seu Blog.
Maria do Rosário, minha mulher, leu-o também e, por ele, relembramos saudosos a semana que, há mais de vinte anos, passamos em Serra Negra. Abraço agradecido do Gilberto que lhe envia o link de um de seus poemas musicados.