sexta-feira, 7 de maio de 2021

A  PRESENÇA DO HOMEM DE BEM 


Por José Lourenço Parreira 
 

Há 1806 anos, partia deste mundo Tito Flávio Clemente, conhecido como "Clemente de Alexandria", grego, natural da cidade de Atenas, vindo ao mundo no ano de 150, formou-se na Escola Catequética de Alexandria.  Aos  65  anos, em 215, na  cidade de   Jerusalém, entregou sua alma ao Senhor. Clemente foi fecundo escritor, apologista e teólogo.  

Sua visão sobre a  verdade   na    filosofia grega  iluminada pela Verdade, que é Cristo Jesus, nos envolve. São Clemente de Alexandria nos diz cristalina verdade: 

A presença do homem de bem, pelo respeito que inspira, torna sempre melhor quem com ele convive...”. 
Realmente, as pessoas de bem que o Altíssimo coloca em nossos caminhos são dons de Deus!

Impõe-se, pois, outra verdade inelutavelmente decorrente desta que ilumina este discurso: quem não é pessoa  de bem torna pior, sempre, o outro que com ele convive, destrói o homem e o mundo. Antigo compêndio de Estudo de Problemas Brasileiros afirma que, se existir ateu honesto, estaremos diante de um feliz paradoxo!

A mídia tem revelado ser retumbante  verdade as afirmações de São Clemente  e do Compêndio!

O Santo Evangelho, desta data, nos faz ouvir as Palavras do Senhor Jesus nos ensinando: 

“É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei.  Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos... Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça...”.  

Sim, nós não seguimos uma filosofia, nós seguimos uma pessoa: Jesus Cristo. 

Há muitos anos, no dia 11 de fevereiro de 1984, o Papa João Paulo II deu ao mundo a Carta Apostólica “Salvici Doloris", o Valor do Sofrimento Humano. Esse documento papal ficou conhecido como o Evangelho do Sofrimento!  Tenho-o na minha biblioteca. Nestes dias de pandemia, a dor, o sofrimento, a morte ficaram cruelmente presentes na civilização, no mundo, no Brasil! O caríssimo leitor, ao meditar o Santo Evangelho e a Salvici Doloris de João Paulo II,  há de concluir que, realmente, neste Vale de Lágrimas, o Espírito Santo é quem nos dá forças para sermos pessoas de bem.  Como se costuma dizer, o Espírito Santo suscita pessoas de bem que fazem a diferença! É também o Divino Espírito Santo quem nos dá o dom do discernimento para conseguirmos separar o joio do trigo: há muitos lobos com pele de ovelha para nos causar males, confundir nossas convicções cristãs, macular nossas famílias! Na linha de frente dos arautos das trevas para combater a civilização cristã, creio, estão alguns programas de televisão, mormente, as encantadoras novelas que teriam elevadíssimo IBOPE nas famosas e pecadoras cidades punidas por Deus, com total destruição: Sodoma e Gomorra!

Jesus Cristo escolheu o caríssimo leitor para dar fruto e fruto perene!  Ser homem, ser pessoa de bem, ser amigo! Como há falta de amigos verdadeiros na ótica cristã!  Sobretudo na hora da dificuldade, os falsos amigos se vão: eram só de aparência para os momentos de alegria!  Por quê admirar? Na Cruz, Cristo Jesus, Verdadeiro amigo que deu a vida pelos amigos, ficou isolado, sozinho... 

Que o Divino Espírito Santo suscite, mais e mais, pessoas de bem no querido Brasil, isto é, pessoas  que amem a Deus, à Pátria e à Família: o homem de bem evocado, há mais de 1800 anos, pelo sábio e santo Clemente de Alexandria! 

À noite ou nos momentos de silêncio ao longo do dia, quanta paz ouvir na alma as Palavras de Cristo Jesus: 

FUI EU QUE VOS ESCOLHI... PARA QUE DEIS FRUTOS E O VOSSO FRUTO PERMANEÇA!” (perícope do Evangelho segundo São João, 15, 12-17, desta data) 

6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Nesta data, recebi bem cedo a reflexão sobre A PRESENÇA DO HOMEM DE BEM do colaborador JOSÉ LOURENÇO PARREIRA sobre passagem de Clemente de Alexandria que aborda o homem de bem, amparada em trechos do Evangelho de São João.
Conta-se que o filósofo cínico Diógenes de Sinope (412 a.C.-323 a.C.) perambulava pelas ruas portando uma lanterna (lamparina, naquela época) durante o dia. Quando indagado sobre este estranho hábito, respondia estar procurando um homem honesto (homem de bem).
Aí está, em linhas gerais, a origem do "homem de bem" imaginado por Diógenes, o qual levaria uma vida natural, independente das luxúrias da civilização. A virtude desse homem de bem estaria melhor revelada na ação (e não na teoria).
O Blog de São João del-Rei reproduz nesta página a mensagem que continua atual após 23 séculos de duração.

https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/05/a-presenca-do-homem-de-bem.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Bom dia, Francisco e Rute. Espero que tudo vai bem com vocês, apesar de uma pandemia, cujo fim não podemos prever, por enquanto! Votos franciscanos de "Paz e Bem" para vocês do irmão fr. Joel.

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Acabamos de receber o seu e-mail: parece um assunto muito interessante.

Vamos ler em seguida. Agradecemos pelo envio.

Abraços, de Mario e Beth.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga,

Grato pela oportunidade da interessante leitura de outro excepcional colaborador. Ainda mais agora, em tempos de "falsos profetas ", quando o termo pessoa e gente "de bem" está tão miserável e tragicamente desgastado.
Cumprimentos,
Cupertino

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Grato pela matéria enviada.

Hércules Costa (proprietário de restaurante em Correia de Almeida-MG à margem da BR-040) disse...

Bom dia, caro amigo.
Alexandre Magno: O que posso fazer por você?
Filósofo Diógenes: Sair da frente da luz do sol.
Muito legal a homenagem. Isso mostra o quanto é bom ser São-joanense e ter amigos que compartilham do compromisso de ser.
Um abraço em você e na Rute.
Hércules e Elaine.