terça-feira, 2 de novembro de 2021

ADEUS AO PIANISTA NELSON FREIRE


Por Francisco José dos Santos Braga 
 
 
Adeus ao pianista Nelson Freire : 1944-2021


É com doloroso pesar que o Blog de São João del-Rei se junta aos demais meios de comunicação do País para comunicar a despedida do pianista NELSON FREIRE deste mundo, na data de ontem, 1º de novembro de 2021, Dia de Todos os Santos, véspera do Dia de Finados. 
 
Quando aqui em São João del-Rei esteve em 30/06/2012, para uma segunda apresentação no Teatro Municipal, há exatamente 62 anos depois de sua estreia mundial aos 6 anos de idade nesse mesmo Teatro em 31/05/1950, observei atentamente que se tratava de alguém muito especial: não só por possuir monumental técnica pianística e por ser ícone do piano no século XXI, mas principalmente por sua delicadeza e educação que impressionava quem dele se aproximava. O contato com esse ser especial deixava qualquer um maravilhado. 
 
Na referida apresentação no Teatro Municipal de São João del-Rei, os espectadores tivemos o privilégio de ouvir Nelson Freire tocando, entre outras peças célebres, a transcrição de Giovanni Sgambatti (1841-1914) para piano solo da célebre melodia para flauta da ópera Orfeu e Eurídice, a Dança dos Espíritos Bem-Aventurados, de Christoph Willibald von Gluck (1714-1787), que o grande pianista fazia questão de incluir em quase todas as suas apresentações como uma homenagem à pianista Guiomar Novaes (1894-1979), sua preceptora, uma prova indiscutível de sua finesse
 
 
Além dessa comovente peça, Nelson Freire incluiu na sua apresentação, naquela noite de gala, o seguinte programa que interpretou com brilhantismo e extraordinária desenvoltura: 
 
Mozart - Sonata em lá maior 
Beethoven - Sonata ao Luar 
Villa-Lobos - Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4 e Alma Brasileira 
Granados - Goyescas (A Fada e o Rouxinol) 
Chopin - Barcarola Op. 60 e Scherzo nº 4 
 
Imagem de Nelson Freire tocando no 
Teatro Municipal de São João del-Rei
                                                      
 
Não tive outra oportunidade de revê-lo atuando em concerto, a não ser em canais de Arte na televisão e no filme do cineasta João Moreira Salles, em que este registrou sua carreira artística com o documentário "Nelson Freire". Vamos sentir muita falta daquilo que Irineu Franco Perpétuo expressou com precisão na revista CONCERTO na data de ontem a respeito de Nelson Freire: 
 
"sua sensibilidade suprema, sua sonoridade inigualável, sua paleta de cores inesgotável". 
 
Entrevistado, fiz de improviso uma breve e despretensiosa apreciação sobre a trajetória de Nelson Freire, durante um intervalo do seu concerto em São João del-Rei, dentro do Teatro Municipal, que pode ser verificada no intervalo entre movimentos da Sonata em lá maior de Mozart, mais precisamente entre 8:20 e 9:23 do vídeo que a TV Del Rei preparou para aquela ocasião única, inesquecível: 
 

Caro Nelson Freire,
Descanse em paz e que a Luz perpétua o ilumine!

13 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Foi com grande pesar que ontem ficamos sabendo do falecimento do distinto pianista NELSON FREIRE, que consagrou sua vida à Música e, através dela, levou o nome do Brasil a todo recanto do mundo por meio de sua arte.
O Blog de São João del-Rei se junta aos demais meios de comunicação do País para prantear essa sua despedida da vida, mas não da glória conquistada que é eterna.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/11/adeus-ao-pianista-nelson-freire.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Prof. Mário Bruno Gonçalves Carezzato (professor de canto lírico e colaborador do Blog de São João del-Rei) disse...

Muitos anos atrás um ex-aluno meu, hoje maestro - Roberto Tibiriçá - me convidou para conhecer Nelson Freire, do qual era amigo. Fomos ao Rio e recebidos com muito carinho pelo NF. Assistimos a ele estudando e tínhamos que ficar um pouco afastados. Não gostava de pessoas muito perto, enquanto estudava. Depois nos levou a um restaurante e nos ofereceu o almoço. A delicadeza e a educação dele me impressionou. Voltamos para sua casa e lá ficamos conversando até a hora de voltarmos para SP. Foi algo para nunca mais esquecer.

Musse Hallak disse...

Caro Mestre Francisco, quando a gente fala que é lamentável é irreparável a partida de alguém nesta para a outra vida,não é mero reforço de expressão mas, uma verdade absoluta.
Claro que, Nelson Freire teve o privilégio de marcar a sua existência aqui entre nós. Fica agora a memória, sua obra.
Tive a oportunidade de assisti o seu recital quando aqui em São João veio pela segunda vez.
A vida é assim, somos passageiros e feliz é aquele que deixa a boa obra neste mundo.

Aylê-Salassié disse...

Nelson Freire, uma grande perda! Há poucos dias perdemos também o Arthur Moreira Lima. Nossos grandes intérpretes e professores estão indo. No exterior são reconhecidos como ícones da brasilidade.
Lamento muito. Aylê-Salassié

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga

Tão triste quanto a partida de Nelson Freire e o cenário artístico e cultural brasileiro...
Somente com sua morte é que sua personalidade e a obra clássica que interpretava foram minimamente objeto de alguns minutos de destaque nos moralmente paupérrimos meios de comunicação social no país .
Parabéns pela excelente matéria.
Saudações,
Cupertino

Elza Zarur (jornalista formada pela UnB e, atualmente, aposentada do Itamaraty, tendo servido nas Embaixadas de Washington e Buenos Aires, onde exerceu a função de vice-cônsul) disse...

Brasil perdeu um dos seus maiores talentos!
Triste!

Edu Oliveira (ex-seminarista salesiano, organizador e facilitador de encontros) disse...

Amigo Francisqº

Obrigado por eencaminhar sempre estas matérias; sao enriquecedores.

Divulguei na revista eletrônica dos ex-alunos.


F I E A D B - ISJB (exaluno.org.br)


Forte abraço

Com Dom Bosco sempre

edu

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

PERDA IRREPARÁVEL.

Luzia Rachel disse...

Obrigada por suas palavras nesta especial despedida ao nosso grande pianista Nelson Freire! Emocionante a apresentação no Teatro Municipal de S. João del-Rei, bem como sua apreciação da trajetória desse Mestre do piano. Tive a grata honra de assistir ao concerto de Nelson Freire na Sala São Paulo, 08/07/2019, em comemoração aos 20 anos dessa sala. Nesse dia, seu concerto rememorou seu próprio recital na inauguração da sala, em julho de 1999, tocando quase o mesmo repertório (Schumann e Chopin). Emocionante.

Luzia Rachel dos Santos Braga (arquiteta e pianista) disse...

Ola, Franz.
Gostei demais da sua despedida ao NelsonFreire. Adorei o video do Teatro e suas palavras.

Do Rio, do Grupo Michael (antroposofia) nossa dirigente Bernardete escreveu:

"Luzia, VALEU e muito este encontro musical com Nelson Freire enviado pelo seu irmão. Bernardete"
E outras pessoas tb gostaram mto.

Bjs,
Luzia Rachel

Narciso Barbosa da Silva disse...

Obrigado, Braga. Junto ao teu o meu humilde pranto pela morte deste gd virtuose. Nelson Freire, segui-lhe os passos desde o acidente de ônibus lá no fatídico Viaduto das Almas. Eu era então estudante do Curso de Letras Neolatinas na UFMG. Tinha uma colega de curso que namorava com ele, o jovem iniciante pianista. Ela morreu no acidente, de que ele foi o único sobrevivente, tendo perdido até os pais no acidente.
De então para cá cruzei-me com ele em vários concertos por esse mundo de Deus, na qualidade de ouvinte e consumidor de suas magistrais interpretações de Chopin et alii...

Bernardo Diniz (professor da rede de ensino fundamental do Governo do Distrito Federal) disse...

É verdade, foi uma pena.
Mas não sei se vc concorda, ganhamos uma bela pessoa para a academia de letras que foi a Fernanda Montenegro.

anne disse...

OPORTUNIDADE DE OFERTA DE CRÉDITO SEM SAIR DE CASA
Precisa de dinheiro rápido sem sair de casa?
Oferta de crédito confiável e séria / Um procedimento rápido CONTATO
Whatsapp: https://wa.link/2f7td1
martinsanderson@outlook.fr
Estaremos sempre disponíveis para você quando você tiver
Preciso de ajuda.
Nosso SUCESSO NO TRABALHO É 100%