domingo, 28 de novembro de 2021

Colaborador: EDSON Carlo BRANDÃO Silva


EDSON
Carlo BRANDÃO Silva nasceu em Barbacena (MG) no ano de 1967. É desenhista artístico, chargista, caricaturista, designer gráfico, pesquisador de história regional e gestor público. 
Cursou História na Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, entre os anos 1998 e 2000 e Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 
A partir de 1985, começou a publicar seus trabalhos no jornal carioca O Pasquim.  
Venceu mais de dez edições do Concurso de Desenhos Pasquim/Malt 90 de humor gráfico. Participou e foi premiado em diversos salões de humor no Brasil e exterior: Salão de Humor de Volta Redonda (RJ), Piracicaba (SP), Salvador (BA), Teresina (PI), Gabrovo (Bulgária) e Ancona (Itália). 
Em 1986, foi contratado como chargista, ilustrador e redator do Jornal Cidade de Barbacena, um dos mais antigos jornais mineiros (circulou de 1898 a 1993). Atuou como programador visual de vários espetáculos do renomado grupo teatral Ponto de Partida. 
Fez os projetos do Museu da Loucura (incluindo a revitalização em 2016), Museu Municipal e Casa de Emeric Marcier, todos em Barbacena. 
Foi diretor executivo e posteriormente presidente da Fundação Municipal de Cultura de Barbacena, entre 1993 e 2001. 
Em 2002, foi Secretário Municipal de Comunicação de Barbacena; no mesmo ano foi condecorado com a Medalha Santos Dumont, Grau Prata, pelo Governo do Estado de Minas Gerais por sua relevante contribuição para a cultura de seu estado natal. 
Em 2019, foi agraciado com a ordem do Nascente do Poder Aéreo, Grau Membro Honorário, concedida pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, EPCAR, de Barbacena. Entre 2013 e 2015 foi respectivamente, vice-presidente adjunto, presidente e diretor de cultura e turismo da AGIR-Agência Municipal de Desenvolvimento de Barbacena e Região. 
Produziu a edição do livro Ernst Hasenclever e sua viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, em parceria com a historiadora Débora Bendocchi Alves, pela Fundação João Pinheiro. 
Em 2016, foi o curador da exposição "Marcier - 100", mostra comemorativa do centenário do pintor romeno, Emeric Marcier (1916-1990), no Palácio das Artes, Belo Horizonte, com produção da Fundação Clóvis Salgado e Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. 
Em 2020, lançou o livro Cores de Barbacena, juntamente com Doorgal Borges de Andrada e Waldir Damasceno, pela Editora C/Arte. 
É membro da Academia Barbacenense de Letras, cadeira 32, membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei. Membro do Rotary Club Barbacena, desde 2012, é Companheiro Paul Harris do ano rotário 2015-2016.

Um comentário:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Tenho o prazer de anunciar que o Blog de São João del-Rei tem novo colaborador, embora já seja velho conhecido dos seus leitores, pois tive a honra de saudá-lo, como orador oficial, quando de sua admissão como Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e de transformar a sua posse em um artigo de minha lavra intitulado "Artista gráfico Edson Brandão é novo sócio correspondente do IHG de São João del-Rei", publicado no Blog do Braga em 9/5/2017.
Tenho a dizer que sua posse foi uma solenidade memorável e um fato digno de registro da maior importância histórica para a Casa da Cultura são-joanense, pois, além da enorme competência do novel sócio correspondente, acumulada no campo da História e das Artes, ele veio acompanhado de ilustre comitiva vinda de Barbacena chefiada pelo saudoso Presidente da ABL-Academia Barbacenense de Letras, Prof. Mário Celso Rios (1954-2020).
Não estou exagerando se digo que foi um dia de festa nos anais do IHG-SJDR.
Hoje EDSON BRANDÃO nos brinda com rica e valiosa palestra proferida na Sala de Convenções do Hotel Master Plaza, onde se realizava a Assembleia Magna da ABROL-Academia Brasileira Rotária de Letras-MG Leste, em Barbacena, em 20/11/2021. Na ocasião, o orador nos brindou com uma verdadeira aula sobre a vida e obra de Carlos Gomes, razão por que temos o maior interesse de vê-la publicada neste Blog.

TEXTO: Carlos Gomes do mundo, Nhô Tonico do Brasil!
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/11/carlos-gomes-do-mundo-nho-tonico-do.html

Breve biografia de Edson Brandão
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/11/colaborador-edson-carlo-brandao-silva.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei