terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Colaboradora: AVELINA Maria NORONHA de Almeida

Por Francisco José dos Santos Braga
 
 
AVELINA Maria NORONHA de Almeida nasceu a 13 de novembro de 1934, em Conselheiro Lafaiete, Estado de Minas Gerais, filha de Jair Noronha e de Maria Augusta Noronha. 

Fez o Curso de Formação de Professores no Colégio “Nossa Senhora de Nazaré”, de Conselheiro Lafaiete [1952], e Exames de Suficiente na Faculdade Santa Maria, da Universidade Católica de Minas Gerais [1968]. 

Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais – AMULMIG, na qual representa o Município de Conselheiro Lafaiete; da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette – ACLCL, da qual é Presidente Emérita; da União Brasileira de Trovadores, seção de Conselheiro Lafaiete; da Associação Lafaietense dos Amigos da Cultura e de academias culturais de vários estados. Associou-se ao Colégio Brasileiro de Genealogia em 15.07.2010. 

Entre outras homenagens recebeu, em 1991, a Medalha “Santos Dumont” (grau Prata) conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por indicação da Academia de Letras de Minas Gerais, por méritos culturais; em 1993, o Diploma de Honra ao Mérito Cultural pelos Relevantes Serviços Prestados à Comunidade, conferido pelo Município de Conselheiro Lafaiete, nos termos do Decreto Legislativo n.º 19/92; em 1996, a Medalha de Mérito “João de La Salle”, conferida pela Municipalidade de Conselheiro Lafaiete; em 2003, o título de “Grande Mérito Comunitário” pelos relevantes serviços prestados a Conselheiro Lafaiete, concedido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete – ACIAS. 

Tem publicações em antologias, revistas e jornais. Organizou a antologia “Poetas Queluzianos e Lafaietenses” (1991) e a Agenda Santo Antônio de Queluz (1992). Publicou o livro “Garimpando no Arquivo Jair Noronha” (2013). Tem o poema “Conselheiro Lafaiete” colocado à página 320 do livro de Genealogia “Barão de Santa Cecília”, de Cássio Rodrigues Pereira, edição 2008, 1º volume, Editora Eletrônica e Multimídia. 

Escreveu prefácios para livros e hinos para escolas e instituições. É colaboradora dos jornais lafaietenses “Correio de Minas”, com a coluna “Garimpando no Arquivo e Centro de Pesquisas Jair Noronha” (desde 2006) e “Correio da Cidade, a partir de setembro de 2009, com artigos culturais. 

Tem várias premiações, entre elas: 1º lugar no concurso de poesias sobre o tema “Mãe Terra”, promovido pela Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e Instituto Newton Paiva, em 1983, com o soneto “Mãe Terra”. Entre outras premiações no “Concurso Literário Internacional Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete”, obteve o primeiro lugar com as seguintes obras: soneto “Amor Constante”, 1996; romance “Na Terra dos Carijós”, 2000; conto “E ela falou…”, 2005; poema “A Estrada Real”, 2005; poema “Memorial Lírico da Igreja de Santo Antônio” (prêmio especial sobre Conselheiro Lafaiete), 2005; conto “Começou em Queluz”, (prêmio especial sobre Conselheiro Lafaiete), 2006; romance “Missão Perigosa”, 2007; soneto “Paradoxo”, 2011. Menção Honrosa em romance (Prêmio Jorge Amado) no Concurso Literário Nacional da União Brasileira de Escritores (UBE), 2009. 

Teve sua sugestão vencedora do concurso para o dístico da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, o qual está contido no emblema e em todos os outros símbolos da ACLCL, inclusive na bandeira, com a frase “Labore scriptisque ad immortalitatem” (Pelo trabalho e pela escrita à imortalidade), 2002. 

Atualmente tem se dedicado a pesquisas históricas e genealógicas.

Fonte: Colégio Brasileiro de Genealogia-CBG

4 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Avelina Maria Noronha de Almeida (professora, escritora e genealogista, Diretora Literária da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette-ACLCL) disse...

Prezado Francisco:

Bom Dia!
Como fiquei feliz ao abrir o Gmail e encontrar esta sua mensagem! É honra demais para mim!
Agradeço imensamente e procurarei honrar este seu convite tão generoso para comigo.
Um grande abraço.
Avelina

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de apresentar ao leitor do Blog de São João del-Rei, a nova colaboradora AVELINA NORONHA, natural de Lafaiete-MG, professora, escritora e genealogista, ocupante da Cadeira nº 01 da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, da qual é Presidente Emérita.
Participa com uma crônica intitulada UMA COMOVENTE HISTÓRIA ocorrida em 24 de dezembro de 1914 nos campos de batalha da I Guerra Mundial.

TEXTO: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2020/12/uma-comovente-historia.html

Sobre a escritora Avelina Noronha: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2020/12/colaboradora-avelina-maria-noronha-de.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Geraldo Reis Poeta disse...

Bom dia! Um abraço poético e saudações à ilustre escritora, para quem me pus a fazer “um improviso”... por incauto, parece que o perdi. Na sequência, farei uma tentativa de concluir e enviar. Vamos lá;

VERSOS DE IMPROVISO PARA AVELINA

Avelina Maria,
Cheia de graça,
Noronha é convosco...
Benvinda sois vós
Entre as melhores
Raízes de nomes e numes
De versos e de Minas,
Para o bem de todos nós...
Digamos amém,digamos
Digamos amém.

(BH 27/FEV/2023.