domingo, 29 de maio de 2011

Celebração do aniversário de nascimento de Nhá Chica, em São João del-Rei, MG: Patrimônio cultural local

Por Francisco José dos Santos Braga* e Patrícia da Matta Machado**

Este artigo a quatro mãos foi originalmente publicado em 18 de maio de 2011 no blog Circuito turístico religioso Caminho Nhá Chica e Padre Victor - CNCPV, cujo endereço é http://caminhoncpv.blogspot.com


O Aniversário de Nascimento/Batismo da Venerável Nhá Chica é sempre celebrado de forma ampla e efusiva em São João del-Rei/MG, podendo se afirmar que tal data e as manifestações dela decorrentes, tanto no âmbito civil como eclesiástico, já se configuram como um patrimônio cultural local. Estudantes, professores, donas de casa, profissionais liberais, autoridades civis, eclesiásticas, enfim milhares de fiéis, todos se reúnem em torno da celebração do ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE NHÁ CHICA, um marco no calendário são-joanense. É patrimônio cultural local, que já ecoa para além dos limites da região.

Agora em 2011, com grande júbilo, se efetivou o REGISTRO CIVIL TARDIO da criança, que foi batizada em Vila de Rio das Mortes a 26 de abril de 1810, apenas com o nome de Francisca (só Francisca).

Além das costumeiras atividades que já acontecem nessa data, estudantes com suas famílias, professores, funcionários, diretores da Escola Estadual Evandro Ávila, do Distrito do Rio das Mortes, também desenvolveram o projeto ESTANDARTES DE NHÁ CHICA como uma atividade pedagógico-cultural em comemoração ao ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE NHÁ CHICA EM SÃO JOÃO DEL-REI.

SOLENIDADE CÍVICO-RELIGIOSA DO REGISTRO CIVIL TARDIO DE NHÁ CHICA

Foi com grande júbilo e contentamento dos presentes — devotos e simpatizantes, pesquisadores e estudiosos interessados — que transcorreu a solenidade cívico-religiosa do Registro Civil (Tardio) da Serva de Deus, Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, a ilustre cidadã do Distrito do Rio das Mortes, Município de São João del-Rei, que foi proclamada Venerável pelo Papa Bento XVI em 14 de janeiro de 2011, o qual autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o Decreto de suas Virtudes Heróicas, reconhecendo que Nhá Chica praticara as virtudes teologais (fé, esperança e caridade) em sua vida terrena, tendo vivenciado as virtudes cristãs em grau heróico.

O encontro serviu, a um só tempo, para comemorar o 201º aniversário do batizado da homenageada, ocorrido em 26 de abril de 1810, bem como para lavrar-se em público o Registro Civil judicial da Venerável, por força de mandado expedido pelo MM. Juiz de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei, Dr. Hélio Martins Costa, que se dignou “mandar ao Sr. Oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais do Distrito do Rio das Mortes, Município e Comarca de São João del-Rei” que “proceda ao registro de nascimento de Francisca de Paula de Jesus ...”. A sentença favorável proferida pelo ilustre magistrado atendeu ao pleito de três instituições (Instituto Histórico e Geográfico e Rotary Club de São João del-Rei e Associação de Amparo e Promoção ao Carente do Distrito do Rio das Mortes), representadas pelo causídico Dr. Wainer Carvalho Ávila, em processo protocolizado em 14 de junho de 2006.

Não só o comparecimento de autoridades civis e militares de São João del-Rei, como também o de uma delegação da Associação Beneficente Nhá Chica, de Baependi, abrilhantaram a festa; também concorreram para o seu maior brilho a participação do coro e banda Lira do Oriente Santa Cecília, fundada em 22 de novembro de 1895 e do grupo de congada “Nossa Senhora do Rosário”, que consta ter atingido a marca de 337 anos de idade. Ainda abrilhantou o evento o duo formado pelo casal Rute Pardini (soprano lírico) e Francisco Braga (piano), que interpretou Panis Angelicus, Jesus Alegria dos Homens e Ave Maria de Schubert em alemão, enquanto o Livro de Nascimentos do Distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno era trazido da pia batismal, pelo Oficial Roberto Múcio da Silva, para o presbitério, onde foi lavrado o competente registro civil da homenageada, e posteriormente era o referido Livro reconduzido pelo mesmo Oficial até a pia batismal, onde permaneceu para visitação pública. Também concorreram para o maior esplendor da festa as transmissões radiofônica e televisiva tanto de São João del-Rei quanto de Baependi que fizeram o seu registro histórico através da cobertura do grandioso evento.

Foi nesse ambiente de religiosidade e alegria cívica que se realizou o Registro Civil da Venerável Nhá Chica, que vence mais um passo rumo à glória dos altares, aguardando apenas que seja declarada, em breve, Beata, para que seja cultuada não apenas regionalmente, mas em todo o Brasil.

É inequívoco que a população de São João del-Rei e Baependi, em geral, tão bem representadas na cerimônia, e a do distrito do Rio das Mortes, em particular, viveram um dia especial — digno deste registro histórico — que ficará para sempre na memória.

ESTANDARTES DE NHÁ CHICA


Para a celebração do ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE NHÁ CHICA, também na escola do Distrito do Rio das Mortes, onde ela nasceu, a Escola Estadual Evandro Ávila, sob a direção da Profa. Geralda Carvalho Campos, os estudantes do Ensino Médio, coordenados por um grupo interdisciplinar de professores, liderados pela profa. Vânia Nepomuceno e com ampla participação da população desenvolveram o Projeto Cultural ESTANDARTES DE NHÁ CHICA. Trata-se de um projeto sob os cuidados da Fundação Cultural Educacional Diocesana Nossa Senhora do Carmo, sediada em Campanha/MG, também responsável pelo Circuito Turístico Religioso CAMINHO NHÁ CHICA E PADRE VICTOR-CNCPV, e presidida pelo Pe. André Luiz Cruz .

Esse projeto pedagógico-cultural foi elaborado pela historiadora da arte, especializada em público infanto-juvenil, professora e pesquisadora especializada em Ensino de Artes Visuais (a partir de Patrimônio Cultural) para público infanto-juvenil e também consultora em Patrimônio Cultural, Cristina Souza Krauss Serrano, a partir da solicitação de centenas de professores do Sul de Minas que desejavam abordar Nhá Chica e Padre Victor nas escolas, sob o ponto de vista do patrimônio cultural. Ele é realizado com a metodologia da Educação Patrimonial e em aulas da disciplina curricular Artes Visuais, abordando o conteúdo do gênero artístico “retrato” e as interfaces com o patrimônio cultural local. Tal projeto tem dinamizado bastante o conjunto de ações desenvolvidas pelo citado Circuito Turístico, uma vez que crianças, adolescentes e jovens se configuram, por excelência, como eficientes multiplicadores da proposta.

É bom salientar também que o projeto do Circuito Turístico Religioso CAMINHO NHÁ CHICA E PADRE VICTOR advém da compilação de diversos resultados de pesquisas acadêmicas desenvolvidas na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) na área de patrimônio cultural, em atividades com público infanto-juvenil sobre essa mesma temática das quais a consultora em patrimônio cultural Cristina Souza Krauss Serrano participou ao longo do profícuo período em que ela morou em São João del-Rei/MG de 2005 a 2010, antes de passar a residir em Belo Horizonte/MG.


* Literato e músico profissional, sendo bacharel em Letras e Música (Composição). É membro de várias instituições culturais no País e no exterior.
** Jornalista cultural. Escreve, especialmente, para revistas europeias de turismo.


* Francisco José dos Santos Braga, cidadão são-joanense, tem Bacharelado em Letras (Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, atual UFSJ) e Composição Musical (UnB), bem como Mestrado em Administração (EAESP-FGV). Além de escrever artigos para revistas e jornais, é autor de dois livros e traduziu vários livros na área de Administração Financeira. Participa ativamente de instituições no País e no exterior, como Membro, cabendo destacar as seguintes: Académie Internationale de Lutèce (Paris), Familia Sancti Hieronymi (Clearwater, Flórida), SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro), CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro), Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei-MG, Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG, Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ e Fundação Oscar Araripe em Tiradentes-MG. Possui o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com), um locus de abordagem de temas musicais, literários, literomusicais, históricos e genealógicos, dedicado, entre outras coisas, ao resgate da memória e à defesa do nosso patrimônio histórico.Mais...

19 comentários:

Antonio Emilio da Costa disse...

Belo e precioso artigo. Parabéns aos autores! Um abraço. Emilio.

Anônimo disse...

Que belo artigo e rica comemoração! Uma festa religiosa, cívica, cultural, pedagógica... Só mesmo a Santinha do Rio das Mortes, A NOSSA AMADA SANTA NHÁ CHICA, para reunir tantas vertentes, tantos fieis e admiradores! Parabéns a todos! Gustavo Abreu-Rio de Janeiro/RJ

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa de valorização do patrimônio cultural atrelada à devoção à Nhá Chica! A beleza dessa festa singela é mesmo muito tocante. Alice Gouvea de São Paulo.

José Antônio de Ávila disse...

Parabéns ao caro conterrâneo Francisco Braga! Falar de Nhá Chica é sempre necessário e ler escritos como este é uma alegria! Eu também já tive a oportunidade de escrever alguns artigos e crônicas sobre Nhá Chica. Num de meus escritos (disponível em: www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/080030230710_Francisca_Paula_de_Jesus_-_Nha_Chica.pdf ) argumentei que "a filosofia existencial de hoje é a filosofia da cultura, isto é, dos valores, dos bens criados pela civilização, quer sejam eles materiais, imateriais, religiosos ou espirituais. Esses bens são aquisições portadoras de profundo sentido vital e racional, capazes
de constituir um rumo para as pessoas, para as gerações e os diversos povos: é a racionalidade
de uma cultura. Ainda existe muita História escondida sob a poeira dos silicosos caminhos da Estrada Real, que circundam os sub-burgos são-joanenses. Torna-se necessário garimpar e respeitar toda esta riqueza, (re)começando a
prestigiar as nossas mais profundas raízes culturais e religiosas. Estas ricas raízes estão à
espera de serem desenterradas e colocadas num contexto mais compreensível. Acredito que só
assim é que poderemos desfazer lentamente aquela impressão de que ainda somos um povo
sem os devidos cuidados com a nossa memória". O reconhecimento à obra social, às virtudes e à santidade de Nhá Chica seria uma destas facetas. Ou não?

31 de maio de 2011 08:59

Anônimo disse...

Que festa grandiosa e maravilhosa! Nossa SANTA NHÁ CHICA merece! Parabéns a todos os responsáveis!
Que a festa do ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE NHÁ CHICA seja cada vez mais um momento de congraçamento aí em São João D'El Rey! Paulo Fernando Góis-BH.

Anônimo disse...

VIVA SANTA NHÁ CHICA! Salve, Salve todos os organizadores desse evento singular! Registrar tardiamente e celebrar eternamente o seu nascimento! PARABÉNS SANTA NHÁ CHICA! PARABÉNS SÃO JOÃO DEL REI pelas brilhantes iniciativas! Danilo Saraiva-Belo Horizonte.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria e demais publicações da história de São João del-Rei.

Anônimo disse...

É mesmo admirável a cidade de São João D'El Rey com a manutenção das tradições e o convívio harmonioso com a contemporaneidade! O que não se vê em outros lugares aí é corriqueiro. Sem dúvida um lugar muito especial! E essa FESTA DO
201o ANIVERSÁRIO DE NHÁ CHICA esteve mesmo extraordinária!Vida longa e profícua a todos! Sandro Barbosa de BH.

Anônimo disse...

Parabéns pela festa para SANTA NHÁ CHICA e que a cada ano seu aniversário seja mais e mais festejado! Excelente o blog! Tadeu Noronha/BH/MG.

Anônimo disse...

Felicitações a todos pela importante e maravilhosa festa, que certamente já consta, de forma destacada, do calendário civil e eclesiástico de São João D'El Rey. Só não participamos porque não tivemos conhecimento com antecedência. Ano que vem estaremos aí! E essa notícia sobre o Circuito Turístico Religioso Caminho Nhá Chica e Padre Victor, que excelente também! Gostaríamos de saber mais sobre o assunto, bem como ler mais reportagens aqui sobre esse circuito nesse excelente blog! Paulo Damasceno/São Paulo

Anônimo disse...

A festa foi linda! A reportagem, excelente! E esses ESTANDARTES DE NHÁ CHICA, quanta criatividade! Um projeto que une cultura, arte, história, religiosodade popular, muito patrimônio cultural e tudo isso com público infanto-juvenil! Que maravilha! Isso merece uma reportagem!Janice de BH

Anônimo disse...

Bela festa! E boa ideia a do circuito turístico! Parabéns pelo blog, publiquem mais a respeito desse circuito! Afonso/BH

Anônimo disse...

Muito interessante essa festa: civil e religiosa, pedagógica e cultural, erudita e popular! São João D'ElRey é mesmo fascinante! Vou procurar conhecer mais a história da Santa que consegue reunir tanta gente e com vieses diferentes em torno dela! Danuza/Rio

Anônimo disse...

Excelente e muito criativa, inteligente a ideia do circuito. Também gostaria de ler mais e mais sobre esse circuito aqui! além é claro de fazer uma visita virtual pelo percurso, entrar nas cidades, por meio do blog, por enquanto. Adoro essa região e em breve estarei peregrinando aí. Sandro Melo de BH.

Anônimo disse...

Estou encantada com esse trabalho em ambiente escolar com os Estandartes de Nhá Chica, gostaria de saber mais sobre o projeto. Bruna Prado/BH

Anônimo disse...

Parabéns para Nhá Chica e para todos os que colaboram para que seu aniversário de nascimento seja cada vez mais festejado em São João Del Rei e região, agora até num circuito turístico! Parabéns a todos!

Anônimo disse...

Temos conhecimento de outros ENCONTROS DE ESTUDOS SOBRE NHÁ CHICA,seria excelente que o Instituto Nhá Chica além de bela e competentemente celebrar todos os anos o seu ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO NO RIO DAS MORTES, NO MÊS DE ABRIL, seria importantíssmo que organizasse o mais breve um ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE NHÁ CHICA! Luzia Alves de Tiradentes

Anônimo disse...

Que linda festa! Esperamos ficar sabendo da que já deve estar programada para ano que vem e assim podermos comemorar também! Dirce Azevedo

Anônimo disse...

Que festa linda! E mais linda e mais ampliada deveria ficar a cada ano!Dia 26 de abril deveria ser feriado municipal e tudo, todos se voltarem para o Rio das Mortes, missas, celebrações, comemorações, confraternizaçãoes acontecendo desde cedo até a noite!E VIVA SANTA NHÁ CHICA! A SANTINHA DO RIO DAS MORTES!