terça-feira, 20 de setembro de 2011

Comenda da Liberdade e Cidadania: entrevista coletiva à imprensa mineira em 19/09/2011 em São João del-Rei


Por Francisco José dos Santos Braga

Em sua 2ª Reunião, o Conselho da Medalha “Comenda da Liberdade e Cidadania” decidiu dar uma entrevista coletiva à imprensa mineira. Na data de 19 setembro de 2011, às onze horas, na sede da Associação Comercial e Industrial-ACI Del Rei, situada na Rua Maria Tereza, nº 20, em São João del-Rei, Minas Gerais, ocorreu essa reunião, com a presença das seguintes autoridades dos três Municípios signatários do Decreto Conjunto nº 001/2011 (Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes), bem como dos membros da Chancelaria da Comenda, todos integrantes do referido Conselho, conforme disposto no citado Decreto, a saber:

Antônio Ronato de Melo – Prefeito Municipal de Ritápolis;

Jorge Hannas Salim – Vice-Prefeito de São João del-Rei, representando o Prefeito Municipal Nivaldo José de Andrade;

Felipe Wagner Gomes Barbosa– Secretário de Turismo de Tiradentes, representando o Prefeito Municipal Nílzio Barbosa;

Marco Antônio Heitor dos Santos – Presidente da Câmara de Ritápolis;

Mauro Alexandre Carvalho Duarte – Presidente da Câmara de São João del-Rei;

Rogério Almeida – Presidente da Câmara de Tiradentes;

Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade – Vice-Secretário da Comenda e Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei;

Dr. Eugênio Ferraz – Chanceler da Comenda;

Wainer de Carvalho Ávila – Vice-Chanceler da Comenda e Presidente do Instituto da Liberdade Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes;

Francisco José dos Santos Braga – Secretário da Comenda, na ocasião representando também o Presidente do IHG de São João del-Rei, Artur Cláudio da Costa Moreira.


O princípio que move o Conselho da medalha "Comenda da Liberdade e Cidadania", formado pelos cidadãos elencados acima, é “celebrar conjuntamente a data de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier (12/11/1746-21/04/1792), o Tiradentes, deixando de lado a velha rixa sobre a genuína terra natal do mártir, fato que já foi parar até na justiça. Em 13 de novembro, às 10h, em solenidade na Fazenda do Pombal, em Ritápolis, será entregue, pela primeira vez, a medalha Liberdade e Cidadania, fruto da parceria entre poder público e várias instituições. (...)

A meta é transformar a semana de nascimento de Tiradentes também num grande evento cultural, com seminários, palestras, debates e apresentações musicais. A cada ano, conforme o Decreto nº 001/2011 firmado pelos poderes Executivo e Legislativo, uma cidade ficará responsável pela organização – na sequência São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis. Segundo estudiosos, a data comemorativa do nascimento de Tiradentes é 12 de novembro, que se refere ao batismo dele em São João del-Rei, na época cabeça da Comarca do Rio das Mortes, instituída em 1714 (...).” ¹


O Vice-Chanceler Wainer de Carvalho Ávila procedeu à abertura da reunião, agradecendo a presença de todos, especialmente dos jornalistas, que acederam ao convite de comparecer àquela entrevista coletiva, e passou a presidência dos trabalhos a Eugênio Ferraz, que, para compor a mesa, convidou os Prefeitos Municipais, os Presidentes de Câmara e o Comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São João del-Rei, Tenente-Coronel Alan Elias da Silva.


A seguir, o Chanceler Dr. Eugênio Ferraz fez uma breve explanação sobre o objetivo da reunião e as razões da criação da Medalha “Comenda da Liberdade e Cidadania”, bem como do momento inédito e histórico da edição e aprovação do Decreto Conjunto entre os Municípios integrantes da referida comenda. “Vamos celebrar a vida do Tiradentes. Será uma data para enaltecer o civismo, a liberdade e a cidadania. Trata-se de um nome nacional, cuja memória deve ser reverenciada por todos os brasileiros”, destacou Ferraz.


Agradeceu ter sido escolhido como Chanceler da Comenda, mas se considerava apenas instrumento dessa legislação conjunta.





Além disso, apresentou pela primeira vez uma réplica da medalha Liberdade e Cidadania, que conterá, no centro, o desenho de um triângulo vermelho, com o lema “Libertas et Civitas”, cujos vértices tangenciam o interior de um círculo nas cores azul, verde e amarela. Esse círculo fica exatamente no centro de uma Cruz de Malta. Os quatro braços desta têm o interior branco, sendo as suas laterais vermelhas com perímetro dourado, nas quais se acha inscrito o nome das três cidades, a saber: “São João del-Rei” na lateral esquerda, “Tiradentes” na lateral direita e “Ritápolis” na lateral da base, conforme se pode apreciar na imagem em anexo. Aproveitou igualmente para anunciar que um site da Comenda está sendo desenvolvido, onde o internauta poderá acompanhar os principais textos sendo produzidos e postados sobre os diversos passos a serem trilhados até o 13 de novembro de 2011.


Ferraz deixou claro, em sua fala, que o Tiradentes é “a origem da nacionalidade brasileira e o sentido de Liberdade, Cidadania, Responsabilidade Social, História e Civismo pátrios”, conforme reza o Decreto Conjunto nº 001/2011 dos três Municípios mineiros. Informou ainda que mais de uma centena de medalhas seriam outorgadas no próximo 13 de novembro, na Fazenda do Pombal, acrescentando que “as indicações” de instituições nominadas no Decreto e de órgãos da Administração estadual e municipal “devem primar por agregar valor e divulgação.” Exemplificando o que queria dizer com a ideia de agregar valor e divulgação, citou alguns nomes que julgava merecedores da medalha “in memoriam”: Tancredo Neves, Itamar Franco, Juscelino Kubitschek, Sobral Pinto, Zilda Arns e Ayrton Senna.


Fazendo uso da palavra, Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade, saudando todos os presentes àquele encontro, lembrou que, em comunhão com os oradores que o precederam, naquela sala, assistíamos a uma manifestação solidária de unidade nacional, apregoada pelo Tiradentes e buscada pelos Inconfidentes. Ainda se manifestou honrado de pertencer àquele grupo idealizador da Comenda Liberdade e Cidadania e, com muita dignidade, reiterou sua disposição de trabalhar com denodo para o bom êxito do projeto da Comenda.


O autor desta matéria iniciou sua fala cumprimentando todos os presentes, saudando especialmente o Dr. Eugênio Ferraz, escritor de inúmeros livros que honram a historiografia nacional, ilustre Superintendente do Ministério da Fazenda mineiro, restaurador da Casa dos Contos de Ouro Preto e consultor de obras de recuperação de outros importantes monumentos culturais brasileiros e idealizador de inúmeras comendas, tais como a Medalha da Capital Brasileira da Cultura em São João del-Rei, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e outras.


Em seguida, este autor lembrou que as autoridades das três cidades da Região do Rio das Mortes ali presentes se uniam de forma definitiva em torno do Tiradentes, que, depois de enforcado, teve seu corpo esquartejado para execração pública e agora, ali naquele recinto, assistíamos à junção desses membros até então disjuntos, graças à visão preclara das autoridades das três cidades mineiras, que estavam demonstrando elevado espírito de civismo e cidadania, recuperando com isso a dignidade do Alferes.


Trouxe este autor ainda ao conhecimento dos presentes que era preciso fazer justiça, naquele evento de importância histórica, a Luiz de Melo Alvarenga, figura exemplar de funcionário público municipal e historiador são-joanense e um dos primeiros a falar do Livro de Batizados da Igreja Matriz do Pilar de São João del-Rei, que se encontrava em posse da Biblioteca Nacional, com os assentamentos de batismo do Tiradentes e de seus irmãos, o qual publicou seus achados na Revista de Cultura Vozes e muito contribuiu para a historiografia nacional.


Finalmente, este autor informou os presentes sobre importantes contatos feitos por Wainer Ávila de Carvalho nos Estados Unidos da América, há vinte dias atrás. Através da artista Mossa Bildner, Wainer conheceu Hamilton Fish, descendente de John Jay, ministro e amigo de Thomas Jefferson. Os dois, muito animados com as notícias sobre o Tiradentes, conseguiram uma audiência de Wainer com Andrew Jackson O’Shaughnessy, Diretor do Robert H. Smith International Center for Jefferson Studies, em Charlottesville, na Virgínia, e com a John Jay Homestead, no distrito de Katonah, N.Y. Wainer ainda deixou documentos e um ofício assinado por são-joanenses ilustres, endereçado à Thomas Jefferson Foundation, na Biblioteca do Congresso norte-americano, onde também a historiadora Isolde Helena Brans discursou em 1993, em comemoração aos 250 anos do nascimento de Thomas Jefferson. Como vêem, despertaram vivo interesse nos norte-americanos as notícias sobre o 12 de novembro. Essas ações nos Estados Unidos só não chegaram a ótimo termo, devido às tempestades que aconteciam na região, reforçadas pela passagem do furacão Irene.


Além desses oradores, Jorge Hannas cumprimentou o Conselho pelo trabalho pioneiro em favor do resgate da memória do Tiradentes e falou da excelente disposição da Prefeitura de São João del-Rei de organizar condignamente as comemorações da Semana da Liberdade e especificamente do 12 de novembro neste ano de 2011.


Falou também o anfitrião do evento, Artur Coelho dos Santos Monteiro, em nome da ACI Del Rei. Franqueou as portas da sua Associação para todos os eventos promovidos pelo Conselho e se dispôs, em nome do comércio e da indústria são-joanenses, a trabalhar em prol do bom êxito das comemorações na Semana da Liberdade.


Em nome da Academia de Letras de São João del-Rei, seu Presidente José Cláudio Henriques foi o último orador do evento. Comunicou a todos os presentes que a Academia está completando 40 anos de existência profícua em prol das letras e das artes em geral em São João del-Rei. Manifestou seu interesse de comemorar condignamente o aniversário da Arcádia são-joanense com um almoço em comemoração do grandioso evento durante a Semana da Liberdade, ocasião em que seriam arrecadados recursos para a manutenção da Academia. Para isso, contava com o comparecimento do Conselho da Comenda e dos indicados a receberem a Comenda àquele almoço comemorativo.


Além das autoridades dos três Municípios e dos membros da Chancelaria da Comenda, compareceram a esta concorrida 2ª Reunião do Conselho, no anfiteatro da ACI Del Rei, as seguintes pessoas e representantes de entidades de direito público e privado, a saber:

Adalberto Menezes – Membro do IHG/MG; José Antônio Ávila Sacramento – Membro da Academia de Letras e do IHG de São João del-Rei; Tarcísio Camelo da Silva – Loja Maçônica Umbral das Vertentes; Ítalo Cigani Luiz – TV Panorama; João Bosco da Silva – Academia de Letras de São João del-Rei e representando a Loja Maçônica Charitas II; José de Carvalho Teixeira; Robson Lolan de Paula – representando a empresa de produção artística Executiva; Raphael Simões, administrador da Casa dos Contos de Ouro Preto; Pedro d’ Ângelo – jornal Folha das Vertentes; Hércules Douglas da Costa – Pousada Lago d’ Ouro em Santa Cruz de Minas; Rute Pardini, soprano; Regina Maria Oliveira Faria de Carvalho Ávila, funcionária pública estadual; Leonardo Patrus Ananias de Almeida Ramalho – TV Campos de Minas; Thiago A. Morandi – TV Campos de Minas; Felipe Lopes Menicucci – TV Panorama; José Mário de Araújo Rádio São João del Rei; Jocelino Benedito Marques – Diretor da ACI Del Rei; Artur Coelho dos Santos Monteiro – Vice-Presidente da ACI Del Rei; Sérgio Henrique de Oliveira – funcionário da ACI Del Rei; José Cláudio Henriques – Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei; Stefânio Rodrigues Pires – Secretário de Governo na Prefeitura Municipal de São João del-Rei; Carlos Alberto Caprioglio – Presidente do IHG de Tiradentes; Ângelo Wiermann – fotógrafo da ACI Del Rei; Antônio Carlos Galvão Del Mônaco – Vice-Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei e representando a Loja Maçônica Alferes Tiradentes; Luiz Gonzaga Cardoso – ACI Del Rei; Alan Elias da Silva – Tenente-Coronel da Polícia Militar, Comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São João del-Rei.


Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a Reunião, reafirmando a inabalável confiança de todos os presentes, especialmente de todos os membros do Conselho da Comenda, de que este gesto de boa vontade das três cidades mineiras, como diz Dr. Auro, transforme em realidade um sonho de quase três séculos, constituindo essa Comenda uma forma de nos reabilitarmos pelo pouco que fizemos em memória do Alferes até hoje.



NOTA DO AUTOR



¹ WERNECK, G.: "Fim da briga por Tiradentes", jornal Estado de Minas, Caderno Gerais, de 19 de setembro de 2011, Belo Horizonte, p.21.





* Francisco José dos Santos Braga, cidadão são-joanense, tem Bacharelado em Letras (Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, atual UFSJ) e Composição Musical (UnB), bem como Mestrado em Administração (EAESP-FGV). Além de escrever artigos para revistas e jornais, é autor de dois livros e traduziu vários livros na área de Administração Financeira. Participa ativamente de instituições no País e no exterior, como Membro, cabendo destacar as seguintes: Académie Internationale de Lutèce (Paris), Familia Sancti Hieronymi (Clearwater, Flórida), SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro), CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro), Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei-MG, Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG, Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ e Fundação Oscar Araripe em Tiradentes-MG. Possui o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com), um locus de abordagem de temas musicais, literários, literomusicais, históricos e genealógicos, dedicado, entre outras coisas, ao resgate da memória e à defesa do nosso patrimônio histórico.Mais...

11 comentários:

José Antônio de Ávila disse...

Como a naturalidade do "Tiradentes" vinha sendo muito questionada e até mesmo inadequadamente usada como mero instrumento de marketing, a delicada questão teve de ser levada para apreciação do Poder Judiciário. Isto se deu na minha gestão à frente do IHG de São João del-Rei. Foi aí que mediante as substanciais provas apresentadas, a despeito das contestações de praxe dos Municípios de Tiradentes e Ritápolis, elucidaram-se os fatos e, através do Poder Judiciário, também ficou inequivocamente provado e bem reconhecido que o nosso maior conjurado nasceu em São João del-Rei, no ano de 1746, quando a Fazenda do Pombal pertencia territorialmente e eclesiasticamente à então Villa de S. João del-Rei.
Assim, depois deste fato histórico-jurídico relevante, pacificada a questão, todas homenagens que as cidades de Ritápolis e Tiradentes quiserem prestar ao herói serão muito bem-vindas, e, ainda que elas sejam reunidas às homenagens de sua terra-mãe S. João del-Rei, estes preitos sempre ficarão aquém daquelas que deveriam ser sempre prestadas à memória de Joaquim José da Silva Xavier. Viva!!!
.
Saiba mais sobre o processo da naturalidade do Tiradentes em:
http://www.patriamineira.com.br/ver_pdf.php?id_noticia=676&id=3

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A iniciativa é de grande valor cultural, histórico e com certeza econômico também para toda nossa região. Parabenizo toda equipe de fundadores e como saojoanense adotiva, agradeço os esforços para maior visibilidade cultural e política de nossa querida cidade. Lourdes Inácio Lima. Diretora do Centro Pedagógico Catavento.

Silvio Romero Ávila disse...

Parabenizo pela brilhante iniciativa em que todas as cidades citadas através das autoridades constituídas, Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário,Academias de Letras,IHGs e cidadãos se irmanam em prol de tão nobre causa que é resgatar a identidade libertária que partiu de nossa região para mudar os rumos da história de nosso país, a qual se encontrava esquecida no tempo e na memória de nosso povo.Tal iniciativa trará certamente inúmeros resultados positivos para a região, voltando a ser destaque no cenário nacional como sempre mereceu. Parabéns a todos pelo esforço e dedicação.

Hélio Petrus (escultor e poeta) disse...

Caro Braga:

Congratulo-me com o Amigo por ver realizado seu empenho em prol da justa e brilhante idéia, honrando mais uma vez a memória do nosso herói-mártir Tiradentes.
Agradeço a gentileza de presentear-me com o Livro de Dom Barroso. Se dependesse de mim, já estaria empossado como ilustre membro da Academia Marianense de Letras!
Abs do Hélio.

Paulo José de Oliveira (escritor e presidente da Academia Formiguense de Letras) disse...

Ok nobre amigo confrade. Maravilha! Publiquei no Jornal A Gazeta e em nossa página no facebook. Me adicione no facebook. Parabéns! Um abç

Paulo José de Oliveira

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Prezado amigo e confrade Braga, você vai escrevendo sua história para a história. Cumprimento-o por isto. Fernando Teixeira

Dr. Alfredo Luís Carvalho (arquiteto e irmão do Maestro Guaraná) disse...

Prezado Dr.Francisco Braga
Agradeço o envio das matérias, que apreciamos muito e acompanhamos sempre.
Um grande abraço dos amigos daqui.
Alfredo L.Carvalho

Sérgio Vasconcelos Correia (compositor e membro da Academia Brasileira de Música) disse...

Obrigado e parabéns pela sua luta em pról da instituição do DIA DA LIBERDADE. Quando será que a teremos em sua totalidade? Fica a pergunta. Um grande e fraterno abraço do amigo de sempre.

Benjamin Batista (músico cantor, showman, escritor, palestrante e presidente da Academia de Cultura da Bahia) disse...

Otimas noticias. Viva o dia nacional da liberdade.
Abraços