quinta-feira, 21 de junho de 2012

Discurso proferido em 05/05/2012, durante a Solenidade Comemorativa da Conclusão da 1ª etapa das obras da Sede da Academia Valenciana de Letras, à Rua Ernesto Cunha, 5 - Centro - Valença RJ


Oradora: Acadêmica Elizabeth Santos Cupello
Presidente da AVL
Valença RJ, 05 de maio de 2012


Ilmo. Sr. Rubens Mancebo, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Valença, neste ato representando o Exmo. Sr. Vicente de Paula de Souza Guedes, DD Prefeito Municipal
Exmo. Sr. Vereador Salvador de Souza, representante da Câmara Municipal de Valença.
Ilmo. Major Sandro Silva Ruiz, DD Cmte. do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve - Esquadrão Ten Amaro
Demais autoridades presentes, Senhoras e Senhores.



Este é um momento muito especial, não só para a nossa Academia, mas para a cidade de Valença, quando comemoramos o término da 1ª fase das obras de recuperação deste prédio, sede da Academia Valenciana de Letras, concretizando um antigo sonho pelo qual, pessoalmente, venho perseguindo há mais de 20 anos.
  
Fez-se necessário, no passado, a recuperação física do prédio da antiga Caixa D’Água para a restituição da memória histórica nele encerrada. Nós cidadãos contemporâneos desta cidade de Valença somos responsáveis pelo resgate e guarda de nosso patrimônio municipal.  Se cada Município cuidar de sua história, reabilitaremos a história de nosso País. Aí está a importância fundamental dos Municípios em sua função socioeconômica e cultural. Eles são a engrenagem-base que faz funcionar o motor principal que é a Nação.

Quando da inauguração deste prédio, em 02 de julho de 1999, ao término de sua reconstrução, tive oportunidade de dizer algumas palavras sobre a importância deste espaço, então acrescido de um anexo.

Nesse sentido foi com espírito voltado para o cuidado com o Patrimônio que, à época, o Instituto Cultural Visconde do Rio Preto já havia proporcionado à cidade de Valença, anos antes, a implantação de um Museu de Arte Sacra e Popular, o Museu da Catedral de Nossa Senhora da Glória.  Naquela ocasião nosso Instituto ofereceu ao Poder Executivo mais uma contribuição cultural, através de uma Exposição de Motivos de minha autoria, visando a recuperação e acréscimo deste imóvel e da Cessão do Projeto Arquitetônico de autoria do Arquiteto Mario Pellegrini Cupello – Presidente daquele Instituto Cultural – para a restauração e adaptação do prédio da antiga Caixa D’Água de Valença, e seu acréscimo hoje existente, dotando o imóvel original de um salão e suas dependências.

Quanto à importância histórica deste prédio, que serviu no início do século passado como caixa d’água, podemos dizer, resumidamente, que o primitivo abastecimento de água para Valença, começou com uma pequena rede de distribuição urbana, que servia a um reduzido número de residências e às torneiras públicas, através dos frades de pedra, semelhante àquele exemplar de corpo metálico existente na fachada deste prédio

Segundo o escritor José Leoni Iório, “o benemérito Visconde do Rio Preto, às suas próprias custas, conseguiu captar o manancial das Laranjeiras, e como a cidade não possuísse, à época, uma rede de encanamentos, doou à municipalidade em 1863, canos e torneiras, ficando apenas com direito a uma pena d’água gratuita para o seu palacete, na praça que hoje lhe tem o nome.”

Tem-se notícia, que alguns poucos reservatórios, como caixas d’água, foram providenciados na cidade, e que o primeiro reservatório foi construído em 1864.  Um outro situava-se atrás do prédio da Câmara Municipal em 1879.

Quanto a este reservatório, neste prédio em que estamos na esquina das Ruas Domingos Mariano com Ernesto Cunha, construído ao final do século retrasado e início do século passado, possuía uma capacidade inicial de 77.481 litros de água, a uma altitude de 560 m.

Com o aumento da população – em torno de 5.000 pessoas – e de novas construções que surgiram à época, outras medidas foram tomadas para o abastecimento de água para a cidade, através de novas linhas adutoras.  O abastecimento feito por esta caixa d’água, com o auxílio do manancial das Laranjeiras, ficou, mais tarde, para uso exclusivo das oficinas da Estrada de Ferro Central do Brasil, como reforço, já que consumiam por volta de 200.000 litros de água.  Para tanto, a Central do Brasil cedeu à Câmara Municipal, por volta de 1914, três mil e quinhentos metros de canos de ferro, sob a condição de um primeiro fornecimento gratuito de 60.000 litros e que mais tarde passaram a 100.000 litros diários.

Não iremos discorrer aqui sobre o abastecimento de água da cidade, mas gostaríamos de lembrar que a primeira Comissão de Saneamento de Valença foi constituída, entre outras personalidades, pelo Dr. Ernesto Frederico da Cunha, à época Presidente da Câmara Municipal de Valença.

Segundo o saudoso historiador mineiro Sebastião de Oliveira Cintra, o Dr. Ernesto Cunha, que dá nome à Rua onde se encontra o acesso à Academia Valenciana de Letras, “(...) nasceu em São João del-Rei em 1843.  Formou-se em medicina no Rio de Janeiro e trabalhou como cirurgião na Guerra do Paraguai.  Foi Diretor do Serviço Médico e Cirurgião da Santa Casa da Misericórdia de Valença, exercendo a Vereança e a Presidência da Câmara Municipal.  Dirigiu por quatro anos a Cia. Estrada de Ferro União Valenciana.  O irmão do Dr. Ernesto Cunha, o Advogado Francisco Augusto da Cunha, exerceu a Advocacia em Valença e uma de suas filhas casou-se com o viúvo, Alferes Pedro Custódio Guimarães, pai do Visconde do Rio Preto”.

Outro fato relevante para a história da cidade, é que outra sobrinha do Dr. Ernesto Cunha, de nome D. Balbina da Cunha Mourão, de São João del-Rei casou-se em 1901 com o industrial, Comendador José de Siqueira Silva da Fonseca, um dos impulsionadores da era industrial valenciana e Patrono da AVL.

Prezados Senhores, através desta ligeira volta ao passado, quisemos dizer da importância de cada fato ou acontecimento, das próprias construções históricas e, da lembrança das pessoas que passaram ou viveram na cidade e que, antes de nós, com dificuldades de toda ordem, conseguiram oferecer-nos um lugar melhor para viver e, por isso mesmo, não podem ser esquecidas, restando-lhes apenas um nome em placa de rua. A elas sempre seremos gratos, como foi o caso do Dr. Ernesto Cunha, que além de sua profissão de médico da Santa Casa, atuou na política de Valença, e fez parte de um grupo responsável pelo saneamento da cidade, assegurando, naquela época, uma melhor qualidade de vida para a população do nosso Município.

A preservação da rica memória histórica de nossa cidade, sempre esteve presente em minhas preocupações.  Tanto assim que em relação a este prédio, a partir da década de 1980, protocolei na Prefeitura Municipal inúmeras Exposições de Motivos para a sua recuperação, apelando, para tanto, aos Chefes do Executivo valenciano, em várias gestões que se sucederam.  Somente mais tarde, quando este antigo prédio já se encontrava em total estado de ruína, com o telhado desmoronado e as paredes desalinhadas, finalmente foi recuperado.

Por essa razão, da mesma forma como somos gratos àqueles que no passado contribuíram para o progresso de Valença, também agora, nos tempos atuais, outras personalidades merecem os nossos agradecimentos.

Refiro-me, inicialmente, a três Chefes do Executivo valenciano, começando pelo saudoso Prefeito Sr. Fernando Pereira Graça que, através da sensibilidade que o caracterizava, especialmente para os aspectos sócioculturais, reconstruiu este prédio, utilizando-se da planta de arquitetura já mencionada, inaugurando-o no ano de 1999, o que proporcionou ao povo valenciano a satisfação de ver recuperado este imóvel que faz parte da história de Valença.

Cabe também, por dever de justiça, um agradecimento ao Exmo. Sr. Vereador, Luiz Fernando Furtado da Graça que, à época Prefeito Interino de Valença, sancionou em 23 de dezembro de 2010, o Ato Legislativo que concedeu à nossa Academia, uma “Cessão de Direito Real de Uso“, através da Lei 2556 de 20/12/2010 originária da Egrégia Câmara Municipal de Valença.  Ao atual Vereador, Exmo. Sr. Luiz Fernando Furtado da Graça e à Colenda Câmara Municipal de Valença, todos nós, Membros da Academia Valenciana de Letras, sempre seremos gratos.

Destaque-se, ainda, um agradecimento especial ao Exmo. Sr. Vicente de Paula de Souza Guedes, nosso atual Prefeito Municipal.  O Sr. Vicente, que desde à época de sua campanha eleitoral, quando com ele estivemos na Rádio Alternativa Sul, acenou-nos com a possibilidade, caso fosse eleito, de que a Academia Valenciana de Letras poderia se instalar neste prédio, dependendo apenas de procedimentos legais.

Uma vez eleito, e mais tarde interrompido na fluência de sua gestão, e após algum tempo, retornando às suas atividades frente ao executivo valenciano, quando a Academia já possuía uma “Cessão de Direito Real de Uso” deste imóvel, o Sr. Vicente Guedes encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei para a Doação deste imóvel à Academia Valenciana de Letras, sob a forma de uma Doação Condicionada.  Graças à sensibilidade dos Exmos. Srs. Vereadores, a Egrégia Câmara acolheu o pedido e aprovou a Lei nº 2654 em 07 de dezembro de 2011 que, homologada pelo Exmo. Prefeito Sr. Vicente Guedes foi publicada no Boletim Oficial da Prefeitura em 22 de dezembro de 2011.

Por essa Lei, para felicidade de todos os Acadêmicos, enquanto existir a Academia Valenciana de Letras, este imóvel a ela pertence oficialmente, para que os projetos culturais de nossa instituição sejam aqui desenvolvidos.
 
Independente de política partidária, nos anais de nossa Academia estes três nomes se imortalizam em nossos agradecimentos e em nossos registros históricos, pela ordem de ação: Sr. Fernando Pereira Graça; Sr. Luiz Fernando Furtado da Graça e o Sr. Vicente de Paula de Souza Guedes.

Estão também em nossos registros históricos e em nossos agradecimentos, pela constante atenção para com a nossa Academia, o atual Presidente da Câmara, Exmo. Sr. Paulo Jorge Cesar e os Exmos. Srs. Vereadores que a compõem.

Cabe ainda dizer que nestes últimos procedimentos administrativos junto à Prefeitura e à Câmara Municipal, merece também os nossos agradecimentos o Sr. Rubens Mancebo, até então Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, que autorizado pelo Senhor Prefeito deu um importante apoio à Academia, acompanhando de perto as tramitações legais que permitiram que hoje estivéssemos neste prédio definitivamente.

Senhoras e Senhores, não pretendo alongar-me neste pronunciamento. Achei necessário fazê-lo como um registro histórico em exaltação ao mérito das personalidades que contribuíram para que este prédio hoje tivesse a nobre destinação de ser ocupado por uma Academia de Letras como a nossa, uma instituição com 63 anos de existência com relevantes serviços prestados à cidade de Valença.

Ao encerrar, há um simbolismo ao qual desejo me referir.  Como sabem, à frente deste prédio há uma antiga torneira em uma peça metálica, que por muitos anos saciou a sede da população.  Decorrido um século de sua existência, quando dela não jorra mais água, simbolicamente podemos dizer que este reservatório que no passado saciou a sede da população, poderá agora, com a participação dos intelectuais valencianos e o apoio dos poderes públicos, ser um manancial de cultura para o orgulho e a simpatia de nossa gente, através da Academia Valenciana de Letras.


* Elizabeth Santos Cupello, natural de Juiz de Fora MG e residente em Valença RJ, é Advogada (Faculdade de Direito de Valença – FAA), inscrita na OAB RJ, Graduada em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Valença). Possui Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior (UFRRJ). Ex-Professora das seguintes instituições de Ensino Superior: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Valença (hoje ISE); Faculdade de Filosofia da Fundação Rosemar Pimentel (hoje UGB). Presidente da Academia Valenciana de Letras por quatro gestões consecutivas, onde ocupa a Cadeira nº 03, patronímica de Alberto de Oliveira, desde 1987. É Corredatora do “Informativo AVL”, que circula mensalmente desde o ano de 2003. É Vice-Presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto (instituição que criou em Valença juntamente com seu esposo Mario Pellegrini Cupello, em 1990), onde também é Diretora do Centro de Preservação da Memória, criado antes deste mesmo Instituto e a ele incorporado em 1990. Membro do Conselho Editorial da UNIPAC, em Juiz de Fora. Escreve artigos para livros, revistas e jornais. Mais...

11 comentários:

Prof. Dr. Getulio Targino Lima disse...

Caro Francisco Braga,
Agradeço, sensibilizado, o encaminhamento do link no qual pude ler o admirável pronunciamento da Dra. Elizabeth Cupello, Presidente da Academia Valenciana de Letras, comemorativo do encerramento da 1ª etapa das obras da sede daquele Sodalício. Peça magistral, o discurso irrepreensível da Presidente mostrou as facetas de uma pessoa culta, sensível à arte e, principalmente, incansável batalhadora pela preservação dos bens culturais daquelas plagas, inspirando-nos a continuar a luta que também enfrentamos pela preservação e conservação destes mesmos bens, que integram o patrimônio histórico e cultural de nossa terra.
Prof. Dr. Getulio Targino Lima
Presidente da Academia Goiana de Letras

José Ribas da Costa Filho disse...

Muito bom o discurso da Dra. Elizabeth,
Obrigado, amigo.
Ribas

Oscar e Cidinha Araripe disse...

Querida Beth, querido Mário - meus bons e saudosos amigos.
Valencianas palavras valiosas, belas, em suma - palavras para serem gravadas na pedra que estão a erigir; pedra cultural, social, exponencial.
Recebam não só o afeto que jamais se encerra, como o desejo ardente de poder revê-los muito breve.
Oscar e Cidinha Araripe /
Fundação Oscar Araripe

José Antônio de Ávila Sacramento disse...

Prezada presidente Elizabeth,
Apreciei o seu pronunciamento. Muito bom!
Coloco também à disposição o site Pátria Mineira ( www.patriamineira.com.br ) para abrigar publicações de interese da AVL e do ICVRP, assim como alguma produção sua e/ou do Mário, bastando apenas me encaminhar os textos desejados.
Abraços,
José Antônio

Augusto Fidelis disse...

Caro Francisco Braga,

Realmente, a Academia de Valença está de parabéns. A ADL ainda não tem sua sede devido a cabeça ruim de alguns acadêmicos, que impediram este sonho quando ele podia ser realizado. A história é longa, porém a esperança continua de pé.

Abraço

Augusto Fidelis

Roberto Guião de Souza Lima disse...

Amigos Beth e Mário

Muito obrigado

Forte abraço

Roberto Guião de Souza Lima

Dr. OsmarBarros Penna disse...

Prezada Acadêmica Elizabeth Santos Cupello

Ficamos orgulhosos em descobrir que o seu inesquecível Discurso Acadêmico, pronunciado
por ocasião da conclusão da primeira etapa das obras da nova Sede de nossa Academia Valenciana de Letras,
foi transcrito pelo "Blog de São João del-Rei", de invejável divulgação.
Não sabemos o que mais admirar em seu discurso: se o conteúdo histórico de riqueza esplendorosa,
emoldurado por expoentes humanos de São João del-Rei, ligados à Valença; se a retórica, riqueza e correção
do invejável texto; ou se a eloquência crivada por letras, salpicadas por sua inflamada palavra.
Para todos nós, valencianos de origem ou por adoção, que conhecemos o seu sonho de ver nesta
"caixa-d'água" a Sede da Academia, foi uma alegria testemunhar este acontecimento.
Tudo isto, adicionado ao esforço e competência do seu querido esposo, proporcionou aos nossos olhos,
vislumbrar a "garra" de uma mulher valente que conseguiu realizar o seu sonho. Parabéns.

Osmar Barros Penna - Acadêmico e Vice-Presidente da AVL

Diácono Agostinho Barroso de Oliveira disse...

Ao "Blog São João Del Rei"

Li, com muita atenção, o pronunciamento da Dra. Elizabeth Santos Cupello que considero como grande e valioso testemunho de ação cultural e de precioso vigor acadêmico.
Nós que ostentamos a ditosa honra de tê-la como amiga, queremos externar as nossas congratulações pelas muitas conquistas alcançadas por ela em prol da Academia Valenciana de Letras.
Sabemos que muito exigiu dela o esforço abnegado para tornar realidade o sonho acalentado por longo tempo, de uma Sede Própria para a egrégia Academia Valenciana de Letras.
Agradecemos ao ilustre Maestro e Compositor Prof. Francisco José dos Santos Braga que nos posssibilitou acessar o pronunciamento da Dra. Elizabeth Santos Cupello.
Consideramos que este pronunciamento deve ter para todos que valorizam a cultura, a dimensão de um bem difuso, através da ampliação do horizonte da mídia eletrônica.
Cordial abraço,
Diácono Agostinho Barroso de Oliveira

Dr. Lael Vital Brazil, filho do grande sanitarista brasileiro Vital Brazil disse...

Obrigado amigos, abs Lael

Laurete Godoy disse...

Prezados Beth e Mário,

Encantada com o belíssimo pronunciamento levado a efeito na conclusão da primeira fase das obras da sede da Academia Valenciana de Letras, cumprimento a querida Beth e o empenho do ilustre casal, alma e coração da AVL, em manter viva a história de Valença.

Achei interessante a ligação com os notáveis de São João del-Rei e cumprimento o ilustre maestro Francisco José dos Santos Braga por nos proporcionar, por meio do seu blog, a oportunidade de conhecer a interessante história de uma edificação, que tanta importância teve na história Valenciana.

Aceitem, queridos amigos, meus cumprimentos acompanhados da manifestação de meu respeito e admiração.

Demorei a manifestar-me, por estar envolvida e comprometida com a conclusão do livro OS OLÍMPICOS – Deuses e Jogos Gregos.
Desculpem-me pelo atraso em acusar o recebimento de tão primoroso texto...

Laurete Godoy
Escritora e Membro Correspondente da AVL

Anônimo disse...

OS APOSENTADOS NÃO PODEM FAZER GREVE PARA REIVINDICAR SEUS DIREITOS E RESPEITO À CLASSE, MAS NAS URNAS, VÃO FAZER A DIFERENÇA. A DERROTA DOS CARRASCOS DOS APOSENTADOS SERÁ INESQUECÍVEL.
ATENÇÃO PARA A REVOLUÇÃO QUE ESTÁ EM CURSO.
ROLA NA NET:
APOSENTADOS, PENSIONISTAS, PROFESSORES, MILITARES, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS – ESCRAVIZADOS E HUMILHADOS – VÃO “FERIR DE MORTE POLÍTICA” O CORAÇÃO DOS CARRASCOS CORRUPTOS: AS URNAS.
LUTE HOJE PARA VIVER BEM O AMANHÃ.
POVO SEM PARTIDO POLÍTICO É PATRÃO: NÃO PERDE
ELEIÇÃO PARA PESQUISA, RÁDIO OU TELEVISÃO.
REPASSEM SEM MODERAÇÃO
POLÍTICOS SÓ RESPEITAM AS URNAS: MAIS NADA!!!
PENSANDO NISSO OS APOSENTADOS, COM MUITA PROPRIEDADE, DESENVOLVERAM DE FORMA SIMPLES, EFICIENTE E DEMOCRÁTICA UMA MANEIRA DE LUTAR PELAS SUAS CAUSAS E, AO MESMO TEMPO, RESOLVER GRAVES PROBLEMAS NACIONAIS.
APOSENTADOS E PENSIONISTAS TÊM DIREITO, MAS NÃO PODEM CURTIR A APOSENTADORIA: SÃO ESCRAVOS DE POLÍTICOS NO BRASIL.
A esperança do povo brasileiro está na ponta dos dedos dos aposentados, idosos e cidadãos que têm a consciência de que: POVO QUE NÃO TEM PARTIDO É PATRÃO NAS URNAS.
“A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS” vai deixar muitos políticos mal intencionados sem sono.
ITÁLIA: O governo criou os juízes sem rosto que acabaram com a máfia.
BRASIL: A Revolta das Bengalas e das Cadeiras de Rodas, movimento sem partido e sem nome, vai acabar com a escravidão dos aposentados, idosos, trabalhadores, anarquia e corrupção instaladas no país pelos últimos governos, inclusive estaduais e municipais.
O PARTIDO DOS TRABALHADORES E SEUS COLIGADOS ESTÃO QUEIMADOS COM OS IDOSOS, APOSENTADOS, PROFESSORES, MÉDICOS, MILITARES (INCLUSIVE DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS – PEC 300), FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E COM TRABALHADORES – FUTUROS APOSENTADOS.
FERNANDO HENRIQUE PREPAROU A FORCA DOS POSENTADOS, LULA COLOCOU A CORDA E A DILMA, RELEMBRANDO O SEU PASSADO, ESTÁ PUXANDO A CORDA EM VOLTA DO PESCOÇO DOS IDOSOS COM A FRIEZA DE UMA TERRORISTA.
MAIS DE 20 MILHÕES DE IDOSOS E APOSENTADOS VÃO ÀS URNAS PARA DERRUBAR OS SEUS CARRASCOS. APÓS 12 ANOS, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ENTENDIMENTO.
A OPOSIÇÃO VAI ASSUMIR E RESPEITAR OS TRABALHADORES E APOSENTADOS PORQUE NÓS, NOVAMENTE DEPOIS DE QUATRO ANOS, SEREMOS A VERDADE NAS URNAS.
EXISTEM VÁRIAS CLASSES ENGAJADAS NOS INTERESSES DOS APOSENTADOS PARA ACABAR COM A ESCRAVIDÃO DOS TRABALHADORES E APOSENTADOS NO BRASIL.
O texto:
“A REVOLTA DAS BENGALAS E CADEIRAS DE RODAS.”
DE UM LADO: APOSENTADOS E OS IDOSOS QUE CONTRIBUÍRAM, POR DÉCADAS, PARA TER UMA VELHICE DIGNA, MAS ESTÃO HÁ 12 ANOS ESCRAVIZADOS PELOS GOVERNOS DO PT (LULA E DILMA)E ATÉ PASSANDO PRIVAÇÕES. DO OUTRO LADO: POLÍTICOS CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE NA PLATAFORMA DE GOVERNO PROMETEM RESOLVER O PROBLEMA DA APOSENTADORIA.
“CAMPO DE BATALHA: AS URNAS".
OS IDOSOS VÃO SE “ARRASTAR” ATÉ AS URNAS PARA TIRAR DO PODER CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE PROMETERAM RESOLVER O PROBLEMA DO APOSENTADO E NADA FIZERAM PORQUE SABEM QUE IDOSOS NÃO GOSTAM DE VOTAR, MAS OS CARRASCOS VÃO “CAIR DO CAVALO”.
ESTA CAUSA É DE TODOS, INCLUSIVE MILITARES E CIVIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. TODOS ESTÃO CAMINHANDO PARA GANHAREM SOMENTE UM SALÁRIO MÍNIMO: É O OBJETIVO DOS CARRASCOS QUE ESTÃO NO PODER.
APESAR DA ECRAVIDÃO E ESTADO DE MISÉRIA IMPOSTO PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES, NÃO É RARO O APOIO QUE OS IDOSOS DÃO AOS SEUS FILHOS E/OU NETOS SEM EMPREGO OU POR OUTROS MOTIVOS.
SOMOS MAIS DE 20 MILÕES DE APOSENTADOS. NÃO HÁ ELEIÇÃO VENCIDA COM ESTA DIFERENÇA DE VOTOS.
NÓS TEMOS O PODER DE TIRAR OU COLOCAR: PODEMOS MUDAR TUDO, NÓS NÃO TEMOS PARTIDO POLÍTICO.
JOVEM, LEVE O SEU IDOSO ATÉ AS URNAS. A SUA VIDA CERTAMENTE VAI MELHORAR.
REPASSEM ESTAS MENSAGENS PARA TODOS, INCLUSIVE VIA: FACEBOOK, ORKUT, TWEETER, MSN, SITES RELATIVOS A FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, APOSENTADOS, ETC.
OS VELHINOS, TRABALHADORES, APOSENTADOS, ESCRAVIZADOS, MISERÁVEIS, HUMILHADOS E ENDIVIDADOS AGRADECEM.