quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Colaborador: João Bosco da Silva


JOÃO BOSCO DA SILVA nasceu em São João del-Rei, MG, a 13 de julho de 1952, tendo passado boa parte de sua infância no campo. Ingressando na então denominada Escola Agrícola Padre Sacramento, escola pública rural localizada nas imediações de São João del-Rei, ali concluiu o chamado “Sexto Ano Profissionalizante – Arte em Madeira”. Naquela escola, aos treze anos de idade, recebeu seu primeiro prêmio “literário” ao escrever um texto intitulado POR QUE GOSTO DE MINHA FAMÍLIA, considerado “a melhor composição sobre a família” num concurso realizado entre alunos de escolas públicas de São João del-Rei e adjacências. Ao sair daquela escola, tendo que voltar à vida do campo, somente regressou definitivamente a São João del-Rei no ano de 1972, para prestar o serviço militar obrigatório, ingressando no Regimento Tiradentes, o que lhe possibilitou continuar seus estudos.  No ano de 1980, concluiu o Curso de Ciências Físicas e Biológicas pela antiga Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, tendo, porém, seguido carreira no Exército Brasileiro. 

Terminado o Curso de Ciências, ingressou no Curso de Letras da mesma IES, o qual, porém, não pôde concluir. Enquanto fazia  esse curso, no entanto, conseguiu sua primeira publicação literária ao participar, juntamente com universitários do Rio de Janeiro, de uma pequena antologia poética intitulada O QUE CABRAL NÃO DESCOBRIU, promovida pela extinta Hossana Editora e Artes.

Mais tarde chegou a ser nomeado Professor de Ciências concursado da Fundação Educacional do Distrito Federal (Brasília/DF), para onde fora transferido em 1988; tendo também lecionado em alguns cursinhos preparatórios. Na mesma ocasião, teve poemas classificados e publicados em duas antologias (uma promovida pela Bibliex/Rio de Janeiro e outra pela Cultura Gráfica e Editora, Rádio Jornal FM e Sindicato dos Escritores do Distrito Federal). 

Tendo que desistir do cargo de professor por continuar no Exército, foi mandado servir em Washington/EUA, chegando a publicar uma crônica em inglês, intitulada Creatures of God (Criaturas de Deus) em um jornal escolar das Escolas Públicas do Condado de Montgomery. 

Voltando para Brasília e, depois, para São João del-Rei, aposentou-se da carreira militar. Como Oficial da Reserva, continuou a escrever, sendo autor das seguintes publicações: O último Lobisomem (pequena antologia de contos e poemas); Trilogia do Lobisomem (romance); História da Loja Charitas II, Volumes I e II (obra de historiografia maçônica) e, por último, Contos da Tribuna (coletânea de contos publicados no jornal Tribuna Sanjoanense). Possui contos e poemas publicados em diversas antologias e revistas como: Revista da Academia de Letras de São João del-Rei, anos 2005, 2006 e 2009; Antologia Lafaiete em Prosa e Verso, anos 2007 a 2012 (organizada pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Laffayette, da qual é membro correspondente). Na área de História da Filosofia, seu artigo intitulado ENCYCLOPÉDIE: SÍNTESE E LEGADO DO ILUMINISMO foi publicado na revista Filosofia, Edição Especial, ano I, nº 5 (Editora Escala: São Paulo, 2007) e na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, ano 2007, Volume XII.

Sua formação acadêmica atual inclui (além dos cursos acima mencionados) um Curso de Formação em Filosofia, um Bacharelado em Filosofia e, como pós-graduação, duas especializações, sendo uma delas em Língua Inglesa e outra em Letras: Português e Literatura.   

Possui o Certificado de Proficiência em Inglês da Universidade de Michigan/EUA, tendo sido também credenciado junto ao Exército Brasileiro em inglês e espanhol. Nos Estados Unidos da América, chegou a proferir palestra no Takoma Education Center, em Washington/DC, sobre o tema BRAZIL: PEOPLE AND GEOGRAPHY.  Membro efetivo da Academia de Letras de São João del-Rei e da União Brasileira de Escritores, é também membro efetivo licenciado do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, além de pertencer a outras entidades culturais e filosóficas.   

Por suas atividades profissionais e intelectuais, recebeu vários prêmios e condecorações, podendo ser destacados: Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro); Diploma da Ordem da Acácia (Grande Loja Maçônica de Minas Gerais); Medalha Honorífica Antônio Carlos Fernandes Leão (Loja Maçônica Charitas II); Diploma de Honra ao Mérito (Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette; por vários anos consecutivos); Diploma da Ordem do Compasso e do Esquadro (Grande Loja Maçônica de Minas Gerais); Comenda da Ordem da Águia (Grande Loja Maçônica de Minas Gerais); Diploma de Honra ao Mérito (Loja Maçônica Charitas II); Certificado de Reconhecimento (Jornal Tribuna Sanjoanense), Comenda da Liberdade e Cidadania (S. João del-Rei, Ritápolis e Tiradentes/2011); entre outras.  

É casado com Dinéia Maria Ladeira da Silva, tendo dois filhos: Júlio César da Silva, professor e pequeno empresário, e Otávio Augusto da Silva, bacharel em Sistemas de Informação.

Nenhum comentário: