segunda-feira, 10 de abril de 2017

2ª ETAPA DA ENTREGA DO TROFÉU ORFEU 2017: ACADEMIA DIVINOPOLITANA DE LETRAS HOMENAGEIA A IMPRENSA LOCAL


Por Augusto Ambrósio Fidelis




A gratidão é uma recomendação bíblica e, por isso, a Academia Divinopolitana de Letras, anualmente, desde 2015, presta homenagem a artistas, intelectuais, profissionais liberais e instituições, bem como aos órgãos de comunicação de Divinópolis, que no ano anterior tenham contribuído com o Sodalício no desenvolvimento das suas atividades.


Essa homenagem, em geral, acontece em duas etapas. Neste ano, por exemplo, o reconhecimento à comunidade artístico-cultural aconteceu no dia 15 de março, no Teatro Municipal Usina Gravatá, oportunidade em que o ORFEU 2017 foi entregue a 24 personalidades. Seriam 25, mas o secretário de estado de Cultura, Ângelo Oswaldo Santos Araújo, estava em viagem e comunicou que virá a Divinópolis oportunamente, para recebê-lo.


Além dos agraciados, a plateia aplaudiu efusivamente as atrações artísticas: Maiher Menezes Escola de Dança, o Studio Arte Dança, o casal Walter Caetano e Schelen Guimarães e o Grupo Seresteiros do Amor.


A segunda parte das homenagens, no entanto, aconteceu no plenário da Câmara Municipal, no dia 3 deste mês de abril, quando todos os órgãos de comunicação da cidade estavam representados: três canais de TV, seis emissoras de rádio, dois jornais, duas agências de publicidade, um blog e uma empresa de TV a cabo.
 
O jornalista Evandro Araújo e o presidente a Associação Mineira de Rádio e Televisão, Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior

Também neste ano, em caráter especial, foram homenageados quatro cientistas, em reconhecimento às pesquisas por eles desenvolvidas: o cirurgião dentista Sérgio Araújo Andrade, que pesquisa o câncer de boca, e três que criaram o Programa Octopus, capaz de predizer a ação biológica de compostos químicos, da maior importância para a indústria farmacêutica: Alex Guterres Taranto e Daniel Bonoto Gonçalves (UFSJ/Campus Centro-Oeste) e Álisson Marques (CEFET/Divinópolis).
 
O cientista Sérgio Araújo Andrade e o chefe de gabinete do prefeito de Divinópolis, Djalma Guimarães, e os acadêmicos João Carlos Ramos e Augusto Fidelis

 
O vereador Delano Santiago, Djalma Guimarães, João Carlos Ramos, os cientistas Álisson Marques (Cefet), Alex Guterres Taranto e Daniel Bonoto Gonçalves (UFSJ), Olinto Guimarães e Augusto Fidelis

O presidente da Academia, João Carlos Ramos, ficou muito feliz com o evento, em ambas as etapas e teceu elogios ao coordenador, acadêmico Augusto Fidelis. 
 
O publicitário Clay Abreu e o vereador Delano Santiago, ladeados pelos acadêmicos João Carlos Ramos (presidente) e Augusto Fidelis

Na Câmara, 15 dos 17 vereadores prestigiaram a promoção. O prefeito Galileu Machado foi representado pelo seu chefe de gabinete, Djalma Guimarães. 
Plateia (no fundo) com vereadores (em primeiro plano)
O cantor João Batista da Silva
 
O tenor Cleiton Vilela e o violonista Eduardo Moreira


























A seguir, confira a lista dos homenageados com o ORFEU 2017, na segunda etapa:


AGRACIADOS DA IMPRENSA  E OUTROS COM O ORFEU 2017 
01 – Agência CAPP:  Clay Abreu
02 – Agência PRP: Paulo Roberto Pereira
03 Contabilidade Edgar Pereira
04 – Diretor de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis: Evandro Pereira Araújo
05 – Divinews: Geraldo Passos
06 – Floricultura Saito: Derci Maria de Freitas
07 – Jornal Agora: Daniela Nery de Faria Outubo
08 – Jornal Gazeta do Oeste: Pollyanna Martins Nunes
09 – Master TV a Cabo: Alexandre Melo de Faria – diretor comercial e marketing
10 – USP/São Carlos/UFSJ: Cirurgião dentista Sérgio Araújo Andrade  -  Combate ao Câncer de Boca
11 – Servidora da Receita Federal: Osana Aparecida Neves Rocha
12 – Rádio Minas: Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior
13 – Rádio Divinópolis: Luiz Gonzaga do Amaral Júnior
14 – Rádio Sucesso: Tiago de Almeida Malta
15 – Samuel do Valle
16 – TV Alterosa: Caio Souza
17 – TV Candidés: Carlos Sátiro  (Programa:  “A Obra não pode parar”)
18 – TV Integração: Cleber Corrêa
19 – Vereador Adair Otaviano de Oliveira – presidente da Câmara
20 – UFSJ: Dr. Alex Guterres Taranto
21 – UFSJ: Dr. Daniel Bonoto Gonçalves
22 – CEFET: Prof. Álisson Marques
23 – Historiador e fotógrafo: Welber Tonhá e Silva

3 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O colaborador AUGUSTO FIDELIS, escritor, jornalista, poeta e cronista, é também o idealizador do projeto encampado pela Academia Divinopolitana de Letras, conhecido como TROFÉU ORFEU, um prêmio concedido aos que se destacaram no ano anterior no campo artístico e cultural (1ª etapa) e como uma homenagem à imprensa local (2ª etapa).
O ORFEU já está em sua 3ª edição e mostra muita vitalidade como se verá nas imagens captadas durante o evento na Câmara Municipal de Divinópolis em 03/04/2017.
O Blog de São João del-Rei tem muita honra de publicar o texto de Augusto Fidelis sobre essa 2ª etapa do TROFÉU ORFEU 2017, enquanto deseja longa vida a essa iniciativa tão engenhosa.
Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Augusto Ambrósio Fidelis (escritor, chefe da Gerência do Cerimonial da Prefeitura Municipal de Divinópolis e vice-presidente da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Caríssimo confrade Francisco Braga,

Ficou ótimo, parabéns pelo seu trabalho. Se Deus quiser, na próxima quarta-feira à tarde/noite chego a São João del Rei para assistir às solenidades da Semana Santa.

Abraço

Augusto Fidelis

Marlene Gandra (membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Agradecida. Muita boa a matéria.