sábado, 14 de julho de 2018

DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA


Por Elpídio Antônio Ramalho
Da Academia de Letras de São João del-Rei
 
Crédito: Rute Pardini Braga

A vida, que acaba de extinguir-se na boa cidade de Carpina, no Estado de Pernambuco, entre a dor dos que a conheceram de perto e a consternação de todo o povo do Ceará, revela bem o que lembrou há pouco o Padre Francisco Landim, a respeito de Dom Lustosa, "o mineiro que se fez um brasileiro sem naturalidade específica, um cristão que transformou o céu de Deus na pátria de sua verdadeira cidadania". 

Dom Antônio de Almeida Lustosa, porém, o saudoso Arcebispo de Fortaleza, que soube honrar como poucos a sua batina de sacerdote, pondo-se sempre a cavaleiro das paixões e à margem das correntes mundanas, representa egregiamente a têmpera da gente mineira, em cujo seio nasceu e se criou. 

Humanista dos mais excelsos, não lhe eram apenas familiares as letras sagradas, através da lição quotidiana dos doutores da Igreja, mas conhecia a preceito as letras profanas, em cujo convívio formou o seu apurado gosto de escritor. Latinista dos melhores dons era bem um sobrevivente da velha cultura mineira, plasmada na leitura e na meditação dos pensadores e dos poetas da antiguidade. 

Teólogo, que buscava nas fontes diretas a solução acertada para os casos sutis que se lhe deparavam, era uma fonte sempre aberta em que iam beber ensinamentos, não só os que viviam debaixo de sua jurisdição, mas todo o Brasil. De fato, a sua espiritualidade não se restringia aos que o conheciam nos Estados do norte e do nordeste, e acreditamos que com o fechamento do seu túmulo venham à luz faces recônditas dessa criatura sobremaneira sábia e humilde. 

Escritor, a sua obra aí está, vibrante de fé e brasilidade, a ressumar, entre a pureza vernácula de seus vocábulos e de suas construções, a defesa de sua fé e o afeto ao Brasil, as duas molas reais de sua vida fatigada e fecunda. 

Mas, sobretudo, o homem, 
E que santo desaparece! 

Toda a modéstia, toda a simplicidade, toda a humildade, toda a alegria, toda a bondade possível envolviam aquela criatura doce e generosa que, por mais que o quisesse esconder, sempre deixava ver o raro valor que possuía. 

Dom Lustosa cultivava as mais sólidas virtudes e, o que é mais, um admirável equilíbrio, que o fazia guia seguro e judicioso de um enorme rebanho. 

Casava bem a austeridade com a doçura, a cultura com a modéstia, a intolerância quanto aos princípios, com a suma tolerância quanto às pessoas. 

Não foi homem para aparecer, preferindo conquistar o seu rebanho, amando e cativando. 

Viveu, assim, uma vida suavíssima, fazendo o bem que lhe estava nas mãos, o qual foi infinito, não deixando entre os homens a menor pegada rude de sua passagem, antes iluminadora e amorável. 

A sua última lição em Fortaleza, em 1963, fugindo às homenagens de sua Arquidiocese, foi um gesto de humildade, que nunca há de ser esquecido pelo povo cearense. 

Doente, pobre, quis ficar em Carpina; paralítico e numa cadeira de rodas, ainda ensinava latim e religião, colaborava no semanário "A Fortaleza", lia, escrevia em prosa e em verso e fazia traduções, para depois desse sacrifício voltar para dormir o seu derradeiro sono na antiga sede de sua Arquidiocese. 
Dom Lustosa com os noviços de 1964, na Casa Salesiana de Carpina-PE - 
Crédito: Arquivo da Inspetoria Salesiana do Nordeste

































Sempre a Religião e o seu Brasil! 

É esse o último aceno para o seu povo e é essa a magnífica atitude com que há de ficar na memória do seu rebanho: curvado e encanecido, as suas últimas palavras constituem uma voz de estímulo para os que ficam, a todos que falam ou escrevem, a todos os que predicam e doutrinam, a fim de trabalharem com mais ardor no aperfeiçoamento próprio e no mais ardente amor à Igreja e à Pátria. 

Dom Antônio de Almeida Lustosa, que acaba de desaparecer, nasceu nesta cidade de São João del-Rei, a 11 de fevereiro de 1886 e ordenou-se a 28 de janeiro de 1912, na cidade de Taubaté. Foram seus pais o Dr. João Pimentel Lustosa e Dona Delfina de Almeida Lustosa. 

Lecionou nos Colégios Salesianos de Lorena, Recife e Bagé, auxiliando também os vigários daquelas paróquias. 

Em 10 de junho de 1924, foi nomeado Bispo de Uberaba. A sua sagração efetuou-se a 11 de fevereiro de 1925, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei, ao lado de Dom José Pereira Lara, Bispo de Santos. O sagrante da cerimônia foi o Arcebispo de Mariana, D. Helvécio Gomes de Oliveira e consagrantes D. Emanuel Gomes de Oliveira e D. Benedito Alves de Souza. 

A 10 de janeiro de 1929, tomou posse como Bispo de Corumbá, e pouco tempo depois foi transferido para Belém, fazendo a sua entrada solene na capital do Pará, a 11 de novembro de 1931. 

Desde os primeiros anos da juventude que as maravilhosas aptidões de seu espírito se vinham revelando, em toda uma série de trabalhos notáveis, cada qual mais bem lançado e erudito. 

Nesse número, para não citar outros, estão incluídos: "Dom Macedo Costa", Rio, 1933; "Solilóquios Infantis aos Pés do Tabernáculo", S. Paulo, 1933; "Abraçando a Cruz" em 1944; "A Prece ao Pôr do Sol", Niterói, 1949; "Meu Livro Inseparável"; "Terra Martirizada" e "Respingando". Entre as suas cartas pastorais, enumeramos: "Saudando os meus diocesanos", "A Seca de 1942", "A Igreja, grande protetora dos operários", "O jogo", "O Alcoolismo", "O Fumo", "A Contrição". Compôs a letra do Hino à Nossa Senhora de Fátima. 
3ª edição (1952) de "Solilóquios Infantis Ao Pé do Tabernáculo" - 
Crédito: Rute Pardini Braga

Dom Antônio de Almeida Lustosa era membro do Instituto Histórico do Ceará e sócio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei. 

A sua investidura no Arcebispado de Fortaleza durante 22 anos foi assinalada por reais e constantes serviços: fundou, além da Congregação das Josefinas, 44 paróquias, ordenou 89 sacerdotes, solicitou ao Papa a criação das Dioceses de Itapipoca e Quixadá, instalou a Rádio Assunção Cearense, o Pré-Seminário Dura D'Ars, o Instituto Cardeal Frinp, o Hospital São José (para tuberculosos). Construiu o Santuário de Fátima, escolas e postos médicos nos subúrbios de Fortaleza e deu grande impulso ao movimento circuita do operariado. Em outros empreendimentos que incentivou, mostrou a sua capacidade de trabalho e zelo permanente pelo desenvolvimento da Arquidiocese de Fortaleza. 

Dom Antônio de Almeida Lustosa, cujos funerais foram acompanhados por uma imensa massa popular e pelas mais altas autoridades eclesiásticas, civis e militares do Estado do Ceará e de outros Estados, era irmão do Dr. Paulo de Almeida Lustosa, ilustre representante da nobre Família Lustosa, que honra São João del-Rei, com sua presença austera e querida. É ele o único irmão que sobrevive o pranteado prelado, que há pouco nos deixou, rumo ao Reino Eterno da Glória.


Fonte: jornal Ponte da Cadeia, São João del-Rei, Ano IX, edição de nº 340, datada de 29/09/1974, p. 4.

10 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O Blog de São João del-Rei tem a honra de publicar a homenagem póstuma a DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA (São João del-Rei, 11/02/1886-Carpina, 14/08/1974), da autoria do Prof. ELPÍDIO-ANTÔNIO RAMALHO, publicada no jornal são-joanense Ponte da Cadeia.
O ministério de bispo do seu biografado foi exercido em quatro dioceses: em Uberaba-MG, durante quatro anos; em Corumbá-MS, por dois anos; em Belém-PA, durante dez anos; finalmente, à Arquidiocese de Fortaleza-CE dedicou vinte e dois preciosos anos de sua vida de pastor amigo e arcebispo santo. Terminado o tempo de Arcebispo em Fortaleza, sentindo o peso dos anos, pede e foi aceita pelo Papa João XXIII a sua renúncia em 16/02/1963. No dia 29/05, acompanhado de três padres da Arquidiocese de Fortaleza, deixa, às 6 horas da manhã a terra que fora o campo de seu pastoreio por 22 anos.

Conforme Pe. Raimundo Ricardo Sobrinho, SDB, Dom Antônio de Almeida Lustosa foi um dos salesianos mais importantes na implantação e difusão do carisma de Dom Bosco no Brasil. Depois de ter sido diretor em Lavrinhas-SP, foi eleito, aos 39 anos, bispo de Uberaba-MG. Dom Lustosa viveu intensamente o "Da mihi animas" de Dom Bosco, percebendo precocemente que a primeira evangelização consiste em dar novamente dignidade às pessoas e às famílias mais pobres. Por isso é considerado o "BISPO DA JUSTIÇA SOCIAL". Em 1963, após 38 anos de episcopado, ele se retirou à Casa Salesiana de Carpina-PE, onde passou os últimos 15 anos. Seus restos mortais repousam na Catedral de Fortaleza.
Em 14 de agosto de 1993, a Arquidiocese de Fortaleza abriu o processo para sua beatificação e canonização. Em 2008, foi entregue à Congregação das Causas dos Santos, em Roma, o "positivo", ou seja, o dossiê que, com base no inquérito diocesano, demonstra a heroicidade da vida e das virtudes, bem como a fama de santidade, do servo de Deus.
Ao visitar o seu túmulo na Catedral de Fortaleza, em 1980, o Papa João Paulo II consagrou a voz do povo: "Dom Lustosa, um bispo santo e sábio!"

http://saojoaodel-rei.blogspot.com/2018/07/dom-antonio-de-almeida-lustosa.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro disse...

Prezado Dr. Francisco.
Obrigado por postar artigos de tão grande relevância.
É importante que saibamos a história e da existência de grandes homens da envergadura de Dom Antônio de Almeida Lustosa.
Fraternal abraço.
Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro

Prof. José Lourenço Parreira (capitão do Exército, professor de música, violinista, maestro, historiador e escritor, além de redator do "Evangelho Quotidiano") disse...

Referi-me a Dom Lustosa, há alguns dias, num texto antecedendo o Evangelho Quotidiano. De sua lavra tenho dois livros: "Abraçando a Cruz" e "Cartas do Além". Muito grato! Lourenço

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Agradeço pelo envio da excelente homenagem póstuma a S.Exa.Revma. Dom Antônio de Almeida Lustosa, de autoria do Prof. Elpídio-Antônio Ramalho: um dos primeiros diretores da Academia de Letras de SJDR, como seu Vice-Presidente.

Um homem de Deus que dedicou toda a sua vida ao Ministério da Igreja.

Abraços, Mario e Beth.

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras, onde é Presidente) disse...

Caro Braga, agradecido pela preciosa matéria. Abraço do Fernando Teixeira

Dr. Benedito Pedro Dorileo (escritor, advogado, Procurador de Justiça aposentado, professor e reitor da UFMT (onde organizou o Coral Universitário e criou a Banda Sinfônica, depois Orquestra Sinfônica Universitária), historiador e membro do IHG-MT e associado da Academia Mato-Grossense de Letras. Também é membro da Academia Paulistana da História e da Ordem Nacional dos Bandeirantes-SP) disse...

Agradeço com admiração. Professor Dorileo.

Marcelo Pereira Rodrigues (escritor (cronista, romancista e biógrafo), filósofo e palestrante) disse...

Sr. Francisco! Bom dia!


Satisfação receber vossos e-mails com a contumaz erudição.


Aproveito para lhe fazer um convite: juntar-se a nós e se tornar assinante da Revista Conhece-te (capa desta edição em anexo). As condições são as seguintes:


Caixa Econômica Federal

Agência: 0127

Operação: 013

Conta: 128211-8.

Valor: R$ 80,00.

Obs: Realizando o depósito, favor informar o endereço completo para s postagens.


Dada a sua acuidade intelectual, a Revista atenderá aos seus anseios. Aproveito para dizer-lhe que estou em intercâmbio de ideias e alguns projetos com muitos confrades da Academia de Letras de São João del-Rei.


Um abraço e boas coisas!


Marcelo Pereira Rodrigues

www.marcelopereirarodrigues.com

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador do TJMG, escritor, colaborador da revista MagisCultura e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

BELÍSSIMO.
IMPRIMI E ARQUIVEI.
GRATO, ABS.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Professor Braga!
Importante divulgação dessa ilustre e exemplar figura humana, filho dessa gloriosa S.J.del-Rei, cuja vocação a Igreja Católica conseguiu inspirar e apoiar. Pessoalmente não a conhecia. Muito grato.
Cumprimentos.