sexta-feira, 25 de junho de 2021

POESIAS QUE VÊM DO AMOR


Por Gabriela Azevedo e Ana Carolina Moraes
 
Escritor Gilberto Mendonça Teles é homenageado pelos 50 anos de magistério na PUC-Rio (publicado pelo Jornal da PUC, em 25/06/2019)

 

Gilberto Mendonça Teles fala sobre sua carreira e processo de criação. Foto: Amanda Dutra.
 
A natureza e a brasilidade são temas importantes para o poeta, crítico literário e professor emérito da PUC-Rio, Gilberto Mendonça Teles, que foi homenageado pelos 50 anos de atuação na Universidade. Em um debate organizado pelo Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e pelo Departamento de Letras, foi exibido o curta biográfico O Poeta da Linguagem, de Lázaro Ribeiro, sobre vida e produção literária de Teles. Também houve declamação de poesias e músicas relacionadas à obra do professor. 

Estavam presentes o Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. e o Decano do CTCH, professor Júlio Diniz, responsável pela organização da palestra. Padre Josafá comentou que as origens dele e do poeta são as mesmas, já que a mãe de Teles é originária de Pirenópolis, em Goiás, assim como o Reitor. O Reitor qualificou o talento para a poesia do escritor como um presente de Deus e afirmou que o poeta, residente no Rio de Janeiro, foi capaz de conservar o que chamou de “ethos da goianidade”. 

Às vezes fico me perguntando como uma pessoa pode conservar o seu ethos da goianidade mesmo vivendo anos e anos fora da terra natal. Ele esteve muito presente aqui entre nós, no Rio de Janeiro, mas a sua produção literária, sua poesia e também o seu modo de ser goiano permaneceu.
Júlio Diniz e o Padre Josafá Carlos de Siqueira comentam a importância do autor para a literatura. Foto: Amanda Dutra.
 
A revitalização da Universidade foi um dos temas abordados pelo Decano do CTCH, professor Júlio Diniz. Ele lembrou da época de estudante, quando foi aluno de Teles, e ressaltou a importância de se olhar para o passado para poder seguir em frente. 
Gilberto é um crítico, ensaísta, professor e formador de mestres e doutores da área. Ele tem obras muito importantes para a literatura brasileira. Ele é magnífico como escritor e poeta, conhece muito bem a poesia, a literatura e tem uma maneira muito própria de fazer poesia e de constituição da poética. Nesse momento que estamos vivendo, temos mais é que ler e fazer poesia, valorizar a arte e a sensibilidade.
Durante a homenagem, houve duas mesas de debate. A primeira delas teve a presença do professor Karl Erik Schollhammer, do Departamento de Letras, e da professora Maria de Fátima Gonçalves Lima, da PUC Goiás. O professor ressaltou a importância de Teles na criação de pós-graduações de Letras em todo o país. Maria de Fátima comentou que pesquisa sobre o poeta desde 1986, quando fez o mestrado. Ela também apresentou dois trabalhos de pós-graduação que orientou e usaram como base a obra de Teles. 

A segunda mesa foi composta pela professora Rosemary Ferreira de Souza, da UFMG, e pelo professor Marcos Carvalho Lopes, da UNILAB. Rosemary apresentou o seu projeto de pesquisa de doutorado em que analisa a relação entre o texto do poeta e as cidades citadas por ele nas obras. O professor da UNILAB apresentou um estudo, elaborado por ele, que fala do trabalho de Teles como professor. Lopes ressaltou a importância de encontros presenciais entre autores renomados como o Teles e pessoas que querem seguir a carreira. 

O diretor do Departamento de Letras, Alexandre Montaury, entrega placa em homenagem a Gilberto Teles. Foto: Amanda Dutra

 
Gilberto Mendonça Teles se aposentou como professor de graduação da PUC em 2005, mas ainda ministra aulas de pós-graduação na PUC-Rio e Goiás. O poeta relatou como as experiências em universidades nacionais e internacionais fortificaram o sentido que ele tem da identidade brasileira. Ele comentou sobre os temas presentes nas obras que produziu, e a relação que tem com pessoas que as estudam. 
O tema das minhas poesias vêm do amor e da própria poesia. Depois que eu me casei, as obras que falam sobre o primeiro tema ganharam uma consistência diferente: amor à família, à vida, aos amigos. Quando vejo que pessoas querem estudar minha poesia, me sinto honrado. Eu me dou muito bem com as pessoas que analisam as minhas obras. Não conheço muitas pessoalmente, mas, às vezes, me relaciono com algumas delas por carta.
Link: http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=10822&sid=29

7 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O Blog de São João del-Rei tem o prazer de reproduzir matéria do Jornal da PUC, veiculada precisamente há dois anos atrás, em que o Departamento de Letras e o Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio prestaram singela homenagem ao poeta goiano e nosso colaborador GILBERTO MENDONÇA TELES, por sua atuação durante 50 anos na Universidade carioca (1969-2019), dedicados à formação de seus alunos de graduação até 2005 e de pós-gradução até então.

Estamos aguardando a publicação de matéria sobre a mais recente homenagem solene da PUC-Rio ao professor e poeta goiano, recebida no dia 22/06/2021, para então trazermos ao conhecimento do leitor .

Reprodução do texto do Jornal da PUC
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/06/poesias-que-vem-do-amor.html

Sobre o poeta goiano Gilberto Mendonça Teles
https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/01/colaborador-gilberto-mendonca-teles.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

BRAVO!

Pe. Sílvio Firmo do Nascimento (professor, escritor e editor da Revista Saberes Interdisciplinares da UNIPTAN e membro da Academia de Letras de SJDR) disse...

Deus o abençoe, Francisco Braga.

Dr. Geraldo Reis disse...

Maravilha, meu caro Francisco Braga.
Geraldo Reis, que aqui se manifesta, tem como um dos maiores presentes recebidos da poesia, a visita, o carinho e o aconchego da amizade de Gilberto Mendonça Teles.
Embora distanciados, digo por mim, estamos juntos. O mestre, como poeta-maior, tem o seu lugar de honra na poesia brasileira. A ele nosso abraço poético, nossa amizade, nosso respeito e admiração.

Mario Pellegrini Cupello disse...

Mario Pellegrini Cupello e Elizabeth Santos Cupello,ambos Membros da Academia Valenciana de Letras, entre outras instituições culturais mineiras. Disseram:

Que feliz coincidência, Caro amigo Braga!
Semana passada, quando pesquisavamos sobre temas poéticos, pela Internet, encontramos o interessante ensaio, “Poeta & Poemas”, de autoria de Moema de Castro e Silva Olival (Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas da USP e Professora da Faculdade de Letras da UFG), sobre Poemas intertextualizados cujos versos, aproveitados de outros renomados autores, apresentam-se com nova e significativa dimensão crítica, em uma refinada “magia” – e potencial de criação – do grande Poeta Gilberto Mendonça Teles.

“Para comprovar alguns itens explicativos, eis parte do poema:”

“A preocupação de trazer à luz – via notas explicativas – sobre a matriz contextual que lhe forneceu subsídios para um discurso dialogista, é uma constante, como também se vê a respeito do poema “Intertexto”.
“Gilberto (Mendonça Teles)esclarece:
Os segundos versos das quatro primeiras estrofes são de poetas românticos: o da primeira, provém de uma modinha do século XIX; o da segunda é adaptação de um verso de “Amor e medo” de Casimiro de Abreu; o da terceira é de Castro Alves; e o da quarta é de Álvares de Azevedo. E o primeiro verso da última estrofe é de Gonçalves Dias.”

INTERTEXTO
Quisera ser romântico e chamar-te
rola maviosa dos vergéis da terra
mas sinto o coração perto do enfarte
e sou como um gavião em pé de guerra.

Quisera ser romântico e dizer-te:
és bela – eu homem; tens amor – eu gana!
Melhor é deixar logo deste flerte
e fazer algo pela espécie humana.

Estimado amigo Braga.
Mais uma vez lhe felicitamos por sua constante atividade em exaltar os valores literários e poéticos de ilustres personalidades de nossa Pátria, como o Poeta Geraldo Mendonça Teles.
Agradecemos pelo envio. Receba o abraço fraterno,
Dos amigos Mario e Elizabeth.

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Obrigado, Francisco.
Graças a Deus, a poesia no Brasil é muito valorizada! Grande abraço, também para Rute e vivam os poetas do Brasil!!! "Paz e Bem", são os votos do irmão fr. Joel!

Róbson Abrantes disse...

Tive a honra de receber a visita de Gilberto Mendonça Teles em 27/08/2012 em minha casa em Alto Rio Doce, acompanhando o falecido amigo José Fernandes, nascido neste município, em uma homenagem que prestamos ao caro conterrâneo. A palestra de Gilberto foi muito rica e interessante. Ele deixou alguns de seus livros para nosso acervo, com respectiva dedicatória. Agradeço o compartilhamento da mensagem acima, augurando receber a divulgação citada. Obrigado e forte abaraço.