quarta-feira, 13 de abril de 2022

RAUL POMPEIA: O GÊNIO FEITO HOMEM > PARTE 1


Por Marcelo Câmara 
 
Raul Pompeia: o Gênio feito homem.

 
“A arte que não tem apoio na convicção da própria força sucumbe; a hesitação atrofia e anula; a arte forte cresce de si mesmo, organicamente”. 
Raul Pompeia (Glória latente, in Obras Raul Pompeia – Vol. VII – Crônicas 2 - pág. 122 – Ed. Civilização Brasileira, OLAC e MEC/FENAME, Rio, 1983) 

RAUL POMPEIA, filho de um magistrado, vereador em Angra dos Reis, proprietário rural, cafeicultor e fabricante de Cachaça, era sobrinho-bisneto de Tiradentes. Formado em Direito, foi jornalista, contista, cronista, novelista e romancista; pensador de Filosofia da Arte e Ciência Política; professor, historiador e crítico de Artes Plásticas e Literatura; desenhista, caricaturista, escultor e dirigente de instituições culturais. Nacionalista, republicano e abolicionista militante. Certamente, um dos mais fulgurantes artistas da Língua Portuguesa e, no seu tempo, um dos homens mais sábios e eruditos do País. Faleceu a 25.12.1895 em Botafogo, Cidade do Rio de Janeiro, aos 32 anos, vítima de suicídio. 

I. OBRAS DE RAUL POMPEIA (primeiras edições em livro) 

Uma tragédia no Amazonas (romance, edição do Autor, Typ. Cosmopolita, Rio de Janeiro, RJ, 1880) 
O Ateneu (romance, Ed. da Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, RJ, 1888) 
Canções sem metro (poesia em prosa, edição post mortem, Typ. Aldina, Rio de Janeiro, RJ, 1900) 
 
II. EDIÇÕES DE INÉDITOS EM LIVRO E REEDIÇÕES DEFINITIVAS
 
Raul Pompeia – Obras 
 
Coleção de 10 volumes – Organização de Afrânio Coutinho, com assistência de Eduardo de Faria Coutinho, 1981-4. Reúne toda a obra de Raul Pompeia, classificada por gênero e data de criação. A maioria dos trabalhos – dispersa em jornais, revistas e folhetos – era inédita em livro. Coedição: Ministério da Educação e Cultura (patrocinador da edição, na gestão do Ministro Eduardo Portela)/FENAME, Oficina Literária Afrânio Coutinho – OLAC, Editora Civilização Brasileira. O Volume X, também organizado por Afrânio Coutinho, com assistência de Eduardo de Faria Coutinho, foi editado pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis em 1991. 
Os dez volumes reúnem: 
Uma tragédia no Amazonas e As joias da Coroa
O Ateneu (primeira edição do texto verdadeiro, fidedigno, revisto por Pompeia, segundo a vontade autoral); 
Contos, Canções sem metro e Outros Poemas em Prosa (primeiro brasileiro a criar e publicar obras do gênero poesia em prosa); 
Novelas 
Escritos Políticos
Crônicas
Miscelânia (Perfis; Crítica Literária e Artística; Em torno da Biblioteca Nacional; Correspondência; Poesia; Notas e Pensamentos; Cartas para o Futuro – Alma morta; Passeio ao Silvestre; Niomeu e Hygdar; A Mão de Luís Gama e Dispersos); e 
Fotobiografia (ilustrações, desenhos, caricaturas, fotografias). 
 
Excursão Ministerial (reportagem jornalística para a Gazeta da Tarde, do Rio de Janeiro, RJ) in Alma Morta e Excursão Ministerial – Introdução, Cronologia e Notas de Camil Capaz, Edição da Gazeta de Angra (Alípio Mendes), Angra dos Reis, RJ, 1990. 
 
De 1880 a 1895, portanto dos dezessete aos trinta e dois anos, Raul Pompeia publicou artigos políticos, crônicas, reportagens, crítica literária e de artes plásticas, e literatura (romances, contos, poesia em prosa), em trinta e nove jornais e revistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. 
 
Raul Pompeia é o patrono da Cadeira nº 33 da Academia Brasileira de Letras, atualmente ocupada por Evanildo Bechara. No Ateneu Angrense de Letras e Artes, é o patrono da Cadeira nº 1, e, na Academia Fluminense de Letras, da Cadeira nº 37. De ambas, Marcelo Câmara é o titular. 
 
♧               ♧               ♧
 
As informações acima foram extraídas do trabalho de autoria de Marcelo Câmara, intitulado Projeto Celebração dos 150 anos do maior dos angrenses - Raul Pompeia volta à sua terra (Rio, 2013).

10 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Prezad@,
Em comemoração aos 159 anos do nascimento do grande escritor angrense Raul Pompeia nascido em 12 de abril de 1863, o Blog de São João del-Rei tem o prazer de publicar o ensaio intitulado "RAUL POMPEIA: O GÊNIO FEITO HOMEM" da autoria do colaborador MARCELO Nóbrega da CÂMARA Torres, em 2 partes.
Nesta primeira parte, será apreciada a ABERTURA, que sucintamente descreve a produção literária do grande escritor durante seus 32 anos de vida.
Aproveito a oportunidade para anunciar que a 2ª parte (ou o ensaio propriamente dito) será publicada proximamente, ocasião em que apreciaremos oração do nosso colaborador ao tomar posse, como Membro Titular da Classe de Letras, da Cadeira 37, patronímica de RAUL POMPEIA, da AFL-ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS, na Sessão de 21 de junho de 2018, quando foi saudado pelo poeta e crítico, acadêmico Sávio Soares de Souza, decano da AFL.

MARCELO Nóbrega da CÂMARA Torres (Angra dos Reis, 1950) é jornalista, escritor, editor e consultor cultural, autor de onze livros e de centenas de ensaios e artigos
nas áreas da Culturologia, Ciências Sociais, História, Política, Estética, Humor, Direito, Literatura, Folclore, Artes e Cachaçologia.

Link: https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2022/04/raul-pompeia-o-genio-feito-homem-parte-1.html 👈

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Raquel Naveira (membro da Academia Matogrossense de Letras e, como poetisa publicou, entre outras obras, Jardim Fechado, antologia poética em comemoração aos seus 30 anos dedicados à poesia) disse...

Parabenizo Marcelo Câmara por seu estudo sobre o grande Raul Pompeia.
Abraço fraterno,
Raquel Naveira

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Belo livro, "O Ateneu".
Por ser apoiador de Floriano Peixoto, foi cancelado pelos escritores da época e acabou suicidando.
Abs

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Bom dia, Francisco.
Muito obrigado. Feliz Páscoa.
Respeitosos cumprimentos.
Diamantino

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Bom Dia, Francisco e Rute. Desde já, venho desejar-lhes um Tempo Pascal feliz, espalhando sempre "Muita Paz e Muito Bem", vivendo a fé na vitória da vida sobre a morte! Tudo de bom para vocês e seus familiares!!
frei Joel.

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Caro professor Braga

Importante iniciativa de publicação de estudo em homenagem ao grande escritor.
Cumprimentos.
Cupertino

Gilberto Mendonça Teles (autor de O terra a terra da linguagem e Hora Aberta-Poemas Reunidos e é membro da Academia Goiana de Letras) disse...

Obrigado, meu caro Francisco Braga. Abraço do Gilberto

Mario Pellegrini Cupello, Arquiteto, Pres. do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto - Valença RJ - Membro Efetivo da Academia Valenciana de Letras, entre outras instituições, disse...


Caro amigo Braga
Agradecemos pelo envio deste ensaio “Raul Pompeia: O Gênio Feito Homem” de autoria de Marcelo Câmara, ao ensejo dos 159 anos do nascimento de Raul Pompéia.
Desde já ficamos aguardando a 2ª parte deste ensaio.
Com os reiterados agradecimentos,receba o meu abraço fraterno e o de Beth.
Mario Pellegrini Cupello.

Robson Arantes disse...

Acuso o recebimento do e-mail sobre Raul Pompéia: o gênio feito Homem. Aguardo ansioso o discurso de posse da cadeira patronímica referente.