segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

12 de novembro, Dia Nacional da Liberdade: uma aspiração nacional

Por Francisco José dos Santos Braga

Este artigo foi parcialmente publicado pela Folha do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, edição de setembro de 2011, nº 4, Ano 1



No dia 12 de novembro de 1746, Joaquim José da Silva Xavier era batizado na Capela de São Sebastião do Rio Abaixo, filial da Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del-Rei, de acordo com o que se lê na folha 151v. do "Livro para servir de assentos dos batizados da freguezia de N. S. do Pilar da Vila de São João del-Rei - 1742/1749", existente na Biblioteca Nacional:

"Aos doze dias do mez de Novembro de mil setecentos e quarenta e seis annos, na Capella de São Sebastião do Rio abaixo o Reverendo Padre João Gonçalves capellão da dita Capella baptizou e poz os Santos Oleos a Joaquim filho legitimo de Domingos da Silva dos Santos e de Antonia da Encarnação Xavier; foram padrinhos Sebastião Ferreira Leytão, e não teve madrinha; do que fiz este assento.

O Coadjutor Jeronymo da Fonseca Alz."

Por ser este o primeiro assento eclesiástico (e também civil) referente ao Tiradentes, - já que é desconhecida a data exata de seu nascimento e à época, por não existir ainda o Registro Civil, o Estado concedia força de lei aos assentos eclesiásticos, - a data de 12 de novembro é comemorada como data de nascimento do herói e reveste-se de enorme importância para a nacionalidade brasileira¹.

O Tiradentes hoje é reverenciado por todos os brasileiros, tendo sido proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira pela Lei 4.867, de 9 de dezembro de 1965 e instituído o dia 21 de abril como o Dia de Tiradentes, data em que se comemora, em todo o País, a morte do herói por enforcamento em patíbulo armado no trajeto entre a cadeia pública e o Largo da Lampadosa, atual Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, por sua participação e chefia da conspiração que se costumou chamar de Inconfidência Mineira. A sua pena de morte não foi comutada em "degredo em fortalezas de Lisboa", nem "em degredo por 10 anos" ou "em degredo perpétuo na África", infligindo-lhe a Coroa Portuguesa — e a ele somente por ser o líder da Inconfidência Mineira — a pena capital.

Antes disso, o Decreto 9.208 de 29 de abril de 1946, havia instituído o mesmo dia como o "Dia das Polícias Civis e Militares", estabelecendo que as Corporações de todo o País, naquela data, "realizarão comemorações que terão como patrono o grande vulto da Inconfidência Mineira".

Apesar disso, desde pelo menos 1965², inúmeros brasileiros de diversas partes do País, especialmente cidadãos são-joanenses, que cultuam a memória do nascimento do herói pátrio, comparecem “motu proprio” à Fazenda do Pombal na data do nascimento do herói, para prestarem a devida homenagem àquele que, nos seus 45 anos de vida, honraria a sua pátria com uma vida digna, disposto a doar-lhe a própria vida, como de fato o fez no dia 21 de abril de 1792.

Como dizíamos, todos os anos, na mesma data convencionada (12 de novembro), às 6h30min se posta perfilado perante a estátua do Tiradentes (medindo cerca de 3 metros sobre um pedestal de pedra em dois níveis medindo perto de 2,5 metros de altura, existente na Avenida Tancredo Neves em São João del-Rei) um grupo de cidadãos brasileiros disposto a uma caminhada cívica até à Fazenda do Pombal, sítio onde nasceu o Tiradentes. Esse grupo retrata os bandeirantes que no final do século XVII fundaram o Arraial Novo do Rio das Mortes, atual São João del-Rei.

Registramos ainda que, às 9h30min desse mesmo dia, tem início uma solenidade na Fazenda do Pombal, promovida pelo 38º Batalhão da Polícia Militar em memória do nascimento do Tiradentes, com o comparecimento de inúmeras autoridades e entidades das três cidades diretamente envolvidas: São João del-Rei, Ritápolis e Tiradentes. Dela participam os Prefeitos, secretários e vereadores, representantes do Clero, do Rotary e da Maçonaria, Juiz e Promotor de Justiça representando o Judiciário, os Comandantes do 38º Batalhão da Polícia Militar, do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha-Regimento Tiradentes e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, um destacamento dos Dragões da Independência, membros da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, representante da Academia Valenciana de Letras e do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, os Presidentes do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes e da Fundação Oscar Araripe, a Banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha ou do 9º Batalhão da Polícia Militar de Barbacena, o Diretor da Floresta Nacional de Ritápolis, diretoras de escolas públicas e seu corpo discente, a TV Campos de Minas, a Gazeta de São João del-Rei, artistas que declamam trechos do “Romanceiro da Inconfidência” de Cecília Meireles e cantora lírica interpretando “As Pombas” de Chiquinha Gonzaga sobre letra de Raimundo Correia numa alusão à Fazenda do Pombal. Cabe lembrar que o acesso ao sítio da Fazenda do Pombal é franqueado à visitação de populares, que comparecem em massa ao grandioso evento.

Como o Legislativo e o Executivo dos diversos entes da Federação têm reagido a essa aspiração popular?

Pioneiramente, o Governo do Estado do Rio de Janeiro teve a iniciativa de promover a criação do Dia da Liberdade no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual nº 5.625, de 22 de dezembro de 2009, por instâncias do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto e Academia Valenciana de Letras, ambas instituições de Valença-RJ. Eis a íntegra da Lei aprovada no Rio de Janeiro:

LEI Nº 5625, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art.1º Fica criado no âmbito do Estado do Rio de Janeiro o Dia da Liberdade a ser comemorado no dia 12 de Novembro de cada ano, data de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier- Tiradentes.

Parágrafo único. O Dia da Liberdade, a ser comemorado em 12 de novembro, não será considerado feriado, e nem deverá ensejar qualquer forma de paralisação de atividades públicas e ou privadas, em qualquer setor econômico, social e cultural do Estado.

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogando-se as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2009.

SERGIO CABRAL
Governador


Em seguida, por instância da Academia de Letras de São João del-Rei junto ao Poder Público das cidades de São João del-Rei, Ritápolis e Tiradentes, foi criado o Dia da Liberdade nesses Municípios. Em São João del-Rei, sua criação se deu por meio da Lei Municipal 4418, de 24 de março de 2010. Em Ritápolis, o Dia da Liberdade foi criado pela Lei Municipal 1178, de 2 de setembro de 2010 e, em Tiradentes, pela Lei Municipal 2559, de 19 de agosto de 2010.


É com imensa satisfação que noticiamos a relevante iniciativa do Governador do Estado de Minas Gerais, quando sancionou no dia 11 de janeiro de 2011 a lei que cria, no âmbito do Estado de Minas Gerais, o Dia da Liberdade, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de novembro, a saber:


LEI Nº 19.439, DE 11 DE JANEIRO DE 2011

Institui o Dia da Liberdade, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de novembro.


O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS


O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:


Art. 1º - Fica instituído o Dia da Liberdade, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de novembro.


Art. 2º - O Poder Executivo promoverá, na data, eventos alusivos ao tema, que compreenderão encontros e manifestações públicas, palestras, debates e outras atividades.


Parágrafo único - Os eventos de que trata o caput terão como referência Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e serão realizados na região onde nasceu e viveu o Mártir da Inconfidência, em especial no Município de São João del-Rei.


Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, aos 11 de janeiro de 2011; 223º da Inconfidência Mineira e 190º da Independência do Brasil.


ANTONIO AUGUSTO JUNHO ANASTASIA



Em consonância com o caráter eminentemente popular desse movimento de reverenciar a memória do nascimento do Tiradentes, oficializado pelo menos desde 1965 como vimos acima, o Projeto de Lei nº 5.169, de 2009, de iniciativa do Deputado Reginaldo Lopes, busca instituir o “Dia Nacional da Liberdade” a data de 12 de novembro. Se aprovado, é possível, nessa data, contar com a transferência simbólica da capital mineira para São João del-Rei, como já ocorre em 16 de julho em Mariana por força da Lei nº 7.561, de 1979, que instituiu o “Dia do Estado de Minas Gerais”, e em 21 de abril ("Dia da Inconfidência Mineira") em Ouro Preto, quando o Governador assina a referida transferência da capital mineira para Ouro Preto, em frente à estátua do Tiradentes, em obediência ao que dispõe o § 2º do Art. 256 da Constituição do Estado de Minas Gerais, para comemoração de todos os mineiros. Foi assim que, buscando abrilhantar ainda mais as comemorações da Semana da Inconfidência, o então governador de Minas, Juscelino Kubitschek, através da Lei 882, de 28 de julho de 1952, criou a Medalha da Inconfidência, a mais alta condecoração concedida pelo Governo mineiro, para ser entregue anualmente em 21 de abril àqueles que, de maneira excepcional, tivessem contribuído para a projeção e valorização de Minas.
Seria também conveniente pensar-se na criação da Medalha da Liberdade para abrilhantar a Semana da Liberdade (aquela em que ocorre o 12 de novembro), a ser concedida aos que, através de sua conduta, fossem considerados “homens livres” por sua contribuição para os ideais libertários defendidos pelo Tiradentes.


NOTAS DO AUTOR


¹ Em Direito, a nacionalidade é adquirida pela pessoa natural no momento do seu nascimento (aquisição originária), sendo esta a principal forma de concessão da nacionalidade pelo Estado a quem nasce no seu solo (“jus soli” ou direito do solo, que, nas Américas, considera o território o critério para atribuir nacionalidade originária, e não o sangue).

² Na Avenida Tancredo Neves, na cidade de São João del-Rei, alteia-se imponente a estátua em bronze do Tiradentes, ali figurado por sua figura altiva, mãos cruzadas no peito, grilhão nos pulsos e corda no pescoço. No centro do lado direito do referido pedestal, lê-se:

A 16 de agosto de 1965, deu início a Prefeitura de São João del-Rei à comemoração anual da data do nascimento do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, e hoje, um grupo de patriotas, em romaria cívica, vem reverenciar a memória do Protomártir da Independência. São João del-Rei, 16 – 8 – 1965



* Francisco José dos Santos Braga, cidadão são-joanense, tem Bacharelado em Letras (Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, hoje UFSJ) e Composição Musical (UnB), bem como Mestrado em Administração (EAESP-FGV). Além de escrever artigos para revistas e jornais, é autor de dois livros e traduziu vários livros na área de Administração Financeira. Participa ativamente de instituições no País e no exterior, como Membro, cabendo destacar as seguintes: Académie Internationale de Lutèce (Paris), Familia Sancti Hieronymi (Clearwater, Flórida), SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro), CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro), Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei-MG, Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG, Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, além da Fundação Oscar Araripe em Tiradentes-MG. Possui o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com), um locus de abordagem de temas musicais, literários, literomusicais, históricos e genealógicos, dedicado, entre outras coisas, ao resgate da memória e à defesa do patrimônio histórico nacional.Mais...

38 comentários:

José Antônio de Ávila Sacramento disse...

A lei ora sancionada pelo Exmo. Sr. Governador de MG veio em boa hora, ainda que o seu texto original tenha sido alterado para pior pelo então deputado Domingos Sávio, a quem confiamos a tramitação do Projeto na Assembléia Legislativa de MG. O dito deputado, atendendo a interesses escusos, não considerou a nossa argumentação cívico-histórica. Unilateralmente, ele retirou do texto a redação que "institui o Dia da Liberdade no Estado de Minas Gerais, a ser celebrado, anualmente, no dia 12 de novembro, com a transferência simbólica da capital mineira para São João del-Rei". A desistência da parte que previa "transferência simbólica da capital de MG para São João del-Rei", no meu entendimento, foi um erro histórico e um desprestígio para com a memória do Tiradentes e para com o Município de São João del-Rei. A transferência seria carregada de muito simbolismo e civismo(não ensejaria a criação de mais um feriado!); ela, se mantida fosse, seria uma das partes das mais importantes do texto. Assim, a dita supressão causou-nos bastante estranheza e veio a macular por demais o projeto original.

Jorge Antunes (compositor, Maestro e escritor) disse...

(Sobre a 1ª edição da Comenda da Liberdade e Cidadania)

O maestro Jorge Antunes já pode incluir um novo título em sua coleção de honrarias: o de Comendador. Ele acaba de ser indicado para receber a Comenda da Liberdade e Cidadania. A Comenda foi recentemente instituída em Minas Gerais, pelas prefeituras de São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis. O maestro de Brasília é um dos intelectuais que irão receber pela primeira vez a homenagem.
O que pesou na escolha do nome de Antunes foi a sua história de prática cultural e musical, associada às suas ações cidadãs e à sua luta pela liberdade e pela justiça social. Jorge Antunes foi o autor da Sinfonia das Buzinas, nas lutas populares de 1984 na campanha das Diretas. Ele é conhecido nacional e internacionalmente por sua obra musical, e também por ter sido o precursor da música eletrônica no Brasil em 1961. Ele é autor da ópera Olga, que conta a história e o martírio de Olga Benario, e recentemente apresentou em cidades do DF sua ópera de rua, em uma campanha bem humorada contra a corrupção dos políticos profissionais.
A entrega da Comenda acontecerá em solenidade no próximo dia 13 de novembro, na Fazenda do Pombal, local do nascimento do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Na lista de agraciados, além do maestro, estão: Ziraldo, Aécio Neves, Aluízio Pimenta, Francisco José Braga e Antonio Anastasia. Outros agraciados, in memoriam, são Tancredo Neves e Itamar Franco.
A Comenda da Liberdade e Cidadania foi instituída e regulamentada pelo Decreto Conjunto nº 001/2011 dos Municípios de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes. A Comenda será entregue anualmente, no mês de novembro.

Nestor Kirjner (músico e escritor) disse...

(Sobre a 1ª edição da Comenda da Liberdade e Cidadania)

Francisco José Braga é você? Caso seja, um abraço ao amigo Comendador. Parabéns pela indicação!

Um abraço do Nestor.

Francisco Braga (compositor, pianista e escritor) disse...

(Quando da 1ª edição da Comenda da Liberdade e Cidadania)
Prezado Presidente da Chancelaria da Comenda da Liberdade e Cidadania,
Apesar de nossos enormes esforços, acho que a divulgação do Hino até agora não surtiu os efeitos desejados em SJDR. Nem através do release enviado, que apresentou problema de áudio, com a voz do cantor meio imperceptível: alguns não conseguiram nem mesmo abrir o arquivo.
Wainer e eu fomos pessoalmente, solicitando parceria, à Imprensa da Prefeitura (que detém todas as mídias de SJDR), à Delegada Estadual de Ensino e ao Secretário Municipal de Educação. Em Tiradentes, parece que a ação foi mais efetiva, porque o Rogério distribuiu kit com gravação do Hino a todas as escolas e conseguiu parceria das rádios.
Diante dessa constatação, pedi-lhe autorização para fazer uma divulgação que acredito ser mais efetiva, através dum arranjo que fiz do Hino para piano, na voz de minha esposa Rute Pardini, que não apresenta os problemas de áudio mencionados, porque a gravação é feita com a cantora realmente em primeiro plano. Já falei com você a respeito.
Como não queremos ferir os direitos autorais do autor do Hino e desejoso de manter boas relações com Marcus Viana, venho solicitar-lhe que interceda junto a este, para que eu faça divulgação do Hino, à minha maneira.
Há, inclusive, o convite da TV Campos de Minas para que gravemos o Hino em meio às ruínas do Pombal.

Peço, portanto, a sua intercessão para obter essa autorização do autor do Hino (divulgação do Hino com o meu arranjo, inclusive na Internet), já que entramos na última e decisiva semana.
No aguardo de suas providências, vou ficando por ora. Braga

Francisco Braga (compositor, pianista e escritor) disse...

(Quando da 1ª edição da Comenda da Liberdade e Cidadania, em novembro/2011, quando escrevi:)
Prezad@,
Tenho o prazer de encaminhar-lhe o link de vídeo que aborda o assunto supracitado, na execução do duo formado por Francisco dos Santos Braga e Rute Pardini, executando uma canção de Marcus Viana, intitulada "Coração de Herói", sobre um texto de Ivanise Junqueira Ferraz, adaptado para forma poética pelo próprio músico (Marcus Viana).
A versão ora apresentada é um arranjo pianístico de Francisco dos Santos Braga, o qual toca o piano acompanhando sua esposa, a soprano Rute Pardini.

Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M

Cordialmente,
Francisco Braga

Cristina Krauss disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini)

O casal Francisco Braga e Rute Pardini sempre abrilhantando e tornando memoráveis inúmeros eventos Minas afora...
Cristina Krauss

Musse Hallak (Acadêmico) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Grandes Francisco e Rute,

Minhas sempre felicitações pela apresentação desta dupla maravilhosa no hino " Coração de Herói".

Abraços.

Teresa Corina Pires disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Obrigada pelas dicas e convite!!
Nosso herói Tiradentes é merecedor de todas estas homenagens!!
Um abraço,
Cora (Teresa Corina)

Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade (Juiz e Membro da Chancelaria da Comenda da Liberdade e Cidadania) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Estimado e sempre querido amigo e mestre Prof. Braga,

Sua pessoa, estensiva à igualmente digna esposa Dª Rute, são - e sempre serão - partes inesquecíveis da Comenda da Liberdade e Cidadania.
Somos-lhes gratos por isso e por tudo o mais.

Abraços, fraternalmente,

do amigo - sempre amigo

Auro.

Dr. Leonildo Santana disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Brava!!!! (os)
Abraços!!!!

Dante José de Araújo disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Prezados amigos Francisco e Rute, muitíssimo grato por nos enviar esta linda interpretação em homenagem ao nosso líder maior da Liberdade, vulto heroico que deu sua vida sonhando um país onde não houvesse escravos e exploradores das riquezas e do povo deste imenso país.
Vocês estão de parabéns, divulguem esta preciosidade.
Cida e Dante

Anderson Braga Horta (escritor e poeta) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Obrigado, Francisco.
Meus parabéns e meu abraço para você e Rute.

Teresa Corina Pires (Cora Guimarães) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Q espetáculo!!!
Vcs merecem tamanha maravilha...
Divirtam se e boa viagem!
Abraço p o casal,
Cora (Teresa Corina)

Pe. Vicente de Paula Rigolon, SDB disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

LINDO “ CORAÇÃO DE HEROI” E NA MESMA PARTE VER “ PANTANAL”” NÃO SABIA QUE VOCÊ ERA PIANISTA E ORQUESTRADOR CRIATIVO! PARABENS! P. Vicente

Prof. Ulisses Passarelli (folclorista e Acadêmico) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Grato. Excelente. O vídeo anexo me agradou muito. Parabéns.
Atenciosamente, Ulisses.

José Luiz Alqueres disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Abraço
JLuiz

Profª Elza de Moraes Fernandes Costa (diretora do Portal Concertino) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Braga,
Muito lindo! Nós, que trabalhamos com amor, sabemos como isso é importante.
"De coração para coração", Ludwig van Beethoven.
Grande abraço,
Elza

Dr. Mário Pellegrini Cupello (Preisdente do Instituto Cultural Rio Preto-Valença, RJ) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Caro amigo Braga
Agradecemos pelo envio deste e-mail, que nos reportou à honrosa homenagem que recebemos em 2011, com a outorga da Comenda da Liberdade e Cidadania.
Abraços, Mario.

Prof. Fernando Teixeira (Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Prezado Braga, é bom recordar momentos especiais. Gostei da letra de Marcus Viana, límpida como convém a um hino e de sua composição, solene e, ao mesmo tempo, suave. A voz da Rute dá a tudo um timbre inesquecível. Um presente de fim de ano seu e da Rute. Meus cumprimentos a ambos. O Senhor do tempo e dos sonhos o inspire sempre. Fernando Teixeira

Pedro Braga disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Braga, querido amigo!
Obrigado pela lembrança.
Forte abraço.
Pedro

Emílio Costa (diretor do Blog "Tencões e Terentenas" e escritor) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M e reproduzido no seu blog "Tencões e Terentenas" no LinK: http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/11/sao-joao-del-rei-constroi-novo-sudario.html)

Prezado Braga,

Me alegra perceber que um sentimento comum por São João del-Rei - em especial pela cultura desta terra - e afinidades humanísticas proporcionam esta parceria desinteressada e cidadã que cada vez mais estreitamos.

Grande abraço.

Emilio.

José Ribas da Costa Filho (antiquário) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M e reproduzido no seu blog "Tencões e Terentenas" no LinK: http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/11/sao-joao-del-rei-constroi-novo-sudario.html)

PARABENS EFUSIVOS!
RIBAS

Jorge Antunes (compositor, Maestro e escritor) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M e reproduzido no seu blog "Tencões e Terentenas" no LinK: http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/11/sao-joao-del-rei-constroi-novo-sudario.html)

Oi,
Parabéns !!!!!
abraços,
Jorge Antunes

Dr. Geraldo Barroso (médico, Acadêmico e escritor) disse...

Prezado amigo Francisco Braga,
Tenho recebido seus importantes, informativos e ilustrativos e-mails e tenho me enriquecido com eles. " Vou-me embora pro passado", "Pessoal silenciosamente especial" e o filme do Zá Carioca refrescam nossa memória e enlevam o nosso espírito. A propósito do último, dando conta do artigo publicado no Estado de Minas (de 25/09/2011, intitulado O Berço de Tiradentes), devo me juntar ao amigo Eugênio Ferraz e congratular-me com os povos das três cidades (São João Del Rei, Ritápolis e Tiradentes) pela atitude de se unirem para homenagear o nossos grande herói, Tradentes. Obrigado por suas iniciativas de me inteirar sobre tão importantes acontecimentos.
Receba meu abraço e leve nossos cumprimentos (meu e de Anna) à Rute.
Geraldo Barroso

Alvimar Mesquita (proprietário do restaurante Velho Chico, em São João del-Rei disse...

(A propósito de e-mail dando conta do artigo publicado no Estado de Minas (de 25/09/2011, intitulado O Berço de Tiradentes)

Agora sim...

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de O PEREGRINO DE ASSIS e regente do coral Trovadores da Mantiqueira) disse...

(A propósito de e-mail dando conta do artigo publicado no Estado de Minas (de 25/09/2011, intitulado O Berço de Tiradentes)

Caros Amigos Francisco e Rute,
Votos franciscanos de "Paz e Bem" para vocês. Muito obrigado por sua constante comu-
nicação eletrônica! Espero que tudo esteja OK em São João!Aqui estamos convivendo e
trabalhando com 14 estudantes e estamos nos preparando para o anual encontro(ecumê-
nico) de corais. que será no domingo, dia 04 de dezembro, no seminário. Haverá 6 corais,
entre os quais dois são conduzidos pelo maestro Ciro Tabet. Cantamos em benefício do
projeto "Vida", que dá assistência aos portadores do virus HIV.Nossa música principal será um Responsório das Matinas do Natal,do arquivo de Mariana de um autor Anônimo..
A partitura traz um acompanhamento, para três instrumentos:Violino 1 e 2 e Baixo.
Copiei as melodias do Violino 1 e do Baixo para poder tocar no teclado (2 vozes!).
Quem sabe haveria possibilidade de podermos contar com sua colaboração para acompanhar!! Caso isto for possível, gostaria de enviar-lhe este arranjo simples, ao menos para seu conhecimento. Neste caso gostaria de conhecer seu endereço atual em São João del Rei. Desde já, muito obrigado. Um grande abraço e tudo de bom para vocês.
fr.Joel

Hélio Petrus (escultor-poeta marianense) disse...

(A respeito do hino "Coração de Herói", considerado o "hino" de Tiradentes, composto por Marcus Vianna sobre letra de Ivanise Junqueira. Arranjo para piano por Francisco José dos Santos Braga e na voz de Rute Pardini, vídeo no YouTube:
Link: http://youtu.be/dT5eHMvSc3M)

Caros Amigos Francisco e Rute:

Essa dupla é mesmo para se tirar o chapéu!!! Parabens mais uma vez pelo arranjo deste hino patriótico e belíssimo! Um "passarinho" me segredou que, em breve, o distinto Amigo tomará posse na Academia Marianense de Letras. Aguardo, ansioso, por este dia, para vê-lo mais próximo de nossa tradicional cultura marianense, honrando-a com sua presença de cidadão culto, amante e divulgador da Arte em todas as suas manifestações. Meus antecipados cumprimentos.
Helio.

Profª Elza de Moraes Fernandes Costa (gerente do Portal Concertino) disse...

Cara amiga Profª Elza,
Sou-lhe muito grato pelo destaque que o seu Portal Concertino dá hoje a uma comemoração que muitos lutaram para se tornar uma realidade, a começar pelo Coronel Adalberto Menezes (membro do IHG-MG), tetraneto do Tiradentes. José Antônio de Ávila Sacramento é um ferrenho defensor de primeira hora.
Todo ano, no dia 12 de novembro, quando estou aqui, vou a pé até à Fazenda do Pombal em caminhada cívica em companhia de quantos queiram cumprir esse dever cívico..
Tudo é feito sem estardalhaço mas com muita fibra. Não temos ajuda nem apoio de ninguém. Trabalho solidário e solitário.
A cerimônia só começa com a chegada dos andarilhos, o que se dá às 9h 30 min.
As autoridades das 3 cidades (São João del-Rei, Ritápolis e Tiradentes) só começam a cerimônia com a nossa chegada.
Dela participam o 38º Batalhão da Polícia Militar, o 11º Regimento de Infantaria de Montanha - Regimento Tiradentes e, mais recentemente, a Maçonaria.
O Cel. Adalberto escreveu o livro Parque Histórico Nacional Tiradentes - Berço da Pátria e eu já registrei minha colaboração pela continuidade da celebração no seguinte artigo:
http://saojoaodel-rei.blogspot.com.br/2011/02/12-de-novembro-dia-nacional-da.html

Sempre grato, coloco-me à sua disposição para futura colaboração para com o seu Concertino.
Abraço cordial do Francisco Braga


Em 20 de janeiro de 2014 14:34, Elza - Concertino respondeu:

Prezado Braga,

Belo artigo! Se eu morasse mais perto, com toda a certeza iria com vocês. Acho muito bonito esse tipo de manifestação.

Poderíamos publicá-lo na sinopse desta forma:

12 de novembro, Dia Nacional da Liberdade: uma aspiração nacional

Artigo escrito por Francisco José dos Santos Braga – compositor, pianista e escritor.

O que você acha?

Um abraço,
Elza de Moraes Fernandes Costa

José Antônio de Ávila Sacramento (escritor, historiador e pesquisador são-joanense) disse...

Estivemos, estamos e certamente que estaremos na luta sempre, caro Braga!
Grato pela parte que me toca e parabéns pela boa divulgação do evento memorial de cada 12 de novembro, na Fazenda do Pombal, em honra a Joaquim José da Silva Xavier.
O evento, agora, de alguns anos para cá, tornou-se por demais engrandecido e enriquecido com as presenças e as participações de vocês (sua e da Rute!).
Continuemos...
Abraços,
JA

Sônia Vieira (pianista e Membro da Academia Brasileira de Música) disse...

Prezado amigo,

Eu não sabia que a data de nascimento do nosso querido Tiradentes era o dia 12 de novembro! O mesmo dia de Paulinho da Viola. O meu
aniversário e o de Dostoievsky é no dia 11 de novembro, uma interessante coincidência!
Obrigada, mais uma vez e parabéns à sua esposa!
Abraços da
Sonia Maria

Aidenor Aires (escritor e Membro da Academia Goiana de Letras) disse...

Caro amigo Francisco Braga,

agradeço sua gentil comunicação e cumprimento o ilustre historiador por seu permanente trabalho em defesa de nosso mártir da liberdade.

Abraços,

Aidenor Aires

Escritor


Visite o meu blog e facebook:

Blog: http://aidenoraires.blogspot.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/aidenor.aires

Profª Elza de Moraes Fernandes Costa (gerente do Portal Concertino) disse...

Prezado Braga,

É uma honra para o Concertino ter em um só artigo o registro do trabalho dedicado ao Tiradentes, herói nacional que tanto fez pela nossa Pátria.

Como você mesmo disse, é o trabalho conjunto que ganha força.

Agradeço, também, a sua divulgação.

Um abraço,
Elza

Hélio Petrus (escultor e poeta) disse...

Caro Braga:

Congratulo-me com o Amigo por ver realizado seu empenho em prol da justa e brilhante idéia, honrando mais uma vez a memória do nosso herói-mártir Tiradentes.
Agradeço a gentileza de presentear-me com o Livro de Dom Barroso. Se dependesse de mim, já estaria empossado como ilustre membro da Academia Marianense de Letras!
Abs do Hélio.

Paulo José de Oliveira (escritor e presidente da Academia Formiguense de Letras) disse...

Ok nobre amigo confrade. Maravilha! Publiquei no Jornal A Gazeta e em nossa página no facebook. Me adicione no facebook. Parabéns! Um abç

Paulo José de Oliveira

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Prezado amigo e confrade Braga, você vai escrevendo sua história para a história. Cumprimento-o por isto. Fernando Teixeira

Dr. Alfredo Luís Carvalho (arquiteto e irmão do Maestro Guaraná) disse...

Prezado Dr.Francisco Braga
Agradeço o envio das matérias, que apreciamos muito e acompanhamos sempre.
Um grande abraço dos amigos daqui.
Alfredo L.Carvalho

Sérgio Vasconcelos Correia (compositor e membro da Academia Brasileira de Música) disse...

Obrigado e parabéns pela sua luta em pról da instituição do DIA DA LIBERDADE. Quando será que a teremos em sua totalidade? Fica a pergunta. Um grande e fraterno abraço do amigo de sempre.

Benjamin Batista (músico cantor, showman, escritor, palestrante e presidente da Academia de Cultura da Bahia) disse...

Otimas noticias. Viva o dia nacional da liberdade.
Abraços