quinta-feira, 14 de julho de 2011

Projeto CAMINHO RELIGIOSO DA ESTRADA REAL-CRER: de PADROEIRA a PADROEIRA

Alinhar ao centro

Por Francisco José dos Santos Braga *


Tive a honra de ser indicado pelo Revmo. Bispo Diocesano de São João del-Rei, Revmo. Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, para representá-lo em cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para implantação do "Caminho Religioso da Estrada Real-CRER: de Padroeira a Padroeira", que ocorreu na terça-feira (12/7/2011), às 19 horas, no Auditório Térreo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-FIEMG, onde compareci em companhia do assessor diocesano, Cláudio Guimarães Pereira.


O endereço onde ocorreu o prestigiado evento foi Avenida do Contorno, 4520, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, MG.


Ao evento concorreu seleta assembleia de aproximadamente cem pessoas, que acompanhou com muito interesse não só a assinatura do protocolo de intenções, bem como os discursos oficiais que se seguiram, em consonância com o cerimonial.


Para compor a mesa, foram convidadas pelo cerimonial as seguintes pessoas (da direita para a esquerda, na fotografia anexa):

- Augusto Lio Horta, Exmo. Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-SEMAD
- Maria Olívia de Castro, Exma. Secretária-Adjunta de Estado da Cultura-SEC
- Renata Vilhena, Exma. Secretária de Estado de Planejamento e Gestão-SEPLAG
- Agostinho Patrus Filho, Exmo. Secretário de Estado de Turismo-SETUR
- Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Revmo. Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte
- Sérgio Cavalieri, Exmo. Vice-Presidente FIEMG, representando o Exmo. Presidente Olavo Machado Jr.
- Marcos Paulo de Souza Miranda, Membro do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Exmo. Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico
- o autor desta matéria (literato e historiador), na condição de representante de Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, Revmo. Bispo da Diocese de São João del-Rei.


Entre os presentes, divisei algumas autoridades conhecidas por mim, a saber: o Diretor Geral do Instituto Estrada Real (IER), Baques Vladimir C. Sanna, o Prefeito de Tiradentes, Nílzio Barbosa, o Prefeito de Nazareno, José Heitor Guimarães de Carvalho, e o Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET/MG), João Carlos Amaral, natural de Barbacena.


Pude comprovar quão importante é a Diocese de São João del-Rei, tanto que todos os oradores mencionaram a relevância desse parceiro para o bom êxito do referido projeto. Tal representatividade se deve ao fato de 19 cidades dessa Diocese estarem incluídas no roteiro turístico religioso a ser implantado. Os Municípios ligados à Diocese de São João del-Rei, inseridos no Caminho Religioso, são: Minduri, São Vicente de Minas, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Barroso, Santa Cruz de Minas, Dores do Campo, Ritápolis, Conceição da Barra de Minas, Nazareno, Itutinga, Luminárias, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Prados, Tiradentes, São João del-Rei e Carrancas, conforme Ofício 188/2011/GAB do Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Exmo. Sr. Agostinho Patrus Filho.


Nunca é demais mencionar que São João del-Rei deverá destacar-se de outros Municípios por oferecer todas as condições de preencher os requisitos que atendam o segmento turismo religioso: conhecida pela religiosidade de seu povo, possui boa infraestrutura hoteleira e de restaurantes, detentora de Universidade Federal e Institutos privados de educação superior, dotada de natureza pujante e bela e de muitos outros predicados. Ainda cabe adicionar que São João del-Rei já se tornou um destino-referência para o Ministério do Turismo no segmento “Turismo de Estudos e Intercâmbio”.


A assinatura do protocolo de intenções naquela noite marcou o início de um projeto que ligará os Santuários de Nossa Senhora Aparecida e de Nossa Senhora da Piedade, respectivamente padroeira do Brasil e do Estado de Minas Gerais.


Ele será um roteiro integrado de turismo religioso, envolvendo 86 municípios entre os santuários da Serra da Piedade, em Caeté, Minas Gerais, e da Padroeira do Brasil, em Aparecida, São Paulo. Serão cerca de 600 quilômetros destinados à peregrinação e meditação, com conceito e sinalização turística indicativa, baseados no Caminho de Santiago de Compostela.


O secretário de Estado de Turismo de Minas, Agostinho Patrus Filho, lembrou que tanto o Santuário de Aparecida quanto o Santuário de Nossa Senhora da Piedade são locais de peregrinação. Lembrou também que o Brasil ocupa o terceiro lugar no “ranking” de países que mais enviam turistas a Santiago de Compostela. Agostinho Patrus afirmou que o Caminho Religioso será reflexo da riqueza de Minas Gerais.


O secretário ainda enfatizou que a demanda por um caminho religioso é crescente no Brasil e que caminhadas por longos percursos são uma tendência internacional. “Além da religiosidade, da introspecção e da busca pelo bem-estar espiritual, essa iniciativa vai desencadear a geração de empregos, de renda e a consequente melhoria da qualidade de vida da população dos municípios”, disse.


Ainda de acordo com o secretário, o Brasil é o terceiro país a enviar mais turistas ao Caminho de Santiago, atrás apenas da Espanha e França. “Temos dentro do Brasil um público potencial a ser trabalhado. Vamos incentivar a oferta do turismo religioso, aliada aos nossos atrativos de natureza, cultura e história”, afirmou.


Ressaltou finalmente a relevância da parceria entre as pastas do Governo de Minas que participam do programa e as prefeituras, circuitos turísticos, arquidioceses e dioceses. "É importante que os diversos atores envolvidos realizem esse trabalho, de fato, em conjunto, para consolidar efetivamente o Caminho Religioso. As parcerias têm sido muito vitoriosas no Governo de Minas. A determinação feita pelo governador Antonio Anastasia a todo o secretariado, de priorizar o trabalho coordenado, coeso, com união de forças, tem apresentado resultados que já nos enchem de entusiasmo", concluiu.


Representando o Presidente da Fiemg, o empresário Sérgio Cavalieri, que acumula as funções de presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) e de vice-presidente da Fiemg, lembrou que a iniciativa contribuirá para o desenvolvimento econômico de todas as cidades que formarão o circuito.


A expectativa, segundo ele, é que o Caminho Religioso comece a ser implantado em 2012, num prazo de seis meses.


Agradeceu, em nome do Sistema Fiemg, ao Instituto Estrada Real, ali representado por seu Diretor Geral, Baques Vladimir C. Sanna, o qual tem participado de tão importante projeto, pioneiro no segmento de turismo religioso em Minas Gerais. Comentou, em seguida, sobre a importância de tal projeto em um país com as características do Brasil e que tem uma das mais numerosas populações católicas do mundo. Convidou ainda todos os Secretários presentes a solidificarem a parceria vitoriosa do Sistema Fiemg com o Governo do Estado de Minas Gerais e a iniciarem uma parceria enriquecedora e importante com a Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte, a Arquidiocese de Mariana e as Dioceses de Campanha e de São João del-Rei. Finalmente, instou os presentes a reconhecerem o aumento da visibilidade do turismo em Minas Gerais, principalmente devido aos esforços da Estrada Real, que se credencia cada vez mais como destino consolidado daquele. Minas Gerais — concluiu — tem todas as condições para oferecer aos turistas de todos os Estados do País, e mesmo do exterior, uma nova opção em termos de destino, mormente agora que se aproximam eventos importantes como a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.


O executivo da Fiemg acrescentou ainda que o projeto do Caminho Religioso da Estrada Real, baseado no Caminho de Santiago de Compostela, dará ao turista as opções de percorrê-lo a pé, de bicicleta ou a cavalo, configurando-se assim como uma opção de turismo e peregrinação na Estrada Real. Como o seu modelo espanhol, o trajeto será demarcado para que o viajante seja capaz de se orientar ao longo de todo o percurso através de sinalização e guias ilustrados com mapas. O turista/peregrino também receberá um passaporte que será carimbado em pontos pré-estabelecidos. Aqueles que tiverem todos os carimbos receberão um Certificado de Conclusão do Caminho Religioso.


O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou a força da religiosidade mineira, lembrando que, no ano passado, 10,3 milhões de peregrinos visitaram o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. “Metade desse número é de mineiros. Isso demonstra, então, uma grande possibilidade para o turismo religioso com a formatação desse Caminho Religioso”, afirmou. Além de ambos os santuários terem em comum a devoção mariana, o arcebispo lembrou que os santuários da Padroeira de Minas e da Padroeira do Brasil partilham vínculos históricos.


Segundo ele, o primeiro arcebispo de Aparecida (SP) e responsável por iniciar a construção do Santuário da Padroeira do Brasil, o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota (1890-1982), era mineiro e, antes de ir para São Paulo, foi capelão do Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Conforme contou Dom Walmor, o cardeal Mota sempre visitava Minas e o Santuário da Padroeira do Estado, no alto da Serra da Piedade. Para ele, o Caminho Religioso “será uma força religiosa, cultural e educativa”. “Tenho certeza que colocará Minas em um lugar ainda mais marcante no cenário nacional”, concluiu o arcebispo.


Por fim, o arcebispo provocou os presentes, indagando quantos haviam visitado o Santuário de Aparecida: quase a totalidade ergueu a mão em sinal afirmativo. Por outro lado, quando indagou se os presentes já tinham estado no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, apenas metade ergueu a mão. Isso, em sua opinião, revela o potencial turístico que representa o santuário da padroeira de Minas Gerais, desde que haja melhor divulgação e conhecimento.


Além disso, mostrou que 60% do total de turistas estrangeiros que se dirigem ao Brasil têm como destino Minas Gerais.


De acordo com a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, que representou o governador Antônio Anastasia no evento, a iniciativa tem grande relevância para o Estado. “Um traço forte dos mineiros é a fé, a crença. Não podemos perder essa característica. Unir, então, a padroeira do Brasil à de Minas Gerais por meio desse caminho é um passo importante nesse sentido e decisivo para o turismo religioso”, ressaltou.


Relembrou ainda momentos de sua infância passada em Campanha, no Sul de Minas, onde era tradição de família acompanhar as procissões e rituais religiosos, principalmente durante a Semana Santa. Renata afirmou que repassou aos filhos esse sentimento de fé. “O projeto Caminho Religioso, que tem como símbolo o coração, já começou vitorioso”, disse.


Todos os oradores inscritos assinaram igualmente o Protocolo de Intenções.

A assinatura de um protocolo de intenções na noite de terça-feira (12/7/2011) marca o início de um projeto que ligará os Santuários de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de Nossa Senhora da Piedade — o "Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira".

Aqui cabe lembrar que, durante a sua campanha pela reeleição, o então candidato ao Governo de Minas Gerais, Antônio Anastasia, visitou Mariana, em companhia de Aécio Neves e Itamar Franco, tendo mantido uma reunião amplamente noticiada com o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Na ocasião, o governador Antônio Anastasia afirmou que, se reeleito, iria criar um programa especial de proteção ao patrimônio histórico de Minas Gerais, em parceria com a sociedade civil e com a Igreja. A proposta estava no seu projeto de governo.

Na mesma ocasião, o governador Antônio Anastasia ressaltou a importância do Estado como guardião do patrimônio histórico do País. Disse, ainda, que pretendia investir ainda mais em infraestrutura para atrair um número cada vez maior de turistas à região.
Metade do patrimônio histórico do Brasil está aqui em Minas. Temos de fazer de fato um projeto muito grande para termos aqui a infraestrutura turística necessária: por isso, os investimentos ao longo dos últimos anos com Aécio Neves e agora comigo para trazermos estradas, telefonia, saneamento, segurança, saúde para atrair os turistas. E é claro que com os turistas aumentaremos a renda e os empregos dessas cidades turísticas”, disse Antônio Anastasia.


Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade


O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade está localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, num cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros acima do nível do mar.


No ano de 2010 se comemorou o cinquentenário da proclamação oficial de Nossa Senhora da Piedade como padroeira do Estado de Minas Gerais. O ano jubilar foi vivido em meio a muitos empenhos pela preservação do conjunto de tudo o que constitui este grande dom de Deus, o Santuário de Nossa Senhora na Serra da Piedade. Os esforços incluem o cuidado e melhorias de toda a infraestrutura do Santuário para proporcionar aos fiéis as melhores condições para sua peregrinação, vivência espiritual e deleite desta beleza singular e tão única.


Um pouco de história


Os fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço, fundador do Colégio do Caraça, chegaram por volta do século XVIII e construíram na Serra da Piedade um rústico eremitério e, ao lado, uma igreja dedicada à Nossa Senhora, santa pela qual tinham grande devoção.


Em 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através do Processo de nº 526-T-55; Inscrição nº316, Livro Histórico, folha 53; Inscrição nº 16, Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, folha 04, de 26 de setembro de 1956.


O Papa João XXIII proclamou Nossa Senhora da Piedade Padroeira do Estado de Minas Gerais, em 1958. A escultura de Nossa Senhora da Piedade, esculpida no século XVIII, é de autoria de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho).


Fatos importantes marcaram o ano de 2004:
- O governador do Estado sancionou a Lei nº 15.178/04, em 16 de junho, que define os limites de conservação da Serra da Piedade - de acordo com diretrizes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), considerada Área de Proteção Ambiental, em cumprimento do disposto no & 1º. do Art. 84 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais.

- Tombamento Municipal do Conjunto Cultural, Arquitetônico, Paisagístico e Natural da Serra da Piedade - Decreto no.2.067/04, de 20 de dezembro de 2004 e Unidade de Conservação Estadual na categoria Monumento Natural, conforme prevê a Constituição do Estado de Minas Gerais/1989, art 84 - lei 15.178/04.


Fato importante em 2010: Vínculo espiritual com a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma
Desde 13 de maio de 2010, a Ermida da Padroeira e a Igreja Nova das Romarias estão vinculadas espiritualmente à Basílica de Santa Maria Maior em Roma, sendo motivo de grande alegria para todos os fiéis poderem receber a indulgência plenária durante a Confissão Sacramental, a Comunhão Eucarística, a Oração do Senhor (Pai Nosso) e o Símbolo da Fé (Credo).


O Governador do Estado assinou um ofício que torna o Santuário um atrativo turístico de especial relevância no Estado. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan aprovou, em dezembro de 2010, a extensão de tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico da Serra da Piedade em Minas Gerais.


Com a extensão de tombamento, o polígono de proteção abrange a antiga área tombada pelo Iphan, os tombamentos estadual e municipal e garante a visibilidade do bem, incluindo sua linha de perfil, os recursos hídricos, a biodiversidade e os aspectos cênicos.


Imagem: Representantes do Governo de Minas Gerais e da Arquidiocese de Belo Horizonte e Diocese de São João del-Rei assinam protocolo de intenções para implantação do Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira. Crédito: Sebastião Jacinto Junior


* Francisco José dos Santos Braga, cidadão são-joanense, tem Bacharelado em Letras (Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, atual UFSJ) e Composição Musical (UnB), bem como Mestrado em Administração (EAESP-FGV). Além de escrever artigos para revistas e jornais, é autor de dois livros e traduziu vários livros na área de Administração Financeira. Participa ativamente de instituições no País e no exterior, como Membro, cabendo destacar as seguintes: Académie Internationale de Lutèce (Paris), Familia Sancti Hieronymi (Clearwater, Flórida), SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro), CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro), Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei-MG, Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG, Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ e Fundação Oscar Araripe em Tiradentes-MG. Possui o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com), um locus de abordagem de temas musicais, literários, literomusicais, históricos e genealógicos, dedicado, entre outras coisas, ao resgate da memória e à defesa do nosso patrimônio histórico.Mais...

5 comentários:

Wallace Rodrigues disse...

Fico muito feliz de saber que pessoas sérias estão se dando conta da riqueza que temos em nossa região.
O turismo religioso bem explorado vai gerar mais divisas e reconhecimento para São João Del Rei e toda região.
Acompanharei com muita expectativa esse projeto.

Wallace Rodrigues
Diretor Adm. da ACI Del Rei

amélia disse...

Emociona-me tomar conhecimento de um trabalho como esse,de tomar ciência que pessoas com seriedade de intenções tem buscado e dado o melhor de si numa pesquisa,num intento onde os beneficiados somos todos. Um trabalho sem vínculo político ou melhor um trabalho que faz a política do bem , da religião e da história. E desse tipo de política exatamente é o que estamos precisando.
Parabéns pelo trabalho.
Amélia Campos

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Agradecemos pelo envio. Que belo exemplo de apoio ao Turismo Religioso! Parabéns!

Abraços de Mario e Beth

Danilo Carlos Gomes (cronista, escritor e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal) disse...

Prezado Francisco Braga, o Projeto Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira é muito importante para Minas. Fora do nosso Estado há 42 anos (aqui em Brasília), fico meio enfurnado. Muita coisa de Minas me escapa, como esse palpitante assunto, que tange o nosso espírito religioso, alma barroca, sentido místico. Nasci em Mariana (em 1942), cidade arquiepiscopal que tinha dois seminários, tem muitas igrejas, agudo espírito de religiosidade. Como São João del Rei, terra dos saudosos Cônegos Vicente e Paulo Dilascio, benfeitores de Mariana, párocos cultos e inteligentes. Fui aluno de português do então Padre Paulo, em 1960,em Mariana.Mea culpa: fui a Aparecida, mas não ao Santuário da Serra da Piedade. Sou testemunha do fervor mariano do Cardeal Motta, primo do meu avô paterno. Dom Carlos vinha de carro de São Paulo, parava em BH. Algumas vezes almoçava na nossa casa em Mariana (eu era menino, rapazinho), minha mãe caprichava no cardápio mineiro, e ele dizia que estava indo para a Serra da Piedade ou de lá voltando. Ele tinha parentes em BH, Caeté, creio que Santa Bárbara, Ouro Preto, Mariana. Em 3-5-1957, celebrou a 1ª missa de Brasília, a convite de seu amigo Juscelino, 12 anos mais moço que ele. Era um homem fino, culto, elegante, magro como Leão XIII. Gostava muito de música sacra, canto gregoriano, etc., mas não de ópera, dizia aos mais próximos. Creio que a cantoria à italiana o entediava. Trocava uma ópera teatralesca por Vivaldi, por Scarlatti, por Bach e Haendel, por um bom canto gregoriano de monastério beneditino... Como eu... Fica aqui o abraço do Danilo Gomes para você,amigo Braga, homem da literatura, da música e da cultura em geral.

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro franciscano, autor dos hinários litúrgicos e fundador dos Corais Trovadores da Mantiqueira e Trovadores do Planalto) disse...

Prezados amigos, Francisco e Rute. Parabéns com o envolvimento de vocês com este belo projeto ! Boa sorte !!