domingo, 21 de julho de 2013

Colaborador: Ático Vilas-Boas da Mota

(Vide retrato do colaborador in http://melodiaweb.com/Sessao.aspx?cod=460)

Ático Frota Vilas-Boas da Mota, escritor, folclorista, historiador, tradutor e professor universitário aposentado, nasceu em Livramento de Nossa Senhora-BA, mas radicou-se muito cedo em Macaúbas. Aí fez o curso primário no Grupo Escolar Cônego Firmino Soares. O curso secundário fez no Liceu Salesiano de Salvador.
Viveu muitos anos em Goiás, terra de seus antepassados maternos.
Diplomou-se em letras neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1957).
Concluiu vários cursos de extensão e de especialização na Argentina e na Europa.
Doutorou-se em Filologia Românica pela Universidade de São Paulo (1972) com a tese: "Formas de tratamento em Português e Romeno", destacando-se como pioneiro dos estudos romenos no Brasil e como o primeiro escritor brasileiro que teve uma de suas obras (Ciganos, poemas em trânsito) traduzida para o romani, a língua dos ciganos.
Participou do corpo diplomático extraordinário, na qualidade de assessor cultural, quando do reatamento de nossas relações diplomáticas com o Leste Europeu (Missão João Dantas - 1961).
Iniciou a sua carreira universitária como professor assistente de letras hispano-americanas, a convite do titular, o saudoso Prof. Mário Camarinha da Silva, da Universidade Católica de Petrópolis - RJ.
Dirigiu o Departamento de Educação e Cultura da Universidade Federal de Goiás quando realizou, entre várias promoções culturais, a Primeira Exposição Internacional do Livro em Goiás (1963-1964).
Foi professor cofundador e Vice-Diretor da então Faculdade de Filosofia da UFG.
Criou e elaborou o primeiro Plano Estadual de Cultura de Goiás (1972 - Secretaria de Educação e Cultura de Goiás), que mereceu diversos elogios da UNESCO (Paris).
Pertence a várias instituições culturais e científicas do Exterior.
No Brasil, participa de várias instituições, a saber:
- Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás
- Membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia
- Sócio-Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso
- Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte
- Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (2005/RJ)
- Membro da Sociedade Brasileira de Geografia (1983/RJ)
- Membro da Academia de Letras de Brasília (DF)
- Membro Correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (ES)
- Membro da Academia Belavistense de Letras, Artes e Ciências (GO)
- Membro Correspondente da Academia de Letras da Bahia
- Membro da Academia de Letras do Brasil, cadeira nº 10, patrono Manoel Bandeira (Brasília-DF)
Em Bucareste, exerceu o cargo de Professor-Associado da Universidade de Bucareste (Romênia-1999/2000) e de Pró-Reitor da Universidade Internacional de Bucareste (2000).
Obteve  prêmio no Concurso Nacional de Contos (Paraná) e no Concurso "Mário de Andrade" (São Paulo) sobre Folclore Nacional. Também, em 1976, recebeu o 1º Prêmio Nacional de Defesa do Folclore Brasileiro com a monografia: "Catarismo, Inquisição e Judeus no Folclore Brasileiro", na qual apresenta novas explicações quanto à origem da Malhação do Judas e da Serração da Velha.
Foi ainda Presidente da Comissão Nacional de Folclore (IBECC-UNESCO/RJ - 1992/1999).
Foi agraciado com as seguintes comendas:
- condecoração da ordem Rio Branco (2000)
- condecoração com o título de Comendador pelos serviços fielmente prestados (2011), pelo Governo da Romênia (a mais alta distinção daquele País)
- condecoração com o título de cidadão goiano, por decisão da Assembleia Legislativa de Goiás.
Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Fundação Cultural Professor Mota, em Macaúbas-BA, tendo sido o seu fundador.
Fala e escreve em espanhol, francês, italiano e romeno.
Traduz em catalão, inglês, sueco, esperanto e romani.

I - OBRAS PUBLICADAS:
1- MUTIRÃO, Inquérito linguístico-etnográfico-folclórico, edição do Autor (Goiânia/1964)
2- ASPECTOS DA CULTURA GOIANA, antologia de artigos, de parceria com Modesto Gomes (Departamento Estadual de Cultura de Goiânia/1972)
3- PROVÉRBIOS EM GOIÁS (Premiado no XXVII Concurso "Mário de Andrade", em São Paulo, sobre Folclore Nacional, em 1972)
4- QUEIMAÇÃO DO JUDAS, CATARISMO, INQUISIÇÃO E JUDEUS NO FOLCLORE BRASILEIRO (com o qual obteve o Prêmio Sílvio Romero de Folclore em 1976, tendo sido publicado pelo Instituto Nacional de Folclore-MEC/FUNARTE, no Rio de Janeiro, 1980)
5- REZAS, BENZEDURAS ET CETERA: Medicina popular em Goiás (2º Prêmio no 1º Concurso Nacional de Folclore Americano do Brasil, Goiânia, Editora Oriente, 1977)
6- CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA CIGANOLOGIA NO BRASIL, Goiânia, editado pelo Autor, 1982
7- MOMENTOS DA HISTÓRIA DOS ROMENOS, Brasília, Editora Thesaurus, 1988
8- MOMENTS IN THE HISTORY OF ROMANIA, Brasília, Editora Thesaurus, 1992
9- CIGANOS, poemas em trânsito, Brasília, Editora Thesaurus, 1998 (Obs.: Esta obra foi traduzida, em 2008, para o romeno, o romani (língua dos ciganos) e para o inglês, pela Editora Coresi de Bucareste.)
10- ROMÊNIA, POEMÁRIO TELÚRICO, Brasília, Editora Thesaurus, 1999
11- BRASIL E ROMÊNIA: PONTE CULTURAL (Conferência), in A NOVA ROMÊNIA, Brasília, Editora Thesaurus, 1999
12- ESTRELA EDITORIAL DOS IRMÃOS TAYLOR E JOSÉ ORIENTE, Goiânia, Kelps, 2002
13- LITERATURA MACAUBENSE, Brasília, Fundação Cultural Prof. Mota, 2003
14- ESTUDOS CIGANOS (antologia), Brasília, Thesaurus Editora, 2005
15- ALPONDRAS: Travessia de Bucareste, com prefácio de Ursulino Tavares Leão, posfácio de Adovaldo Sampaio e ilustrações da renomada escultora Maria Guilhermina, Goiânia, Editora da UFG, 2005
16- BRASIL E ROMÊNIA: PONTES CULTURAIS, Brasília, Editora Thesaurus, 2010, 1093 p. (Obs.: Este livro foi lançado no dia 30 de abril de 2010, no Rio de Janeiro, sob os auspícios da Academia Brasileira de Letras e da Fundação Alexandre Gusmão [Itamarati])

II - TRADUÇÕES PUBLICADAS
1- CONSTANTIN C. GIURESCU - A Transilvânia na história do povo romeno, Rio de Janeiro, Editora Grifo, 1977
2- ION LUCA CARAGIALE - Uma noite tempestuosa, Brasília, Editora Thesaurus, 2005
3- ION LUCA CARAGIALE - Uma carta perdida, Brasília, Editora Thesaurus, 2007


6 comentários:

Prof. Ulisses Passarelli disse...

Conheci o ilustre Dr.Ático pessoalmente quando de minha morada em Natal/RN. Ele era então Presidente da Comissão Nacional de Folclore. Inteligentíssimo, culto, esforçado, muito humano. Homem notável que meu espírito guarda saudades do convívio e ensinamentos. Expoente nacional nos estudos sobre os ciganos. Não poderia haver colaborador melhor para seu blog. Parabéns!
Abç.Ulisses.

Dr. Alaor Barbosa disse...

Estimado Braga:
Conheço há muito tempo o prof. Ático Villas-Boas. Desde os primeiros anos do meu tempo de estudante no Rio, isto é, nos anos de 1956-1958. Foi meu professor, anos depois, de Espanhol, no curso de Letras da UFG. Tive a satisfação de indicar o nome dele para membro da Associação Nacional de Escritores. A colaboração dele no Blog de São João del-Rei será certamente muito positiva.
Abraços.
Alaor Barbosa.

Prof. José Maurício de Carvalho disse...

Parabéns, Francisco.

José Egídio de Carvalho disse...

Com meu cordial e fraterno abraço, agradeço mais esta sua gentil atenção. Receba meus cumprimentos pela brilhante atuação frente às demandas culturais de Minas e do Brasil.
José Egídio

J B Pereira disse...

AGRADEÇO DE CORAÇÃO AS MENSAGENS E E-MAILS ENVIADOS COM SUBSTANCIAL TALENTO E REPRESENTATIVIDADE DA NOSSA TERRA E LITERATURA LOCAL.

PROF. JOÃO BOSCO

Moema de Castro e Silva Olival disse...

Parabenizo os organizadores do Blog de São João del-Rei pela aquisição de um intelectual como Prof. Ático Vilas-Boas, que marcou presença aqui no Estado de Goiás, não só como professor da UFG em que teve papel relevante, grande amigo do fundador e primeiro Reitor, e amigo meu todo especial, na labuta de nossa produção literária, como também pelos seus livros e escritos que engrandecem a nossa Cultura. Parabéns, também ao autor de O Apóstata -Dr. Ribeiro da Silva- que mereceu o prefácio do referido professor e escritor, no seu significativo livro.
Agradeço ao sr. Francisco Braga, pela comunicação do evento. Atenciosamente, ensaísta e escritora Moema de Castro e Silva Olival-(AGL, Cad. n04 ).