segunda-feira, 21 de abril de 2014

Colaborador: EVANDRO DE ALMEIDA COELHO


Nascido a 4 de junho de 1934, em São João del-Rei, Evandro de Almeida Coelho estudou na Escola João dos Santos, Ginásio Santo Antônio, Colégio Estadual de Belo Horizonte e Faculdade de Filosofia da U.M.G., onde fez bacharelado e licenciatura, sendo desistente de doutoramento. Foi presidente do grêmio colegial, do Diretório Acadêmico e do Departamento de Cultura do DCE-U.M.G. Participou das diretorias do DCE-U.M.G., da UEE-MG, da UNE-Filosofia e outras.

Como professor, lecionou principalmente em Belo Horizonte, João Monlevade, Tiradentes e São João del-Rei. Exerceu a diretoria de ensino da antiga CSBM em João Monlevade e ajudou na criação do famoso Colégio Kennedy, onde organizou 8 cursos técnicos plenos e lecionou por 27 anos. Recebeu homenagem especial na comemoração dos 50 anos da Escola.

Presença obrigatória em vários congressos de estudantes e professores, palestrista como Diretor Executivo da CNEG, depois CNEC, organizou 93 ginásios no Estado de Minas Gerais, sendo um deles o Dr. Kleber, no Tijuco.  Produziu e apresentou programas sobre educação nas rádios Inconfidência, Guarani, Monlevade e TV Itacolomi. Teve oportunidade de ser bibliotecário, secretário e presidente da Academia de Letras de São João del-Rei, bem como secretário da Sociedade de Concertos Sinfônicos.

Dirigiu a revista "Mural" da Faculdade de Filosofia, redigiu o suplemento do "Diário de Minas" comemorativo do centenário de Charles de Foucauld. Participou da redação da revista "Mostrar", em João Monlevade, que durou mais de 110 números. Fundou e dirigiu o jornal "O eco", também em João Monlevade. Redigiu uma apostila com roteiro de um passeio a pé para os visitantes entenderem a cidade de São João del-Rei. Fez também apostila sobre a história da cidade de São João del-Rei no século XVIII, continuando as pesquisas sobre a do século XIX.

Atualmente pesquisa estradas de ferro, baseadas na "Côrte", contemporâneas da nossa Oeste de Minas. Escreve a biografia de Monsenhor Gustavo Ernesto Coelho, vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Organiza uma série de biografias e informações sobre as pessoas homenageadas com nomes nas ruas da cidade e também santos católicos, plantas e vegetais, minerais, datas comemorativas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Felicitamos o Blog de São João del- Rei, mais uma vez, pela preciosa e sábia aquisição de seu mais recente colaborador,o acadêmico da ADLSJR, Evandro de Almeida Coelho, nosso autêntico são-joanense da cultura e intelecto.
Musse Hallak.