sábado, 2 de julho de 2016

COMO A AGULHA PUXA A LINHA..., por Francisco De Filippo


I.  Texto da autoria de Francisco De Filippo ¹ (aluno do 3º ano do Curso Clássico em 1946)
 
A Assunção de N. Senhora — Navios atômicos e seus reflexos na moda feminina A ação da polícia federal — Dois bicudos não se beijam — João Neves da Fontoura em Berlim — Portinari em Londres — O  I.B.E.C.C. 

Quinta-feira, dia quinze, a Igreja festejou a Assunção de N. Senhora, festa de grande significação para o mundo católico. Muitos nem ligaram para a importância do dia. Afinal não lhes interessava saber que N. Senhora, por especial privilégio de seu Divino Filho, entrou no Céu com a alma unida ao corpo. Todos, porém, guardam profunda lembrança do feriado que o dia nos proporcionou. E que feriado gostoso...! Uma saída no meio da semana vale um mundo para aqueles que têm o hábito ou oportunidade de sair só aos domingos.

E por falar em saída vem-me à lembrança uma notícia de jornal: "Dentro de cinco anos teremos navios atômicos" e os navios movidos pela força atômica terão uma nova forma. Aparentemente nenhuma relação há entre uma cousa e outra mas como a agulha puxa a linha, uma idéia puxa outra.

Lembrei-me dos que gostam de ver as pequenas. Ora, as mulheres, em geral, têm uma tendência extraordinária para as novidades. Surgiram os tais modêlos aerodinâmicos e logo nós vimos muitas formas aerodinâmicas pelas ruas... Agora surge o modêlo atômico. Santo Deus, que será de nós?! Muitas lançam chispas pelos olhos, e abrasam, com um simples olhar, o coração mais frio. E se elas arranjarem a tal radioatividade?...

Enfim contra todas as armas têm aparecido neutralizantes e, se ficarmos de todo desprotegidos, recorreremos à polícia. Sim, pelo que vejo a polícia está se tornando digna da nossa admiração. Basta ver a batida por ela realizada nas fábricas de dôce do Rio de Janeiro. Lí no jornal "A Noite" o relato da perícia policial efetuada em algumas delas. Com franqueza até fiquei enojado. Basta saber que havia baratas e ratos misturados com massas de biscoitos finos, ovos estragados já com pintos, empregados na fabricação de deliciosas massas, esplêndida calda de dôce feita em latas de lixo. Onde está a consciência? Será que a ânsia de enriquecer nos cega? Os turcos poderiam dar-nos a resposta. Acho que cega, pois vi uma notícia do outro mundo: "A Turquia baseará sua política externa na aliança com a Inglaterra".

O dr. João Neves da Fontoura ² não gostou do negócio, pois partiu imediatamente para Berlim, afim de verificar a possibilidade de solução de vários casos relativos às reparações e dívidas alemãs ao Brasil. O dr. João Neves não devia ter se incomodado tanto. Como dois bicudos não se beijam, a Turquia e a Inglaterra não se darão bem e os nossos interêsses ficarão a salvo, principalmente agora, quando a Inglaterra está disposta a gastar dinheiro com o nosso magnífico Portinari. A notícia talvez não seja conhecida de todos. É possível que Cândido Portinari faça uma exposição de suas obras no "Major Art Gallery" assim que terminar sua exposição em París. Portinari, que pintou uma das salas da Biblioteca do Congresso de Washington e fez o retrato da sra. Franklin Roosevelt, inaugurará sua exposição na Galeria Charpentier, em París, a vinte de setembro.

Até lá, se Deus quiser, o nosso Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura já terá dado jeito para que tenhamos livros melhores e por menor prêço. E já dá tarde...

Fonte: O PORVIRórgão oficial do Colégio Santo Antonio de São João del-Rei, Ano XXII, nº 334, edição de agosto de 1946. 



II.  NOTAS EXPLICATIVAS, por Francisco José dos Santos Braga



¹  Trabalhos publicados pelo saudoso Francisco De Filippo (⭐︎ 01/10/1926, Ubá - ✞ 15/12/2015, Belo Horizonte) como colaborador do Blog de São João del-Rei:

http://saojoaodel-rei.blogspot.com.br/2014/03/o-curso-classico-do-colegio-santo.html

http://saojoaodel-rei.blogspot.com.br/2014/03/colaborador-francisco-de-filippo.html

_________________________________________

Notícia oficial do falecimento de Francisco De Filippo, colaborador deste blog:

Declaração de luto oficial de 3 dias pela Prefeitura Municipal de Ubá pela morte de seu ex-prefeito Francisco De Filippo:

Luto Oficial - Ex-prefeito Francisco De Filippo

por Assessoria de Comunicação da PMU


15/12/2015 17:06
Francisco de Filippo

O Prefeito Vadinho Baião decretou Luto Oficial de 3 dias no Município pelo falecimento do ubaense Francisco De Filippo, ex-prefeito de Ubá por dois mandatos, ocorrido na data de hoje.

Nascido em Ubá no dia 01 de outubro de 1926, filho do Sr. Raphael De Filippo e de Dona Auta Lima, Francisco De Filippo cursou bacharelado e licenciatura em Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFMG. Lecionou em colégios de Belo Horizonte e no Colégio Estadual Raul Soares de Ubá, durante 15 anos. Licenciou-se para exercer o mandato de prefeito, de 1963 a 1967. Mudou-se para Itaúna onde residiu e trabalhou por 16 anos, período no qual obteve a graduação de Mestre em Letras pela UFMG. Já aposentado pelo Estado retornou a Ubá e trabalhou no Armarinho Santo Antônio, onde ficou até a sua decisão de candidatar-se novamente ao cargo de prefeito, cerca de 30 anos após cumprir o seu primeiro mandato. Reeleito, governou de 1989 a 1992. Francisco De Filippo era casado com Dona Mariza Gomes De Filippo e teve seis filhos: Álvaro, Amílcar, Rodrigo, Filipe, Mônica e Juliana, todos nascidos em Ubá. 

Seus dois governos ficaram eternizados pelo progresso proporcionado à cidade, tanto no campo social, quanto no educacional e econômico. Foi responsável pela desapropriação das margens do rio Ubá à Rua São José, com a abertura de uma avenida para desafogar o tráfego de automóveis, hoje Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima. Seu segundo governo ficou marcado por 42 importantes realizações tais como a restauração das finanças municipais, reconstrução de seis escolas, aquisição de imóveis para entidades sociais, assim como de terrenos para a construção de casas populares e para instalação do SESI/SENAI. Pode ser apontado, por fim, como importantes realizações de sua administração a abertura de novas avenidas para melhoria do fluxo do trânsito, a canalização de córregos e a pavimentação de ruas da periferia.


Conforme o Decreto nº 5.766 de Luto Oficial, em todas as repartições públicas municipais, as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Ubá deverão ser hasteadas em meio mastro.

Cf. in http://www.uba.mg.gov.br/Materia_especifica/60511/Luto-Oficial---Ex-prefeito-Francisco-de-Filippo "em cache"
(Acesso em 01/07/2016)


²   Para os fins deste artigo, interessa saber que João Neves da Fontoura foi um político gaúcho, eleito em 1936 para a Academia Brasileira de Letras. Desde o início da década de 40, exerceu missões diplomáticas junto a organismos latino-americanos. Entre maio de 1943 e fevereiro de 1945, dirigiu a embaixada brasileira em Portugal. Ao regressar ao Brasil em 1945, encontrou o País vivendo o clima da redemocratização, após o longo período do Estado Novo. Ingressou então no PSD e apoiou a candidatura presidencial vitoriosa de Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro da Guerra de Vargas. Com a posse de Dutra, Fontoura foi nomeado ministro das Relações Exteriores, cargo que desempenhou durante o ano de 1946.

Para maiores informações, queira consultar o link  abaixo: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/biografias/Joao_Neves_da_Fontoura
(Acesso em 01/07/2016)


Obs.: Esta é uma homenagem que o Blog de São João del-Rei presta ao saudoso Francisco De Filippo, transmitindo à família enlutada suas condolências pelo recente passamento do eterno amigo e colaborador.

8 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (escritor, pianista e compositor, gerente do Blog de São João del-Rei e do Blog do Braga) disse...

O Blog de São João del-Rei cumpre o doloroso dever, embora um tanto extemporâneo, de informar o leitor sobre o falecimento de seu simpático colaborador ubaense FRANCISCO DE FILIPPO, que nos deixou em 15 de dezembro de 2015, rumo à Casa do Pai.

Em homenagem ao notável ser humano e eminente ex-aluno do extinto COLÉGIO SANTO ANTÔNIO de São João del-Rei, este blog vem prestar uma singela homenagem, oferecendo ao leitor uma de suas páginas mais leves nos idos de 1946, quando De Filippo cursava o 3º ano do Curso Clássico naquele famoso educandário como aluno interno.

Arrisca-se mesmo a dizer que essa página é inédita para todos os leitores, até mesmo para a família enlutada, pois que o gerente do blog foi colhê-la das mãos generosas do também saudoso historiador LUIZ ANTÔNIO FERREIRA, o "Irmão", funcionário do SETEC da UFSJ. Apesar da homenagem a De Filippo ser extemporânea, como dito, este blog se consola com a ideia de que ela, mesmo assim, chegou na hora certa, porque só agora foi possível localizar a referida página salva pelo mencionado historiador são-joanense.

Prof. José Maurício de Carvalho (professor universitário, escritor, filósofo, coordenador de colóquios de filosofia "Antero de Quental" e membro de várias Academias) disse...

Muito bem, Francisco.

Dr. Mário Pellegrini Cupello (pesquisador, escritor e presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto, de Valença, e sócio correspondente da Academia de Letras e IHG de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga
Bela homenagem que o Blog de São João del-Rei prestou ao Sr. Francisco De Filippo. Parabéns.
O artigo é muito interessante! Agradecemos pelo envio.
Abraços, e um bom fim de semana.
O amigo Mario.

Adenor Simões (ex-Vereador e Secretário da Cultura de São João del-Rei e presidente de SJDR- Capital Brasileira 2007) disse...

Muito bom, meu amigo Francisco.
Abraço pra você e Rute.

Jota Dangelo (diretor, ator, dramaturgo e gestor cultural, cronista e escritor) disse...

Braga, fiquei na dúvida , mas tenho quase a certeza de que o De Filipo de que fala em sua mensagem era um zagueiro excepcional do Sparta. Em 46, eu estava no quarto ano do ginasial, também interno. Dangelo

Elza do Val Gomes (regente do Coral Júlia Pardini e editora do jornal O Arruia) disse...

Prezado Francisco.
Recebi sua última postagem e venho agradecer-lhe pela homenagem feita ao Francisco de Filippo, que foi casado com uma prima muito chegada, a Mariza de Filippo. Imediatamente repassei-lhe seu e-mail que ela repassará aos filhos. Todos nós estamos agradecidos pela sua atenção e reconhecimento a quem nos deixou exemplos de fé, respeito, competência e seriedade em todos os lugares por onde êle passou em sua existência.
Elza do Val Gomes

Prof. José Luiz Celeste (professor universitário, ex-professor da EAESP-Fundação Getúlio Vargas, ensaísta, tradutor e pesquisador) disse...

Prezado: Li o escrito de De Filipo e lembrei-me de RAM. Random Access Memory.
Abçs

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubá-MG disse...

A Prefeitura agradece por utilizar este canal de comunicação e parabeniza por fazer este reconhecimento ao ilustre Francisco De Filippo, que prestou relevantes serviços ao município de Ubá.

Atenciosamente

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ubá-MG