sábado, 17 de setembro de 2016

SÃO JOÃO DEL-REI FESTEJA 250 ANOS DE ELEVAÇÃO À CATEGORIA DE VILA (1713-1963)


Por Francisco José dos Santos Braga



I.  INTRODUÇÃO




O transcurso do 300º aniversário de elevação à categoria de Vila (8/12/1713-8/12/2013) praticamente passou despercebido pela comunidade são-joanense. 

No Instituto Histórico e Geográfico local, conforme sua Ata nº 486 de 6 de outubro de 2013, bem cedo se questionou a programação para o evento que se supunha seria grandioso. O então presidente do IHG, que, em suas palavras, estava participando de reuniões na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, visando à comemoração dos 300 anos da Vila de São João del-Rei, trouxe à assembleia do Instituto a informação de que o Executivo Municipal alegara escassez de recursos e tinha culpado o ex-prefeito por não ter consignado recursos no Orçamento municipal para a realização do evento. Para solucionar essa questão, segundo o presidente do IHG, o prefeito estava tentando mobilizar recursos de Brasília para comemorar, como se devia, a elevação a Vila. No tocante ao Instituto, o nosso então presidente decidiu que  o IHG participaria das  comemorações através de dois eventos:

- o IV Ciclo de Estudos do IHG, com palestras de especialistas, de 15 de novembro a 14 de dezembro de 2013, com destaque para a palestra do confrade Antônio Gaio Sobrinho intitulada "300 anos de elevação de São João del-Rei à categoria de Vila", proferida no dia 1º de dezembro de 2013, e 
- a realização de uma Sessão solene no salão nobre da Prefeitura na data de 1º de dezembro. Nessa ocasião fomos informados sobre a abertura da exposição "São João del-Rei: Arte, Luz, Letras" em 8 de dezembro de 2013 que permaneceria até 6 de janeiro de 2014, com exposição de fotografias de Artur Cláudio da Costa Moreira e Marcinho Lima e cartões da artista plástica Zulei Bassi, como um dos eventos comemorativos dos 300 anos de São João del-Rei à categoria de Vila.

Na referida Ata do IHG, ainda se pode ler que eu fui ingênuo o suficiente ao ponto de achar que certa informação trazida ao conhecimento dos confrades talvez pudesse interessar ao Município, já que tinha sido alegada a escassez de recursos. Comuniquei-lhes, naquela reunião, que se encontrava pronta para apresentação a cantata O Peregrino de Assis, já conhecida dos são-joanenses (apresentada pela primeira vez na igreja de Nossa Senhora de Lourdes), da autoria de frei Joel Postma o.f.m., compositor e regente holandês com 84 anos de idade na ocasião, dos quais 54 anos dedicados à música em nosso país, professor ligado a São João del-Rei através do Ginásio Santo Antônio e residente no Seminário Seráfico Santo Antônio na cidade de Santos Dumont. Continuei informando sobre a cantata em questão: disse que fora composta por frei Joel em 1965, depois de 6 anos de contato com a realidade brasileira, destinando-se a cantata O Peregrino de Assis a grande coral (naquele momento, o Coral Trovadores da Mantiqueira dispunha de 40 coralistas, sendo 15 seminaristas), contando, na edição de 2013, com a minha participação no acompanhamento pianístico e de Rute Pardini no solo feminino. Citei alguns trechos importantes da cantata, como o "O Jardim de nossa Santa Clara", "A Morte de São Francisco" e "O Canto do Irmão Sol". Falei da próxima apresentação na quarta-feira às 19h30min em Santos Dumont, para a qual todos os confrades e exmas. famílias estavam convidados. Concluí dizendo que, como a cantata já estava ensaiada, se o Município de São João del-Rei quisesse trazer o Coral até o local da apresentação, eu garantiria uma performance gratuita do Coral durante o período que ia até o dia 8 de dezembro, ou seja, o Coral só pedia estrutura para a sua apresentação em São João del-Rei, podendo ser no Teatro Municipal, numa igreja ou em praça pública, independente de ser no próprio dia 8 de dezembro ou em qualquer outra data anterior. A sugestão era apenas que a apresentação do Coral Trovadores da Mantiqueira constasse da programação oficial das comemorações. Um dos confrades chegou a sugerir que, como o presidente do IHG estava participando das reuniões da programação das comemorações dos 300 anos, essa apresentação poderia ser uma proposição do IHG, por meu intermédio. Houve concordância de todos os presentes quanto a essa sugestão. O presidente prometeu levar a proposta ao conhecimento da Secretaria de Cultura.

Até hoje, estou esperando a resposta da Secretaria de Cultura. Entendi que não houve interesse da nossa participação nas comemorações dos 300 anos de elevação a Vila. Que saudade suscitou em meu peito a imagem saudosa de Dr. José Viegas, o grande melômano são-joanense! Que falta nos faz!

Foi assim, em clima de pouca criatividade, que se deixou passar em brancas nuvens a oportunidade rara desse tricentenário de elevação a Vila, exceção feita à TV Campos de Minas que prometeu, toda quinta-feira anterior à data de 8 dezembro, divulgar às 19h30min matérias sobre o evento, lembrando a importância do 8 de dezembro de 1713 para a comunidade são-joanense. E cumpriu. Vem-me  à lembrança que no dia 10 de outubro foi levada ao ar a primeira entrevista com os confrades Antônio Gaio Sobrinho e Betânia Maria Monteiro Guimarães. 

Assim, consideram alguns são-joanenses de expressão (por exemplo, Jota Dangelo ¹  e José Antônio de Ávila Sacramento  ² ), entre os quais modestamente me incluo, que foram pífias as comemorações  que a Prefeitura realizou durante uma semana findando no dia 8 de dezembro de 2013, data que marcava o festejo do aniversário, e que não estiveram à altura da "mui nobre e leal Villa de Dom João V". 

Claro que seria exagerado dizer que não houve nenhuma comemoração. A meu ver, a principal crítica que recai sobre a equipe responsável pela programação das comemorações, é que houve um direcionamento de sua ação voltada para determinado segmento da sociedade são-joanense sem levar em consideração se estava ou não agradando a toda a sociedade. É natural, portanto, que os segmentos não contemplados  a maioria da população são-joanense  tenham se sentido excluídos ou nem tenham tomado conhecimento dos festejos da semana que antecedeu o 8 de dezembro de 2013. Como se verá no próximo item, essas comemorações de 2013 nem de longe lembraram as ocorridas em 1963 em brilhantismo, elevado civismo e envolvimento social. Isso para dizer o mínimo.

Também forçoso é reconhecer que não foram superiores às de 2013 as comemorações do 300º aniversário da instalação de São João del-Rei como cabeça da Comarca do Rio das Mortes, que deveriam ocorrer em 6 de abril de 2014 com muito maior brilho e transparência, uma vez que alguns historiadores entendem que essa data seria muito mais importante para a cidade de São João del-Rei e deveria ser lembrada com maior destaque do que o 300º aniversário de elevação a Vila. Novamente, é de lamentar o olvido a que foi submetida a data histórica de 6 de abril de 2014, para espanto dos historiadores e IHGs de todo o País.


II.  PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DO 250º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A VILA


S. João Del Rei festeja 250 anos de elevação à categoria de Vila (1713-1963) 
"Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil sete centos e treze annos, aos oito dias do mez de Dezembro, ... neste Arraial do Rio das Mortes, ... por ordem de Sua Magestade, que Deus Guarde, Dom Braz Balthazar da Silveira, mestre de campo, governador e Cappitão... o criou em Villa, e com approvação dos moradores della, appelidou com o nome de São João d'El-Rey, e mandou, que com este titulo fosse de todo nomiado em memoria do nome de El-Rey Nosso Senhor"..." 
(Ap. Fábio Guimarães: Fundação Histórica de São João del-Rei)


Comissão Central
Nelson José Lombardi, Prefeito Municipal
Dr. Álvaro Vianna Filho, Presidente da Câmara de Vereadores
Dr. Cid de Sousa Rangel, Vice-Prefeito
Fábio Nelson Guimarães, Chefe de Gabinete do sr. Prefeito

Comissão Executiva
Mons. Dr. Francisco Tortoriello, Vigário Geral da Diocese
José do Carmo Barbosa, Diretor da Estação de Rádio de São João del-Rei
Prof. Sílvio de Araújo Padilha, Diretor do Conservatório Estadual de Música
Pe. Luiz Zver, Vice-Diretor da Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Presidente do C.A.C.
Djalma Tarcísio de Assis, pela Comissão de Ornamentação
Marília Martins Ferreira, Chefe do Agrupamento de Inspetorias
D. Zuleika Fonseca Botelho Braga, pela Comissão de Planejamento e Programação
Abdo Haddad, pela Comissão Social
Capitão Deusdedit Luz Gondim, pela Comissão de Esportes
Dr. José das Chagas Viegas, pela Comissão Teatral
Gui Tarcísio Mazzoni, pela Comissão Belorizontina




PROGRAMA - 1º a 8 de dezembro de 1963

DIA 1º 6  horas  Alvorada festiva pelas bandas de música civis.
8,30 horas  Na av. Rui Barbosa, desfile das escolas primárias; concentração no estádio João Lombardi; entrega dos diplomas de 4º ano pelo Exmo. Sr. Secretário da Educação, Dr. José de Faria Tavares.
16 horas — Na praça dos Andradas, lançamento da pedra fundamental do monumento ao Expedicionário; discursarão os exmos. srs. Presidente da Associação dos Ex-Combatentes, Presidente da Câmara e Prefeito Municipal.
19 horas  À rua Marechal Deodoro, 149, solene inauguração do IV SALÃO SANJOANENSE DE BELAS ARTES, promoção do Centro Artístico e Cultural de São João del-Rei (C.A.C.).
21 horas  Queima de fogos de artifício. ³

DIA 2  19 horas  Desfile do Grupo Escoteiro "Sargento Randi", com demonstração de ginástica, na av. Rui Barbosa.
20 horas  No auditório da Rádio São João del-Rei, conferência pelo Revmo. Pe. Tiago Lara.

DIA 3 — 19 horas  No salão nobre do Fórum, inauguração do retrato de Carvalho Mourão, discursando na ocasião o exmo. sr. Dr. Augusto das Chagas Viegas, decano dos advogados sanjoanenses.
20 horas  No salão nobre da Prefeitura Municipal, lançamento do livro "EFEMÉRIDES DE SÃO JOÃO DEL-REI", do escritor sanjoanense Sebastião de Oliveira Cintra, do C.A.C.

DIA 4 — 19 horas  Na av. Rui Barbosa, audição das bandas de música civis.
20 horas  O Clube Teatral "Artur Azevedo", em espetáculo de gala, encenará no palco da sua sede a peça em cinco atos: "Morgadia de Val Flor", de Pinheiro Chagas.

DIA 5 — 20 horas  No auditório da Rádio São João del-Rei, conferência do Prof. João Camilo de Oliveira Tôrres, da U.M.G.

DIA 6  20 horas  No Teatro Municipal, cedido à Sociedade de concertos Sinfônicos de São João del-Rei, grande concêrto de gala.

DIA 7  9 horas  Missa na capela histórica do alto do Bonfim, seguindo-se o lançamento da pedra fundamental do monumento a Nossa Senhora do Pilar. Discurso do historiador Fábio N. Guimarães.
14 horas  No auditório da Rádio São João del-Rei, conferência do historiador Dr. Paulo Krüger Corrêa Mourão.
16 horas  Corrida rústica, seguindo-se a entrega da "Taça da Liberdade", oferecida pela Prefeitura Municipal, ao vencedor.
19 horas — Concerto musical, na av. Rui Barbosa com a participação das bandas militares do 10º, 11º e 12º R.I.
20,30 horas  No salão nobre da Prefeitura Municipal, lançamento do livro "DE TOMÉ PORTES A TANCREDO NEVES", de Gentil Palhares e Paulo Cristófaro, sob os auspícios do Centro Artístico e Cultural.

DIA 8 — Data jubilar: 250º aniversário de elevação de São João del-Rei à categoria de vila.
6 horas  Alvorada pela banda de clarins do Regimento Tiradentes, seguindo-se salva de tiros e marchas festivas pelas bandas militares do 10º, 11º e 12º R.I.
8 horas  Concentração cívico-religiosa na av. Rui Barbosa; hasteamento do pavilhão nacional pelo sr. Coronel Comandante do Regimento Tiradentes; Missa campal em ação de graças. Será executada, na Missa campal do dia 8, a composição musical intitulada "Missa Imaculada Conceição", do sanjoanense Jacinto de Almeida.
9,30 horas  No antigo campo de aviação, demonstrações da Esquadrilha da Fumaça e do Corpo de Paraquedistas do Exército.
15 horas  Grande desfile, pelas ruas centrais da cidade, de representações de estabelecimentos de ensino médio, de cadetes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, de contingentes do 10º R.I., do 12º R.I., do Corpo de Paraquedistas e de todo o Regimento Tiradentes, com suas respectivas bandas de música.
17 horas  Grande concentração de todos os participantes do desfile e da população na Praça Barão de Itambé; inauguração do marco comemorativo da emancipação política de São João del-Rei; discursos dos deputados federais Tancredo de Almeida Neves e Celso Gabriel de Resende Passos.
18 horas  No salão nobre da Prefeitura, o Governo Municipal recepcionará as autoridades convidadas, discursando na ocasião o sr. Prefeito e o sr. Presidente da Câmara de Vereadores.
19 horas  No estádio João Lombardi, demonstração de ginástica calistênica e de ordem-unida, por elementos selecionados do Regimento Tiradentes, seguindo-se exibições de pirotecnia.
20 horas  No Teatro Municipal, cedido à Sociedade de Concertos Sinfônicos, opereta de gala.
______________________________________________________

No dia 8 de dezembro será lançado pelo D.C.T., nesta cidade, sêlo comemorativo. 
Às solenidades programadas comparecerão pessoalmente o Exmo. Sr. Presidente da República, o Exmo. Sr. Governador do Estado, Ministros, Deputados e outras altas autoridades do govêrno. Prestarão sua valiosa colaboração nos festejos a Sociedade de Concertos Sinfônicos, as orquestras "Ribeiro Bastos", "Lira Sanjoanense", a do Conservatório Estadual de Música "Pe. José Maria Xavier", conjuntos corais e bandas de música civis e militares. Será lançado o "Guia Turístico de São João del-Rei". 



Créditohistoriador Fábio Nelson Guimarães (matérias selecionadas pelo historiador e coladas nas páginas 22-verso até 24 do seu caderno preto)




III.  NOTAS  EXPLICATIVAS



¹  Jota Dangelo: "Os 300 anos em branco"
Link: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2013/05/pelas-esquinas-os-300-anos-em-branco/  Acesso em 10/09/2016.

Jota Dangelo: "300 anos de Vila"
http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2013/12/pelas-esquinas-topicos-28/   Acesso em 10/09/2016.

²   José Antônio de Ávila Sacramento:  "Sobre os 300 anos da Vila de São João del-Rei"
Link:http://www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/212854161213_300_anos_da_Vila_de_Sao_Joao_del_Rei_-_MG_-_JOSE_ANTONIO_DE_AVILA_SACRAMENTO.pdf
Acesso em 10/09/2016.

³  [CINTRA, 1967, vol. II, p. 234] apresenta da seguinte forma a efeméride do dia 1º de dezembro de 1963, deixando evidente que as comemorações marcaram definitivamente o imaginário da população são-joanense de então: 
"Com alvorada festiva pelas bandas de música civis, iniciam-se os festejos comemorativos pelo transcurso do 250º aniversário de elevação de São João del-Rei à categoria de Vila. No mesmo dia realizaram-se as cerimônias de lançamento da pedra fundamental à praça dos Andradas, do monumento do expedicionário e a inauguração do IV Salão São-joanense e Belas Artes, promovido pelo Centro Artístico e Cultural de São João del-Rei. Lâmpadas coloridas iluminavam as ruas centrais, que apresentavam vistosa ornamentação. Ergueu-se no princípio da av. Rui Barbosa, artístico arco do triunfo. Farta iluminação cobria toda Ponte da Cadeia, despertando admiração dos são-joanenses e dos visitantes. O prefeito Nelson José Lombardi, presente a todos os atos programados, foi, inegavelmente, um dos principais artífices do êxito das empolgantes festividades jubilares." 


6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

As comemorações dos 250 anos de elevação à categoria de Vila (1713-1963) foram tão grandiosas que empanaram as dos 300 anos, em 2013.
As primeiras tiveram no prefeito Nelson José Lombardi "um dos principais artífices do êxito das empolgantes festividades jubilares", que tinha como seu Chefe de Gabinete Fábio Nelson Guimarães e contou com Djalma Tarcísio de Assis na Comissão de Ornamentação, sem falar de outros luminares na organização dos festejos. O sucesso só podia ter sido retumbante em 1963, como muitos de nós ainda nos lembramos.

Prof José Lourenço Parreira (Capitão do Exército, são-joanense, violinista, regente e escritor) disse...

Caríssimo Braga, lembro-me do retumbante celebrar. Tínhamos gigantes cívicos, patriotas, na Prefeitura! GRATO!

Dr. Mário Pellegrini Cupello (pesquisador, escritor e presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto, de Valença, e sócio correspondente da Academia de Letras e IHG de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Que pena que tenham sido assim, as "comemorações" dos 300 anos de São João, em 2013!

Agradecemos pelo envio.

Abraços, Mario.

Ruth do Nascimento Viegas (presidente do Conselho Municipal de Patrimônio) disse...

Prezado amigo,
Agradecida,
Ruth.

Dr. Lúcio Flávio Baioneta (ex-aluno do Ginásio Santo Antônio, colaborador do Blog de São João del-Rei, escritor, conferencista e proprietário de Análise Comercial Ltda em Belo Horizonte) disse...

Prezado amigo FJSBraga, li seus comentários sobre os 250 e 300 anos da elevação de nossa SJDelRey a Villa.
Parabéns. A história sempre foi escrita por homens que honraram seus munícipes, não por outros que se desculpam a todo tempo.
Abs do Lucio Flavio

Obs:- o presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Alvaro Vianna Filho, é meu conterrâneo, tio de minha esposa e a pessoa que me acolheu, quando cheguei nesta cidade em fevereiro de 1953, para estudar no meu inesquecível Ginásio Santo Antonio.

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e Secretário Geral da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

A chamada "brasilidade" vai-se perdendo com a globalização. É o que as comemorações das cidades acabam sentindo. E as festas passam a ser simples feriados. Abraço do Fernando Teixeira