sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Colaborador: JOÃO BAPTISTA LOPES DE OLIVEIRA (06/09/1901-12/04/1989)


Por José Eduardo Lopes ("Zuca", ☆ 13/03/1934 ✞ 23/09/2005) *


     João Baptista Lopes de Oliveira, aos 87 anos de idade.                                             Foto datada de novembro de 1988.  

João Baptista Lopes de Oliveira nasceu no dia 06 de setembro (embora comemorasse seu aniversário no dia 06 de outubro) de 1901 em São Miguel do Cajuru, distrito de São João del-Rei, filho de Eduardo Lopes de Oliveira e de Ana Joaquina de Paiva. Era o nono filho dos doze que o casal teve, na seguinte ordem dos seus respectivos nascimentos: 
1 - Maria, falecida quando criança.
2 - Ana, casada com Carlos Alberto Alves, português, não tiveram filhos.
3 - Ricarda, casada com Pedro Ivo de Carvalho, tiveram seis filhos.
4 - Maria das Dôres, casada com Acácio Alves, português, com três filhos.
5 - Idalina, casada com Antônio Joaquim da Silva, tiveram nove filhos.
6 - Maria do Carmo, casada com José Belini dos Santos, com sete filhos.
7 - Maria da Conceição, casada com Pedro Ferreira Souza Júnior, tiveram duas filhas. 
8 - Luíza, solteira.
9 - João Baptista, casado em primeiras núpcias com Ercília Senna, tiveram um filho, falecido ao nascer; em segundas núpcias, casou-se a 25 de setembro de 1926 com Elpídia Senna, tiveram seis filhos.
10- Laura, casada com Joaquim de Araújo Alves, português, com uma filha adotiva.
11- Miguel, casado com Ana Braga, tiveram dez filhos.
12- José, casado com Irene Geraldina Rios, com dois filhos.

Ainda pequeno, João Baptista transferiu-se com os seus pais para o Arraial do Rio das Mortes, ali permanecendo por vários anos.

Já adolescente, mudou-se para São João del-Rei, acompanhando  seu pai que se estabelecera com um armazém de laticínios por atacado, no Tejuco, atualmente Rua General Osório. 

Nesta cidade, João Baptista ingressou em 1923 no comércio, como representante e viajante comercial da firma Alves Neto & Cia.

Vários anos depois, integrou o quadro de funcionários da Estrada de Ferro Oeste de Minas, na função de Agente Fiscal.

Em 1934, voltou a trabalhar na firma Alves Neto & Cia. como agente comercial, ali permanecendo até 1941.

Logo depois é admitido como gerente da Serraria e Carpintaria Oeste, pertencente à firma Alves & Abreu Ltda.

Em 1947 é admitido na Fiação e Tecelagem Matozinhos S/A, onde permanece até 1948.

Em 1949 ingressa na Construtora Interestadual de Melhoramentos de Obras S/A - CIMOSA, como chefe de escritório.

A partir de 1949, passou a ocupar a gerência da Empresa F. Cupello & Cia. Ltda (que, além de ter arrendado o Teatro Municipal de 1940 a 1961, mandou construir o CINE GLÓRIA, inaugurado em 21/08/1947) e de suas sucessoras, Cinemas Cupello S/A e Lombardi & Resende Ltda até 1962, data em que veio a aposentar-se.
Além de suas atividades profissionais e jornalísticas, João Baptista Lopes de Oliveira ainda participava das seguintes Entidades, ocupando em quase todas elas, cargos que os exerceu com elogiável e profícua atuação: Irmandade do Santíssimo Sacramento, Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte, Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês; Conferência Vicentina de Santo Antônio, da qual foi um dos confrades fundadores em 23 de dezembro de 1927; membro do Conselho Deliberativo do Minas Futebol Clube em diversas gestões administrativas; Associação Comercial; Sindicato dos Empregados no Comércio e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei.  

João Baptista Lopes de Oliveira encontra-se entre os Sanjoanenses que muito fizeram para o progresso e desenvolvimento da cidade, quer no meio industrial e comercial, através das diversas Empresas, que com dedicação e honestidade serviu, quer no meio cultural pelos notáveis artigos, crônicas e contos, trabalhos esses muito bem feitos, de agradável leitura, somados ao elevado e apurado conhecimento literário e comprovada competência jornalística.    

Destacou-se também na música. Ainda jovem ingressa em uma das Bandas de Música da cidade, se me não engano na atual Theodoro de Faria, executando o pequeno instrumento, mas de grande importância numa Corporação Musical: o flautim.                           

Alguns anos depois, passa a executar com virtuosidade a flauta e forma com a sua primeira espôsa, Ercília, que também tocava brilhantemente o bandolim, uma harmoniosa dupla musical constituída de flauta e bandolim.

Com a morte prematura da espôsa, desgostoso, abandona definitivamente esse instrumento.

No decorrer de muito tempo, já com 74 anos de idade, reacende-se nele o mesmo entusiasmo de outrora pela música e escolhe, na ocasião, o bandolim e em poucos meses passa a tocá-lo com apreciável habilidade e desenvoltura, em primorosas apresentações, predominando em seu vasto repertório as lindas e antigas valsas de compositores e intérpretes nacionais.

João Baptista faleceu em 12 de abril de 1989, nesta cidade.

Dos inúmeros trabalhos que fêz no decorrer desses anos todos, transcrevemos alguns, publicados nos citados jornais da época. Infelizmente, não possuímos todos, apenas alguns que conseguimos guardar.  ¹

A êle, tributamos a nossa justa homenagem pelos edificantes exemplos que nos deixou e que possam ser lembrados por todos aqueles que com êle tiveram a honra e o privilégio de conviver.

São João del-Rei, 06 de setembro de 2001 
(Homenagem aos cem anos do nascimento 
de João Baptista Lopes de Oliveira)  

_____________________________________________


*  José Eduardo Lopes ("Zuca") foi economista, gerente de agência da Caixa Econômica Federal, aposentado. Essa colaboração de sua autoria foi extraída do trabalho intitulado "João Baptista Lopes de Oliveira: dados pessoais, profissionais e jornalísticos", de sua autoria, como filho do homenageado.  

¹   Dentro do possível, o Blog de São João del-Rei vai publicar toda a série de artigos de João Baptista Lopes de Oliveira incluídos no trabalho supracitado. Importante lembrar que o homenageado João Baptista Lopes de Oliveira não foi apenas um membro efetivo, mas um dos 20 memoráveis sócios-fundadores do IHG de São João del-Rei.
 

4 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de apresentar breve currículo de João Baptista Lopes de Oliveira preparado por seu filho José Eduardo Lopes ("Zuca").
Importante lembrar que João Baptista Lopes de Oliveira foi membro efetivo e fundador do IHG de São João del-Rei.

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

No dia 21 de agosto de 2017, o CINE GLÓRIA completa 70 anos de funcionamento ininterrupto em São João del-Rei. Ao CINE GLÓRIA, os calorosos aplausos deste Blog.
No meu artigo intitulado "CINE GLÓRIA DE SÃO JOÃO DEL-REI: sessenta e sete anos servindo a sétima arte", escrevi:
"Desde sua fundação até hoje, já passaram por sua administração: Empresa F. Cupello & Cia. (21/08/1947-31/01/1961), Lombardi & Resende Ltda. (31/01/1961-31/12/1979) e Wellerson Itaborahy, carinhosamente conhecido por "Lilinho" (31/12/1979 até hoje)."
Entende-se a omissão da terceira administração do CINE GLÓRIA no presente texto, porque este cobre a sua história até 1962, data em que João Baptista Lopes de Oliveira se aposentou.

Dr. Mário Pellegrini Cupello (pesquisador, escritor e presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto, de Valença, e sócio correspondente da Academia de Letras e IHG de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Agradeço pelo envio da crônica intitulada "Uma Saudade Entre Muitas”.

Fiquei feliz em saber que o Sr. João Baptista Lopes de Oliveira, entre outras atividades, foi gerente da Empresa F. Cupello & Cia. Ltda, de meu saudoso tio Francisco Cupello, a partir de 1949, no CINE GLÓRIA.

Abraços, Mario.

Maria do Carmo Lopes de Oliveira Braga ((escritora e autora de "Anita, uma vida a serviço do amor") disse...

Como sempre suas informações bibliográficas sobre os nossos sanjonenses são muito emocionantes, principalmente quando se trata de um tio querido e sempre muito amado pela minha família, nosso saudoso Tio João Lopes, irmão de meu pai, Miguel Lopes de Oliveira.

Quando lhe mostrei o texto que José Eduardo Lopes, meu primo Zuca, como era tratado por todos, escreveu sobre seu pai, João Lopes de Oliveira, tinha certeza que você se interessaria em editar, afinal de contas Tio João foi uma pessoa que veio ao mundo para o bem. Sempre muito responsável e imensamente simpático, ele tinha sempre uma palavra amiga para dizer aos parentes e conterrâneos. Conhecido de todos principalmente por ter trabalhado na Empresa F. Cuppello, como gerente do nosso do Cine Glória por anos a fio, penso que nós sanjoanenses que tivemos a oportunidade de frequentar essa tão inesquecível sala de cinema nunca nos esquecemos da atenção e educação do Sr. João Lopes de Oliveira.

Ele faz parte do rol dos sanjoanenses que fizeram de nossa querida cidade natal uma cidade iluminada, culta e promissora.

Obrigada a você, Francisco, por não deixar perder a nossa memória.

Com o meu carinho e amizade,

Maria do Carmo