sábado, 15 de outubro de 2016

UMA SAUDADE ENTRE MUITAS


Por João Baptista Lopes de Oliveira, do I.H.G.


A morte levou-me mais um amigo: Adenor Simões Coelho ¹. Ainda agora, ao iniciar estas linhas, vêm-me à lembrança as últimas vezes que com êle me encontrara.

Adenor era um homem amável, de insinuante simpatia, observador sensato e de conversa fluente.

Era um prazer palestrar com êle.

Os nossos encontros mais freqüentes ocorriam na saída das reuniões do Instituto Histórico e Geográfico, quando descíamos juntos para nossas residências.

Adenor era um devotado membro da Instituição. Referia-se a ela com entusiasmo, antevendo-lhe um futuro auspicioso no serviço das nossas tradições.

Um dia revelou-me que ocuparia, na primeira oportunidade, o plenário do sodalício. O seu tema seria uma impressionante figura humana que êle conhecera na sua mocidade e de que jamais se esqueceu.

Na verdade o seu trabalho, por sinal muito bem feito, veio a lume no seu jornal, PONTE DA CADEIA, logo após a sua morte ².

Conheci Adenor Simões desde a minha mocidade. A mais recuada lembrança que tenho dêle é como integrante de uma equipe do Minas, que se tornou famosa e da qual se fala até hoje.

Fazia parte dêsse time o "Pelé" daquela saudosa época: Manuel Dias. Morreu moço o extraordinário craque. Adenor, fiel à sua memória, referia-se a êle sempre que revíamos o passado.

Lembro-me, a propósito, que no tempo de Sílvio Magalhães, em que eu me encarregara de um programa esportivo na Rádio local, Adenor me facilitou por uma evocação ali feita ao valoroso "player".

Adenor tinha dêsses gestos amáveis, naturais do seu cavalheirismo inato.

Naquele aplauso que êle me enviara havia duplo objetivo: solidarizar-se com a homenagem ao inesquecível coparticipante de equipe e incentivar o cronista no seu mister em prol do esporte da cidade.

E, para dizer a verdade, foi Adenor um dos poucos que, durante a vida do programa, se dispuseram a tais gentilezas, inegavelmente muito úteis ao ânimo de quem escreve.

Recordo-me hoje, com imensa saudade, dêsse dileto amigo que, entre outras pessoas igualmente queridas, se me antecipou na Eternidade. 


_________________________________________




NOTAS EXPLICATIVAS, por Francisco José dos Santos Braga




¹   Adenor Simões Coelho, membro e um dos sócios-fundadores do IHG de São João del-Rei, faleceu em 12 de junho de 1970.

²  O texto em questão foi intitulado "Meu tipo inesquecível" e foi publicado originalmente no jornal "Ponte da Cadeia", em 21/6/1970, uma semana após o sepultamento do seu diretor. Esse texto foi reproduzido pelo Blog de São João del-Rei em 20/9/2016, com idêntico título, in http://saojoaodel-rei.blogspot.com.br/2016/09/meu-tipo-inesquecivel-por-adenor-simoes.html 



AGRADECIMENTO



Devo consignar aqui minha gratidão à Sra. Maria do Carmo Lopes de Oliveira Braga pela cessão do presente artigo e de uma coletânea de outros, igualmente bem elaborados, a serem publicados proximamente neste Blog, constantes do trabalho intitulado "João Baptista Lopes de Oliveira: dados pessoais, profissionais e jornalísticos", da autoria de José Eduardo Lopes ("Zuca"), o que constitui importante colaboração para reavivamento da memória do saudoso tio daquela e pai deste.
 

6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de publicar para o leitor do Blog de São João del-Rei uma crônica de autoria de João Baptista Lopes de Oliveira, intitulada "UMA SAUDADE ENTRE MUITAS", ao mesmo tempo em que apresento breve currículo desse autor preparado por seu filho José Eduardo Lopes ("Zuca").
Importante lembrar que João Baptista Lopes de Oliveira foi membro efetivo e um dos sócios-fundadores do IHG de São João del-Rei.

Paulo Roberto de Sousa Lima disse...

Parabéns pela publicação. Um texto escorreito, porém singelo, de justa homenagem. Para nós que não os conhecemos é de extrema valia ter acesso a essa produção intelectual que, se entendi bem, ainda não foi publicada em livro, como um preito dos viventes àqueles que já foram e nos deixaram rico legado.

Maria do Carmo Lopes de Oliveira Braga ((escritora e autora de "Anita, uma vida a serviço do amor") disse...

Como sempre suas informações bibliográficas sobre os nossos sanjonenses são muito emocionantes, principalmente quando se trata de um tio querido e sempre muito amado pela minha família, nosso saudoso Tio João Lopes, irmão de meu pai, Miguel Lopes de Oliveira.

Quando lhe mostrei o texto que José Eduardo Lopes, meu primo Zuca, como era tratado por todos, escreveu sobre seu pai, João Lopes de Oliveira, tinha certeza que você se interessaria em editar, afinal de contas Tio João foi uma pessoa que veio ao mundo para o bem. Sempre muito responsável e imensamente simpático, ele tinha sempre uma palavra amiga para dizer aos parentes e conterrâneos. Conhecido de todos principalmente por ter trabalhado na Empresa F. Cuppello, como gerente do nosso do Cine Glória por anos a fio, penso que nós sanjoanenses que tivemos a oportunidade de frequentar essa tão inesquecível sala de cinema nunca nos esquecemos da atenção e educação do Sr. João Lopes de Oliveira.

Ele faz parte do rol dos sanjoanenses que fizeram de nossa querida cidade natal uma cidade iluminada, culta e promissora.

Obrigada a você, Francisco, por não deixar perder a nossa memória.

Com o meu carinho e amizade,

Maria do Carmo

Dr. Mário Pellegrini Cupello (pesquisador, escritor e presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto, de Valença, e sócio correspondente da Academia de Letras e IHG de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Agradeço pelo envio da crônica intitulada "Uma Saudade Entre Muitas”.

Fiquei feliz em saber que o Sr. João Baptista Lopes de Oliveira, entre outras atividades, foi gerente da Empresa F. Cupello & Cia. Ltda, de meu saudoso tio Francisco Cupello, a partir de 1949, no CINE GLÓRIA.

Abraços, Mario.

Vítor Gomes Pinto (Vitor Gomes Pinto, em 10/2016 – Escritor. Analista internacional. Doutor em Saúde Pública, membro do Observatório da Saúde do Distrito Federal) disse...

Prezado Francisco Braga,

escrevo para agradecer pelos artigos que ultimamente me tens enviado.
Embora não trate das "aventuras" da grande e querida São João del Rey, segue abaixo um texto (maior do que os que costume escrever) publicado no meu site - www.mundoseculoxxi.com.br - sobre o qual apreciaria muito receber tua crítica.
Cordialmente
Vitor

http://mundoseculoxxi.com.br/?p=3330