segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Colaborador: RUY FRANCA



RUY FRANCA
   Nascimento: Divinópolis, na Vila Operária, 18/02/1932.
   Filho de José Cândido Franca de Oliveira e Maria Senni Franca.
   Esposa: Annita de Lima Franca (1956).
   Filhos: Dínia; Dênio; Denise; e Dênisson.

Escolaridade
   Iniciou o curso primário na Escola Engenheiro Pedro de Magalhães, da Rede Mineira de Viação. Terminou-o no Grupo Escolar “Padre Matias Lobato” em Divinópolis.
   Ginasial, no Ginásio “São Geraldo” onde iniciou o curso de Técnico de Comércio e Contabilidade, transferindo-se para a Escola Técnica de Comércio “Graça Aranha”, na cidade de São Paulo, onde, em 1953, foi diplomado Contador.
   Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Goiânia em 1959.
   Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administração de Empresas de São João Del-Rei em 1977.
   Participou da XIIª Semana de Estudos Jurídicos, realizada em Curitiba (PR), em 1956, representando o Diretório Acadêmico da Faculdade De Direito de Goiânia, representação conquistada em concurso de tese: “Guerra, Conceito e Humanização”.

Profissional.
   Em 1947 foi contratado como “menor aprendiz” pelo Banco de Minas Gerais, S/A em Divinópolis.
   Em 1952 ingressou por concurso público no quadro de funcionários do Banco do Brasil, tendo exercido a função de Subgerente em Jequitinhonha (MG), e Gerente nas cidades de Mantena (MG), Viçosa (MG), Montes Claros (MG), Rio Verde (GO) e São João Del Rei (MG).
    Aposentado do Banco, foi diretor de empresa têxtil em Juiz de Fora, Minas Gerais, 1981/1982.
   Transferindo-se para Belo Horizonte, exerceu a advocacia, tendo assumido a Chefia de Gabinete do Presidente do Banco De Crédito Real de Minas Gerais, de 1983 até fins de 1985.
  Voltando para Divinópolis coordenou quatro cursos “Ciclo de Estudos de Política e Estratégia- Método de Ação Política” - em 1990, 1991, 1994 e 1999 -, projeto para civis na área de administração pública, da Escola Superior de Guerra (ESG), supervisionado pela Associação dos Diplomados da ESG.
   Paralelamente a essas atividades, foi contador da Faculdade de Economia e Administração de Empresas em Goiânia de 1956 a 1958 e, em Divinópolis, de 1959 a 1963, concomitantemente com a advocacia prestando serviços a três sindicatos (parte empregados).
   Em Divinópolis, ainda, foi proprietário de empresa de publicidade (Publicine, Ltda – publicidade volante e cine grátis) de 1961 a 1963.
   Editou o jornal “Tribuna do Oeste”, em Divinópolis, hebdomadário, no período de 1961 a 1962.

Literárias
    Teve publicados 105 (cento e cinco) artigos no jornal A Gazeta – Divinópolis - sobre assuntos ligados à política no período de 1995 a 1998.
    Livros:
 “Vamos Jogar Bilosca – Uma homenagem à Vila Operária”, em 2011.
          “Jequitinhonha – Um Paraíso Inesquecível”, em 2013.

2 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Agradeço ao imortal Ruy Franca por atender o meu convite de colaborar com o Blog de São João del-Rei.
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Blog do Champak disse...

Ruy Franca foi meu gerente em Mantena-MG, onde tomei posse como funcionário do Banco do Brasil em maio de 1966. Faz um tempo que procurei um canal para me comunicar com Ruy para poder lhe expressar de minha eterna gratidão pela carinhosa acolhida que ele e seus familiares me dispensaram em 1967 quando tive um grave acidente automobilístico em Colatina-ES. Ruy não apenas foi a Colatina me buscar no hospital como me recebeu como hóspede em sua casa por mais de uma semana enquanto eu me restabelecia. Nunca me esquecerei dessa gentileza sua e de seus familiares. Gostaria muito que ele recebesse esta mensagem com meu eterno muito obrigado a ele, a Dona Anita e seus filhos que me cercaram de atenção e cuidados. Ronaldo de Moraes, hoje residente em Juiz de Fora-MG.