sexta-feira, 17 de março de 2017

MUNDO CULTURAL DIVINOPOLITANO RECEBE O TROFÉU ORFEU 2017


Por Augusto Ambrósio Fidelis


 
A Academia Divinopolitana de Letras promoveu nessa quarta-feira, dia 15 de março, a 3ª edição consecutiva do TROFÉU ORFEU o "Oscar" divinopolitano com a entrega do prêmio às pessoas ligadas ao meio artístico-cultural que, no ano anterior, em maior ou menor grau colaboraram com as atividades do Sodalício ou em apoio à causa acadêmica. O evento foi realizado no Teatro Municipal Usina Gravatá numa noite de muita sensibilidade e "glamour".


Foram outorgados troféus como nos dois anos anteriores. Do total de 25 instituições e  personalidades, 23 compareceram à cerimônia. Os dois ausentes apresentaram justificativa: o Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Osvaldo de Araujo Santos, em viagem ao exterior, e Ariane Nunes, funcionária da Unimed, que teve a cesariana antecipada. Ângelo Osvaldo, no entanto, comunicou que tão logo retorne da referida viagem virá a Divinópolis receber o seu ORFEU.


O vice-prefeito Rinaldo Valério, o secretário municipal de Cultura, Osvaldo André de Melo,  os vereadores Edson de Souza e Renato Ferreira, e o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Ten-Cel. Marcelo Augusto Santos, e a representante da Gerdau, Conceição Maciel, prestigiaram o evento.


O radialista Sílvio França atuou como mestre de cerimônias e a parte artística foi apresentada pela Escola de Dança Maiher Menezes, Studio Arte e Dança, Walter Caetano e Schelen Guimarães, e Seresteiros do Amor. 
Apresentação da Escola de Dança Maiher Menezes

Para o presidente da ADL, acadêmico João Carlos Ramos, a Academia conseguiu seu objetivo com louvor. Segundo ele, o troféu foi batizado de ORFEU em referência ao Orfeu mitológico que contém uma mensagem a toda a sociedade artística e cultural. Os homenageados ouvirão o canto de Orfeu, ficando inebriados de amor, gratidão e reconhecimento institucional.


Como coordenador da solenidade, considero que valeu a pena todo o sacrifício inerente à organização do evento, porque o resultado foi além do esperado, principalmente devido à colaboração de diversas pessoas, como Conceição Maciel, que viabilizou a aquisição dos troféus.
Da esq. p/ dir.: presidente João Carlos Ramos, Maria Augusta de Carvalho Mesquita (Seresteiros do Amor), ten cel Marcelo Augusto Santos (23º Batalhão da Polícia Militar e vice-presidente Augusto Fidelis




Da esq. p/ dir.: presidente João Carlos Ramos, Adriana Gonçalves (Studio Arte e Dança) e acadêmico Márcio Zacarias Lara


O TROFÉU ORFEU, já na terceira edição,  é entregue em duas etapas. Uma vez agraciados os artistas e demais pessoas  da área cultural, a Academia prepara a edição de homenagem à imprensa divinopolitana e a outros, cuja entrega está marcada para o dia 3 de abril, a partir das 19h30min, no plenário da Câmara Municipal.


ARTISTAS AGRACIADOS COM O TROFÉU ORFEU 2017


01 – Ângelo Oswaldo de Araújo Santos
02 – Ariana Nunes
03 – Cláudio César Mendes
04 – Erika Gontijo Lauar
05 – Geraldo Edésio Gomes
06 – Helena Maria de Castro Pereira
07 – José Luiz Monteiro
08 Madelon de Lélis Silva
09 – Maiher Menezes
10 – Maria Aparecida Campos e Silva (Lia)
11 – Maria Augusta de Carvalho Mesquita
12 – Maria da Conceição Aparecida Maciel
13 – Marta Cecília Corrêa
14 – Osvaldo André de Melo
15 – Paulo César Vieira
16 – Rita Fernandes da Silva
17 – Rodrigo Reis
18 – Samira Santos Cunha
19 – Sandra Maria Gomes
20 – Santuário Opus 5
21 – Schelen Guimarães
22 – Sílvia Brandão
23 – Suzy Cristina
24 – Studio Arte e Dança
25 – Tenente-Coronel Marcelo Augusto Santos

CONVIDADOS PARA ENTREGAR O TROFÉU ORFEU 2017


01 – Antônio Gontijo Filho
02 – Antônio Rinaldo Valério
03 – Carlos Eduardo Moreira
04 – Geisa Aparecida Grego
05 – João Batista da Silva
06 – Maria Aparecida Santanta
07 – Patrícia Conceição Elias Coelho
08 – Sandra Helena Silva Oliveira
09 – Tenente-Coronel Marcelo Augusto Santos
10 – Valéria Alves de Oliveira Luz
11 – Walter Caetano
12 – Welber Tonhá e Silva
13 – Acadêmico Álisson Israel Rodrigues
14 – Acadêmica Cidah Viana
15 – Acadêmico Ernane Reis Gonçalves
16 – Acadêmico Flávio Ramos de Assis Pereira
17 – Acadêmico Fernando de Oliveira Teixeira
18 – Acadêmico Joaquim Medeiros de Oliveira
19 – Acadêmico Márcio Zacarias Lara
20 Acadêmico Marco Antônio Pinto
21 – Acadêmica Marlene Moreira de Faria Gandra
22 – Acadêmica Maria Aparecida Camargos Freitas
23 Acadêmico Mercemiro Oliveira Silva
24 – Acadêmico Waldemar Rosa Ferreira

6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de enviar-lhe trabalho de um novo colaborador do Blog de São João del-Rei. Trata-se de Augusto Ambrósio Fidelis, ou simplesmente, Augusto Fidelis, como é conhecido em Divinópolis.
Augusto Fidelis é vice-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e em seu texto descreve a realização da 3ª edição bem sucedida de um projeto de sua lavra denominado TROFÉU ORFEU, formulado para a Academia Divinopolitana de Letras.
Augusto Fidelis, jornalista, poeta, escritor e cronista, já publicou dois livros em Divinópolis: "Âmago" e "O Julgamento da Cigarra". A seus leitores tem confidenciado que já possui material escrito suficiente para desenvolver a trama de um terceiro livro, que é aguardado com muito interesse.

Cordial abraço,
Francisco Braga
Membro efetivo da ADL-Academia Divinopolitana de Letras
Cadeira nº 11 - Patrono: Pe. Antônio Vieira

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Bom Dia!

Prezado Amigo Francisco.

Muito Obrigado pela informação.

Bom final de semana.

Abraço.

Diamantino Bártolo

Dr. Alaor Barbosa (escritor, cronista, jornalista, membro do IHG do DF e da Academia Goiana de Letras) disse...

Muito obrigado. Lembranças.
Alaor Barbosa.

Paulo Roberto Souza Lima (escritor e gestor cultural) disse...

Obrigado, Francisco Braga, pelo envio de tão interessante matéria. Divinopolis adorna a coroa das Minas Gerais como uma pedraria de grande luminosidade em campos tão importantes como Economia, Esportes e Artes. Parabéns pela divulgação.

João Carlos Ramos (poeta, escritor, presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sóbio correspondente da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Lavrense de Letras) disse...

Aproveito a oportunidade para agradecer-lhe por ter aberto as portas do BLOG DE SÃO JOÃO DEL-REI para o jornalista Augusto Fidelis.
Ele é digno,pois possui vasta experiência na área, sendo bacharel em Jornalismo.O referido Blog é famosíssimo e a estreia dele foi
bombástica. Mesmo sendo Presidente,faço questão de trabalhar em conjunto com ele e o Fernando, pois miro o sucesso da ADL.

Como poderei agregar em mim a potencialidade dos dois,se sou limitadíssimo? A "tríade" deu certo e o resultado é sucesso sempre.

Ele tem toda a autonomia para publicar no Blog a segunda matéria sobre o Troféu Orfeu/2017 e ficarei imensamente grato a ele e a você. O importante é a ADL,pois somos apenas passageiros do tempo.

Que Deus conceda saúde a Dona Inês e paz a Rute,sua esposa!
Obrigado!

Paulo Sousa Lima (escritor e gestor cultural) disse...

Obrigado, Francisco Braga, pelo envio de tão interessante matéria. Divinopolis adorna a coroa das Minas Gerais como uma pedraria de grande luminosidade em campos tão importantes como Economia, Esportes e Artes. Parabéns pela divulgação.