domingo, 12 de março de 2017

POSSE DE OSVALDO SANTIAGO LOBOSQUE, O "VAVÁ", NA ACADEMIA DE LETRAS DE SÃO JOÃO DEL-REI


Por Francisco José dos Santos Braga


Este artigo, produzido a partir de matérias veiculadas pela imprensa local, homenageia o saudoso confrade e vizinho Osvaldo Santiago Lobosque, o Vavá, imortal da Academia de Letras de São João del-Rei, que residia, como eu, na Rua das Flores.






VAVÁ

LOBOSQUE





Com grande satisfação tomamos conhecimento da indicação de Osvaldo Santiago Lobosque, o Vavá, para ocupar uma Cadeira na Academia de Letras de São João del-Rei, graças à indicação do Dr. Adenor Simões Coelho. Idealista, dinâmico, empreendedor, autor de vários trabalhos inclusive a publicação do seu "O SABIÁ", uma literatura de cordel, Vavá vai ocupar uma Cadeira na Academia com grande merecimento. Trata-se de uma das mais felizes indicações, uma vez que Osvaldo Santiago Lobosque sempre procurou valorizar a arte de escrever entregando aos sanjoanenses grandes obras como o conhecido "CARRO DE BOI".



Fonte: jornal AMANHECER, ano V, Fase II, edição nº 357, 8/dezembro/1981 







♧               ♧               ♧



VAVÁ

Conforme tivemos oportunidade de divulgar ontem, nome de Osvaldo Santiago Lobosque, o popular Vavá foi indicado e aprovado por unanimidade para membro da Academia de Letras de São João del-Rei. Pesquisador, historiador, criador dos famosos folhetos "O SABIÁ". Vavá fez questão de escolher para patrono o fundador de São João del-Rei, Tomé Portes del Rei, escolha esta que encontrou boa aceitação entre os Acadêmicos. Mesmo não possuindo recursos financeiros, Vavá tem sido um dos grandes divulgadores de nossa cidade. E voltamos a repetir: mais do que justa a sua escolha...

Fonte: jornal AMANHECER, ano V, Fase II, edição nº 358, 9/dezembro/1981





♧               ♧               ♧



OLHAÍ  O  VAVÁ 
NA ACADEMIA! 
Caricatura de Osvaldo Santiago Lobosque, o "Vavá", feita por Sabino, o conhecido pintor de cartazes para o Clube Teatral Artur Azevedo


Por José Tadeu de Resende


Depois de amanhã, domingo, Acadêmicos e convidados estarão apinhados no majestoso Salão Nobre da Prefeitura Municipal, a partir das 10:30 horas sob a Presidência do brilhante escritor e historiador Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei, Prof. Sebastião de Oliveira Cintra, a fim de mais uma reunião dominical. E quando isso ocorrer, estará tomando posse entre os componentes da Academia de Letras o nosso amigo Osvaldo Santiago Lobosque, o popular Vavá.

Osvaldo Santiago Lobosque, o Vavá, sanjoanense, jornalista, pessoa simples, é o exemplo de quem melhor personifica o esforço crescente do homem para elevar-se nesta vida. Com efeito, ele tem um interesse real: a conquista das letras.

O próprio Vavá não se cansa de dizer que lutou com muitas dificuldades para chegar onde chegou e que teriam desanimado muitas pessoas. Mas não é a si que ele atribui todo o mérito, várias pessoas ele mesmo enfatiza estão entre aqueles que o ajudaram na jornada.

Portanto, parabéns Vavá! Você merece!

Nota do autor dessa crônica: a caricatura é de autoria do consagrado artista Sabino

Fonte: JORNAL DO POSTE, nº 20.655, 3ª página, 6ª feira, edição de 26/março/1982 



♧               ♧               ♧


POSSE 
NA ACADEMIA DE LETRAS


A Diretoria da Academia de Letras de São João del-Rei convida os senhores Acadêmicos e o povo em geral para a Sessão Ordinária da referida Instituição a realizar-se amanhã, dia 28, às 10 horas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

Além de outros assuntos de cunho cultural, o Presidente Jornalista Sebastião de Oliveira Cintra dará posse solene ao novel Acadêmico Osvaldo Santiago Lobosque, que será o primeiro ocupante da Cadeira nº 38.

O recipiendário será saudado pelo imortal Professor José Pedro Leite de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei.

Fonte: JORNAL DO POSTE, nº 20.663, 5ª página, sábado, edição de 27/março/1982



♧               ♧               ♧




OSVALDO LOBOSQUE
NA ACADEMIA
 

A Associação de Imprensa e Rádio de São João del-Rei tem o prazer de convidar V. Sª e Exma. Família para assistir às solenidades do dia 28, domingo, a saber: 
"Tomada de posse do nosso colega, escritor sanjoanense, jornalista Osvaldo Santiago Lobosque na Academia de Letras de São João del-Rei, domingo dia 18 às 10:30 horas na Prefeitura Municipal, ocasião em que vai ocupar a Cadeira nº 38, tendo como patrono Tomé Portes del Rei, sendo o atual Presidente da Academia o Professor Sebastião de Oliveira Cintra."
Contamos com a sua presença.


Fonte: JORNAL DO POVÃO,  ano II, nº 556, sábado, edição de 27/março/1982


♧               ♧               ♧


 
ACADEMIA
DISCURSO DE POSSE DE OSVALDO SANTIAGO
LOBOSQUE FOI BRILHANTÍSSIMO!


O jornalista, escritor, historiador Sebastião de Oliveira Cintra Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei, ao entregar nesta Redação a publicação: "O Poeta Sanjoanense José de Andrade Braga", que está na 3ª página desta edição, manifestou sua admiração pelo discurso de posse do novo Acadêmico OSVALDO SANTIAGO LOBOSQUE, ocupante da Cadeira 38 daquele sodalício, o qual classificou de brilhantíssimo, sendo uma agradável surpresa, tanto dos Acadêmicos presentes, assistentes, convidados especiais, bem como dos ouvintes da Rádio São João del-Rei.

Fonte: JORNAL DO POSTE, edição nº 20.686, 1ª página, 5ª feira, edição de 1º/abril/1982



 MEU COMUNICADO EM REUNIÃO ORDINÁRIA DA ACADEMIA DE LETRAS DE SÃO JOÃO DEL-REI



Na reunião ordinária de 12/03/2017, após a exposição de Dr. Ulisses Passarelli que versou sobre TOMÉ PORTES DEL REI, tomei da palavra para inicialmente cumprimentar o confrade pela brilhante e profunda elocução e, em seguida, aproveitando a oportunidade em que a memória do fundador de São João del-Rei vinha de ser lembrada e exaltada, solicitar a todos os confrades presentes a atenção para o que lhes pedia a colaboração. Informei-lhes que o jornalista, escritor, poeta, historiador e ex-expedicionário OSVALDO SANTIAGO LOBOSQUE (⭐︎ 6/9/1922 ✞ 30/8/2014), nosso saudoso confrade, ocupante da Cadeira nº 38 que tinha como Patrono Tomé Portes del Rei, proferira discurso de posse no dia 28 de março de 1982, intitulado "O Poeta Sanjoanense José de Andrade Braga", que infelizmente se encontrava extraviado, razão por que contava com o apoio de todos os confrades para recuperar a brilhante peça oratória do finado confrade com o objetivo de publicá-la neste Blog de São João del-Rei para deleite de todos os seus leitores. 



♧               ♧               ♧



PARABÉNS,
VAVÁ 


A Associação Profissional dos Empregados de Turismo e Hospitalidade de São João del-Rei, futuro Sindicato dos Garçons e Cozinheiras congratula com Osvaldo Santiago Lobosque (Vavá) e parabeniza pelo seu ingresso na Academia de Letras de São João del-Rei, ocupando a Cadeira nº 38, pessoa que muito tem trabalhado em prol da imprensa em nossa cidade.

Antônio Trindade Alves, Presidente.

Fonte: JORNAL DO POVÃO, ano II, edição nº 560, 5ª feira, edição de 1º/abril/1982 




♧               ♧               ♧



Entrevista dada por "Vavá" a O GLOBO, publicada em 20/4/1986 com o título "O centenário Solar dos Neves virou ponto obrigatório de todo turista", que nos interessa mais diretamente: 
"O solar foi construído por Julvêncio Martiniano das Neves, bisavô de Tancredo Neves, em data incerta no século 19. 
Quando Tancredo adquiriu o solar de sua tia Marieta Neves, impôs a condição de que ela ficasse morando lá até a morte, e assim foi feito" conta Osvaldo Santiago Lobosque, o "Vavá", ex-vereador e ex-combatente, amigo e companheiro do Presidente durante 40 anos, "desde a Assembléia Legislativa até ao túmulo".
Vavá se orgulha de ter sido a primeira pessoa a lançar a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República, no dia 5 de setembro de 83, em discurso na Prefeitura da vizinha cidade de Nazareno. Ele fala mais do solar: 
"Todo dia 8 de dezembro, data do aniversário da cidade, o Tancredo fazia questão de trazer uma personalidade a São João e hospedá-la no solar. Assim podemos dizer que por ali passaram figuras as mais diversas, como João Goulart, Santiago Dantas, Austregésilo de Athayde, o ex-Presidente do Senegal Léopold Senghor, Augusto Frederico Schmidt, Jânio Quadros, Juscelino Kubitschek e, em outubro passado, o Presidente da França, François Mitterrand.
Hoje o solar passa a maior parte do tempo fechado, sob os cuidados do caseiro José de Alencar, mas frequentemente suas janelas são abertas nos fins de semana, quando muitos turistas procuram Dona Risoleta para uma conversa."
Fonte: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/444628/PS%20abr_jun%201986%20-%200110.pdf?sequence=1

6 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ulisses Passarelli disse...

Merecida homenagem, prezado Braga, muito justa, ao sr. Osvaldo de Santiago Lobosque. Mais um registro importante para preservação da memória das personalidades são-joanenses. Neste ensejo manifesto minha gratidão por seus comentários elogiosos ao meu trabalho.
Abç. fraterno.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (desembargador, escritor e membro da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Figuraça, o Vavá!

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Tenho o prazer de estampar no Blog de São João del-Rei a pompa com que se noticiaram os preparativos para a posse do novo Imortal da Academia de Letras são-joanense, OSVALDO SANTIAGO LOBOSQUE, ocorrida em 28/03/1982.
O destinatário desse noticiário espetaculoso não se deu por achado e escolheu o tema de seu discurso de posse que não versou, como era de esperar, sobre o seu Patrono Tomé Portes del Rei, mas sobre um poeta são-joanense JOSÉ DE ANDRADE BRAGA.
Lamentamos, neste trabalho, ainda não termos podido publicar a elocução do saudoso confrade, mas contamos, muito em breve, satisfazer a curiosidade do leitor, trazendo aqui essa peça oratória de enome valor literário e histórico.

Ao final da matéria, é transcrita uma entrevista por Vavá a O GLOBO, publicada em 20/4/1986, intitulada "O centenário Solar dos Neves virou ponto obrigatório de todo turista", um ano após a morte do Presidente Tancredo Neves.

Benjamin Batista (presidente da Academia de Cultura da Bahia, showman e barítono de sucesso) disse...

Belas noticias. Muito bom saber de suas atividades. Fraternal abraço

Prof. Fernando Teixeira (professor universitário, escritor e membro da Academia Divinopolitana de Letras, onde é Secretário Geral) disse...

Gratíssimo pela nota sobre a posse de Osvaldo Santiago Lobosque. É precioso documento histórico. Abraço amigo para você e Rute. Fernando Teixeira