sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

PARA A CÉLIA


Por Anderson de Araújo Horta



Maria
sabia
que o Anjo
trazia
diadema
de glória, 
promessa
de vida,
mensagem
de amor.

(Bendita
és tu
entre as
mulheres,
bendito
é o fruto
do teu
ventre.)

Enquanto
Maria
na sala
se via,
no ventre
da prima
precoce
profeta
pulava 
de amor.

(Eu sou
a ser-
va do
senhor.)

No entanto
José,
zeloso
como é,
pensava
deixá-la
guardando
no peito
segredo 
de dor.

Um anjo 
de Deus 
saindo
do céu
lhe trouxe,
num sonho,
diadema
de glória, 
promessa
de vida,
mensagem
de amor.

(Jesus.)

Não sei se
Maria,
José e
Isabel
souberam
pelo Anjo,
que é São 
Gabriel, 
que a glória
são flores
de sangue,
de espinho,
no tronco e
nos galhos
da árvore
   da 
Cruz. 

[Brasília, 22-12-1964]


(Poema extraído de HORTA, Anderson de Araújo: Invenção do Espanto (Lírica), Rio de Janeiro: Edições Galo Branco Ltda., 2004, pp. 100-102)

 

7 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Em homenagem ao poeta ANDERSON DE ARAÚJO HORTA, nascido em 30 de novembro de 1906, em Tombos, Zona da Mata mineira, e falecido em Brasília, em 16/06/1985, o Blog de São João del-Rei acolhe-o com muita honra como colaborador, para que seus leitores desfrutem o prazer de ler alguns de seus imortais poemas.
Sua primeira contribuição para o blog é seu poema PARA A CÉLIA, uma poesia curta que se inspira num texto do evangelista Lucas 1, 39-56, conhecido por "Visitação de Maria a Isabel", cuja festa é comemorada no dia 31 de maio.

Eudóxia de Barros (insigne pianista e membro da Academia Brasileira de Música) disse...

Grata pelo envio.

Cordial abraço,

Eudóxia.

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Muito interessante: agradeço pela gentileza do envio.

Os poemas dissílabos são de uma métrica difícil de se alcançar, sem prejuízo do sentido e, em especial, da sonoridade do verso, tão importante na poesia. De fato, é coisa para poetas de refinada inspiração.

Parabéns, amigo, por seu constante trabalho de exaltação da memória de personalidades brasileiras, como o caso do Poeta Anderson de Araújo Horta, agora acolhido pelo seu Blog.

Bom final de samana.

Abraços, Mario.

Anderson Braga Horta (poeta, escritor, ex-presidente da ANE-Associação Nacional de Escritores e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal) disse...

Caríssimo Francisco,
ficamos encantados, eu e Célia, minha esposa (que é a destinatária do poema publicado por você), com a homenagem prestada em seu blog à memória de nosso pai e sogro. Gratos, gratos, gratos.
Agradeça também, por nós, ao Dr. Mário Pellegrini Cupello o simpaticíssimo comentário. E transmita ainda, por favor, nossas homenagens à ilustre pianista Eudóxia de Barros.
Veja o curioso entrelaçamento de nossos nomes: você é Santos Braga, eu sou Braga Horta, Célia é Santos Horta... Não quer dizer necessariamente nada, mas prefiro tomá-lo como um sinal de predestinação à amizade.
Forte abraço nosso para você e Rute.

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras, onde é Presidente) disse...

Um poema evoca os primórdios da chegada do Menino. Bem elaborado e prenhe de espiritualidade. E revela o poeta, que o autor é. Abraço do Fernando Teixeira

Prof. Cupertino Santos (professor de história aposentado de uma escola municipal em Campinas) disse...

Olá, professor.
Magnífico poema, bastante refinado - conforme um comentarista seu analisou - e inspirado, revelador da personalidade desse interessante professor Anderson. E, é claro, parabéns por destacar mais um personagem que merece ser lembrado.

Benjamin Batista (presidente da Academia de Cultura da Bahia, showman e barítono de sucesso) disse...

Parabéns por sua dedicação
Abraço
BB