segunda-feira, 19 de março de 2018

Colaborador: VASCO MARIZ


Por Gyovana Carneiro
Jornalista da coluna Ludovica do jornal O Popular

 

VASCO MARIZ (⭐︎ Rio de Janeiro, 22/01/1921 - ✞ Rio de Janeiro, 16/06/2017) foi um historiador, musicólogo, escritor e diplomata brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Música (cadeira 40, patrono Mário de Andrade).

Mariz estudou no Conservatório Brasileiro de Música, graduou-se em direito, iniciando logo em seguida a sua carreira diplomática. Assim que concluiu um curso de aperfeiçoamento em História Diplomática em 1947, foi logo indicado vice-cônsul na cidade do Porto em Portugal, servindo depois em diversas funções e cargos em Rosário, Nápoles, Washington, Nova Iorque e Roma, até alcançar o posto de ministro em 1967, promovido por merecimento a embaixador em 1971, designado para representar o Brasil no Equador e sucessivamente em Israel, Peru e na Alemanha Oriental, aposentando-se em 1987. Em sua carreira como diplomata, antes de ser embaixador, desempenhou o papel de delegado brasileiro junto a vários organismos internacionais de grande importância, e, em diversas ocasiões, tais representações tinham claros propósitos culturais, desenvolvendo-se na área de história, folclore, arte e música. 

Em entrevista para o compositor Ricardo Tacuchian, assim se pronunciou Mariz a respeito de suas principais iniciativas, como diplomata, em prol da música e do músico brasileiro: 
"Na Argentina, no início dos anos 50, promovi vários concertos de música brasileira e lá publiquei um livro em espanhol, um de autoria coletiva sobre a música clássica brasileira. Fiquei amigo de Alberto Ginastera, o grande rival de Villa-Lobos, sobre quem depois escrevi um opúsculo. Na Itália, graças a minha amizade com o diretor do Teatro di San Carlo, de Nápoles, consegui que vários cantores brasileiros de passagem cantassem papéis em algumas óperas de diferentes temporadas. Nos Estados Unidos da América, organizei o já referido Festival de Música Interamericana e ajudei muitos intérpretes brasileiros a darem recitais em várias cidades. No Peru, consegui, na rádio principal de Lima, um programa semanal de música brasileira que existe ainda. Obtive do Itamaraty que o saudoso Mário Tavares passasse três meses em Lima para reorganizar a orquestra sinfônica de lá, no que teve muito sucesso, e depois consegui do presidente Gaisel uma condecoração para ele. Em Israel ajudei bastante as apresentações de Arthur Moreira Lima e os conjuntos de Gilberto Gil e Sérgio Mendes. Em Berlim, meu último posto diplomático como embaixador, consegui convencer o maestro Kurt Masur, então diretor do Gewandthaus de Leipzig, que a cidade de Bach fizesse uma homenagem a Villa-Lobos, autor das Bachianas Brasileiras, no ano do seu centenário, 1987." 

Segundo Tacuchian, nenhum autor brasileiro publicou mais livros sobre música brasileira do que Mariz. São 56, entre títulos novos e reeedições, destacando-se a primeira biografia escrita sobre Villa-Lobos, atualmente na 12ª edição, incluindo as edições estrangeiras lançadas nos Estados Unidos, Francça, Rússia, México, Colômbia e Itália (a 1ª edição é de 1949). A respeito dessa obra, Mariz diz que 
"a fonte da pesquisa era o próprio Villa-Lobos, a quem entrevistei mais de vinte vezes para escrever a biografia." 

Portanto, a música brasileira se curva ao seu grande promotor Vasco Mariz! Cabe-me acrescentar que sua atuação na área cultural é imensa; desde a publicação em 1948 do livro Figuras da Música Brasileira Contemporânea não cessou de dar importantes contribuições no campo da musicologia e da história do Brasil.

Foi sócio-emérito do IHGB, do PEN CLUB do Brasil e da Academia Brasileira de Música (cadeira 40, presidente em 1991-3), membro do Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio, conselheiro do Museu Nacional de Belas Artes e de outras instituições nacionais e estrangeiras, como do Conselho Interamericano de Música (ex-presidente).

Fonte: VASCO MARIZ: O incansável promotor da música brasileira, matéria publicada em 25/03/2016, cerca de um ano antes de seu falecimento
https://ludovica.opopular.com.br/blogs/papo-musical/papo-musical-1.862967/vasco-mariz-o-incans%C3%A1vel-promotor-da-m%C3%BAsica-brasileira-1.1057205


 
 

4 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O Blog de São João del-Rei tem a honra de cadastrar entre seus colaboradores o nome ilustre de VASCO MARIZ, ainda que postumamente. O referido colaborador foi historiador, musicólogo, escritor e diplomata brasileiro.
Nenhum autor brasileiro publicou mais livros sobre música brasileira do que ele.
Também é conhecido por seus amigos, colegas, discípulos e admiradores como "o incansável promotor da música e do músico brasileiros", quando em sua missão diplomática no exterior.
Especificamente neste artigo, vamos ouvir o mestre Vasco Mariz falar sobre seu amigo JOSÉ MARIA NEVES.

Danilo Carlos Gomes (cronista, escritor e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e da Academia Brasiliense de Letras) disse...

Mestre Braga,
Vasco Mariz merece todas as nossas homenagens, póstumas ou não. Trabalhou muito pela literatura e pela música, pela diplomacia, pela cultura. Foi um grande e exemplar brasileiro, honesto e honrado, bem longe dessa corja de políticos e empresários corruptos que arruínam o Brasil, com pose messiânica, às vezes. Parabéns! Abraço do marianense-brasiliense Danilo Gomes.

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Muito obrigado.

Estamos sempre a aprender com o meu caro amigo.

Boa noite.

Abraço.

Diamantino Bártolo

Prof. Cupertino Santos (professor de história aposentado de uma escola municipal em Campinas) disse...

Prof. Braga!
Comovente a sua referência diretamente ao grande Vasco Mariz e indiretamente ao não menos destacado José Maria Neves, numa única publicação! É o que se pode fazer quando figuras como essas se vão, deixando lacunas difíceis de se preencher.
Parabéns!