sábado, 17 de março de 2018

OBRA POÉTICA DE JOÃO CARLOS RAMOS > > > PARTE 2

Pelo poeta João Carlos Ramos




Dr. ROQUE CAMÊLLO 

O vi apenas uma vez e não precisei vê-lo mais... 
Basta ver uma montanha 
no entardecer e ficar admirado 
se sentindo pequeno 
como a flor do cerrado. 

Quanto aos elogios, 
altamente necessários, 
deixo por conta do Francisco dos Santos Braga, 
amigo fiel na hora extrema. 
A morte não muda nada 
para quem mudou tudo em vida. 
Aguardemos a ressurreição 
do CAMÊLLO na alvorada! 

Divinópolis, 18/03/2017 

♧               ♧               ♧ 


Em 3 de abril de 2019, este poema dedicado a Dr. Roque Camêllo foi traduzido para a língua inglesa, a pedido do autor, aos cuidados de Francisco José dos Santos Braga, cujo nome foi mencionado no corpo do texto: 


Dr. ROQUE CAMÊLLO
By João Carlos Ramos
Translated by Francisco José dos Santos Braga

I saw him just once and didn't need to see him anymore...
It's enough to see a mountain
at sundown and to become surprised
feeling as small
as the flower in the countryside.

As to praises,
highly needed,
I leave them in Francisco dos Santos Braga' s care,
loyal friend 'in extremis'.
Death changes nothing
for him who changed everything in life.
Let us wait for Camêllo' s
resurrection at dawn!

São João del-Rei, 03 de abril de 2019.



SONHO 

Comecei pelos pés. 
À altura dos joelhos 
me afogava em amor... 
Continuei a subida, 
passando ao lado 
da mina do ouro vaginal. 
Parei 
diante dos montes, 
nunca vistos
para escalá-los. 
Boquiaberto, 
contemplei o pescoço, 
a bela torre de marfim. 
Exausto e feliz, 
um pouco acima 
pude saltar nos lábios: 
Dois vermelhos lagos 
ferventes... inigualáveis... 
Mais acima 
residia a alma 
(na famosa região dos olhos). 
Os fixei extasiado... 
Os cabelos caíam como a neve 
nos ombros da alvorada... 
Ao nascer do sol 
fiquei triste: 
Essa mulher não existe! 


QUANDO 

Quando a alma 
cair aos pés da planta, 
estercando-a 
na certeza dos frutos... 
Quando o corpo 
ouvir a frase antiga, 
banhado de esperanças 
sem medida... 
Tudo poderá acontecer, 
como 
a correspondência efervescente 
do amor, 
outrora inerte. 


COTAÇÃO DA FLOR 

A flor 
está cotada 
para voltar 
a semente. 
A festa não a quer 
e ordens já foram dadas a primavera! 
Sempre foi 
e sempre será assim: 
A lição paradoxal 
surpreende a todos 
e inclusive ao jardim. 


MARITA

Em meio 
ao bombardeio 
de seduções, 
permaneci fiel. 
Incólume 
como a flor 
do deserto 
e a 
tranquilidade da brisa. 
Desafiei a mim, 
prometendo ao vento 
ser 
como a vela: 
Ainda que eu chore 
e me derreta, 
iluminarei sempre 
minha querida 
MARITA! 


GLOBAL TEACHER PRIZE-2018 

A fundação VARKEY, sediada no Reino Unido, oferece anualmente um prêmio de 1(um) milhão de dólares para cada um dos 10 professores selecionados pela instituição, através de especialistas. Os galardoados, obviamente se destacaram de forma excepcional em seus referidos países durante o ano, tornando-se modelos para educadores de todo o mundo. O referido prêmio do ano corrente será entregue no FÓRUM GLOBAL DE EDUCAÇÃO E HABILIDADES em Dubai (Emirados Árabes) em 18/03/2018. Honrosamente, um professor brasileiro, chamado DIEGO MAHFOUZ FARIA LIMA, Diretor da E.M. "Darcy Ribeiro" da cidade de São José do Rio Preto (SP), foi selecionado entre concorrentes do mundo inteiro. O prêmio equivale a um "Nobel da Educação". 

Em 2014 ele aceitou o desafio de transformar uma escola depredada, sem prestígio, alunos se evadindo... e pais e professores, totalmente desmotivados em uma escola-modelo. Rapidamente, com a sabedoria que lhe é peculiar, conseguiu unir pais, alunos e professores, bem como toda a sociedade civil organizada em torno do ideal de socialização e ensino de alta qualidade em prol da referida escola. Extinguiu-se o tráfico e o caos, dando lugar a evolução no aprendizado e a beleza física da escola. O êxito foi total e ele conseguiu ganhar o PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10 de nível nacional e agora o GLOBAL TEACHER PRIZE de nível mundial. O ilustre Diego serve de exemplo para o Brasil, apontando o caminho para a salvação nacional que é a educação. 

Paulo Freire, com sua visão transformadora, foi além dos muros da escola, atingindo a família e toda a sociedade como componentes do processo educacional. Outros educadores, que estão acima de seu tempo, batalham por um ensino de qualidade que está aliado a necessidades básicas e diálogos intensos com alunos, familiares e também com possíveis cooperadores da iniciativa privada. O maior problema de nosso país é o educacional, acima de atitudes de repressão. Divinópolis não fica atrás em sua problemática: outrora premiada em seu processo educacional, agora contemplamos escolas com extrema violência, professores desmotivados e vários afastados, vítimas da realidade citada. Salários aquém do merecimento e em alguns casos ditaduras isoladas... 

Sabemos da responsabilidade dos professores e alertamos sobre a responsabilidade da classe política, dos familiares e de toda a sociedade, acerca de projetos e ações frutíferas no campo da educação. 

Parabéns ao professor Diego! Que surjam outros Diegos no Brasil e principalmente em Divinópolis! 

(Texto publicado em 20/02/2018 no jornal “Agora” de Divinópolis-MG)

11 comentários:

Francisco dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Em 25 de fevereiro p.p. escreveu-me João Carlos Ramos:
"Como é de seu conhecimento, a poesia não é de particular interpretação. Sua mensagem é coletiva e aqueles que reconhecem sua realidade dentro dela são felizes, mesmo sendo amarga. Dentro deste espírito escrevo às vezes até contra minha própria vontade, sabendo estar dentro do laboratório. Às vezes sinto imensa alegria e às vezes choro, pois na antiguidade, criam que poetas eram mensageiros dos deuses como os profetas e qualquer um sabe que a chama poética é rara e bela."

Tenho o prazer de apresentar nova colaboração do poeta divinopolitano ao Blog de São João del-Rei. Dos poemas escolhidos o primeiro homenageia Dr. Roque Camêllo, empresário, advogado, professor, escritor, historiador, ex-prefeito de Mariana, onde nasceu e espalhou benemerências, tendo sido em 1979 o proponente do projeto que instituiu o Dia do Estado de Minas Gerais, comemorado em 16 de julho, data coincidente com o aniversário de Mariana, primeira vila e primeira capital de Minas. Dr. Roque Camêllo deixou saudades, partindo para a eternidade no dia 18 de março de 2017, inspirando vários autores na ocasião, dentre os quais, João Carlos Ramos e também este escritor.

Diamantino Bártolo (professor universitário Venade-Caminha-Portugal, gerente de blog que leva o seu nome http://diamantinobartolo.blogspot.com.br/) disse...

Ilustre amigo.

Muito obrigado por sua dissertação sobre poesia.

Infelizmente, não tenho sensibilidade poética e muito menos a criatividade
necessária para escrever poesia, mas admiro muito e respeito quem a
escreve.

Bom final de semana.

Abraço.

Diamantino

José Passos de Carvalho (jornalista, genealogista, escritor, membro e ex-presidente da ALL-Academia Lavrense de Letras e membro correspondente do IHG de São João del-Rei e da AFL-Academia Formiguense de Letras) disse...

Agradecido pela mensagem neste sábado ensolarado, lembrando sempre do saudoso Doutor Roque Camêllo, por meio de nosso confrade João Carlos Ramos a quem rendo minhas homenagens.

Excelente final de semana, com recomendações à dona Rute.

Grato,
Passos de Carvalho
Membro do IHG/SJDR.

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, bem como da Academia Lavrense de Letras) disse...

Ilustre escritor Francisco Braga,
Saudações!
Chorei ao contemplar minha consagração confirmada pelo Blog, o qual o senhor gerencia. Fiquei extremamente agradecido pela publicação de meus textos, uma vez que no Brasil se dá pouca atenção aos grandes gênios, principalmente da arte poética. Ficaria muito honrado com sua CRÍTICA LITERÁRIA,pois sei de sua imensa capacidade, como foi Antônio Cândido, acerca de Drummond. Existem pouquíssimos críticos literários de crédito, sem dúvida.
Sua imensa cultura, inclusive da literatura greco-latina o capacita para ser crítico literário e ensaísta. Certamente seus comentários de altíssimo nível me farão evoluir e aprender mais.
Obrigado!

Joana Rios (Acadêmica da ADL-Academia Divinopolitana de Letras) disse...

É um confrade que muito enaltece a Academia Divinopolitana de Letras.
Que a poesia abrace os corações dos mineiros e também dos brasileiros que zelam pela cultura da Nação.
Obrigada pela comunicação.

Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro disse...

Prezado Poeta, Escritor e Amigo João Carlos Ramos,
Reitero os meus cumprimentos pelos seus brilhantes trabalhos e, sobretudo, por compartilhá-los conosco.
Ademais, registro, foi muito oportuna a homenagem feita ao escritor e historiador Prof. Roque Camello, legítimo destinatário da admiração, do respeito e da saudade de todos que o conheceram.
Receba o meu fraternal abraço.
Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro
Presidente da Academia Itaunense de Letras - AILE

Obs. Estendo os cumprimentos ao escritor e musicista Francisco dos Santos Braga, que oportuniza a divulgação e a leitura de importantes criações literárias e históricas.

João Carlos Ramos (poeta, escritor, membro e ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras e sócio correspondente do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei, bem como da Academia Lavrense de Letras) disse...

Que alegria!
Que emoção!
Sua atitude vale um império,pois, certamente, se o Sr. tivesse vivido no século XIX, teria sido um grande abolicionista
Patrocínio subiu de joelhos a escada real para entregar a pena de ouro à redentora Isabel.
Seguindo seu exemplo, o Sr. também vem de longe para,altruisticamente, contribuir para a magnificência de meu nome entre os poderosos.
"São livres os escravos, permita-me empunhar a lira" - Castro Alves
Que Deus lhe pague, bem como a sua valorosa Rute!
João Carlos Ramos

N.B. O Blog de São João del-Rei vem cumprimentar o Dr. Arnaldo de Souza Ribeiro, presidente da Academia Itaunense de Letras (AILE), pela vibrante declamação do poema "Dr. Roque Camêllo" do poeta João Carlos Ramos, durante a inauguração do INSTITUTO ROQUE CAMÊLLO, ocorrida na cidade de Mariana, em 18/03/2018.

Dra. Merania de Oliveira (jornalista e viúva do ex-presidente da Academia Marianense de Letras, Dr. Roque Camêllo) disse...

Dr. Francisco,
Paz, saúde e alegria!

Mais uma vez, obrigada pela presença em Mariana e atenção. Agradecimentos extensivos a Rute.
Roque o admirava muito, razão pela qual o convidei para ser Conselheiro Honorário do Instituto.

Imprimi e postei no facebook o poema de autoria do poeta JOÃO CARLOS RAMOS e a sua mensagem com o linque para que as pessoas possam ler em seu blog seus belos artigos.

O poema é lindo e fiquei emocionada quando o prof. Arnaldo de Souza o leu na posse dos Conselheiros do Instituto Roque Camêllo. Peço-lhe transmitir ao sr. João Carlos os meus agradecimentos.
Obrigada!

Dra. Merania de Oliveira (jornalista e viúva do ex-presidente da Academia Marianense de Letras, Dr. Roque Camêllo) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dra. Merania de Oliveira (jornalista e viúva do ex-presidente da Academia Marianense de Letras, Dr. Roque Camêllo) disse...

Aproveito para lhe enviar a mensagem da minha cunhada Mariinha postada no meu perfil do facebook, agradecendo ao autor.

Mariinha Camêllo: Nossos agradecimentos ao Poeta João Carlos Ramos, que com estes significativos versos homenageou nosso querido Irmão Roque! Um ano que nos deixou, deixando em mim e em toda nossa Família um vazio imensurável, e uma dor incurável porque Roque era um Irmão presente incondicionalmente em todos os momentos bons ou não! Para mim principalmente, era um Irmão muito próximo, desde criança, e assim ficamos muito juntos durante toda nossa Caminhada! Aí, inesperadamente, Roque deixa o trem da vida, ficando seu lugar vazio em nossa poltrona, até que um dia, minha viagem termine e iremos nos encontrar na Pátria de Deus! Agradecemos muito a Deus pelo tempo que deixou nosso Tesouro Roque, junto de nós! Amém!

Prof. Cupertino Santos (professor de história aposentado de uma escola municipal em Campinas) disse...

Olá prof. Braga.
Simples e inspirado poeta o Sr. João Carlos Ramos! Imagino a sua alegria ao ser citado numa poesia de autoria dele naquela homenagem ao eminente Dr. Roque. Também simples, inspirado e sobretudo comprometido o prof. Diego Mahfouz, provando que em Educação essas qualidades são essenciais. Aliás, o comprometimento e a ética no proceder são qualidades fundamentais na atividade pública e é justamente isso o que nos falta, quando vemos tantos administradores empenhados em utilizar o Estado para os fins exatamente contrários aos interesses das coletividades.
Grato. Abraço.