quarta-feira, 11 de abril de 2018

Colaboradora: MARIA APARECIDA CAMARGOS FREITAS



MARIA APARECIDA CAMARGOS FREITAS nasceu em Piumhi, MG, em 15 de novembro de 1941. É filha de Altamiro de Oliveira Camargos e Nadir de Freitas Camargos, já falecidos.

Chegou a Divinópolis em 29 de junho de 1958, onde estudou e se formou em Pedagogia. Durante sua vida, trabalhou em diversas áreas, como supervisora escolar, monitora de sociologia, orientadora educacional, supervisão pedagógica, além de contribuir na fundação e formação de cursos de aperfeiçoamento. É pós-graduada em: Programas e Projetos Educacionais, Avaliação da Aprendizagem, Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Administração Escolar.

Atuou como parte importante da equipe da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (Faced), quando da fundação da Faced Sênior, destinada à terceira idade (2003-2005); atuou também na Equipe de Elaboração do Plano Decenal de Educação de 1986 (Governo Hélio Garcia), conseguindo, assim, incluir na grade curricular do segundo grau as disciplinas de sociologia, filosofia e psicologia no Estado de Minas Gerais.

Pertence à Academia Divinopolitana de Letras (ADL), em que ocupa a Cadeira 35 e tem como patrona a escritora Cora Coralina (2007); à Academia Mundial de Cultura e Literatura (AMCL), ocupando a Cadeira 71, que tem como patrono Sebastião Bemfica Milagre, amigo, poeta e fundador da ADL; fez parte da equipe fundadora da Confraria Cultura Brasil/Portugal, uma iniciativa da escritora Fátima Batista Quadros (2009).

Livros publicados:
Andarilho do tempo (2004) 
Pescador de estrelas (2008)
Sinfonia dos ventos (2012)
Cordas do coração (2017)

2 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

O Blog de São João del-Rei festeja a primeira colaboração da inspirada poetisa MARIA APARECIDA CAMARGOS FREITAS, pedagoga e membro da Academia Divinopolitana de Letras, autora de 4 livros de poemas.

Sobre a poetisa APARECIDA CAMARGOS
http://saojoaodel-rei.blogspot.com.br/2018/04/colaboradora-maria-aparecida-camargos.html

Seus 3 poemas selecionados do último livro
http://saojoaodel-rei.blogspot.com.br/2018/04/3-poemas-de-maria-aparecida-camargos.html

Cordial abraço,
Francisco Braga
Gerente do Blog de São João del-Rei

Prof. Cupertino Santos (professor aposentado da rede paulistana de ensino fundamental) disse...

Professor Braga!
Mais um talento ao alcance direto a partir da referência de seu "blog"! A linda professora Maria Aparecida Camargo Freitas! E, não por ocaso, nessa tríade das poesias selecionadas, da Paisagem, da Música e do Universo, podemos antever os horizontes mineiros uma vez mais inspirando os espíritos de seus poetas e fazendo acreditar na evolução de tudo!
Grato.
Abraços,
Cuper