quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

MISSA FESTIVA PELOS 90 ANOS DO ESTIMADO MAESTRO CAPITÃO BENIGNO PARREIRA


Por Francisco José dos Santos Braga

 

Conforme prometi, ao enviar o post anterior, haveria uma segunda parte na minha cobertura das comemorações aos 90 anos do CAPITÃO BENIGNO PARREIRA. A primeira parte consistiu de uma justa homenagem ao seu soldado exemplar feita pelo 11º Batalhão de Infantaria da Montanha 11º BI Mth no dia 11 de fevereiro. 
 
São os votos da Orquestra Lira Sanjoanense ao seu "regente honorário".

No dia do seu aniversário (13/02/2021), foi a vez de a Paróquia Nossa Senhora do Pilar reconhecer e enaltecer o trabalho diuturno dele por 60 anos em prol da Música sacra à frente da Orquestra Lira Sanjoanense, conduzindo-a regularmente nas funções das irmandades do Rosário, Mercês e Nossa Senhora da Boa Morte da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Conforme relato do irmão do homenageado, José Lourenço Parreira, “por louvável iniciativa do Sr. Kléber Oliveira Lima, a Venerável Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês providenciou uma Santa Missa em gratidão por tudo o que Benigno Parreira fez pela Igreja das Mercês”, celebrada por Pe. Geraldo Magela da Silva, pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, às 10 horas do dia 13 de fevereiro de 2021. 
 
Chegada de Benigno para celebração religiosa do seu 90º aniversário
 
Tive a honra de comparecer à Missa cantada festiva na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, por intenção dos 90 anos do Capitão Benigno Parreira, “regente honorário” da Orquestra Lira Sanjoanense, e aqui passo a relatar as principais falas e fatos que tive a sorte de presenciar naquela manhã nublada de um dia agradável e fresco. 
Durante a Santa Missa foram executadas as seguintes obras dos respectivos autores, sob a regência de Modesto Flávio Fonseca: 
 
ABERTURA (p/ orquestra): Georg Friedrich Haendel: La Rejouissance 
PROCISSÃO DE ENTRADA: Hino “Um coração para amar!" 
ATO PENITENCIAL: Teófilo Helvécio Rodrigues: Kyrie da Missa São Benigno 
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Geraldo Barbosa: Aleluia 
OFERTÓRIO: João Feliciano de Souza: Tota pulchra 
SANTO: Luigi Bordese: Sanctus da Missa São Bento 
CORDEIRO DE DEUS: Luigi Bordese: Agnus Dei da Missa São Bento 
COMUNHÃO: Pe. José Maria Xavier: Hino “Oh Gloriosa Virginum” (solo de flauta da Introdução por Inês Cristina Santana Resende Senna e ária de baixo feita por José Justino) 
SAÍDA: Hino a Nossa Senhora das Mercês 
 
Reproduzo abaixo, do Evangelho Cotidiano de José Lourenço Parreira, trecho da crônica intitulada “Efemérides (de São Benigno de Todi; frei Orlando, patrono do SAREx; e Benigno Parreira) referentes à data de 13 de fevereiro”, as breves notícias, mas muito expressivas, sobre as três figuras lembradas por seu autor, comentando mais extensamente sobre a vida de seu irmão e, em especial, o que se passou antes, durante e após a Missa festiva por intenção do Maestro Benigno Parreira, celebrada na Igreja de Nossa Senhora das Mercês às 10 horas no dia 13 de fevereiro, data natalícia do nosso homenageado, que completava 90 anos de uma vida de amor a Deus, à Pátria, à Santa Igreja e à Orquestra Lira Sanjoanense. 
“(...) No dia de hoje, 13 de fevereiro, por louvável iniciativa do Sr. Kléber Oliveira Lima, a Venerável Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês providenciou uma Santa Missa em agradecimento por tudo o que Benigno Parreira fez pela Igreja das Mercês. Benigno pertence à Arquiconfraria desde a idade de 7 anos! 
O Celebrante foi o Revmo. Padre Geraldo Magela da Silva que, na sua ungida homilia, ressaltou alguns aspectos da personalidade do Capitão Benigno, dentre eles, a humildade e o profundo amor ao Sagrado Coração de Jesus e à Virgem Maria. 

Pe. José Geraldo Magela cumprimenta o aniversariante.

A Orquestra Lira Sanjoanense fez-se presente e magistralmetne tocou um Kyrie, em português, da Missa São Benigno, composta pelo são-joanense Maestro Teófilo Helvécio Rodrigues, especialmente para a celebração dos 90 anos do Benigno! 
A LIRA é regida pelo Maestro Modesto Flávio Fonseca que recebeu de Benigno Parreira a missão de continuar-lhe a transcendental missão iniciada em 1776. Benigno não poupa encômios a Modesto e diz: “Até no nome ele é modesto!
Maestros Benigno Parreira e Modesto Flávio Fonseca, ao final da celebração da Missa.
Ao final da Santa Missa, a Sra. Inês Cristina Santana Resende Senna, Presidente da Orquestra, entregou ao aniversariante uma Placa, em nome da Lira. 
Momento de entrega de placa comemorativa e partitura da Missa São Benigno.








Placa comemorativa ofertada pela Lira ao Maestro Cap. Benigno Parreira.

A Sra. Maestrina Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas, irmã do Maestro Helvécio, entregou ao Benigno Parreira as partituras musicais dos originais da Missa São Benigno, cujo Kyrie foi executado.
Missa São Benigno, composta por Teófilo Helvécio Rodrigues

Kyrie da Missa São Benigno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sensibilizados, presentes nesta Missa festiva estavam, Maria Célia, esposa de Benigno; João Gabriel, violinista, filho do casal; e José Lourenço Parreira, irmão do Benigno. 
Presentes às belíssimas cerimônias estiveram, também, a cantora lírica Rute Pardini e o historiador Francisco Braga que as fará perenizar no seu Blog de São João del-Rei. (...)

 

Meus cumprimentos ao Maestro Benigno Parreira!


I.  REFERÊNCIAS DE PADRE GERALDO MAGELA DA SILVA AO TRABALHO DE BENIGNO PARREIRA EM BENEFÍCIO DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS 

Ao final da homilia 

(...) Todos acompanhamos o extremo cuidado e esmero de Benigno Parreira na festa das Mercês e com certeza esse carinho absoluto está no coração de Nossa Senhora. A mãe não esquece o carinho do filho. Esse seu carinho então para com a Mãe das Mercês está registrado no coração dela, e ela se desvela para cuidar, para rezar e interceder pelo Sr. Também todo o seu trabalho, o seu amor à Lira, ao canto litúrgico, o louvor a Deus. O Sr. com esse dom que recebeu de Deus, um bom músico, foi um excelente cantor; o Sr. quis usar esses dons para o louvor a Deus. Então, por anos a fio, depois como regente, como maestro, a sua vontade de estar em dia com a liturgia da Igreja, esses cantos em português, sem esquecer claro a imensa riqueza musical de São João del-Rei durante séculos e que deve ser conservada e colocada também para o louvor a Deus. O Sr. soube unir bem essas coisas com equilíbrio, neste mundo a que falta tanta harmonia. às vezes, um radicalismo ingênuo, sem conteúdo. Olhemos para os idosos e vemos essa liderança sem essa harmonia. Nós devemos procurar esse equilíbrio, sem perder as riquezas da liturgia de São João del-Rei. Mas sabendo colocar coisas novas, adaptá-las para estarem em comunhão com a Igreja, para facilitar a oração do povo de Deus. Tudo isso é muito bonito e eu devo realçar. Com certeza, enquanto tenho a dizer essas coisas belas do Sr. Parreira, tanta coisa bonita, testemunhos bonitos para nós, claro que ele tem seus limites, suas dificuldades, e Deus é infinitamente misericordioso. 
Com tudo isso nós louvamos a Deus, por tudo o que o Sr. tem conseguido na sua família, por ser um homem de fé desta Paróquia, por ser irmão das Mercês, pelo talento que Deus deu ao Sr. e pelo carinho na Lira Sanjoanense. Todos na Lira têm um respeito muito grande para com o Sr. Então, o Sr. é muito especial para todos nós. Que Deus o abençoe, parabéns, que venham 100 anos e Nossa Senhora das Mercês continue cuidando do Sr. e de cada um de nós com muito amor. Amém.
Maestro Parreira participa da Missa em local de honra que lhe foi reservado
Logo após a Comunhão
“(...) Peço a Nossa Senhora para continuar guardando-nos em nossos caminhos. Ave Maria (...). 
Nossa piedosíssima Mãe das Mercês. (3X) E o povo responde: Rogai por nós. (3X) Sagrado Coração de Jesus. (3X) E o povo responde: Em vós confio. (3X) 
Parabéns, Sr. Parreira, parabéns pelos seus 90 anos, me aguardava sempre na sacristia para eu depois subir para o púlpito. Eu sempre cheguei um tanto quanto atrasado, mas Sr. Parreira me esperava, depois hoje ele me pediu para que o seu irmão pudesse me acolher. Muito obrigado pelo carinho que o Sr. tem para comigo! Parabéns!” 
Na hora da Bênção Final 
(...) Pedimos ao nosso bom Deus por seus 90 anos, por nosso irmão na fé, nosso amigo, Maestro Parreira. Nós nos unimos ao Sr., a seus familiares, seus amigos, neste grande louvor a Deus pelo dom da vida e por que não? agradecer a presença constante de Nossa Senhora em sua vida e na vida de cada um de nós.

 

II. A FALA DE JOSÉ LOURENÇO PARREIRA PARA AGRADECER EM NOME DE BENIGNO PARREIRA 

 

José Lourenço Parreira agradece em fala improvisada

Como é bom termos um pai, termos o senhor, Padre Geraldo, nosso Pároco para celebrar esses 90 anos de Benigno Parreira. Neste momento, o Lourenço que fala é irmão, sim, mas aos quatro anos de idade, meu pai partiu. Aos 14 anos, minha mãe, também! Então, quem me educou foi meu irmão Benigno e os outros. Benigno é como se fora meu pai! 
Há mais de 1800 anos, numa cidadezinha da Itália. chamada Todi, ali perto de Roma, nasceu um Benigno: São Benigno! Minha mãe, Olira, muitos séculos depois, aqui perto da Igreja das Mercês, no dia de hoje, 13 de fevereiro, em 1931, deu à luz um menino. Conforme a cultura católica daquela época, que sugeria aos pais dar o nome do santo do dia aos seus filhos, Dona Olira deu ao seu filho o nome de Benigno! 
Por sermos vizinhos da Igreja das Mercês, podemos dizer que a canção de ninar de Benigno Parreira era o som dos sinos dessa Igreja! 
E foi assim que, com 7 anos, aqui está a Bula, meu querido Pároco, meu querido Kléber, a Bula que atesta que Benigno Parreira é irmão das Mercês, há 83 anos! Crescidinho, eis que o menino Benigno corre para a torre da Igreja das Mercês para tocar sino. Artista nato, tocava sino como ninguém o fazia e nossa mãe, Olira, percebia quem era o sineiro! E quando ele chegava em casa, recebia uma boa percussão de tamancadas, porque mamãe não permitia que ele subisse para a torre. 
Bula do mercedário Benigno datada de 24/09/1938
Aos vinte anos, estando no glorioso Regimento Tiradentes, é exímio clarinetista da Banda de Música e ingressa na Lira Sanjoanense, como cantor, belíssima voz de baixo. Como diz o Santo Evangelho, sempre humilde, Benigno irá crescer diante da sociedade, do Exército e de Deus! 
Em 1963, recebe do Dr. Pedro de Souza a batuta para conduzir, também, a Lira Sanjoanense. Os seus três amores são a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, o Regimento Tiradentes e, agora, bem forte, a Lira Sanjoanense! 
Seu amor pelos Sacerdotes é marcante, contagia-me! Ah! Parece que estou ouvindo Benigno falar comigo, ao telefone, que estava andando ali na Rua Direita com seu querido filho João Gabriel, quando passa o saudoso Padre Pedro Teixeira. Benigno e João Gabriel recitam bela jaculatória ao Sagrado Coração de Jesus! Padre Pedro fica extasiado ao ver aquela criança com tão profunda fé no Sagrado Coração de Jesus! 
Quem não se emocionaria vendo Benigno e João Gabriel cantarem uma ária musical “O Anjo da Guarda”, na qual Benigno era o Anjo protetor do menino interpretado por João Gabriel!
Quando o Padre Geraldo chegou à nossa Paróquia, Benigno ficou estuante de alegria. Só Deus sabe como Benigno ama o Sr, caro Padre Geraldo!
Marcante a saudação de Benigno, ao telefone ou pessoalmente: “Na paz de Cristo, um bom dia!
Indo para o Rio de Janeiro, logo a Banda do Regimento Sampaio aprendeu o que ele fazia na Banda do Regimento Tiradentes: antes de iniciar qualquer missão, Benigno erguia os braços e, ao abaixá-los, a Banda começava a tocar o “Eu confio em Nosso Senhor com fé, esperança e amor”, as três virtudes teologais! 
E foi Benigno que marcou a História do Exército Brasileiro, a História da Música, quando nos anos 1982, para celebrar o Dia da Música, de Santa Cecília, 22 de novembro, reunia todas as Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, Exército, Força Aérea, Marinha de Guerra, Polícia Militar e Bombeiros Militar, num efetivo de cerca de 700 músicos militares! 
O General de Exército Raul Silveira de Mello celebrava a data do seu nascimento no dia em que fora batizado! Quando eu olho para a Pia Batismal da Catedral Basílica do Pilar, descubro em profundidade o que Silveira de Mello pensava, e fico a ver, em espírito, quantos ilustres filhos de São João del-Rei foram ali levados. Benigno Parreira ali também foi batizado e a graça nele frutificou! 
Padre Geraldo bem disse: “as pessoas esperavam o último dia da Novena das Mercês quando, vindo do Rio de Janeiro, o Parreira cantava com sua belíssima voz e ímpar interpretação o "Oh Gloriosa Virginum!".
Terminado seu tempo no Rio de Janeiro, volta para São João del-Rei. E na primeira vez que Parreira está com a Lira na Santa Missa das dez, nesta Igreja das Mercês, antes da homilia, o padre exclama: “Parabéns, Parreira, o Sr. está de volta. Nossa Senhora estava triste e agora está feliz porque o seu filho muito querido voltou para São João del-Rei, para os braços de Nossa Senhora das Mercês! Todos estamos felizes, principalmente, Ela, a Mãe das Mercês, a Mãe do Parreira!
Os fiéis aplaudiram entre lágrimas e sorrisos! 
Todos os domingos, para a Missa das Dez na Igreja das Mercês, o Parreira esperava o Celebrante na entrada da Sacristia. Só após esse encontro com o Padre Celebrante que lhe dava a bênção, o Parreira ia para o Coro reger a sua querida Lira. 
Um dia perguntei-lhe porque fazia esse protocolo com os Padres, antes da Missa. Respondeu-me com doçura angelical: “É que o Padre é o Cristo neste mundo!” Que profundidade, meu Deus! 
No seu ombro, fardado, viam-se três Estrelas que, podemos dizer, brilhavam evocando as três virtudes: fé, esperança e amor! As três virtudes orientaram a sua vida na luminosa caminhada de 90 anos! 
Ao seu lado, verdadeiro Anjo da Guarda, sua esposa, Célia, que também canta o “Eu Confio em Nosso Senhor!
Maestro Benigno Parreira e seus familiares
A Orquestra Lira Sanjoanense, que abrilhanta esta Santa Missa, foi e é a força que Deus lhe dá nessa bela e luminosa caminhada. Ao longo dos anos, a Orquestra Lira Sanjoanense, com seus acordes, também, afirma ao seu Maestro Parreira: “Eu confio em Nosso Senhor!”
Inês, presidente da Lira e flautista, cumprimenta o Maestro
Meu Deus, que vida edificante e luminosa! 
É por isso que eu peço que cantemos um refrão deste cântico que marcou e marca a vida de Benigno Parreira: “Eu confio em Nosso Senhor!

 

Maestro Benigno Parreira com seus colegas da Lira Sanjoanense

III. AGRADECIMENTOS 
 
 
À minha querida esposa, cantora lírica Rute Pardini, pela sua presença envolvente, pela sua disposição de colaborar ativamente em todas as fases do trabalho, através de suas filmagens, áudios e fotografias, registrando tudo o que relatei desta Missa festiva e contribuindo para a degravação de vídeos e áudios quase inaudíveis. Ao violinista, professor e regente Capitão José Lourenço Parreira, pelo honroso convite para eu fazer a cobertura historiográfica deste histórico acontecimento e por outras contribuições para se chegar à redação definitiva. À Orquestra Lira Sanjoanense, por municiar o presente trabalho com elementos necessários ao bom resultado do empreendimento, cabendo destacar a colaboração mais direta de sua presidente, Inês Cristina Santana Resende Senna, bem como da contrabaixista Sandra Rosária de Carvalho Santos, que estabeleceram rico contato com Rute Pardini.

23 comentários:

Francisco José dos Santos Braga (compositor, pianista, escritor, tradutor, gerente do Blog do Braga e do Blog de São João del-Rei) disse...

Conforme prometi, ao enviar o post anterior, haveria uma segunda parte na minha cobertura das comemorações aos 90 anos do MAESTRO CAPITÃO BENIGNO PARREIRA, que é o objeto do presente post. Essa segunda parte consistiu de um relato da celebração de uma Missa festiva em louvor e agradecimento a Deus pela vida e grandes realizações desenvolvidas pelo Maestro em prol da Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês ao longo de 60 anos. O celebrante foi o Padre Geraldo Magela da Silva, pároco da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei.
Em homenagem ao aniversariante, o são-joanense Maestro Helvécio Teófilo Rodrigues dedicou-lhe a Missa São Benigno (de Todi, Itália), cujo Kyrie foi apresentado em primeira audição mundial.

https://saojoaodel-rei.blogspot.com/2021/02/missa-festiva-pelos-90-anos-do-estimado.html

Abraço cordial,
Francisco Braga

Nêudon Bosco Barbosa (escritor, redator do Jornal de Minas e da Revista Em Voga, membro da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei) disse...

Parabéns pela excelente matéria! Figuras conhecidas e queridas de convivência: os Parreira pela proximidade das residências e o Teófilo, desde o João dos Santos até o Colégio São João meu colega/amigo de turma.

Em um domingo da Ressurreição tive a oportunidade de ouvir uma peça de Teófilo para a ocasião. Bebel foi minha professora, quando decidi retornar às atividades musicais, novamente interrompidas.

E, com você e Rute, consolidam um elenco de notáveis de nossas Artes Musicais!

Muito sensibilizado e feliz, envio meus fraternos agradecimentos.

Suzana Vilela Pardini Alves (modelista e estilista divinopolitana) disse...

Imagino quão bela e emocionante foi essa missa festiva.
Parabéns você também Meu caro Francisco por tanta sensibilidade ao abordar com delicadeza tantos detalhes de uma vida tão longeva.
E viva o Benigno!

Zélia Leão Terrell (poetisa são-joanense e presidente da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Reportagem espetacular! Vou ler com calma, porque é preciosa.

Coloquei-a no WhatsApp da Academia de Letras.

Parabéns ao Confrade Francisco pela reportagem.

Grande abraço pra vocês!
Boa noite!

Nicolau Bachá (grande baterista, carioca) disse...

BELO TRABALHO.
E NÓS, CHEGAREMOS AOS 90?

Alan Elias da Silva (ex-comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar em São João del-Rei) disse...


Obrigado. Que beleza! 👏👍

Dolores Olívia Ferraz de Oliveira (ex-professora universitária da UFSJ) disse...

Muito boa a reportagem!!! Parabéns!!!!

Emma do Carmo Parentoni Lanna, viúva de Dr. Álvaro Bosco Lopes de Oliveira) disse...

Muito bom, Francisco.

Abraço para Rute

Sandra Rosária de Carvalho Santos (contrabaixista da Orquestra Lira Sanjoanense) disse...

Rute, ficou maravilhoso. Ele merece. Um abraço e boa noite.

Francisco Tomasco de Albuquerque (autor de vários livros e membro da Academia Fluminense de Letras) disse...

Agradecemos sensibilizados a matéria sobre as comemorações aos 90 anos do Maestro Capt. Benigno Parreiram
solicitando o obséquio de transmitir ao mesmo nossas congratulações por tão significante efeméride aqui descrita.

Cordialmente,
Francisco T.de Albuquerque e Marcia Z.de Albuquerque
Niterói - RJ.

Dr. Mário Pellegrini Cupello (escritor, pesquisador, presidente do Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ, e sócio correspondente do IHG e Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

Caro amigo Braga

Que bela homenagem! Agradecemos pelo envio.

Abraços, meus e de Beth.

Mario

Inês Cristina Santana Resende Senna (flautista e presidente da Orquestra Lira Sanjoanense) disse...

Muito obrigada.

A nossa gratidão ao Sr. Parreira é grande. Mas ele sempre é muito atencioso com todos nós.

Mesmo sem ir cantar ele acompanha como estamos e se preocupa com cada um.

Dr. Rogério Medeiros Garcia de Lima (professor universitário, desembargador, ex-presidente do TRE/MG, escritor e membro do IHG e da Academia de Letras de São João del-Rei) disse...

TRANSMITA MEUS EFUSIVOS CUMPRIMENTOS AO GRANDE MAESTRO CAPITÃO PARREIRA E FAMILIARES, POR FAVOR.
ABS.
GRATO

ROGÉRIO

Prof. Fernando de Oliveira Teixeira (professor universitário, escritor, poeta e membro da Academia Divinopolitana de Letras) disse...

Grato pelo envio do texto. Abraço amigo

Frei Joel Postma o.f.m. (compositor sacro, autor de 5 hinários, cantatas, missas e peças avulsas) disse...

Olá, Francisco e Rute. Quanto tempo de dedicação contínua: 60 anos!! É muito fôlego!! Gloria in excelsis Deo!!!! "Paz e Bem" f. Joel

Pe. Sílvio Firmo do Nascimento (professor, escritor e editor da Revista Saberes Interdisciplinares da UNIPTAN e membro da Academia de Letras de SJDR) disse...

Gratidão pela remessa do link de Missa festiva de 90 anos do Maestro Capitão Benigno.

Unknown disse...

Feliz por receber notícias tão bonitas.Deo gratias!.Maria Auxiliadora Muffato

Raimundo "Doca" (gerente do Condomínio Colinas Del Rey) disse...

Bom dia, Sr. Francisco.
Mais uma vez o meu muito obrigado.
Um abraço do amigo de sempre.

Margarida Paiva (ex-professora no Instituto São Rafael, em BH) disse...

Rute e Francisco,
Muito obrigada pelo texto que vocês me enviaram.
Meu filho Júnior veio aqui e leu para mim. Gostei muito.
Vocês são mesmo muito empenhados.
Muito obrigada. Quando tiverem um texto tão bom assim, enviem ao Júnior por whatsapp porque o Júnior é muito envolvido com história, e o Marcelo também.
Um abraço.

JOSE PASSOS DE CARVALHO disse...

Com licença, Mestre!
Na década de 1970, o Sd EB Passos de Carvalho, chega à Banda de Música do 11 RI e saúda o Maestro Benigno Parreira e dessa forma na rigidez militar tivemos excelente relacionamento na caserna. É um gigante na batuta.
Nestes 90 anos de feliz existência, curvo-me perante meu Deus e cumprimento mais uma vez o meu amigo Capitão Benigno, exemplo de solidez, honradez e profissional.
Parabéns, amigo, pelos 90 anos! Saúde, Força e Beleza!!!

Passos de Carvalho - Escritor e Militar Veterano da PMMG

Prof. José Lourenço Parreira (capitão do Exército da arma de Artilharia, professor de música, violinista, maestro, historiador e escritor, além de redator do "Evangelho Quotidiano") disse...

Caríssimo Francisco Braga, nobre e fecundo Historiador, paz!
Bem sabemos que só temos percepção do tamanho de uma curva na estrada depois de por ela passar, olhando-a distante! É o que vivo ao olhar retrospectivamente para São João del-Rei e ver com os olhos da alma as belíssimas cerimônias realizadas nos dias 11 e 13 de fevereiro!
A Santa Igreja Católica tem o sábio pensar litúrgico de considerar, por 8 dias, o celebrar de uma memória, sendo o oitavo dia, assim como os anteriores, como se fora o primeiro! É o que faço neste sábado, 20 de fevereiro! Há 8 dias, estávamos na Igreja das Mercês para a Missa em Ação de Graças pelos 90 anos do Maestro Capitão Benigno Parreira, meu querido irmão!
Foi Deus quem me inspirou a confiar-lhe a elevada missão cívico-cultural-religiosa, de registrar para a posteridade no dia 11 a homenagem do Exército; e, no dia 13, a Santa Missa, objeto destas palavras.
Você foi muito feliz, ungido, em narrar a Santa Missa, com seu estilo que sempre me cativou, sua erudição musical e transcendental visão desta vida. Ao vê-lo no primeiro banco da Igreja, sereno, circunspecto, sorriso nos lábios, tive absoluta certeza de que os seus leitores receberiam uma cobertura da Missa que seria uma obra-prima literária à altura da luminosa efemeride!
Para não haver lapso algum, você teve a generosidade de levar sua querida esposa, Soprano Rute Pardini, para cobertura fotográfica, feita com carinho e admirável competência!
Como irmão de Benigno Parreira, tendo ouvido a opinião do aniversariante, sua esposa e filho, minhas palavras são a resultante do sentir no coração deles e no meu: caríssimos amigos e historiadores Francisco Braga e Rute Pardini, falta-nos eloquência para encomiar o trabalho de vocês. Obra de rara competência e inexcedível carinho, respeito e admiração pelo gigante da Pátria, da Música e fiel Servo de Nossa Senhora das Mercês: Maestro Capitão Benigno Parreira!
Muito grato! SURSUM CORDA!

Gabriela Zver disse...

Prezado Sr. Francisco José dos Santos Braga!

Não sei se notaram que comentei seu antigo post no Blog do Braga (Meu mestre inesquecível Padre Luiz Zver, SDB >>> 1ª Parte / 2 Parte)

Não encontrei seu e-mail para escrever para você, não sei português, então peço desculpas. Mas eu te escrevi isto:

Obrigado por seus posts, eles me ajudaram a escrever um artigo sobre meu tio Luiz Zver. Muito gentil da sua parte cuidar do registro das memórias.
Aqui está meu artigo sobre Luiz Zver: https://poti-pisav-g-zver.blogspot.com/2021/02/alojzluiz-zver-doklezovcan-duhovno-in.html
Defina sua página para português, clique no tradutor.

Saudações da Eslovênia, Gabriela Zver/gabriela.zver@gmail.com

PS. You can write me in English or I will translate your messages with a google translator.

Prof. José Lourenço Parreira (capitão do Exército da arma de Artilharia, professor de música, violinista, maestro, historiador e escritor, além de redator do "Evangelho Quotidiano") disse...

PAZ! Amei o trabalho dos queridos amigos! Li-o para meu irmão e o enviei para seletas pessoas minhas leitoras! Fiquei muito emocionado e, até agora, vejo com carinho Rute e Francisco com o coração e olhar de Historiadores a tudo cobrindo!
Perdão pela demora em mandar, oficialmente, o meu parecer. Quero fazer à altura dos nobres amigos porque será o depoimento do irmão do Benigno! Mandei ambos os trabalhos para o Comandante do 11º BIMth. Simplesmente os considerou fantásticos!
Agora há pouco, a mídia informou que o Gen Ex João Francisco Ferreira foi indicado para Itaipu. Ele é meu amigo e leitor. Foi ele que deu ênfase no CMO no Ano Centenário de Frei Orlando! Perdão pela demora!